sábado, 8 de janeiro de 2011

A ESTRELA DE BELÉM, SEGUNDO BENTO XVI


Eis a parte final da homilia do Papa feita ontem,
dia 06 de janeiro de 2011.

 Joseph Ratzinger - Papa Bento XVI
0st. 180x140cm - Radeir

O texto foi publicado pelo jornal L’Osservatore Romano, 07-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


"E chegamos assim à estrela. Que tipo de estrela era aquela que os Magos viram e seguiram? Ao longo dos séculos, essa pergunta foi objeto de discussões entre os astrônomos. Kepler, por exemplo, considerava que se tratava de uma "nova" ou de uma "supernova", isto é, e uma daquelas estrelas que normalmente emanam uma luz fraca, mas que podem ter de repente uma violenta explosão interna que produz uma luz excepcional.

Sim, coisas interessantes, mas que não nos guiam ao que é essencial para compreender aquela estrela. Devemos voltar-nos para o fato de que aqueles homens buscavam os traços de Deus; buscavam ler a sua "assinatura" na criação; sabiam que "os céus narram a glória de Deus" (Sal 19, 2); isto é, estavam certos de que Deus pode ser entrevisto na criação.

Mas, como homens sábios, sabiam também que não é com um telescópio qualquer, mas sim com os olhos profundos da razão em busca do sentido último da realidade e com o desejo de Deus motivado pela fé que é possível encontrá-Lo, ou melhor, que se torna possível que Deus se aproxime de nós.

O universo não é o resultado do acaso, como alguns querem nos fazer crer. Contemplando-o, somos convidados a ler nele algo profundo: a sabedoria do Criador, a inexaurível imaginação de Deus, o seu infinito amor por nós.

Não devemos deixar que nossa mente seja limitada por teorias que chegam sempre só até certo ponto e que – se olharmos bem – não estão de fato em concorrência com a fé, mas não chegam a explicar o sentido último da realidade. Na beleza do mundo, no seu mistério, na sua grandeza e na sua racionalidade, não podemos deixar de ler a racionalidade eterna e não podemos não nos deixar guiar por ela ao único Deus, criador do céu e da terra. Se tivermos esse olhar, veremos que Aquele que criou o mundo e Aquele que nasceu em uma gruta em Belém e continua habitando em meio a nós na Eucaristia é o próprio Deus vivo, que nos interpela, nos ama, deseja conduzir-nos à vida eterna.

Herodes, os especialistas nas Escrituras, a estrela. Mas sigamos o caminho dos Magos que chegam a Jerusalém. Sobre a grande cidade, a estrela desaparece, não se vê mais. O que isso significa? Também nesse caso devemos ler o sinal em profundidade.
Para aqueles homens, era lógico buscar o novo rei no palácio real, onde se encontravam os sábios conselheiros da corte. Mas, provavelmente com o seu espanto, tiveram que constatar que aquele recém nascido não se encontrava nos lugares do poder e da cultura, mesmo que nesses lugares tenham sido oferecidas preciosas informações sobre Ele. Deram-se conta, pelo contrário, que, às vezes, o poder, também o do conhecimento, bloqueia o caminho ao encontro com aquele Menino.

A estrela os guiou então a Belém, uma pequena cidade; guiou-os entre os pobres, entre os humildes, para encontrar o Rei do mundo. Os critérios de Deus são diferentes daqueles dos homens; Deus não se manifesta no poder deste mundo, mas sim na humildade do seu amor, aquele amor que pede à nossa liberdade para ser acolhido para nos transformar e nos tornar capazes de chegar Àquele que é o Amor. Mas também para nós as coisas não são tão diferentes de como eram para os Magos. 
Se nos fosse pedido o nosso parecer sobre como Deus deveria salvar o mundo, talvez respondêssemos que ele deveria ter manifestado todo o seu poder para dar ao mundo um sistema econômico mais justo, em que todos pudessem ter tudo o que quisessem. Na realidade, isso seria uma espécie de violência contra o homem, porque o privaria de elementos fundamentais que o caracterizam. De fato, não seriam chamados em causa nem a nossa liberdade, nem o nosso amor.

O poder de Deus manifesta-se de modo totalmente diferente: em Belém, onde encontramos a aparente impotência do seu amor. E é para lá que nós devemos ir, e é lá que reencontramos a estrela de Deus.
Assim, parece-nos bem claro também um último elemento importante do episódio dos Magos: a linguagem da criação nos permite percorrer um bom trecho de caminho rumo a Deus, mas não nos dá a luz definitiva. No fim, para os Magos, foi indispensável escutar a voz das Sagradas Escrituras: só elas podiam indicar-lhes o caminho. É a Palavra de Deus a verdadeira estrela que, na incerteza dos discursos humanos, nos oferece o imenso esplendor da verdade divina.

Queridos irmãos e irmãs, deixemo-nos guiar pela estrela, que é a Palavra de Deus, sigamo-la na nossa vida, caminhando com a Igreja, onde a palavra montou sua tenda. A nossa estrada será sempre iluminada por uma luz que nenhum outro sinal pode nos dar. E poderemos, também nós, tornar-nos estrelas para os outros, reflexo daquela luz que Cristo fez resplandecer sobre nós. Amém.
 Fonte:
 CNLB  REGIONAL SUL
http://cnlbsul1.blogspot.com/2011/01/estrela-de-belem-
segundo-bento-xvi.html?utm_

COLÔNIA - MAJESTOSA CATEDRAL ALEMÃ



A "rainha das catedrais" alemãs fica na cidade de Colônia, às margens do Rio Reno. Construída ao longo de 630 anos e após atravessar duas guerras mundiais, ela está agora ameaçada pela especulação imobiliária.


A opinião é praticamente unânime: a Catedral de Colônia é o prédio sacro mais famoso da Alemanha.

Sua história se inicia em 1164, quando o imperador alemão Frederico Barba Roxa saqueou Milão, transferindo os supostos restos mortais dos Três Magos para a cidade renana de Colônia. Esta transformou-se em local de peregrinação, e a afluência de fiéis era tão grande que a catedral da época não a comportava.

Catedral de Colônia à noite 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Catedral de Colônia à noite

Em 1248 o arcebispo Konrad von Hochstaden lançava a pedra fundamental do novo santuário. A planta era de Mestre Girard, trazido especialmente de Amiens, França. Inspirada em modelos franceses, a catedral foi projetada no estilo predominante na época, o gótico. Mas a moda passa, e em 1560 a construção foi interrompida, pois para os renascentistas o gótico estava totalmente ultrapassado, e faltava dinheiro à cidade.

A segunda fase teve que esperar quase 300 anos. Em 1794, com a ocupação da cidade por Napoleão Bonaparte, a casa de orações serviu até como depósito de armas. Mas em 1842, Frederico Guilherme 4º, rei da Prússia, ordenou a continuação das obras, sob a direção do arquiteto Ernst Friedrich Zwirner. Assim o soberano protestante angariava a simpatia da maioria católica de Colônia.

A inauguração da "rainha das catedrais" realizou-se em 15 de outubro de 1880, 632 anos após o início da construção.

Tesouro de 6900 metros quadrados
Reis Magos, trazidos de Milão a Colônia  em 1164  
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Reis Magos, trazidos de Milão a Colônia em 1164

A catedral – ou Dom – é o principal cartão-postal de Colônia. Com 157 metros de altura, suas torres podem ser vistas de praticamente qualquer ponto da cidade, que tem um perfil plano. Somente o Portal de São Pedro, na face norte, ornamentado com estátuas dos 12 apóstolos, data do século 14; os demais arcos são do século 19. A porta principal mostra a passagem do Antigo ao Novo Testamento, de Adão e Eva até Jesus; a dos Reis Magos traz santos, reis, bispos e missionários; o portal da lateral sul é marcado pelo estilo neogótico.

Seu interior tem uma área de 6900 metros quadrados, divididos em cinco naves e sete capelas. Ele ostenta desde afrescos do século 14 a vitrais no estilo romântico. As duas naves principais, com 43 metros de altura, estão dispostas em forma de cruz. O coro, com 104 bancos de carvalho esculpido, é o maior da Alemanha. Aqui, a sensação de profundidade e altura é realçada pelas colunas lisas, formando arcos pontiagudos ao encontrar o teto. A iluminação diurna fica a cargo dos dez mil metros quadrados de janelas, parte das quais coberta com vitrais coloridos.

Fiéis oram na catedral 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Fiéis oram na catedral

Observar "ao vivo" as imponentes proporções dessa catedral impressiona mesmo aqueles que a conhecem de fotografias. O ponto alto de uma visita a este monumento arquitetônico é o sarcófago dos Reis Magos, guardado numa redoma de vidro. A arca que abriga as relíquias foi concluída em 1181 pelo artesão francês Nicolas de Verdun. Trata-se de uma obra-prima em ouro, prata e esmalte.

Patrimônio ameaçado
Após sobreviver a duas guerras mundiais (e a 14 bombas na segunda), o Dom tem que ser continuamente restaurado. Os técnicos de uma oficina permanente experimentam, por exemplo, diversas maneiras de livrar sua superfície externa da pátina negra que a cobre há décadas.

Catedral de Colônia ameaçada pela especulação imobiliária 
Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Catedral de Colônia ameaçada pela especulação imobiliária

Não apenas por razões estéticas: a poluição atmosférica ameaça os mais de 50 tipos de pedra empregados em sua construção. Sobretudo o calcário e o arenito vêm sendo lentamente corroídos pela chuva ácida da região industrial.

No século 21, a Catedral de Colônia enfrenta uma nova ameaça: a cobiça dos especuladores imobiliários. Desde 1996 ela é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco, sendo uma das condições não se construírem prédios altos em suas proximidades.

AV/dw
Revisão: Alexandre Schossler

Vitral da Catedral de Colônia vai unir o gótico com o moderno

Ele já foi chamado de Picasso dos dias atuais e, recentemente, tornou-se o pintor vivo mais caro do mundo. O projeto mais recente de Gerhard Richter é um moderno vitral de 11.200 peças para a catedral gótica de Colônia.


O vitral colorido da Catedral de Colônia, do aclamado artista alemão Gerhard Richter, não passará despercebido, não apenas por seu imenso tamanho e localização evidente, mas também por seu estilo não-tradicional.

"O vitral será uma significante contribuição da arte moderna para a Catedral de Colônia", disse Barbara Schock-Werner, construtora-chefe responsável pela catedral.

Gerhard Richter é considerado um dos mais expressivos pintores de nosso tempo. Seus trabalhos estão nas paredes de museus de todo o mundo e colecionadores gastam milhões para adquirir rapidamente suas telas. O artista de 74 anos, residente em Colônia, planeja revelar seu monumental vitral de 11.200 peças no segundo semestre de 2007.

Gerhard Richter ofereceu produzir a peça de 110 metros quadrados como um presente para a cidade, catedral e visitantes. Doações vão cobrir os custos da obra, estimados em 350 mil euros.

Obra-prima moderna

Catedral de Colônia atrai 2.5 milhões de pessoas por ano 

"O mais importante para mim foi integrar este vitral no ciclo de janelas históricas, especialmente no tocante às cores", disse Schock-Werner. O vitral de Richter não prolonga a tradição existente, mas a desenvolve com o uso abstrato de cores.

Quadrados de vidro em 80 matizes diferentes vão substituir um pedaço de vidro quase transparente, colocado em 1950 no lugar do vitral original, destruído durante a 2ª Guerra Mundial. Os esboços para a janela danificada, criada em 1863, se perderam e nunca puderam ser reproduzidos.

De acordo com Norbert Feldhoff, prior da catedral, a peça substituta bem menos artística deve sair, pois deixa muita luz entrar dentro da igreja e não corresponde ao estilo gótico. "A ordem das cores individuais é aleatória", explicou a construtora-chefe, descrevendo o padrão dos quadrados, que medem 9.4 centímetros em cada lado.

O vidro em si não é colorido totalmente. Ao invés, peças coloridas são anexadas na superfície exterior do vidro branco, com a ajuda de silicone.

Quebrando uma tradição artística sagrada

Imagem computadorizada mostra como deve ficar o vitral 
 Imagem computadorizada mostra como deve ficar o vitral

 Tradicionalmente, vitrais de igreja mostravam cenas bíblicas. Muito antes das histórias em quadrinhos, os painéis contavam as histórias da Bíblia para os paroquianos analfabetos, apresentando-as em cores vivas e formato grande.

No entanto, o vitral de Richter quebra intencionalmente com a tradição. Ele não representa Daniel na cova dos leões, a fuga do Egito, o nascimento de Jesus ou a crucifixão. De certa forma a Igreja arriscou, ao aceitar uma obra de arte não explicitamente religiosa.

Mas mesmo que o Cristianismo em si não apareça no trabalho, cruzes e outros símbolos da religião são visíveis em muitas outras de suas obras. Não é sem razão que Gerhard Richter recebeu, há dois anos, o prêmio da Arte e Cultura Católica Alemã.

A produção de um artista

Motorboot, Gerhard Richter 1965 

Esta não é a primeira vez que o renomado artista internacional escolheu vidro colorido como seu material. Em 1991, por exemplo, ele criou detalhes artísticos para o Hypobank, em Düsseldorf, projetado pelo arquiteto de Colônia Oswald Mathias Ungers.

Richter tornou-se muito conhecido nos anos 60 por basear suas pinturas em fotografias, porém empregando linhas indistintas. Sua obra, que abarca uma carreira de mais de 40 anos, é estilisticamente diversa, como se pôde constatar no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2002. Por ocasião dos 70 anos do artista nascido em Dresden, o museu organizou a maior mostra retrospectiva já dedicada a um artista vivo.
 
Michael Köhler (kjb/mm)


Fonte:
DW.WORLD.DE
DEUSTSCHE WELLE
http://www.dw-world.de/dw

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DIA DE SANTO REIS - (LIVE) - TIM MAIA - (1971)


MrLarson40 |





Que delícia,Tim Maia!
Deve estar fazendo a festa no andar de cima, e o céu faz coro cantando:
Hoje é o dia de nossa gente ganhar o Ouro da Alegria!

Hoje é o Dia do santo Rei
Hoje é o Dia do Santo Rei !

Hoje é o Dia do Santo Rei s!!!
Fonte:
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eklipsi i Diellit i dates 4 Janar 2011 - WwW.UniversAlb.CoM



Ecípse do Sol
boa hora de remodelar
- o ano novo.

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Felix Mendelssohn Bartholdy Symphonie Nr. 4 in a op. 90



FELIZ ANO NOVO !
Seja 2011 o primeiro dos melhores anos da sua vida!

A flor de luz
abre-se em clareira
- na escuridão da mata.
*
Minúsculas flores
agrupam-se em galáxias
- na Terra jardim.
*
Estrela e flor
irmãs gêmeas no encantar
- em todas dimensões.
*
Pousam na Terra
amáveis, aconchegantes
- flores da luz alada.
*
O inseto e a flor
amorosamente se dão
- no jardim-paraíso.
*
Na trama dos dias
mil flores cantam a mágica
- de estar no mundo.
*
O universo real
é uma máquina de fazer deuses!
- Nós



Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.Sejam abençoados todos os seres.