de Johann Sebastian Bach
interpretadas por el Collegium Vocale Gent,
bajo la dirección de Philippe Herreweghe.
- Cantata 27: Quem sabe o quão perto meu ponto de vistaKantata 27: Wer Weiss wie mir mein nahe Ende?Composta em Leipzig Cantata ReligiosaComo a cantata 26, o 27 é baseada no relato do Evangelho da ressurreição: a jovem cidade de Naim, Lucas. A idéia desenvolvida pelo autor do texto, diz Alfred Dürr, é basicamente a mesma que a cantata 26: Jesus levantou-me e, portanto, segue o libretista , meu medo da morte, que inspirou os dois primeiros movimentos, é infundada. O poema evita qualquer exagero doutrinário e barroco e é caracterizada, no entanto, por um calor do sentimento que o coloca entre os melhores textos com música de Bach.Escrito para o domingo dezesseis depois de Trindade, a cantata estreou 27 de outubro 6 de 1726. Ele consiste de seis movimentos: coro, recitativo para tenor ária contralto, recitativo, para soprano, baixo ária e coral. Entre as cantatas com órgão forçada, o 27 é notável por seu refrão de abertura,"Quem sabe o quão pertodo meu ponto de vista, o tempo voa,a morte de mentiras"."Para descrever a fuga do tempo, diz Schweitzer, a orquestra, durante o canto do hino, vamos ouvir um silêncio misterioso relógio. Dos violinos na terceira batida de medida é preocupante, dizem eles um homem que prende a respiração para ouvir se o pêndulo parou para sempre. "Este movimento inclui Bach, excepcionalmente, três recitativos: para soprano, alto e tenor, em ordem, sem movimento orquestral assim interrompida. A ária para contralto, prescrevendo como instrumentos necessários o oboé da caccia e órgão, é uma canção popular radiante. A ária de baixo, "Goodbye tumulto, do mundo", é baseado no conflito de duas questões, a de paz e do tumulto. Como um movimento final Bach leva uma composição polifônica para cinco vozes de Johann Rosenmüller.Cantata 84: Estou satisfeito com a minha sorteKantata 84: Ich bin mit meinem vergnügt GluckeComposta em Cantata ReligiosaDesde 1726, cerca de cantatas de Bach compôs algumas para sua família, seus filhos eram a orquestra, sua esposa e sua filha cantou solos. O estilo destas cantatas indicam que, originalmente escrito para uso privado, foram posteriormente adaptadas para a igreja.A cantata 84, por exemplo, foi provavelmente composta de Anna Magdalena Bach. Depois de correr no círculo familiar, St. Thomas Bach estreou em 9 de fevereiro de 1727, domingo Septuaginta. O Evangelho deste domingo é a história do proprietário que contratou trabalhadores para a sua vinha em horas diferentes do dia, e quando a noite chegou, ele ordenou que cada um receba o mesmo salário."Nos últimos serão os primeirose os primeiros serão últimos."Devido, possivelmente, para o seu destino original, o trabalho não tem os contrastes usuais. É composto de cinco movimentos: duas árias recitativas mais uma fileira de coral, e é escrito para soprano solo modestamente, oboé, cordas e contínuo. As árias e recitativos recordam a forma usual da cantata de câmara italiana."Apesar dos meios modestos empregados, a primeira ária alcança notável riqueza de expressão através de elaboradas linhas de contraponto com sutis detalhes de doçura harmônica e rítmica. Sugerir na Música complacência e moderação de que fala o texto: a linha de soprano expressa solenidade serena e felicidade, assim como a parte colorida do oboéA segunda ária é um tipo alegre de dança que Bach explora na dança por um personagem.. taxa de três para oito, vocalizações alegres, sugerindo exaltação em notas altas e um jogo entre o concerto de oboé e violino.O Coral mostra a simplicidade habitualconclusiva em terna sobriedade.Cantata 95: Cristo, por quem eu vivoKantata 95: Christus, der ist mein LebenComposta em Leipzig Cantata ReligiosaPouco depois de sua chegada a Leipzig Bach teve a idéia de preencher a carência de corais adequados, ou seja, curta e significativa, compondo um trabalho que reuniu alguns hinos estróficos bonitas. O resultado dessa idéia é esta cantata cujos versos, tomadas de quatro funeral conhecido coral, expressando a expectativa sereno da morte, embora com nuances diferentes. E essas nuances são precisamente aqueles música mostra persuasivamente. Música que, longe de ter um caráter sombrio, é quase popular.A cantata 95 foi escrito para o décimo segundo domingo depois da Trindade, 1723. O tema do desejo de morte, tão caro a Bach, é jogado com intensidade incomum. O coro de abertura combina os dois primeiros versos de hinos: "Cristo, por quem eu vivo" e "Com alegria eu sair", cada um com sua melodia respectivo. E entre os dois stands, inesperadamente, um recitativo para tenor.O primeiro hino, o que revela mais emoção, junta-se o refrão de uma espécie de sarabanda que oboés d'amore apresentado. A segunda, em que os instrumentos de sopro são tratados da maneira de a canzonas veneziano, adquire um pouco arcaica. Igualmente invulgar são as duas árias (movimentos III e V), cada um precedido por um recitativo que prepara e divulga.Na primeira soprano canta, acompanhado por oboés, o hino "mundo de TI sem sentido, eu quero dizer adeus", é, portanto, um coral (e de fato o nome que), mas uma questão de ária. A segunda, a cargo do tenor, é o único movimento do trabalho, exceto para os recitativos, que não está relacionado a um coral. Neste movimento a nostalgia da morte atinge seus oboés expressão mais intensa expor uma melodia no estilo de uma canção de ninar, enquanto cordas pizzicato evocar uma sentença de morte.O recitativo para baixo (VI)e coral conclusivo resume o conteúdo da cantata.A idéia de ressurreição, agora em primeiro plano, toma as formas musicais: no recitativo, incluindo ascendentes que simbolizam a subida para o Pai, e do coral, através dos primeiros violinos cuja melodia volta em um vôo visionário acima do hino.Cantata 161: hora, venha doce da morteKantata 161: Komm, du süße TodesstundeComposta em Weimar Cantata ReligiosaQuando Bach foi inspirado por questões de morte e vida após a morte, sua música assume uma determinada profundidade e charme. É como se obedecessem a sua necessidade imaginação criativa expressiva a mais cativante. E como se a idéia da morte, assustar, alimentado a sua serenidade e sua fé religiosa. Albert Schweitzer explica o fenômeno:"Este homem, a encarnação da energia e da atividade, que ainda teve um gosto pronunciado para o humor, sentida nas profundezas de sua alma o desejo intenso de descanso eterno sabia, como nunca o homem. Sabia que, a nostalgia da morte. nunca, seja, essa nostalgia é traduzida Minare música mais emocionante ".Sob este signo representa 61 cantata escrita para o domingo dezesseis depois de Trindade e pela primeira vez em Weimar em 27 de setembro de 1716. O libreto, por Salomo Franck, tem ligações com as passagens em que Lucas conta como Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim. O trabalho consiste em seis movimentos: para ária de contralto, recitativo e ária para coro, tenor e coral conclusivo.A primeira edição, que marca o início de uma meditação profunda concurso ainda sereno sobre a morte, o que tem as flautas e repete Alto, enquanto o órgão toca a melodia do coral "Sinto falta do coração" de C. Knoll. A expressão é ainda mais enfático no recitativo tenor, que traduz palavras,"Mundo, suas alegrias são passageiras."A ária tenor expressa o mesmo desejo pela morte da ária de abertura, mas fá-lo mais gritante pela omissão da utilização de flautas e cordas sozinho. No entanto, o tom elegíaco finalmente se torna um raio de esperança. No recitativo alto, uma imagem maravilhosa colorida por flautas, órgãos e, em seguida, cordas pizzicato, e que inclui a imitação de sinos, evocando novamente o último minuto.O conhecimento de que a hora da morte é independente do homem, mas da vontade de Deus é expressa pelo coro (quinto movimento), onde figuram suaves flautas que adornam o canto da comunidade modesta.O coral dos reaparece primeira ária no movimento final, agora cantada pelo coral, enquanto as duas flautas em uníssona melodia feita de coral. Com esta reiteração simbólica termina a cantata, que contrasta deliberadamente, Bach sempre evita as transições abruptas.Li-Sol-30Fontes:
Enviado em 23/11/2011
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