Os maias e os incas da América do
Sul acreditavam que existia uma raça de gigantes na Terra antes do
grande dilúvio. O mesmo se deu com muitas outras antigas civilizações.
Alguns os tomaram por deuses, outros reproduziram suas imagens em pedra,
ou escreveram sobre eles em suas estórias.
Os gregos e os romanos
falaram de sangue que caiu do céu e caiu no colo da deusa Gaia, gerando
os Titãs, uma raça de temidos gigantes.
Embarque nesta aventura e conheça as diversas lendas que existem ao redor do mundo sobre esses personagens míticos.
Suméria 2 - Coexistência de uma Realidade Anunnaki - 86min.
ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS
Esta é a versão cinematográfica do grande clássico "Eram os Deuses Astronautas?", de Erich von Däniken. Eram os Deuses Astronautas? (Erinnerungen an die Zukunft, no original alemão) é um livro escrito em 1968 pelo suíço Erich von Däniken, onde o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas que para cá teriam se deslocado.
Von Däniken apresentou como provas ligações entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outros grandes mistérios arquitetônicos. Ele também cria uma teoria de cruzamentos entre os extraterrestres e espécies primatas, gerando a espécie humana. Dizia o autor também que esses extraterrestres eram considerados divindades pelos antigos povos: daí vem a explicação do título do livro. Unido à época lançada - um ano antes do homem ir à Lua -, von Däniken conseguiu vender milhares de livros e convencer muitos leitores.
As teorias defendidas neste e em outros livros de Däniken ainda são tema de discussão, leiga ou acadêmica, contrária ou favorável. Alguns autores exploram o tema da teoria dos astronautas antigos. Däniken se baseou em misteriosos sinais arqueológicos de cinco continentes, inscrições gravadas em pirâmides, ilustrações de calendários astecas e maias - realizações essas de cunho altamente avançado para as suas respectivas épocas.
As pesquisas duraram treze anos, com mais de 100 mil quilômetros em viagens.
Produzido originalmente em 1969, ano da SUPOSTA "chegada do homem à Lua", este documentário dirigido por Harald Reinl foi rodado em 40 diferentes locais, incluindo México, Egito, Peru e Bolívia.
ºººDOWNLOAD DO DOCUMENTARIO ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS ?
Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Em 1974,
próximo ao centro da ISKCON em Francoforte do Meno, Alemanha Ocidental,
Srila Prabhupada e vários de seus discípulos fizeram uma caminhada
matinal com o padre Emmanuel Jungclaussen, um monge beneditino do
mosteiro Niederalteich. Notando que Srila Prabhupada trazia consigo
contas de meditação semelhantes ao rosário, padre Emmanuel explicou que
ele também cantava uma oração constante: “Senhor Jesus Cristo, tende
misericórdia de nós”.
A seguinte conversa sucedeu-se.
Srila Prabhupada:Qual é o significado da palavra “cristo”? Padre Emmanuel:“Cristo”vem do grego “christos”,significando “o ungido”.
Srila Prabhupada:“Christos”é a versão grega da palavra “Krishna”. Padre Emmanuel:Isso é muito interessante.
Srila Prabhupada:Quando uma pessoa indiana chama por Krishna, muitas vezes ela diz: “Krishna”. “Krishna”é
uma palavra sânscrita que significa “atração”. Assim, quando nos
dirigimos a Deus como “Cristo”, “Krishna” ou “Krishna”, indicamos a
mesma todo-atrativa Suprema Personalidade de Deus. Quando Jesus dizia:
“Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome”, esse nome
de Deus era “Krishna” ou “Krishna”. O senhor concorda? Padre Emmanuel:Creio que Jesus, como o filho de Deus,
revelou-nos o verdadeiro nome de Deus: Cristo. Podemos chamar Deus de
“pai”, mas, se quisermos chamá-lO por Seu nome verdadeiro, teremos que
dizer “Cristo”.
Srila Prabhupada:Sim. “Cristo” é outra forma de dizer “krishna”,e “krishna” é outra maneira de pronunciar “Krishna”,o
nome de Deus. Jesus disse que devemos glorificar o nome de Deus, mas
ontem eu ouvi um teólogo dizer que Deus não tem nome – que só podemos
chamá-lO de “pai”. Um filho pode chamar seu pai de “pai”, mas o pai
também tem um nome específico. De forma semelhante, “Deus” é o nome
geral da Suprema Personalidade de Deus, cujo nome específico é Krishna.
Portanto, quer o senhor chame Deus de “Cristo”, “Krishna” ou “Krishna”, o
senhor, em última análise, está se dirigindo à mesma Suprema
Personalidade de Deus. Padre Emmanuel:Sim, se falamos do verdadeiro nome de
Deus, devemos dizer: “Christos”. Em nossa religião, temos a Trindade: o
Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cremos que podemos conhecer o nome de
Deus unicamente pela revelação do Filho de Deus. Jesus Cristo revelou o
nome do Pai, em decorrência do que consideramos “Cristo” como o nome
revelado de Deus.
Srila Prabhupada:Na verdade, não importa: “Krishna” ou
“Cristo”, o nome é o mesmo. O ponto principal é seguirmos os preceitos
das escrituras védicas, que recomendam o cantar do nome de Deus nesta
era. O método mais fácil é cantar o maha-mantra:Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. “Rama”e “Krishna”são nomes de Deus, e “Hare”é a energia de Deus. Então, quando cantamos o maha-mantra,dirigimo-nos
a Deus junto de Sua energia. Essa energia é de dois tipos, a espiritual
e a material. No momento, estamos nas garras da energia material.
Devido a isso, oramos a Krishna para que Ele, por favor, salve-nos do
serviço à energia material e nos aceite no serviço à energia espiritual.
Essa é toda a nossa filosofia. “Hare Krishna”significa: “Ó
energia de Deus, ó Deus, por favor, ocupai-me a Vosso serviço”. É de
nossa natureza prestar serviço. De alguma forma, acabamos servindo
coisas materiais, mas, quando esse serviço é transformado no serviço à
energia espiritual, nossa vida é perfeita. Praticar bhakti-yoga [serviço
amoroso a Deus] significa livrar-se de designações, tais como “hindu”,
“muçulmano”, “cristão”, isso ou aquilo, e simplesmente servir a Deus.
Criamos as religiões cristã, hindu e maometana, mas, quando chegamos a
uma religião sem designações, em que não pensamos que somos hindus ou
cristãos ou maometanos, podemos falar de religião pura, ou bhakti.
Padre Emmanuel:Mukti? Srila Prabhupada:Não, bhakti.Quando falamos de bhakti, mukti [libertação das misérias materiais] está incluída. Sem bhakti,não há mukti,mas, se agimos na plataforma de bhakti, mukti está incluída. Aprendemos isso no Bhagavad-gita (14.26):
mam ca yo ’vyabhicarena bhakti-yogena sevate sa gunan samatityaitan brahma-bhuyaya kalpate
“Aquele que se ocupa em serviço devocional pleno, que não cai em
circunstância alguma, imediatamente transcende os modos da natureza
material e, destarte, chega ao nível de Brahman”.
Padre Emmanuel:O Brahman é Krishna? Srila Prabhupada:Krishna é Parabrahman. O Brahman é
compreendido sob três aspectos: como o Brahman impessoal, como Paramatma
localizado e como o Brahman pessoal. Krishna é pessoal e é o Brahman
Supremo, pois, em última análise, Deus é uma pessoa. No Srimad-Bhagavatam (1.2.11), isso é confirmado:
“Transcendentalistas eruditos que conhecem a Verdade Absoluta chamam
essa substância não dual de Brahman, Paramatma ou Bhagavan”. O aspecto
da Personalidade Suprema é a compreensão última de Deus. Ele tem
plenamente todas as seis opulências: Ele é o mais forte, o mais rico, o
mais belo, o mais famoso, o mais sábio e o mais renunciado. Padre Emmanuel:Sim, eu concordo.
Srila Prabhupada:Porque Deus é absoluto, Seu nome, Sua
forma e Suas qualidades também são absolutos e não são diferentes
dEle. Portanto, cantar o santo nome de Deus é associar-se diretamente
com Ele. Quando nos associamos com Deus, adquirimos qualidades divinas,
e, quando nos purificamos completamente, tornamo-nos companheiros do
Senhor Supremo. Padre Emmanuel:Mas o nosso entendimento do nome de Deus é limitado.
Srila Prabhupada:Sim, nós somos limitados, mas Deus é
ilimitado. E por Ele ser ilimitado, ou absoluto, Ele tem nomes
ilimitados, cada um dos quais é Deus. Podemos entender Seus nomes na
medida do desenvolvimento de nossa compreensão espiritual. Padre Emmanuel:Posso fazer-lhe uma pergunta? Nós
cristãos também pregamos o amor a Deus, e tentamos compreender o amor a
Deus e prestar-Lhe serviço com todo o nosso coração e toda a nossa alma.
Agora, qual é a diferença entre o seu movimento e o nosso? Por que
vocês mandam seus discípulos pregar o amor a Deus nos países ocidentais
quando o evangelho de Jesus Cristo está propondo a mesma mensagem?
Srila Prabhupada:O problema é que os cristãos não seguem os mandamentos de Deus. O senhor concorda comigo? Padre Emmanuel:Sim, em grande parte o senhor está certo.
Srila Prabhupada:Então, qual é o significado do amor
que os cristãos têm por Deus? Se o senhor não segue as ordens de Deus,
onde está o seu amor? Por isso, nós viemos ensinar o que significa amar a
Deus: Se vocês O amam, vocês não podem desobedecer as Suas ordens. E se
vocês são desobedientes, o seu amor não é verdadeiro.
No mundo inteiro, as pessoas amam não a Deus, mas sim a seus cães. O
movimento da consciência de Krishna, portanto, é necessário para ensinar
as pessoas a reviver seu amor esquecido por Deus. Não somente os
cristãos, mas também os hindus, os maometanos e todos os demais são
culpados. Eles se rotulam “cristãos”, “hindus” ou “maometanos”, mas não
obedecem a Deus. Esse é o problema.
Visitante: O senhor poderia dizer de que maneira os cristãos são desobedientes? Srila Prabhupada:Sim. O primeiro ponto é que eles
violam o mandamento “Não matarás” e mantêm matadouros. O senhor concorda
que este mandamento está sendo violado? Padre Emmanuel:Pessoalmente, eu concordo.
Srila Prabhupada:Isso é bom. Então, se os cristãos querem amar a Deus, eles têm de parar de matar animais. Padre Emmanuel:Mas o ponto mais importante…
Srila Prabhupada:Se deixar passar um ponto, haverá
erro em seu cálculo. Não importando se o senhor adicionará ou subtrairá
depois disso, o erro já está no cálculo, e tudo o que vier a seguir
também será defeituoso. Não podemos simplesmente aceitar aquela parte da
escritura da qual gostamos e rejeitar o que não gostamos e ainda assim
esperar obter o resultado. Por exemplo, uma galinha põe ovos com sua
parte traseira e come com seu bico. Talvez um fazendeiro considere:
“A
parte da frente da galinha representa muitos gastos porque eu tenho que a
alimentar. É melhor remover a parte da frente”.
Se estiver faltando a
cabeça, no entanto, não haverá mais ovos, porque o corpo estará morto.
Analogamente, se rejeitamos a parte difícil das escrituras e obedecemos à
parte de que gostamos, tal interpretação não nos ajudará. Temos de
aceitar todos os preceitos das escrituras tais como eles são dados, e
não apenas aqueles que nos convêm. Se o senhor não segue a primeira
ordem, “não matarás”, então qual será a possibilidade de amar a Deus?
Visitante:Os cristãos consideram esse mandamento aplicável aos seres humanos, e não aos animais. Srila Prabhupada:Isso significaria que Cristo não foi inteligente o bastante para usar a palavra certa: “assassinar”.Existe o termo “matar”e o termo “assassinar”.O
termo assassinar refere-se aos seres humanos. O senhor acha que Jesus
não era inteligente o bastante para usar a palavra certa, “assassinar”,emvez da palavra “matar”?
Matarsignifica qualquer tipo de morte, e principalmente a
morte de animais. Se Jesus quisesse se referir simplesmente à morte de
seres humanos, ele teria usado a palavra “assassinar”.
Padre Emmanuel:Mas no Velho Testamento o mandamento “não matarás” refere-sea
assassinato, e, quando Jesus dizia “não matarás”, ele estendia esse
mandamento para significar que um ser humano deve não somente abster-se
de matar outro ser humano, mas também deve tratá-lo com amor. Ele jamais
falou sobre a relação do homem com outras entidades vivas, mas somente
sobre sua relação com outros seres humanos. Quando ele dizia “não
matarás”, ele também se referia ao sentido mental e emocional, de que
não devemos insultar ninguém, nem magoar, tratar mal e assim por diante.
Srila Prabhupada:Não estamos interessados neste ou
naquele testamento, mas apenas nas palavras usadas nos mandamentos. Se o
senhor quer interpretar essas palavras, isso é outra coisa. Entendemos o
significado direto. “Não matarás” significa: os cristãos não devem
matar. O senhor poderá propor interpretações a fim de manter o atual
modo de ação, mas nós entendemos claramente que não há necessidade de
interpretação. A interpretação se faz necessária quando as coisas não
estão claras, mas aqui o significado é claro. “Não matarás” é uma
instrução clara. Por que haveríamos de interpretá-la?
Padre Emmanuel:Mas comer plantas também não é matar? Srila Prabhupada:A filosofia vaisnava ensina que nem as plantas nós devemos matar desnecessariamente. No Bhagavad-gita (9.26), Krishna diz:
patram puspam phalam toyam yo me bhaktya prayacchati tad aham bhakty-upahrtam asnami prayatatmanah
“Se alguém Me oferecer, com amor e devoção, uma folha, uma flor, uma
fruta ou um pouco d’água, Eu aceitarei”. Nós oferecemos a Krishna
apenas o tipo de alimento que Ele exige e, em seguida, comemos os
restos. Se oferecer alimentos vegetarianos a Krishna fosse pecaminoso,
então este seria um pecado de Krishna, e não nosso. Deus, entretanto, é apapa-viddha –
reações pecaminosas não são aplicáveis a Ele. Deus é como o Sol, o qual
é tão poderoso que pode purificar até mesmo a urina – algo que, para
nós, é impossível. Krishna também pode ser comparado a um rei, que pode
mandar enforcar um assassino, mas que, pessoalmente, não é sujeito a
punições, devido a ser muito poderoso. Comer alimentos oferecidos
primeiramente também pode ser comparado a um soldado que mata durante o
tempo da guerra. Durante uma guerra, quando o comandante manda um homem
atacar, o soldado obediente que mata o inimigo receberá uma medalha.
Contudo, se o mesmo soldado matar alguém por sua própria conta, ele será
castigado. De modo semelhante, quando comemos apenas prasada [os restos do alimento oferecido a Krishna], não cometemos nenhum pecado. Isso é confirmado no Bhagavad-gita (3.13):
yajna-sistasinah santo mucyante sarva-kilbisaih bhunjate te tv agham papa ye pacanty atma-karanat
“Os devotos do Senhor são libertos de todos os tipos de pecado porque
comem alimentos que são primeiramente oferecidos em sacrifício. Os
demais, que preparam os alimentos para desfrute pessoal dos sentidos,
comem, na verdade, apenas pecado”.
Padre Emmanuel:Krishna não pode dar permissão para se comer animais? Srila Prabhupada:Sim, no reino animal, mas o ser
humano civilizado, o ser humano religioso, não se destina a matar e
comer animais. Se o senhor parar de matar animais e cantar o santo nome
“Cristo”, tudo será perfeito. Eu não estou aqui para instruí-lo, mas sim
para solicitar-lhe que, por favor, cante o nome de Deus. A Bíblia
também exige isso de vocês. Portanto, cooperemos amavelmente e cantemos,
e, se o senhor tem preconceito contra cantar o nome “Krishna”, então
cante “Christos” ou “Krishna” – não há diferença. Sri Chaitanya dizia
que namnam akari bahudha nija-sarva-saktih: “Deus tem milhões e
milhões de nomes, e, porque não há diferença entre o nome de Deus e Ele
mesmo, cada um desses nomes tem a mesma potência de Deus”. Portanto,
mesmo que o senhor aceite designações, tais como “hindu”, “cristão” ou
“maometano”, se o senhor simplesmente cantar o nome de Deus encontrado
em suas próprias escrituras, o senhor alcançará a plataforma espiritual.
A vida humana destina-se à autorrealização, a aprender como amar a
Deus. Essa é a beleza eterna do homem. Quer o senhor cumpra esse dever
como hindu, quer como cristão, quer como maometano, isso não importa,
mas cumpra-o!
Padre Emmanuel:Concordo com o senhor. Srila Prabhupada:Nós sempre levamos estas contas
conosco [apontando para um colar com 108 contas para meditação], assim
como o senhor tem seu rosário. O senhor está cantando, mas por que os
outros cristãos também não cantam? Por que eles deveriam perder essa
oportunidade como seres humanos? Os cães e gatos não podem cantar, mas
nós podemos porque temos uma língua humana. Se cantarmos os santos nomes
de Deus, nada teremos a perder; ao contrário, ganharemos, e muito.
Meus discípulos praticam o cantar de Hare Krishna constantemente. Eles
poderiam também ir ao cinema, ou fazer muitíssimas outras coisas, mas
eles abandonaram tudo. Eles não comem peixe, carne ou ovos; eles não
usam intoxicantes, não bebem, não fumam, não jogam, não especulam e não
mantêm relações sexuais ilícitas. Porém, eles cantam muito o santo nome
de Deus. Se o senhor quer cooperar conosco, vá às igrejas e cante
“Cristo”, “Krishna” ou “Krishna”. Qual poderia ser a objeção? Padre Emmanuel:Nenhuma. Por mim, eu teria prazer em me juntar a vocês.
Srila Prabhupada:Não, estamos falando com o senhor
como representante da Igreja cristã. Em vez de manter as igrejas
fechadas, por que não dar as mesmas a nós? Cantaríamos o santo nome de
Deus ali por vinte e quatro horas diariamente. Em muitos lugares
compramos igrejas que estavam praticamente fechadas porque ninguém as
estava frequentando. Em Londres, vi centenas de igrejas que estavam
fechadas ou eram usadas para propósitos mundanos. Compramos uma de tais
igrejas em Los Angeles. Ela nos foi vendida porque ninguém a
frequentava mais. Contudo, se o senhor visitar essa mesma igreja
atualmente, encontrará milhares de pessoas. Qualquer pessoa inteligente
pode entender o que é Deus em cinco minutos; não são necessárias cinco
horas. Padre Emmanuel:Compreendo.
Srila Prabhupada:Mas as pessoas não. A doença delas é que elas não querem compreender. Visitante: Acho que compreender Deus não é uma questão de inteligência, mas sim de humildade. Srila Prabhupada:Humildade significa inteligência. Os
mansos e humildes têm o reino de Deus. Isso é afirmado na Bíblia, não é?
Mas a filosofia dos patifes é que todos são Deus, e, hoje em dia, esta
ideia tem se popularizado. Portanto, ninguém é manso e humilde. Se todos
acham que são Deus, por que seriam mansos e humildes? Por isso, eu
ensino a meus discípulos como se tornarem mansos e humildes. Eles sempre
oferecem suas respeitosas reverências no templo e ao mestre espiritual
e, dessa maneira, eles avançam. As qualidades de humildade e mansidão
nos levam rapidamente à compreensão espiritual. Nas escrituras védicas,
afirma-se: “Àqueles que têm firme fé em Deus e no mestre espiritual, que
é Seu representante, o significado das escrituras védicas é revelado”.
Padre Emmanuel:Mas essa humildade não deveria ser oferecida a todos os demais também? Srila Prabhupada:Sim, mas há dois tipos de respeito: o
especial e o comum. Sri Krishna Chaitanya ensinou-nos que não devemos
esperar honra para nós próprios, mas devemos sempre respeitar a todos os
demais, mesmo aqueles que nos desrespeitem. Porém, deve-se mostrar
especial respeito a Deus e a Seu devoto puro.
Padre Emmanuel:Sim, eu concordo com o senhor. Srila Prabhupada:Acho que os sacerdotes cristãos devem
cooperar com o movimento da consciência de Krishna. Eles devem cantar o
nome “Cristo” ou “Christos” e devem parar de indultar a matança de
animais. Este programa obedece aos ensinamentos da Bíblia; não é minha
filosofia. Por favor, aja de acordo com esses ensinamentos e o senhor
verá que a situação do mundo mudará.
Padre Emmanuel:Muito obrigado. Srila Prabhupada:Hare Krishna.
Eustáquio, pergunte ao Jorge qual é a real situação da pessoa que não separa os valores humanos dos espirituais e mesmo relativamente mais consciente que a maioria ,é discriminada nesta sociedade que insiste em excluí-la e rotulá-la de "Esquisofrênica"? Pergunta se ele pode desenvolver mais explicações de como essa exclusão pode ser contornada e até mesmo valorizada?Agradeço desde já!