sábado, 30 de março de 2013

MALHAÇÃO DO JUDAS PMF


Malhação de Judas

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS

Malhação do Judas. Quem lembra? (1)  

 Como em outras cidades brasileiras, tradição vai diminuindo a cada ano

Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a malhação do Judas no sábado de Aleluia aos poucos vai desaparecendo das grandes cidades, restringindo-se cada vez mais ao interior do Brasil. Já em 1978 essa tendência era registrada em Santos, em matéria publicada pelo editor de Novo Milênio, então no jornal A Tribuna, no dia 25 de março de 1978 (um sábado de Aleluia), com a contribuição do setor de pesquisa do jornal:


Dentro de mais alguns anos, só restará a lembrança 
 Foto: jornal A Tribuna de Santos, 25/3/1979

Malhação do Judas, costume que  acaba,mas é útil pra queimar
simbólicamente o mal que agraça por toda parte.

O folclore e as tradições que nos centros urbanos o progresso faz desaparecer, ainda podem ser encontrados nos morros e em alguns pontos onde foi preservado o espírito comunitário. Assim, conforme vai diminuindo o número de locais de malhação do Judas na planície santista, os morros vão se sobressaindo como centros de preservação da cultura e dos costumes populares.

Apenas um Judas foi visto ontem na rua: numa alusão às enchentes, o boneco tinha uma bóia do lado, terno, gravata, anel, dentadura, lenço, chapéu, óculos escuros, peruca e um cartaz mostrava a cidade inundada, enquanto uma garotinha gritava por socorro sobre o telhado de uma casa. O boneco foi confeccionado pelos moradores do Edifício Vila Rica e será malhado hoje, após as 23h30, na esquina da Av. Washington Luís com a Rua Galeão Carvalhal.

Enquanto isso é feito na zona rica da Cidade, a zona pobre (morros) também contribui para preservar a tradição. No Largo do Machado, no Morro de São Bento, crianças e adultos estão terminando a confecção de um Judas, com camisa de malha marrom e jardineira azul por cima, cabeça de pano, pintada, nenhum cartaz, crítica ou ironia. Hoje, ele sairá da casa de José Gonçalves Quinta, na Rua Santa Madalena, 375, para ser malhado no largo, ao meio-dia.

Esse não é um Judas político ou manda-chuva: apenas um boneco representando Judas Iscariotes, o personagem bíblico que traiu Cristo com um beijo. Um boneco que hoje as crianças irão malhar e queimar, dando, sem saber, continuidade a uma tradição secular.


Tradição de malhar o Judas continua viva, principalmente nos morros 
 Foto: jornal A Tribuna de Santos, 26/3/1979

JUDAS ISCARIOTES=PMF
ATUAL
(Pesquisa A Tribuna)
Malhar o Judas é uma prática ainda muito comum no Brasil, apesar de o costume praticamente ter sido banido das grandes cidades por falta de locais adequados e dos perigos que representa. No interior, entretanto, a tradição continua viva, e os bonecos de palha ou de pano, pendurados em postes de iluminação pública e galhos de árvores, são rasgados e queimados no sábado de Aleluia.

Tradição popularíssima na Península Ibérica, radicou-se em toda a América Latina desde os primeiros séculos da colonização européia. No Rio de Janeiro oitocentista, os judas - com fogo de artifício no ventre - apareciam conjugados com demônios, ardendo todos numa apoteose multicolorida que o povo aplaudia.
O Judas queimado é uma personalização das forças do mal e constitui vestígio de cultos agrários, em muitas partes do mundo. Vários historiadores registraram o uso, quase universal, de festas de alegria no início e fim das colheitas, para obter melhores resultados nos trabalhos do campo.

Queima-se um manequim representando o deus da vegetação. Pela magia simpática, o fogo é o sol e o processo se destina a garantir às árvores e plantações o calor e a luz indispensáveis, submetendo a figura ao poder das chamas. O sacrifício do mau apóstolo é, então, uma convergência de tradições vivas no trabalho agrícola.

No Brasil, é costume antigo fazer-se o julgamento de Judas, sua condenação e execução. Antes do suplício, alguém lê o "testamento" de Judas, em versos, colocado especialmente no bolso do boneco. O testamento é uma sátira das pessoas e coisas locais, com graça oportuna e humorística para quem pode identificar as figuras alvejadas.

Judas, apóstolo traidor, cognominado Iscariotes por ser oriundo de Carioth, cidade ao Sul de Judá, já um ano antes da Paixão de Jesus tinha perdido a fé no Mestre, mas continuava a acompanhá-lo por comodidade e para ir furtando do que ofereciam aos apóstolos.

Obcecado pelo dinheiro, antes de se afastar de Cristo, resolveu entender-se com os sinedritas - membros do Sinédrio, conselho supremo dos judeus -. Judas assistiu ainda à última ceia, em que Jesus revelou a sua traição, mas foi logo ao encontro dos inimigos de Cristo para cumprir o que tinha combinado e receber 30 dinheiros. Consumada a traição, arrependeu-se, quis restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.


Tradição de malhar o Judas continua viva, principalmente nos morros Foto: jornal A Tribuna de Santos, 26/3/1978


No dia seguinte (domingo de Páscoa, 26/3/1978), 
este jornalista voltou ao tema, com a matéria abaixo, 
publicada no mesmo jornal A Tribuna de Santos:


Uma tradição mantida: Santos malhou o Judas
Exatamente ao meio-dia de ontem, no Largo do Machado, começava a ser cumprida a secular tradição da malhação do Judas, fato que se repetiria em outros pontos da Cidade, em diferentes horários. Enquanto na Sexta-Feira Santa apenas dois bonecos eram avistados pelas ruas, na tarde de sábado inúmeros outros começavam a ser observados, especialmente nos morros. Quinze bonecos puderam ser contados até o meio-dia, sendo que em apenas uma rua, no Jabaquara, foram malhados sete deles.

Dezenas de crianças se reuniram no Largo do Machado, no Morro de São Bento, com pedaços de madeira e fósforos. O boneco, de camisa de malha e jardineira por cima, chapéu desabado, sapatos e um grande pescoço, estava pendurado em uma palmeira, sobre uma bandeira com o símbolo do Santos Futebol Clube. Cinco minutos após o boneco (apelidado de Gafanhoto) ser retirado da árvore, já estava consumido pelo fogo e pelas pauladas, depois de arrastado em chamas por uma ruela de acesso ao largo. E as crianças prometiam repetir o espetáculo à noite, com outro boneco, que seria montado à tarde.

Favela e morros - Também a favela da Vila Alemoa, em meio aos inúmeros problemas por que passa e que levaram os moradores a se unirem em torno de uma recém-criada Sociedade de Melhoramentos, não esqueceu a tradição e também fez Judas para malhação: pela manhã, um deles surgiu amarrado a uma cerca, no centro de um terreno baldio - calça preta, casaco azul escuro, boné, cinto e gravata, capacete de operário e a placa "Chamou-se Geremias".
O segundo ainda estava sendo preparado, pois deveria ter mais de dois metros de altura. A festa estava marcada para as 18 horas, mas já ao meio-dia a criançada aguardava ansiosamente, com pedaços de madeira na mão, a hora fatal dos bonecos.

Na Av. Nossa Senhora de Fátima, próximo ao número 95, uma senhora ajudava sua filha a amarrar um Judas num poste, por volta das 11 horas. Já no Morro do Pacheco, o boneco colocado no muro da casa de Antônio Filipe de Andrade, na ligação 1.145, embora simples na aparência, podia ser visto a mais de um quilômetro de distância, na Avenida Martins Fontes.
Enquanto as crianças combinavam a malhação para a tarde de ontem, os adultos lembravam da brincadeira que fora feita no ano anterior: um boneco havia sido suspenso por cordas e roldanas sobre o caminho e, quando alguém passava por baixo dele, à noite, inevitavelmente se assustava com a repentina descida do Judas à sua frente. Outros bonecos estavam sendo confeccionados para a malhação, naquele morro.

Sete numa rua - A Rua do Contorno, no Jabaquara - encosta do morro do mesmo nome - foi privilegiada nas comemorações de Aleluia, ontem. Nada menos que sete bonecos representando Judas foram malhados durante a tarde pela criançada das redondezas: dois deles, o Djalma e o Chico, com cigarros e garrafas de pinga nos bolsos. Coutinho era o apelido de um dos três que foram colocados na esquina com a Rua Teodoro Sampaio, enquanto outro foi pendurado num poste junto à Rua do Quilombo do Jabaquara, e o sétimo junto à Rua Maria dos Santos Dias. A malhação começou ao meio-dia, e meia hora depois só o Djalma estava inteiro.

Ironia na cidade - Enquanto nos morros sobressaíam os Judas tradicionais, folclóricos, nas ruas da Cidade imperavam os bonecos irônicos, cheios de cartazes com críticas aos problemas que preocupam os habitantes das redondezas. Assim, no Gonzaga, Waldemar - zelador do Edifício Vila Rica, situado na esquina da Avenida Washington Luiz com Rua Galeão Carvalhal - preparava-se para malhar seu Judas às 23h30. Era um boneco com cartazes relativos às enchentes que quase provocaram a decretação de calamidade pública no início do mês. Um Judas sofisticado: até dentadura tinha.

Já o Iscariotes preparado pelos habitantes da Boca do Lixo condizia com o ambiente. Pendurado no portão do Armazém Itaú incendiado, na esquina da Rua General Câmara com Av. Conselheiro Nébias, o boneco continha cartazes criticando os marginais e as prostitutas que ali fazem ponto. No momento em que a vida noturna se tornaria mais agitada, à meia-noite, o boneco seria malhado e queimado.

Restava ainda o Judas anti-Sabesp, na esquina das Ruas Carvalho de Mendonça com Luís de Camões. Colocado pelos moradores do prédio situado no número 1 da Carvalho de Mendonça, criticava a Sabesp por um bueiro aberto há quase um ano, do qual exala forte mau cheiro. Nos cartazes, a ironia: "Judas, ao atravessar a encruzilhada, passou por este bueiro, e morreu com o cheiro". E ainda: "Senhor Diretor da Sabesp, tende piedade dos moradores deste prédio - Agradecemos".

A festa seria realizada às 20 horas, tendo os moradores a certeza de que, daquela forma, a Sabesp providenciaria a resolução do velho problema. A intercessão de Judas Iscariotes, que foi celebrizado através dos séculos como o homem que traiu Cristo, serviu ontem pelo menos para o conserto do bueiro de esgotos.

Tradição de malhar o Judas continua viva, principalmente nos morros 
 Foto: jornal A Tribuna de Santos, 26/3/1978

Queima de Judas em Juiz de Fora, Brasil (1909)
Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.
Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

História

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.
Algumas cidades fazem da Malhação de Judas uma atração turística, como a cidade paulista de Itu. Famosa por seus objetos de tamanhos avantajados, os moradores da cidade aumentam o tamanho do boneco a cada ano, mas com um diferencial, no lugar de atearem fogo, é usando até mesmo dinamite, costuma-se chamar o Estouro de Judas.[1]

Queima do Velho

A queima do velho PMF - é uma tradição celebrada como rito de passagem. Celebrada na passagem do ano, o "velho", um boneco de palha, é levado pelas ruas enquanto as pessoas que assistem gritam em altos brados a “morte” do velho. Quando a torre toca as doze badaladas ata-se fogo ao velho. A queima do velho simboliza a morte do ano velho, o fim do ano.
Também celebrada na terça-feira gorda, esta tradição, "[d]e acordo com a voz popular, representa o fim do período das festas e folias e o inicio da época da Quaresma."

Tradição Portuguesa - A Queima do Judas - 14min.

Tradição Portuguesa - A Queima de Judas-19min
A Queima do Judas Pessegueiro - 17min
Traidor milenar
beija e trái  por por vil metal
- beba seu próprio veneno!
É hora de malhar
sapecar o rabo dele
- sai a praga do mundo!


O traidor surrado
queimado recebe  de volta 
o mal que espalhou!

Maldito trapaceiro
meliante mascarado
- vai beijar e rir agora?
O povo festeja
a morte do mais perverso
- fantasiado de gente
 E agora finalmente
 limpo o mundo do malígno
- todos  vivem em PAZ!
 VIVA!!!
PMF satanás já era!
  http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0116.htm
 Wikipédia, a enciclopédia livre.

sexta-feira, 29 de março de 2013

"AS TENTAÇÕES DE CRISTO" - composição: Fabiano Ratin 1:02:13


1º Ato - "AS TENTAÇÕES DE CRISTO

- composição: 

Fabiano Ratin 1:02:13

2o.Ato  A Crucificação  - 5min. Sua missão de sacrifício está concluída.
 Com um último esforço, ele mais uma vez pressiona
 o seu peso sobre os pés contra o cravo, 
estica as suas pernas, respira fundo e grita seu último clamor: 
"Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!"
 (Lucas 23:46)

Paixão de Cristo - Carapicuíba -5min.

Via Sacra -  O Manto - 4min.
"E foi também Nicodemos 
(aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), 
levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro." 
(João 19:39-40)

Morte sem Mistério - 7min.

1o. Ato- A Tentação de Cristo no Deserto  - 6min.

1o. Ato Tentação de Cristo - 7min.

4o.Ato - A RESSURREIÇÃO - 5:46 
"E os guardas, com medo dele, 
ficaram muito assombrados, e como mortos. 
Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: 
Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 
Ele não está aqui, porque já ressuscitou."
 QUERUBIM  ...um dia, no Reino Celestial, 
Deus criou um anjo e lhe deu o nome de:"Lúcifer" que significa:
"cheio de luz"...
"E houve batalha no céu; 
Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão e os seus anjos;
mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
Radeir .Reis
Sei não, mas acho que esta histórinha está mal contada, parece a do velho bicho-papão. Pra mim, cada um de nós nasce "capirotinho" rebelde, arrastando asa de ferro,igual cruz e só quando aprendemos a amar a gente, os outros e a natureza encontramos o caminho da casa celeste, lá onde não há disputa covarde,nem inveja, só bondade, luz e beleza. E quem vai perder-se nos caminhos infinitos da Luz? Essa estória do mau imperar é pra bobo preguiçoso que tem medo da verdade,medo até de crescer,viu?

 Histórico

Fabiano Ratin Alves 
 é Engenheiro Civil, formado pela Universidade 
estadual de Ponta Grossa-PR. 
Nasceu na cidade de Castro estado do Paraná/Brasil, em 03 de Agosto de 1978.  Começou seus estudos musicais em 1985 aos 7 anos, ao aprendizado do piano na Escola Santa Marcelina de Piraí do Sul-Paraná.
 Em 1991, ingressou na Escola Municipal de Música de Pirai do Sul,  tendo como Mestre o Maestro Hélio Milléo. Ingressou em 1996 na então hepta-campeã nacional brasileira “Orquestra de Metais e Percussão do Colégio Marista PIO XII”, de Ponta Grossa-Paraná, tendo como professor o Mestre Alceu de Quadros, nesse período também integrou a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa-Paraná sob a regência do renomado Maestro  Miroslau Krienski. 
Em 2003 ingressou no Coral do Movimento Cursilho (Igreja Nossa Senhora da Conceição de Ipiranga-PR) na função de pianista e arranjador. Possui inúmeros trabalhos de arranjos e transcrições realizados para diversas e renomadas corporações musicais do Brasil.
 Desde 2000 atua como professor, musico, arranjador e compositor no Instituto Cultural de Ipiranga-Paraná, integrando o corpo musical da referida Instituição sob a regência do Maestro Marcio Luz, Corporação Musical esta que representou o Brasil no Festival Internacional, realizado em Melipilla-Chile no ano de 2005. Em 2009 teve a honra de ser homenageado pela Banda  Sinfônica da Guarda Presidencial de Brasília-DF, no concerto de homenagem ao Patrono do Exercito brasileiro, onde a  mesma executou a composição “IMPÉRIO”  de sua autoria, sob a regência do renomado Maestro Marden Maluf.
 No mesmo ano recebeu a “Moção de Aplauso”, título conferido pela Câmara Municipal de Ipiranga-Paraná, em homenagem a seus trabalhos relevantes em relação a música. Em 2010 participou do Concurso Internacional de Composição  da Cidade de Udine-Itália, com o status de compositor convidado. 
Atualmente,
 dedica-se a Composição de temas bíblicos 
e temas de relevância histórica.

 Li-Sol-30

 Fontes:

Fabiano Ratin
Enviado em 24/04/2010- Licença padrão do YouTube