quinta-feira, 1 de julho de 2010

CÓDIGO DE PLATÃO



 

‘Código de Platão’ 

 

desvendado

Busto de Platão
Platão é considerado um dos pais do pensamento ocidental moderno
Um pesquisador britânico afirma ter desvendado os segredos ocultos nas obras do filósofo grego Platão, mais de dois mil anos após sua publicação.

A existência de um suposto ‘Código de Platão’, com mensagens ocultas em seus textos, era debatida há tempos por estudiosos da filosofia.

Segundo Jay Kennedy, professor de história da ciência na Universidade de Manchester, sua descoberta tem o potencial de revolucionar o entendimento da história da origem do pensamento ocidental.
Segundo ele, Platão utilizaria um padrão regular de símbolos, herdados dos antigos seguidores do filósofo e matemático Pitágoras, para dar aos seus livros uma estrutura musical.

Um século antes de Platão, Pitágoras declarou que os planetas e as estrelas produziam uma música inaudível, chamada por ele de “harmonia das esferas”. Platão teria seguido essa ideia em seus escritos, segundo Kennedy.

Revolução científica
O estudo, publicado na revista especializada americana Apeiron, afirma que Platão teria antecipado a revolução científica promovida por Galileu Galilei e por Isaac Newton em 2 mil anos ao entender a estrutura básica do universo de forma matemática.

Platão (nascido por volta do ano 427 antes de Cristo e morto por volta de 347 antes de Cristo), ao lado de seu mentor Sócrates e de seu estudante Aristóteles, é considerado um dos fundadores da filosofia e da ciência ocidentais modernas.

“Os livros de Platão tiveram um importante papel na fundação da cultura ocidental, mas eles são misteriosos e terminam em enigma”, afirma Kennedy.

“Na antiguidade, muitos dos seus seguidores disseram que os livros continham camadas escondidas de compreensão e códigos secretos, mas isso foi rejeitado por estudiosos modernos”, diz o professor, que afirma agora ter provado que os segredos realmente existiam.

Música
Kennedy, que passou cinco anos estudando os escritos de Platão, descobriu que em uma de suas obras mais famosas, A República, ele colocou grupos de palavras relacionadas à música após cada duodécimo do texto.

Segundo o pesquisador, cada uma delas representava uma das doze notas da escala musical grega – algumas notas harmônicas, marcadas por descrições de sons associados com o amor ou o riso, e outras dissonantes, marcadas por descrições de sons de chiados, a guerra ou a morte.
“Ao ler seus livros, nossas emoções seguem os altos e baixos de uma escala musical. Platão utiliza seus leitores como instrumentos musicais”, afirma.

Segundo Kennedy, o filósofo teria escolhido essa maneira para conseguir passar de maneira oculta sua mensagem de que o mundo é regido por leis matemáticas, não por Deuses, o que contrariava a crença religiosa grega e ameaçava sua segurança.

Sócrates, o mentor de Platão, foi condenado e executado por heresia, e a decisão de esconder sua mensagem em seus textos poderia ter sido uma maneira encontrada por Platão para evitar destino semelhante, na avaliação de Kennedy.

 Fonte: BBC -Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/06/100630_platao_codigo_rw.shtml

terça-feira, 29 de junho de 2010

MOLÉCULAS ORGÂNICAS NO ESPAÇO

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2010
Moléculas orgânicas super complexas são encontradas no espaço
Moléculas como o antraceno são prebióticas, o que significa que, quando elas são submetidas à radiação ultravioleta e combinadas com água e amônia, podem produzir aminoácidos e outros componentes essenciais para o desenvolvimento da vida.[Imagem: Gaby Perez/Susana Iglesias-Groth)
Moléculas orgânicas no espaço
Cientistas conseguiram identificar uma das moléculas orgânicas mais complexas já encontradas no material entre as estrelas, o chamado meio interestelar.
A descoberta do antraceno no espaço profundo pode ajudar a resolver um mistério astrofísico que desafia os cientistas há décadas - como as moléculas orgânicas podem surgir no espaço.
O antraceno é uma molécula formada por três anéis hexagonais de carbono, circundados por átomos de hidrogênio.
A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas do Instituto de Astrofísica das Canárias, na Espanha, e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos
.
Química pré-biótica
"Nós detectamos a presença de moléculas de antraceno em uma nuvem densa na direção da estrela Cernis 52, na constelação de Perseu, a cerca de 700 anos-luz do Sol," conta Susana Iglesias Groth, coordenadora do estudo.
Segundo Susana, o próximo passo é investigar a presença de aminoácidos no meio interestelar.
Moléculas como o antraceno são pré-bióticas, o que significa que, quando elas são submetidas à radiação ultravioleta e combinadas com água e amônia, podem produzir aminoácidos e outros componentes essenciais para o desenvolvimento da vida.
"Dois anos atrás", conta a pesquisadora, "encontramos a prova da existência de uma outra molécula orgânica, o naftaleno, no mesmo lugar. Então tudo indica que nós descobrimos uma região de formação estelar rica em química pré-biótica."

Anti-inflamatório
A nova descoberta sugere que uma boa parte dos componentes-chave na química pré-biótica terrestre podem estar presentes na matéria interestelar.
Até agora, o antraceno havia sido detectado apenas em meteoritos - nunca no meio interestelar.
Formas oxidadas dessa molécula são comuns em sistemas vivos e são bioquimicamente ativas. Na Terra, o antraceno oxidado é um componente básico da planta aloé, com propriedades anti-inflamatórias.

Bandas espectrais
Desde a década de 1980, centenas de bandas encontradas no espectro do meio interestelar - conhecidas como bandas espectrais difusas - têm sido associadas com a matéria interestelar, mas sua origem não havia sido identificada até agora.
A nova descoberta indica que elas podem se originar de formas moleculares baseadas em antraceno ou em naftaleno. Como elas estão largamente distribuídas no espaço interestelar, podem ter desempenhado um papel fundamental na produção de muitas das moléculas orgânicas presentes no momento da formação, por exemplo, do Sistema Solar.


 Fonte: INIVAÇÃO TECNOLÓGICA-BR
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=moleculas-organicas
Bibliografia:
Anthracene cations toward the Perseus molecular complex
S. Iglesias-Groth, A. Manchado, R. Rebolo, J. I. Gonzalez Hernandez, D. A. Garcia-Hernandez, D.L. Lambert
Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
21 June 2010- Vol.: In press
http://arxiv.org/abs/1005.4388