Fundado pelo Papa Gregório IX - O Tribunal do Santo Ofício 59m
1415: Reformador Jan Hus morto na fogueira
Em 6 de julho de 1415, o reformador tcheco Johannes (Jan) Hus foi
queimado na fogueira por criticar o poder terreno da Igreja em prol da
justiça social. Diante do Concílio de Constança, recusou-se a renegar
sua doutrina.
Jan Hus diante do Concílio de Constança
“Nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a
Deus, dos que são eleitos segundo seus desígnios. Os que de antemão
conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho
[…]. E aos que predestinou, a esses também chamou. E aos que
chamou, também justificou. E aos que justificou, a esses também
glorificou. O que diremos, pois, a essas coisas? Se Deus é por nós, quem
será contra nós?”
Pregar a glória divina, mencionada no capítulo 8º da Epístola de São
Paulo aos Romanos, como sendo predeterminada por Deus, e rechaçar a
dedução do poder terreno da Igreja era uma heresia no século 15, podendo
ser punida com a morte. O reformador Jan Hus atacava assim a essência
do cristianismo medieval.
Ele pregava o ideal da pobreza e condenava o patrimônio terreno dos
príncipes da Igreja. Ele defendia a autoridade da consciência e tentava
aproximar a Igreja do povo, através das pregações. E isso não era tudo:
as suas pregações eram feitas na língua tcheca e não em latim, como
determinava a Igreja oficial na época.
Jan Hus só reconhecia a autoridade da Bíblia nas questões da fé,
repudiava os tribunais da Inquisição e os juízes terrenos. Um verdadeiro
herege, que suscitava a cólera e o ódio das autoridades eclesiásticas.
Insatisfação popular
A doutrina de Jan Hus encontrou solo fértil na Boêmia. Ela se baseava na
justiça social e expressava a insatisfação de todos os cidadãos
tchecos. Na época, a agitação envolveu todas as camadas sociais.
A maior parte da população estava insatisfeita com a política financeira
e de poder das autoridades eclesiásticas: negociantes e mestres
artesãos disputavam as riquezas
oriundas da mineração de prata, os camponeses queriam libertar-se da
servidão feudal e os nobres tentavam assegurar duradouramente os seus
privilégios.
As tensões sociais agravavam-se ainda através do rápido aumento de
preços, que beneficiava sobretudo os cidadãos ricos, empobrecendo os
camponeses e os nobres sem terra.
Conflitos entre alemães e tchecos
E as profundas barreiras sociais entre as populações alemã e tcheca
faziam florescer sentimentos nacionalistas. Os ricos alemães eram vistos
pelos tchecos como exploradores e concorrentes. Da sua parte, os
alemães mostravam-se interessados em manter a situação reinante e,
especialmente, em usar o poder da Igreja em proveito próprio.
Por volta de 1400, tanto a recém-fundada Universidade de Praga como a
alta hierarquia da Igreja eram inteiramente dominadas pelos alemães.
Com Jan Hus começou a agitação. Quando a disputa entre alemães e tchecos
agravou-se, em 1409, os alemães foram postos para fora da Universidade
de Praga e Hus foi escolhido como seu reitor. A atividade docente do
reformador aumentou ainda mais as tensões com a Igreja e culminou em
Praga, três anos mais tarde, com o confronto entre os protestantes
tchecos e os católicos alemães.
A fim de manter a situação sob controle, o rei Venceslau baniu o reitor
rebelde da universidade. Mas Jan Hus insistiu em que sua doutrina era a
correta: continuou pregando a imprescindibilidade da pobreza e da
humildade da Igreja.
Propagação da doutrina continuou
As consequências vieram logo. Em 1414, Hus foi convocado a apresentar-se
ao Concílio de Constança e a renegar a sua doutrina. O reformador
negou-se a cumprir a exigência, reafirmando a crença na sua doutrina. No
dia 6 de julho de 1415, Hus foi então executado na fogueira.
Não foi atingido, porém, o propósito da Inquisição de liquidar o
movimento protestante de Hus através da morte do seu líder. As revoltas
esparsas transformaram-se numa rebelião geral dos protestantes da
Boêmia, que durou 20 anos. Só em 1434 é que o movimento pôde ser
aniquilado, em decorrência de traições e intrigas nas próprias fileiras.
Portal de Mestre Eckhart, na igreja de Erfurt, Turíngia..
Eckhart de Hochheim, O.P. (Tambach, Turíngia, 1260 – Colonia, 1328), mais conhecido como Mestre Eckhart, em reconhecimento aos títulos acadêmicos obtidos durante sua estadia na Universidade de Paris, foi um frade dominicano, reconhecido por sua obra como teólogo e filósofo e por seu misticismo. Ele é considerado como um dos grandes símbolos do espírito intelectual da idade média.
Biografia e obra
Mestre Eckhart foi um dos mais fecundos pensadores da filosofia medieval e é considerado um grande expoente do neoplatonismo e do misticismo. Eckhart era conhecido por seus sermões eloquentes e improvisados, e
também pelo uso de paradoxos e linguagem incomum em sua obra, algo que
facilmente causava(e ainda causa) erros de interpretação em suas obras e
polêmicas. Por conta disso teve sua ortodoxia questionada e no final da
vida foi julgado pela inquisição. Ele morreu de causas naturais antes
de receber o veredito, e apesar de em sua defesa ter aceito renegar os
28 argumentos seus "suspeitos de heresia" se isso fosse necessário em
reconhecimento da autoridade do tribunal, seu status como teólogo
ortodoxo é questionado até hoje dentro da Igreja Católica.
O Papa João Paulo II
chegou a citar sua obra algumas vezes. O mestre dos Dominicanos,
Timothy Radcliffe, chegou a questionar a congregação para a doutrina da
fé no final da década de 90 acerca do status canônico de Eckhart.
Joseph Ratzinger,
que na época presidia tal congregação, respondeu que Eckhart deve ser
considerado Ortodoxo com base no fato de que ele reconheceu qualquer
erro em suas obras, não ter sido condenado, e principalmente pelo fato
das acusações contra ele serem baseadas em documentos não mais
existentes e que portanto são impossíveis de verificar.
Grande parte das polêmicas acerca de Mestre Eckhart envolviam sua suposta autoria da obra Theologia Germanica,
considerada umas das principais influências da reforma protestante.
Hoje é sabido que a obra foi escrita décadas após sua morte e que ele
não pode ser o autor.
Apesar de seu julgamento pela inquisição ter afetado seu status e
reputação antes de sua morte, estudantes de Eckhart, tais como o beato Henrique Suso e Johann Tauler através do seus "Amigos de Deus" continuaram a difundir sua obra e o seu pensamento dentro da Igreja, com reconhecida influência e reverência ao mestre.
Mestre Eckhart
"Se a única oração que você diz em toda a sua vida é “obrigado”, isso já bastaria." "Nada
faz de alguém um verdadeiro ser humano, senão a renúncia à sua vontade.
Em verdade, sem renúncia à vontade própria em todas as coisas nada
conseguiremos perante Deus."
“Em todo o universo, nada existe de mais parecido com Deus que o silêncio.”
"Tu deves entregar-te a Deus com absolutamente tudo, e não te preocupares com o que Ele faz do que é seu."
"Só
será uma vontade perfeita e verdadeira, aquela que entrar inteiramente
na vontade de Deus, despojada de vontade própria. E quem mais longe
tiver ido neste ponto, tanto mais e mais verdadeiramente terá ascendido a
Deus."
“Se te amas a ti mesmo, ama os outros do
mesmo modo. Enquanto amares uma única pessoa menos do que a ti mesmo,
não te conseguirás amar a ti mesmo.”
"Em verdade, um homem que se tenha despojado inteiramente
do que é seu estará de tal modo envolvido por Deus, que nenhuma
criatura o conseguirá tocar, sem tocar primeiro em Deus; e aquilo que
deverá chegar até ele, deverá primeiro passar por Deus; aí receberá
primeiro o seu sabor e tornar-se-á divino."
“Enquanto eu sou isso ou aquilo, eu não sou todas as coisas simultaneamente.” ―Mestre Eckhart
Meister Eckhart em português: o primeiro volume dos sermões alemães
Rodrigo Guerizoli Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). rguerizoli@ufrj.br MESTRE ECKHART. Sermões alemães:
sermões 1 a 60. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis/Bragança
Paulista: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2006. 366p.
v. 1. Basta reparar que o pequeno volume O livro da divina consolação e outros textos seletos,
editado em 1991, com tratados e sermões de Mestre Eckhart,
encontra-se atualmente em sua sexta edição para que se perceba o quão
bem-vinda é a tradução que ora se publica e que se apresenta como o
primeiro passo de um projeto que "prevê a tradução e publicação,
inicialmente, das obras alemãs completas e, posteriormente, também
das obras latinas" (p. 36) do dominicano turíngio. O volume reúne os
60 primeiros sermões da edição crítica de Stuttgart das obras de
Eckhart, contando, ainda, com uma breve apresentação, de autoria de
Emmanuel C. Leão, uma introdução, assinada pelo tradutor e que agrupa
informações biográficas, editoriais e um conjunto de "temas do
pensamento do mestre" (p. 20); e, por fim, com um "glossário
comentado" de termos-chave do pensamento eckhartiano.
Eckhart é, sem dúvida, um autor multifacetado, constantemente em
movimento, tendo atuado em diferentes cidades (Erfurt, Paris,
Estrasburgo, Colônia) e produzido tanto em latim quanto em vernáculo.
Esse dinamismo, ao mesmo tempo geográfico e lingüístico, reflete-se
numa obra que trafega por diversos mundos e línguas, o que contribui
para que se tome seu autor como um contra-exemplo da assim chamada
imobilidade do mundo latino, como um outsider do intelectualismo
medieval, que escolhe uma língua que não é a oficial e que representa
um modo de pensar que mal se encaixa num tempo de grandes sínteses
filosóficas e teológicas. Desde esse ponto de vista, e em prol da
originalidade e do elogio, sistematicidade e inserção histórica
perdem em valor frente à exceção e à intemporalidade de um gênio
que vive num período em decadência. Essa é a chave de leitura que
guia a apresentação da presente tradução, em que Eckhart aparece como
"o João Batista da parúsia moderna de Cristo" (p. 11), surgido num
momento que começa a, de forma irreversível, "perder substância
histórica" (p. 9).
Trata-se, portanto, de uma via de acesso que tende
a sublinhar a importância e a novidade da obra alemã de Eckhart e a
distância deste em relação às estruturas hegemônicas de sua época;
numa palavra, sua excentricidade. Essa perspectiva, porém,
historicamente hegemônica até pelo menos a redescoberta, em fins do
século XIX, da obra latina de Eckhart, tem encontrado cada vez menos
espaço no âmbito da atual recepção do pensamento eckhartiano. Neste
predomina, ao contrário, uma leitura que busca, de maneira cada vez
mais nítida, inserir Eckhart em seu contexto, ou seja, no mundo
intelectual medieval, um mundo com suas referências próprias
(Aristóteles, Alberto Magno, Avicena, Tomás de Aquino etc., todos
citados, nominalmente ou não, com freqüência, por Eckhart),
escolástico sim, mas nem por isso filosoficamente paralisado, e no
qual começa a ganhar
força o que veio a se chamar de "desprofessionalização" da
filosofia medieval, um movimento que é representado menos pelo
surgimento ab ovo de uma filosofia vernácula do que pelo esforço de uma nova translatio studiorum, feita agora não para, mas, antes, desde o latim.1
A
biografia de Eckhart, tal como a de inúmeros autores medievais, nos é
bastante lacunar. Diversas etapas de sua formação e desenvolvimento
intelectual podem ser apenas inferidas dos poucos dados de que
dispomos. Nesse sentido, é sempre arriscado apresentar, como se faz
na apresentação e na introdução da presente edição, um grande número
de datas que pretendem registrar os marcos de uma vida. As falhas
são, nesse contexto, inevitáveis. Por exemplo.2
1)
Informações conflitantes são apresentadas acerca da docência de
Eckhart em Colônia: num momento, é "desde 1322" que Eckhart "ensina
teologia no Studium Generale de Colônia" (p. 12); noutro, "foi em
1323 que o geral da Ordem enviou-o para Colônia" (p. 17).
2)
Eckhart é apresentado como tendo nascido "numa das duas cidades da
Turíngia com o nome de Hochheim" (p. 11 e p. 15), quando, com base
numa detalhada história regional, é hoje amplamente aceito que, no
caso em questão, Hochheim não é topônimo, mas sobrenome de
família, e que Eckhart teria nascido em Tambach, ao sul de Gotha,
na mesma região.3
3)
Não há registro confiável sobre eventos ligados à estada de
Eckhart em Avignon. Assim, mais prudente é admitir, como o faz por
exemplo K. Ruh,4 nossa ignorância a esse respeito, do que especular, quiçá a partir de obras de questionável fidedignidade, acerca da causa mortis de Eckhart (p. 19) ou sobre o local de seu sepultamento (idem).
4)
O estopim para a instauração do processo contra Eckhart proveio de
uma denúncia feita por, pelo menos, dois de seus confrades:
Hermann de Summo e Guilherme de Nidecke5.
Na base do processo, parece estar, portanto, uma divisão na
própria ordem dominicana, ligada provavelmente a questões
disciplinares, e não diretamente à inveja do Arcebispo de Colônia
frente à "prosperidade intelectual e mesmo material, sua [de
Eckhart] e da ordem dos pregadores" (p. 17).
5)
Estudos recentes refutam a tese, por muito tempo aceita, de que
"os sermões e tratados alemães jamais foram reunidos como 'livros',
e nem sequer eram subscritos por Eckhart" (p. 35). Ao contrário,
temos hoje por certo que a participação de Eckhart na confecção do
que nos foi transmitido é relevante, tendo-se mesmo por provável a
existência de um exemplar pessoal de seus textos.6
Nem tais incorreções, no entanto, tampouco a escolha de um viés
interpretativo marcado pela contingência de por séculos ter-se
conhecido apenas a obra alemã de Eckhart, põem em xeque a qualidade
da tradução que ora se apresenta. O texto proposto por Enio Paulo
Giachini é fluente, elegante, se baseia na edição de referência das
obras de Eckhart e consegue encontrar amiúde excelentes soluções para
difíceis passagens do original.
Um fato que se deve vivamente
ressaltar consiste no esforço do tradutor em se pautar nos momentos
mais complexos de sua tarefa diretamente no texto médio-alto-alemão
(indicado nesses casos em nota junto à tradução de Josef Quint) para a
elaboração de sua solução (p.ex.: p. 72, p. 98 e p. 143), a qual,
justificadamente, distancia-se amiúde do texto proposto por Quint em
favor de uma formulação mais interessante e mais atenta ao original.
Numa palavra, trata-se de uma tradução de valor, que não se perde na
às vezes profundamente imbricada sintaxe eckhartiana e que, em regra,
consegue transpor, para um português apurado, as mais rebuscadas tournures da língua do Mestre turíngio.
Como
sói inevitavelmente ocorrer em primeiras edições, certos deslizes de
revisão (p.ex.: p. 16, p. 199, p. 220 e p. 281) se fazem presentes.
Nos limites dessa resenha, restrinjo-me a dois pontos que considero
exigirem uma correção mais urgente, mas que de modo algum colocam em
xeque o saldo plenamente positivo da presente tradução:
1) O termo grunt é geralmente traduzido como fundo (p. ex.: p. 67, p. 108, p. 119 e p. 126). Todavia, no sermão 2 (p. 48) a opção é por abismo (p. 48). Fundo é, porém, uma tradução mais feliz, pois abismo é exigido como tradução de abgrunt (p. 102).
2) Os termos mente e intelecto são usados de modo inconstante como tradução tanto de vernünfticheit quanto de vernunft (p.ex.: p. 52, p. 82, p. 144, p. 158, p. 174 e p. 217). Uma vez que mente sugere que o original remeta ao mens latino e não ao intellectus, uma tradução constante de vernünfticheit e vernunft por intelecto, dada a sobreposição de sentidos em que Eckhart usa tais termos, seria mais esclarecedora.
Como já indicado, a obra termina por um "glossário comentado" que
não se apresenta como um dicionário filosófico-filológico do
vocabulário eckhartiano – o que certamente seria de bastante proveito
–, mas, antes, como um conjunto de indicações que buscam "começar a
despertar o gosto e o interesse de ler e entender os textos de
Eckhart" (p. 327). Oxalá consiga esse "convide à reflexão" (idem)
atingir seu intuito e que se venha, como a presente tradução,
contribuir para a consolidação em nossas universidades de um interesse
filosófico sobre a obra de Mestre Eckhart. 1
Um excelente panorama das tendências que têm orientado as
investigações sobre Eckhart fornecem SPEER, Andreas; WEGENER, Lydia
(Org.). Meister Eckhart in Erfurt. Berlin/New York: Walter de
Gruyter, 2005. Sobre a "desprofissionalização" da filosofia medieval
cf., sobretudo,: DE LIBERA, Alain. Pensar na Idade Média. São Paulo: Editora 34, 1999. 2 A corrigir há, sem mais, o lapso que indica 1275 como o ano do óbito de Tomás de Aquino (p. 11). 3 Cf. TRUSEN, Winfried. Der Prozeß gegen Meister Eckhart. Vorgeschichte, Verlauf und Folgen. Paderborn/München/Wien/Zürich: Schoeningh Ferdinand, 1988. 4 Cf. RUH, Kurt. Meister Eckhart. Theologe, Prediger, Mystiker. 2. Aufl. München: C. H. Beck, 1989, p. 187. 5 Cf. TRUSEN, op. cit. 6 Cf. LÖSER, Freimut. Einzelpredigt und Gesamtwerk. Autor- und Redaktortext bei Meister Eckhart. Editio,
Tübingen, v. 6, p. 43-63, 1992; STURLESE, Loris. Hat es ein Corpus
der deutschen Predigten Meister Eckhart gegeben? Liturgische
Beobachtung zu aktuellen philosophiehistorischen Fragen. In: SPEER;
WEGENER, op. cit., p. 393-408.
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License
Há pouco tempo me foi dado o
encargo de traduzir um dos mais raros livros de Saint-Yves: Missão da Índia na Europa. Essa obra
conquista desde logo o leitor, graças, principalmente, àindiscutível e corajosa sinceridade do autor
que, aliada à precisão de relato, convence até o mais cético dos leitores.
Saint-Yves foi um católico
verdadeiro que se manteve ligado à tradição judaico-cristã e que muito estudou
os livros sagrados do velho e do novo Testamento. Soube, portanto, conservar o respeito às demais religiões, livrando-se do sectarismo e
reconhecendo-as - a todas - como originárias da mesma fonte.
Mas o mundo moderno se encontra
de tal maneira dividido em seitas que poucos estarão em
condições de obter da leitura de Missão
da Índia na Europatodos
os ensinamentos que contém, sem se ater a preconceitos que vêm perpetuando o
poder negativo da Letra-que-mata... Entre essa
minoria de leitores capazes de bem interpretar a obra se contam os filiados à
Sociedade Brasileira de Eubiose. Eis porque decidimos apresentar-lhes esta
transcrição sumária, buscando focalizar os trechos mais consentâneos aos
ensinamentos teosóficos, que, aliás, vêm sendo ministrados há perto de 40 anos
pela S.B.E., onde funciona a únicaEscola Iniciática devidamente
autorizada.
Saint-Yves D'Alveydre
Agartha Sua Localização -
Hierarquias Agarthinas
Significado do Nome
O Nome
de Agartha, nas Epístolas
Identificação Com a Paradesa
de Outrora
Onde é a Agartha? Qual o exato lugar em que se ergue? Por que estrada, através de
quais países se deve passar para ali penetrar?
Quanto a essa questão, que os
estadistas e os militaristas não deixarão de me fazer, não me convém adiantar
mais do que se segue: sei que em suas lutas e competições mútuas, através de toda
a Ásia, certas potências, individualmente, chegam até muito próximo desse
território sagrado; assim como sei que, no momento de algum possível conflito,
seus exércitos, forçosamente, teriam que ali passar, ou dali se aproximar...
Tanto na superfície como nas
entranhas da Terra, a extensão de Agarthadesafia
qualquer cerco, toda constrição da profanação e da violência.
Semcontar com a América, cujos subsolos ignotos lhe pertenceram, numa
longevíssima antiguidade, somente na Ásia cerca de
meio milhão de homens tem conhecimento de sua existência e de sua grandeza.
Masdentre eles não se- encontrará um
só traidor que seja capaz de denunciar qual a posição exata em que se encontra
o seu Concílio de Deus e o seu Concílio dos Deuses; sua cabeça pontificial e seu coração jurídico.
Caso tal cousa
acontecesse, o exército conquistador, por maior que fosse, veria renovar-se a tronitroante resposta que o templo de Delfos deu às inumeráveis
hordas dos sátrapas persas. Acudindo em seu socorro
as Potências cósmicas da Terra e do Céu, os Templários e Confederados da Agartha, mesmo invadidos, poderiam, se o
quisessem, fazer saltar uma parte do planeta e fazer
crestar, no fogo de um cataclisma, tantos os
profanadores quanto todos os exércitos de seu país natal.
Antes da expedição de Ram e da predominância da raça
branca na Ásia, a Metrópole manúsica (ou rnanávica) tinha por centro Ayodha, a Cidade Solar.
Escolhendo, de um golpe de
vista preciso, o verdadeiro limite da Europa com a Ásia, nosso ancestral celta
ali fixou, nos mais esplêndidos lugares da Terra, a
sede do Sagrado Colégio.
Três mil anos após Ram e a partir do cisma de Irshu, o centro universitário da Sinarquia
de Áries e do Cordeiro sofreu seu primeiro deslocamento, a respeito do qual
não nos convém fornecer, aqui, dados mais precisos. Por fim aproximadamente
quatorze séculos depois de Irshu, logo após o aparecimento
de Sáquia Muni, decidiu-se outra trasladação.
Ésuficiente que os leitores saibam que, em determinadas regiões do
Himalaia, dentro os 22 templos que representam os 22 Arcanos de Hérmes e as 22 letras de certos alfabetos sagrados, a Agartharepresenta o Zero místico, impossível de se encontrar.
O território sagrado da Agarthaé independente, sinarquicamente
organizado e composto de uma população constante de cerca de vinte milhões de
almas. A constituição da Família, com igualdade de sexos, no lar; a organização
da comuna, do cantão e das circunscrições, que vão desde as Províncias até o
Governo Central, conservam, ainda hoje, em toda sua pureza, os sinais do gênio
celta de Ram, qual um selo impresso
pela divina sabedoria nas instituições do Manu.
Em Agarthanão se conhecem os terríveis sistemas judiciários ou
penitenciários; não há prisões. A pena de morte não é aplicada. O policiamento
éfeito pelos pais de famílias. Os
delitos são julgados pelos iniciados, pelos Punditsde serviço. Sua arbitragem de paz é sempre invocada,
espontaneamente, pelas próprias partes em litígio, o que evita, na quase
totalidade dos casos, a necessidade de apelo às diversas cortes de Justiça,
pois que a reparação, também voluntária, se segue imediatamente a todo
prejuízo causado.
Os rajás independentes,
responsáveis pelas diversas circunscrições do solo sagrado, são todos
Iniciados de alto grau. Esses reis presidem à Suprema Corte de Justiça, e sua
arbitragem, estabelecida acima das repúblicas cantonais,
conserva ainda o caráter magistral que analisei mais extensamente em meu livro
Missão dos Judeus.
Em torno do território sagrado
e de sua população, já considerável, se estende uma confederação sinárquica de povos, composta de mais de quarenta milhões
de almas.
Osistema de castas, tão justamente criticado pelos europeus, é
desconhecido de Agartha. O filho do último dos párias hindus
pode ser admitido na Universidade sagrada e, segundo seus méritos, dali pode
sair, ou permanecer, pertencendo a qualquer dos graus da hierarquia. A
apresentação se faz da seguinte maneira: no momento do nascimento a mãe
consagra seu filho; assim é o Nazareato de todos os
Templos do Ciclo de Áries. Em épocas sucessivas e diferentes, a Providência é
diretamente consultada, nos Templos e, uma vez soada a hora da admissão, o menino
ou menina, tendo por padrinho o rajá iniciado de sua província, ingressa na
Universidade sagrada, sem que isto lhe custe qualquer ônus, qualquer despesa.
Quanto ao mais, só depende
dos méritos do discípulo.
Agartha, outrora chamada de Paradesa,
é representada por um único hierograma, o qual por
si mesmo forneceria a chave completa da questão da Sinarquia
trinitária de Áries e do Cordeiro. Seu nome significa: inatingível pela
violência, inacessível à anarquia. Vejamos, agora, qual a organização da Agartha, partindo de baixo para cima, ou seja,
da periferia para o centro.
Milhões de Dwijas(duas vezes nascidos) e de Ioguins
(unidos em Deus) formam o grande ciclo, ou melhor, o hemiciclo que vamos
penetrar. Habitam eles cidades inteiras. Estas são os
subúrbios anteriores da Agartha, simetricamente traçados e divididos
em edifícios, geralmente subterrâneos.
Acima deles, em direção ao
centro, vamos encontrar cinco mil Pundits, Pandavasou sábios, dos quais alguns têm a seu cargo a
instrução, propriamente dita, ao passo que outros se encarregam do serviço de
guarda, como soldados da polícia interna ou como guardiães das cem portas. O
número de cinco mil corresponde ao número de raízes herméticas da língua
védica.
Cada urna dessas raízes constitui, por si mesma, um hierograma
de poder mágico, ligado a uma Potência Celeste, e contando com a sanção de urna
Potência infernal. Agarthainteira se mantém como a fiel imagem
do Verbo Eterno, através de toda a Criação.
Aos Punditsseguem-se, repartidas em hemiciclos cada vez menos numerosos, as
circunscrições solares, dos 365 Bagwandas, os
cardeais.
O círculo mais elevado, o mais
próximo do centro misterioso, se compõe de 12 membros. Esses últimos representam
a suprema iniciação e correspondem, entre outras coisas, à zona zodiacal.
Na celebração de seus mistérios
mágicos, trazem eles consigo os hieróglifos
correspondentes aos signos do Zodíaco, assim como certas letras hieráticas,
as quais se encontram, também, em toda ornamentação de templos, de objetos
sagrados etc.
Cada um desses Bagwandas ou supremos gurus (mestres) traz sete nomes, hierogramas ou mantras correspondentes aos sete Poderes
celestes, terrestres e infernais.
Após os círculos,
alternadamente abertos ou fechados, dos trezentos e 65 Bagwandas, surgem os dos 22, ou melhor, dos 21 Archis, negros e brancos.
A diferença que os distingue
dos mais altos iniciados dos círculos precedentes é mais de ordem puramente
formal que cerimonial. Os Bagwandaspodem,
de acordo com sua vontade, residir ou não em Agartha. Quanto aos Archis, lá permanecem para sempre, como parte integrante das altas camadas
hierárquicas.
Suas funções são extremamente
complexas e amplas, correspondendo aos nomes cabalísticos dos Krinarshi, Swadarshi, Dwijarshi, Yogarshi, Maharshi, Dharmarshie,
finalmente, Praharshi.
Tais nomes bastam para indicar
quais suas atribuições, tanto espirituais quanto administrativas, dentro da Universidade
onde eles exercem suas funções.
No referente a artes e
Ciências, eles representam, juntamente com os 12 Bagwandaszodiacais, o ponto culminante da Mestria universitária e da Grande
Aliança em Deus, de todas as Potências cósmicas.
Acima deles, acha-se o
triângulo, formado pelo Soberano Pontífice, o Brahatma(esteio das almas no Espírito de Deus) e seus dois assessores: o Mahatma (representante da Alma Universal)
e o Mahanga(representante de toda organização
material do Cosmos).
Na cripta subterrânea, onde se
encontra o corpo do último Pontífice à espera, durante a vida de seu sucessor,
da incineração sagrada, reside o Archique
representa o zero dos Arcanos simbolizados por seus 20 colegas. Seu nome, Marshi, quer dizer o Príncipe da Morte, e
expressa o fato de não pertencer ele ao mundo dos vivos.
Todos esses vários círculos,
cujos graus correspondem a outras tantas partes circunferências ou centrais da
Cidade Santa, são invisíveis àqueles que peregrinam sobre a Terra.
Milhares e milhões de
estudantes jamais chegaram a penetrar além dos primeiros círculos subterrâneos;
poucos são os que chegam a galgar a temível escada de Jacó que, ao longo das
provas e exames iniciáticos, conduz à cúpula central.
Essa cúpula, como aliás toda a Agarthaé obra da
arquitetura mágica. Sua iluminação provém de cima, através de registros catóptricos que só permitem a passagem da luz vinda da escala
enormônica das cores, das quais o espectro solar de
nossos tratados de física nada mais é que a diatônica. É ali
que a hierarquia central dos Cardeais e dos Archis, disposta em hemiciclo perante o Soberano Pontífice, se nos
depara iridescente qual visão supraterrena, na qual
as formas e aparências corpóreas dos Mundos se Confundem, fazendo
desaparecer, sob as irisações celestes, toda distinção visível de raças, numa
só vibração de croma e de som, da qual as noções
conhecidas de perspectivas e de acústica se encontram singularmente distantes.
As Bibliotecas de Agartha
Os fabulosos arquivos da Paradesa(Agartha)
ocupam milhares de quilômetros e se encontram até sob os mares que tragaram o
antigo continente austral, estendendo-se, ainda, pelas galerias subterrâneas
da América pré-diluviana. Desde há ciclos de séculos, a cada ano, somente
alguns iniciados, possuidores apenas do segredo de algumas regiões, conhecem
qual a finalidade material de certos trabalhos que lhes são designados,
passando três anos a gravar, sobre lâminas de pedra, em caracteres
desconhecidos, todos os fatos que interessam às quatro hierarquias de ciência
que constituem o corpo total do Conhecimento. Cada um destes sábios realiza sua
obra dentro da mais absoluta solidão, longe de toda luz visível, sob cidades,
desertos, planícies e montanhas.
Que o leitor procure imaginar um
colossal tabuleiro de xadrez que se estenda através de todas as regiões do
globo. Em cada compartimento, se acham arquivados os fatos dos anos da vida terrestre
da humanidade; alguns desses arquivos contém as
enciclopédias seculares ou milenares; outros contém os fastos correspondentes
às Yugas, maiores ou menores.
Somente o Soberano Pontífice de Agartha(juntamente com seus assessores a quem
já me referi) abrange, na consciência total de sua suprema iniciação, toda a
complexidade do sagrado catálogo dessa biblioteca planetária. Unicamente ele
possui, integralmente, a chave cíclica, indispensável não somente para abrir cada
urna das estantes, como também para saber tudo o que ai se encontra, podendo
percorrê-las uma após outra e, principalmente, conhecendo o meio de se
retirar.
De nada serviria ao eventual
profanador penetrar num desses compartimentos subterrâneos, que representam
verdadeiro cérebro da memória integral da humanidade. Arrastada pelo seu tremendo
peso, a porta de pedra, sem fechadura, que cerra cada uma das estantes, retombaria sobre ele, para não mais se abrir. Desconhecendo
seu terrível destino, em vão se defrontaria ele com as imensas folhas minerais
que compõem esse formidável livro cósmico, pois não teria conseguido soletrar
uma única palavra ou decifrar o mais ínfimo arcano, antes de perceber que descera
para sempre a um túmulo do qual seus gritos jamais poderiam chegar aos ouvidos
de qualquer ente visível.
Nenhum iniciado pode retirar da Agarthaos textos originais de seus livros de
estudo; eles são, como já o disse, gravados na pedra,
em caracteres indecifráveis ao vulgo. Somente a memória pode conservar a imagem
deles. Esta a razão de ter Platão enunciado o estranho paradoxo; "A
Ciência se perdeu no dia em que se publicou o primeiro livro..." Em certos
casos, nem sequer os próprios manuscritos podem ser de lá retirados. Eis porque
Sáquia Muni, regressando de urna excursão
além fronteiras, no VI século antes de nossa era, reclamou em alta voz ao
perceber que não mais se achavam em sua cela os cadernos de estudo que ali
deixara. Sentiu-se instantaneamente perdido, pois que contara com aquele
verdadeiro tesouro a fim de consumar o movimento revolucionário que preparara em silêncio. Em
vão recorreu ele ao Templo central, onde reside o Brahmatma, pois as portas daquele permaneceram
irrevogavelmente cerradas. Em vão, durante toda uma noite, pôs ele em prática
tudo o que aprendera da Ciência Mágica. Os poderes Adivinatórios
do supremo Santuário tudo haviam previsto, tudo sabiam...
Assim é que, após sua fuga, o
fundador do Budismo só pode ditar a seus discípulos o pouco que sua memória
fora capaz de reter, às pressas, sumariamente.
Descida aos Infernos
Em uma determinada época cósmica
de cada ano, os diplomados das altas secções, sob a direção do Maharshi, o grande Príncipe do Sagrado Colégio,
descem em visita a uma das metrópoles plutônicas. Torna-se-lhes
necessário restejar pelo solo, ao longo de uma
anfractuosidade que mal lhes permitem a passagem do corpo. Interrompida a
respiração, o Yoguim, tendo as mãos acima da cabeça, por ali
escorrega, parecendo-lhes viver séculos a cada minuto.
Finalmente, tombam eles, um após
outro, numa interminável galeria em declive, onde tem início sua verdadeira
viagem.
À medida que eles descem, o ar se
vai tornando mais e mais irrespirável. A maioria se vê obrigada a estacar, sufocada,
esgotada, a despeito das provisões de ar respirável, de alimentos e das
substâncias calorífugas. Somente prosseguem aqueles
aos quais a prática das artes e das ciências secretas
tornou possível o saber respirar um mínimo, pelos pulmões, extraindo o ar, não
importa de onde, por meio de outros órgãos, haurindo os elementos vitais que
este encerra em si mesmo, seja qual for o lugar.
Afinal, depois de longuíssima viagem
os que perseveram conseguem divisar, ao longe, algo semelhante a um incêndio subplanetário. Então, o Príncipe Iniciático, voltando-se
enquanto conserva a mão erguida, unidos o índex e o polegar, se expressa
unicamente por meio de sinais, na linguagem universal já citada. (Nas línguas
antigas, os mesmos objetos eram descritos, segundo sua natureza, por símbolos
verbais absolutos, que evocavam o caráter geral dos seres, das coisas, de sua
decomposição. Assim é que, restituída às suas raízes do Verbo vivente; a mátese e a morfologia da Palavra dórica constituíam um ato
divino que submetia - como afirmou Moisés - toda coisa, na Natureza, à
Inteligência e à Ciência humanas. Em suas células subterrâneas, o inumerável
Povo dos Dwijasse ocupa no estudo de todas as línguas
sagradas e coroa os trabalhos da mais admirável filologia com as maravilhosas
descobertas no campo dessa língua universal a qual acabo de me referir. Essa língua universal é o Vattan.
Prosseguindo o relato:
Que diz ele? Mais ou menos o seguinte:
"Silêncio! Agora que chegamos, que nenhum de vós prove
da água ou dos frutos do domínio dos povos subterrâneos que agora ides ver e
que, quando eu atravessar o Oceano de fogo, cada um de vós trate de
pousar os pés somente ali onde permaneçam as pegadas de meus pés!".
Na mesma linguagem, o Príncipe
Iniciático se dirige, defrontando-os, a seres ainda não visíveis para os
demais.
Por meio de hierogramas
sagrados, símbolos da União dos Povos celestes com os da nossa terrestre humanidade;
símbolos do direito de comando, atribuído pelo Espírito, que anima essa mesma
humanidade, sobre o que se encontra abaixo; em nome do que encontra acima, o
Príncipe dos Magos ordena, e os chefes do povo infernal obedecem.
A Metrópole ciclópica
se abre, iluminada de baixo por um rubro Oceano fluídico, longínquo reflexo do Fogo
central que, nessa época do ano, se retrai sobre si mesmo.
Até o infinito se descortinam as
mais estranhas ordenações arquitetônicas nas quais os minerais, confundidos,
realizam o que a fantasia e a quimera do artista gótico, corinto, jônico, dórico
etc., jamais ousou conceber. Furioso de se ver invadido pelos homens, um povo
de forma humana e corpo ígneo reflui e se precipita em todas as direções, povo
alado que se aferra, com suas poderosas garras, às muralhas plutônicas da
infernal cidade. Encabeçada pelo Maharshi, a
sagrada coluna se adentra pelo estreito caminho de basalto e lava petrificada.
Ao longe ecoa um surdo rumor que parece ampliar-se ao infinito, qual o rugir
das vagas de imensa maré de equinócio.
Iniciação Feminina - O Vaso de Eleição
A esposa de todo Iniciado pode
tornar-se sua igual, ou mesmo sua superior, nos divinos Mistérios, pois que
seus direitos, universitários e sociais, são os mesmos. É, portanto, com muita
justeza que, fiel à tradição esotérica de Moisés, dos Abrâmidas
e dos Râmidas, o Cristianismo concedeu à divina Mãe
do Cristo todas as prerrogativas da Ísis dos novos tempos. Efetivamente, Ela
era a Epoptaque, no próprio Templo de Jerusalém, possuía, como Alma, todos os segredos da Ciência Esotérica,
todas as virtudes que a tornaram apta e que a elegeram a receber, da Divindade
e de seus Anjos, a Alma deslumbrante do Redentor.
O Povo das Estátuas
OIniciado,
após ter atingido determinado grau que lhe integra a alma na divina União, na
celestial Yoga, é conduzido a cavernas onde se lhe
faz a própria estátua, a qual, sem que o percebesse, ele mesmo serviu de
molde. Essa estátua, fundida numa substância mineral artificial semelhante à
dos obeliscos do antigo Egito, adquire, com o tempo, uma inalterável solidez.
E então o Iniciado se defronta, ao longo dos mil entroncamentos das
infindáveis galerias, com o inumerável povo das estátuas.
Os Estudantes e suas Celas
Cada um dos alvéolos de pedra se
acha iluminado, desde tempos imemoriais, pelo gás oxídrico,
que purifica o ar, em lugar de viciá-lo como o faz nosso hidrogênio carbônico.
Cada uma dessa celas, embora estreita, é sabiamente
arejada. Naquela solidão, o discípulo começa a experimentar a invasão do
Invisível. Pouco a pouco as santas visões lhe vão iluminando o sono ou os olhos
abertos, recompensando, assim, seus esforços na senda da Ciência e da Virtude,
ou flagelando-lhe a indolência de espírito e de coração. Um catre, semelhante
ao dos nossos oficiais de marinha, serve de leito aos Dwijas. Cada noite, ele próprio, com seu sopro, enche seu colchão e seu
travesseiro. Tem, por todo o mobiliário, uma mesa e uma cadeira. Tudo é
calculado de modo a favorecer a concentração interior da alma, sem qualquer
distração exterior. Na parede, estão gravadas algumas sentenças misteriosas.
Oascetismo
pode conduzir a essa Verdade, a esse Caminho, a essa Vida de bem-aventuranças,
desde que a espontaneidade psíquica preencha as condições necessárias.
Entretanto, em Agarthanão se pratica o ascetismo, que jamais
se tornaria uma regra social.
Aos iniciados, que não desejam seguir
o livre caminho do monaquismo (no sentido etimológico
da palavra: monos, sozinho; em
sânscrito: muni), a Agarthalhes atribui a possibilidade e a
prática da União divina, porém, de acordo com um regime dietético apropriado.
Eis porque, desde o Dwijaaté o Brahmatma, desde o primeiro até o último dos iniciados, os
povos deste Ciclo e daquela Comunhão em Deus se abstém de carne e de
todo licor fermentado. Tais condições, aliadas a todas aquelas outras
determinadas pela Santidade e pela Ciência, fazem com que o corpo, aos poucos,
se vá tornando apto a permitir que a alma retome posse de sua liberdade
celeste. Efetivamente, o Epoptanão mais se utiliza do simples sono
animal, comum a todos os seres físicos da Terra. Nesse mistério do sono, o
instinto vital, escravizando a alma, a embriaga com
esse éter inferior, que denominamos magnetismo terrestre. Tais fluidos, bem
conhecidos das antigas iniciações órficas, se
encontram enumerados em todo o decorrer da Cosmogonia egípcia e mosaica.
O regime alimentar baseado em carne
e em bebidas espirituosas, aproxima o homem das espécies inferiores e, durante
o sono, faz com que sua alma mergulhe cada vez mais nos fluídos
a que me referi.
A Egrégora Sagrada e o Sinal da Aliança
- Sua
Fragmentação
De todos os pontos do globo,
tanto de dia como a noite, todo iniciado de Agarthadivisa o Corpo Espiritual dessa Associação, sob a forma de um
imenso Triângulo de Luz ou, se o quisermos, de uma Pirâmide de Fogo, que paira
no espaço etéreo.
Essa Ioguina
é formada, desde a base até o vértice, pela flama espiritual das almas dos Pundits, dos Bagwandas, dos Arshis, do Mahatma,
do Mahangae, finalmente, do Brahmatma. Tal visão se encontra perenemente diante dos olhos dos iniciados,
porque essa associação sinárquica de três ângulos
constitui a imagem, plasmada no próprio Éter, da Criação Espiritual e da Ordem
Trinitária, mantidas graças ao concurso e à concordância de todas as boas
vontades.
O Signo da Aliança, atribuído
pela Divindade ao Corpo Sinárquico espiritual,
reconstituído por Ram há
nove mil anos e hoje visível a todo Iniciado, consiste num imenso anel de luz
cósmica de cores cromáticas, que envolve em seu arco fluídico fechado a base do
terço superior do Triângulo.
A partir do
cisma de Irshue depois de Sáquia-Muni, o Anel de Luz cósmica que envolve o Símbolo piramidal de sua
Associação passou a significar, para todo alto Iniciado, a oposição da Divina
Providência, a qual, cerrando-se sobre Si mesma, alijava a anarquia do governo
geral da Terra, encerrando os mistérios e vedando aos profanos os tesouros da
Ciência que só serviria, em mãos daqueles, para atribuir ao Mal uma força
incalculável.
Em 1877 (data divinamente memorável
na minha vida), o Brahmatmapresenciou, pessoalmente, o que se
segue e, segundo ele próprio, todos os demais iniciados, de acordo com os
respectivos graus, contemplaram o mesmo fenômeno.
De igual maneira como o anel do
Planeta Saturno se entreabria, quando focalizado pelos telescópios de nossos
astrônomos, assim também o Anel cósmico foi se abrindo lentamente.
Em seguida, sob as vistas do Soberano
Pontífice e, depois, de seus assessores e dos demais membros do Supremo
Conselho mágico, já citados, o Anel se fracionou.
É o bastante dizer que esse fracionamento só
estacionou ao ter sido atingido o número 12, tendo o fracionamento percorrido
as progressões aritmológicas e morfológicas
correspondentes aos símbolos absolutos da Geração dos Príncipes primordiais e
da formação de toda Harmonia.
Após ter
consultado as Inteligências Celestes quanto ao sentido que se deveria dar a
tais sinais, o Supremo Colégio de Agartha, orientado
por seu venerável Chefe, neles reconheceu uma ordem direta emanada de Deus, na
qual se lhes anunciava a ab-rogação progressiva da Lei dos Mistérios e o
retomo da Humanidade, já suficientemente preparada pelo Espírito vivo do Judáico-Cristianismo, à Lei trinitária que presidiu sua
organização.
Quanto à surpresa que há de causar
em todo espírito europeu, o mistério do símbolo, que os Agartinos
de toda parte tem sempre perante os olhos, haverá de
ceder lugar à reflexão, desde que se procure reler e entender os Santos
Testamentos.
Era assim que os israelitas viam
do Deserto o Sinal em fogo; assim divisavam eles, de
todos os pontos de seu acampamento, a Coluna de Nuvens, durante o dia, e a
Coluna de Flamas, durante a noite.
Assim era, também, que os primeiros
iniciados viam o Cristo. E igualmente assim é que, novamente reassociados, graças à Lei Sinárquica,
os judaico-cristãos da Promessa (e com eles as demais Comunhões humanas) haverão
de ver, de pé sobre as nuvens, rodeado pelos Anjos, pelos Espíritos e pelas
Almas dos Santos, o Corpo Glorioso do Cristo; assim haverão
eles de divisar, por trás da auréola solar de Sua cabeça, o Triângulo de fogo
no qual estará inscrito o Nome sagrado de IEVE.
A Sinarquia, a Europa, a Ásia.
China-Rússia e
Inglaterra-Índia
Que os europeus atentem bem ao
que vou dizer:
Já assinalei, nas minhas missões (1)
precedentes, que não se deve subestimar o papel da China, considerando-a como
quantidade insignificante na balança das Potências da Terra. Dois anos antes
da última guerra, tive ocasião de fazer ver a importância de seu armamento, de
seus instrutores militares europeus, de sua evolução, lenta
mas segura (principalmente após os prováveis empréstimos de Estado), no
sentido de um aprestamento guerreiro destinado a tornar-se, mais cedo ou mais
tarde, formidavelmente sério para a Europa.
Não há Igualdade senão numa só
Lei de harmonia; e essa abrange a constituição do corpo social todo.
Não há Fraternidade possível
senão na liberdade e pela igualdade, assim compreendida.
Não há Liberdade senão no Espaço
sem limites e o Espaço sem limites do Espírito humano outra
coisa não é senão o Espírito de Deus.
Desde há um século que, na Europa,
o isolamento das ciências físicas afogou, momentaneamente, num dilúvio de
fatos preciosos, mas de nomenclaturas bárbaras, tanto as mais altas faculdades
do espírito humano e seu senso sintético e religioso quanto suas revivescências da memória mais profunda. Desde então, também,
o fio de comunicação entre Agarthae o
Ocidente se acha temporariamente rompido, porque, repito-o ainda, o lema
daquela Universidade sagrada é: "Fechada para a Anarquia. Europeus!
Restabelecei essas comunicações, não às ocultas, crede-me,
supremacia será para sempre superada, graças a uma inacreditável renascença da
Ásia inteira, que se há de erguer, crente, sábia, armada dos pés à cabeça, para
cumprir sem vós e, se necessário, contra vás, as Promessas dos Abrâmidas, de Moisés, de Jesus Cristo e de todos os Cabalistas judaico-cristãos!".
E, assim como vos assinalo tal perigo,
proclamo seu remédio e assim o farei, enquanto Deus me der forças para tal. O
remédio não é militar, pois que, com tal jogo, acabaríeis por instruir militarmente,
atacando-os, a um milhão de asiáticos que, mais cedo ou mais tarde, acabariam
por vos fazer sentir a sua força.
O remédio é tão pouco diplomático.
Já quase todos os povos da Ásia fazem parte de vosso corpo diplomático e, presa
das engrenagens da máquina de vossas astúcias e de vossas mútuas competições,
também vos farão, um dia, cativos da mesma e vos
haverão de esmagar no combate entre a Ásia e as duas Américas.
O remédio por mim proposto é puramente
intelectual, jurídico, orgânico. Vós o deveis aceitar empunhando vossos Livros
Sagrados, recorrendo à História Universal e às Ciências Sociais. O remédio é a
Sinarquia, é a Lei histórica da Humanidade. Somente
aí, e não algures, encontrareis vossa salvaguarda, tanto de vós mesmos quanto
da Ásia.
Salvai, assim, as vossas tiaras,
as vossas mitras, Igrejas, Universidades, coroas e repúblicas! Salvai quanto
vos pertence, inclusive o que a Revolução de 1789 possui de legítimo quanto a
promessas sociais, que somente a Sinarquia
judaico-cristã pode manter e cumprir. Então, a Agarthaestará de vosso lado.
Governantes ou governados,
conquistadores e conquistados da Ásia, todos vós tendes o mesmo interesse no retorno
da Humanidade a essa Lei social do Reino de Deus, que outra coisa não é senão
seu próprio reino, no qual também está compreendido o vosso.
Em vão exclamarão os ingleses:
"Que importa! O que tomamos, conservamos!". Recordo, em Isaías e em
Ezequiel, a queda do império plutocrático de Tiro. O destino dos fenícios
aguarda os ingleses, caso estes não modifiquem, sinarquicamente,
o seu regime colonial.
Em vão exclamarão os russos:
"Marchemos! E derrubemos o Império colonial da Inglaterra!".
Recebidos como libertadores, mais tarde ou mais cedo serão .repelidos
como conquistadores, a menos que, graças à Lei Sinârquica,
tragam consigo a Redenção social e, ao mesmo tempo, a libertação política.
Quanto sangue, quanto ouro,
quanto pranto e luto, quanta devastação e desolação seriam poupados se, graças
a essa Lei Sinárquica, eles buscassem formar um só
corpo com a Inglaterra e com a Europa, se auxiliassem os povos da Ásia a
constituir, conosco, a grande e santa Aliança que dormita nas profundezas de todas
as memórias, de toda Ciência, de toda Fé!
Por que aguardais que as
revoluções se façam? Em todos os tempos elas têm sempre destruído; jamais se as
viu construir. Quanto a revolução dos governandos, consequência da
anarquia dos governantes, desde há cinco mil anos só pode ser sustada se
aquela, voluntariamente, se ab-rogar, pela realização da Sinarquia.
Em tal caso, tudo o que há de
legítimo no protesto revolucionário das multidões se transformará em aceitação
de uma Autoridade claramente distinta da do Poder; em aceitação (de um Poder
de Justiça nacional e internacional, renovado e autorizado; de um Poder
econômico capaz de comportar, novamente, os interesses de todas as classes.
Existem, já, três categorias de
Liberdade, Igualdade e Fraternidade que a velha civilização indiana solicitou
e que são as seguintes: reivindicação de universidades mistas, de tribunais mistos
e, finalmente, de arbitragens econômicas capazes de aliviar os espantosos
ônus com que se vêm sobrecarregando suas populações. Mas a isto se opuseram
sempre, de uma ou de outra maneira, os interesses dos colonizadores europeus.
A Índia não se quer sublevar;
sua velha e bem inspirada sabedoria nada mais pede que o direito à vida e à própria
ressurreição.
O estabelecimento dos ingleses
na índia denota erros radicais, dos quais um dos menores reside no fato de constituir
uma dominação estrangeira e de não ter contribuído, até agora, com qualquer
espécie de revalorização, intelectual ou social, que viesse compensar a
exploração material com que se oprime a mais antiga de todas as civilizações.
Considero que está nos desígnios de Deus, tal como eles se encontram expressos
nos Vedas, no texto hebreu de nossos Testamentos e no próprio Alcorão, que a
Aliança universal dos antigos tempos venha muito em breve a ser renovada. O XX
século da era cristã há de vê-la cumprir-se de fato, sobre as bases cujos
princípios evidenciei, através dos acontecimentos
históricos, perscrutando as profundezas de nossos santos Livros.
Bem sei que o cíclico retorno
da Humanidade a essa Lei do Reino de Deus não se verificará sem lutas! Haverá
outros povos mártires; e o governo geral da astúcia e da violência continuará
ainda, por algum tempo, a eclipsar aquilo que Moisés qualificou de o próprio reflexo
de Deus.
O anti-Deus, o anti-Cristo,
apontados por Daniel, continuarão a cortejar a
Besta-apocalíptica, a Brutalidade, que preside a relação entre as Nações, os
Estados sociais e os Continentes. Até mesmo os mais crentes se interpelar-se-ão, exclamando, a despeito dos Abrâmidas, de Moisés e de Nosso Senhor Jesus-Cristo:
"Amemo-nos! pois que a lei sangrenta do Touro babilônico ainda persiste em
impedir que a face luminosa do Deus do Conhecimento Total se mostre novamente,
por meio da renovação da antiga Aliança Universal!".Porém, saibam os políticos de toda a Terra: os crentes, aos quais a iniciação infundiu a Certeza, que se sucede à Fé,
são menos ingênuos que os céticos e que os materialistas governamentais. Eles
bem percebem o Mal opor-se a si mesmo e enfraquecer; e aguardam!
Todos os homens são bons e só
cometem o mal por julgarem que a isso os conduz a injunção de seus interesses.
Todos eles desejam o bem, cada qual à sua maneira; simplesmente não sabem
conciliar, entre si, suas vontades e o bem que estas almejam. Existe uma Lei
social de harmonia que torna possível, a cada povo e ao conjunto de todos os
povos, essa santa reconciliação, essa divina União.
Eis porque brado aos quatro ventos,
conclamando as almas de todos os lugares, e com elas as sagradas reservas
prometidas à nossa fidelidade. Elas haverão de cumprir o que eu desejaria ter
realizado, não fora isso obra do Espírito humano inteiro, harmonizado no
Espírito divino e munido de todas as alavancas que me faltam: Sinarquia! Sinarquia!
A Grande Rebelião. Origem dos Boêmios.
Os Faquires. A Grande Potência
Celeste: o Éter
A Agartha, desde há muitos séculos, compete aos discípulos a tarefa dos serviços domésticos por eles executados em
brigadas semanais, sob a vigilância dos Templários que fazem o serviço militar
de policiamento. Tal coisa não era assim, na época anterior a Sáquia-Muni, quandopopulações inteiras de subalternos faziam esse trabalho, vindo à
cela dos Dwijas, às casas dos Pundits, aos laboratórios e observatórios da Universidade. Eis a origem
dessa modificação, da qual provém grande número de seitas, umas mais, outras
menos inocentes ; estas mais aquelas menos ferozes.
Quando o cisma budista
explodiu, além fronteiras deu-se, entre os servidores
engajados na Metrópole universitária, uma espécie de sublevação política.
Sabendo-se bastante numerosos, quiseram eles derrubar a Hierarquia dos Senhores
e dos Poderes para, sobre esses destroços, entronizar uma bela anarquiazinha, à
sua maneira...
Os varredores das salas de
filosofia se puseram a pregar contra os Mistérios e, sobretudo, contra as condições
da Iniciação. Os das oficinas, laboratórios e observatórios pretendiam
erigir-se em doutores e praticarem de roldão a magia.
Como era de se esperar,
decaíram inevitavelmente para a magia negra e conseguiram, graças ao fato de terem
recorrido a certas fórmulas, evidentemente estropiadas, obter algumas respostas,
vindas de baixo, às determinações que pretenderam ditar, de cima.
Foi então que teve lugar uma
expulsão em massa, expulsão que deu origem a várias tribos, algumas sedentárias
e outras nômades. Dentre as primeiras houve uma que ensangüentou a Índia inteira,
tendo construído um ídolo de pedra cujas mandíbulas devoravam manadas imensas
de bois. Mais tarde, esses ferozes idiotas, que serviam o ventre do terrível Moloch, passaram a oferecer-lhes sacrifícios humanos.
Inúmeras foram as criaturas imoladas e os sábios que
pereceram, triturados pelos maxilares da monstruosa Besta. Isso durou séculos
inteiros. Atualmente, se bem que as maxilas do ídolo de há muito se encontremfora de uso, ainda existe a seita, em que serve o punhal, embora já
enfraquecida e contrariada, em todos os sentidos, graças à intervenção da Agartha.
Dentre as tribos menos
culpadas, expulsas da grande Universidade ao no tempo que a precedente, uma e,
nômade, que desde o século XV ;ta através de toda a
Europa suas estranhas práticas. Tal é, efetivamente, a verdadeira origem dos
Boêmios (Bohami, ou seja: afasta-te de mim...). Essa pobre gente levou consigo algumas vagas
e poucas recordações, fórmulas envoltas num amontoado de superstições ou menos
grosseiras. Um dia irão eles à verdadeira pátria de origem quando o hálito sinárquico tiver restituído à Índia o antigo Espírito de
organização primitiva, autêntica, e boa.
Seria impossível referir-me aos
expulsos da Agarthasem dedicar algumas palavras a seus
mais humildes fiéis, a gente que consagra a vida a percorrer a Índia,
encantando-a com surpreendentes prodígios. Os faquires são, na maioria dos
casos, antigos alunos de Agartha,alunos que estacaram, justa, no momento em que deveriam
ingressar nos mais altos graus, tendo-se desde então a uma vida religiosa
análoga à dos monges mendicantes da Idade Média. Sua ciência, ou melhor, sua
arte não é, na maioria das nada mais que simples
migalhas da mesa sagrada dos ensinamentos esotéricos. Entretanto, os segredos
os gurus da Universidade lhes ministraram são bem reais; e sua humilde missão
tem por objetivo levar, até a última das aldeias, alguns vislumbres
fenomênicos que provem aos hindus que a antiga Ciência ainda se conserva, no luminoso lar.
O inefável Agente, o Elemento
sagrado, que serve de Carro ao Eterno e às suas divinas Faculdades, denomina-se
Éter, em todas as línguas; Akasha, em sânscrito. O
Éter é um elemento vivo que causa embriaguez indizível, uma
embriagues santificada, toda espiritual, que a inteligência pode,
entretanto, dominar de maneira a conservar a razão e consciência individuais,
conservando o corpo (esforço bem difícil) em estado de vigília. É então que o
Invisível se torna visível ao olhar. A maioria dos fenômenos causados pelos
faquires é devida à principal força celeste, à qual denominamos Éter. Antes de
empreender sua peregrinação, o faquir faz provisão dela, nos templos, transformando-se
numa verdadeira pilha elétrica humana. Dentre os agentes químicos que permitem
aos faquires o transformar-se, durante certo tempo, em condensadores saturados
de Éter e de magnetismo terrestre, existe um que, embora perfeitamente
conhecido em nossos laboratórios, nem sequer desperta suspeitas
quanto às suas propriedades ocultas e fisiológico-dinâmicas.
Durante o êxtase, as
extremidades do corpo do faquir são saturadas pela referida substância e ele se
torna um verdadeiro archote vivo do qual se apodera um duplo fogo: etéreo, no
alto, e magnético, na base.
Essa pobre gente necessita de
fé, de vontade e de abnegação inabaláveis, para poder solicitar e aceitar, de
boa vontade, uma tal combustão vital. Quase todos
morrem jovens, mas tendo tido a consolação de ter cumprido sua missão para com
os mais deserdados de seus compatriotas e de ter gozado, eles mesmos, do Oceano
ininterrupto de visões indescritíveis, no seio do qual vão buscar a força da
qual eles são, exteriormente, o vivo testemunho.
Os Oito Elementos e as Quatro Potências Cosmogônicas
A doutrina esotérica dos Vedas
conta 8 elementos físicos, cósmicos e divinos
e, conseqüentemente, 8 ordens de Espíritos que presidem à constituição orgânica
desse elementos. São eles: Bvumir,
Apo, Analo, Vayus, Ram, Mano, Buddir
e Ahankara.
A mesma doutrina a isso
acrescenta 4 Potências cosmogônicas: Agnael, Yamael, Varanael e Ouvael.
Sob outras denominações, as mesmas
Potências são enunciadas no texto da Cosmogonia egípcia e agartina
de Moisés. Seria possível uma relação consciente entre o Homem e tais Poderes?
Ainda hoje a Universidade declara que sim, e o demonstra experimentalmente.
Evolução dos Agartinos
A Constituição do Planeta e do
Cosmos é ali conhecida, até mesmo em seus menores detalhes, tanto materiais
quanto essenciais; tanto visíveis quanto invisíveis. Tudo foi aprofundado:
desde as entranhas ígneas do globo até os rios subterrâneos de gás e de águas
doces ou salinas até os seres vivos que habitam essas flamas, esses gases ou
essas águas.
Tudo foi penetrado através da
extensão e dos abismos dos mares; até o tropel das correntes magnéticas que se
interpenetram, de um pólo a outro, em longitude, e de um trópico a outro em latitude. Tudo foi
desvendado, nos ares, até as essências invisíveis que ali permanecem, até a
eletricidade que ali desenvolve seus ecos, após ter sido formada nas entranhas
do globo, para onde tende a regressar.
Frotas aéreas de balões
dirigíveis levaram sua observação a um grau incompreensível para nossos métodos
atuais. Tudo foi revelado, até mesmo as harmonias universais produzidas pelas
quatro estações terrestres, até a migração das almas pelo Pólo Norte; esse
ignoto Monte Meru e esse indecifrável Alborjdos livros védicos e pahlevis.
Estradas elétricas, e não de
ferro, mas de vidro forjado e maleável, sulcaram o antigo Império de Aries sem que, por isso, o Planeta fosse imprudentemente
empobrecido de suas reservas carboníferas, tal como acontece hoje em dia; sem
que fosse ele sobrecarregado por uma armadura de ferro tanto imprudente quanto
propícia à propagação de certos flagelos cósmicos...
Dhâranâ 15/16 - 1961
ab
(1)Nota da Redação:
- Missão dos Soberanos - 1882
- Missão
dos Judeus - 1884
- Missão
da Índia - 1886, esta obra foi destruída pelo autor só
sobrando um exemplar (título completo: Missão da índia na Europa, Missão da
Europa na Ásia, a questão do Mahatura e sua solução)
- Missão
dos franceses ou a Verdadeira França - 1887