sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ÓRION - O CAÇADOR




Órion, o caçador.







Órion (Grego Ωρίων ou Ωαρίων, Latin Órion), o gigante caçador que Zeus colocou entre as estrelas  como a constelação de Órion.
A mitologia grega está cheia de detalhes e versões sobre uma mesma lenda. Dependendo da época,  da região e do autor, as lendas gregas podem variar muito, ser ambíguas ou contraditórias. Alguns autores contam que Pégaso, o magnífico cavalo alado, foi usado por Perseu para salvar Andrômeda, e Belerofonte teria conseguido as sandálias aladas de Hermes, e com elas, vencido a quimera
Já em outras edições podem-se encontrar os heróis com seus "transportes alados" trocados. 
A lenda de Órion é um outro exemplo com várias versões. Há duas versões sobre sua origem, mas inúmeras versões diferentes sobre sua vida e morte e, principalmente, sobre quem o teria matado e como. 
 Zeus, Hermes e Poseidon  teriam vindo à terra disfarçados de viajantes, para testar a bondade dos homens. Para nossa sorte, foram bater à porta de um velho solitário chamado Hyrieus, que mesmo sendo muito pobre acolheu os deuses e, sem saber de sua real natureza, tratou-os muito bem, como mandavam as tradições de hospitalidade.  Hyrieus matou um boi e assou para os deuses, dando-lhes até a comida que lhe faria falta. Comovidos com a bondade do velho, os deuses revelaram-se e lhe concederam um pedido.
Já viúvo, o velho queria muito ter um filho. Então  Zeus mandou que fizesse uma bolsa com a bexiga do touro, que os gregos chamavam de úrion. Dentro dela, deveria colocar os órgãos do animal e enterrá-la.
Hyrieus fez como Zeus havia lhe dito e da bolsa nasceu um menino. Obviamente, não era um menino normal. Órion cresceu e tornou-se um gigante. Era tão alto que poderia atravessar os mares, ainda com a cabeça fora da água, como descreve o poeta latino Virgílio, na Eneida.
"Como Órion, de espáduas fora d’água,
Rasga a pés de Nereu o imenso lago"
Órion tornou-se um exímio caçador, e com isso, chamou a atenção de Ártemis, deusa grega da caça, que se apaixonou pelo caçador. O irmão gêmeo de Ártemis, Apolo, não aprovava o namoro dos dois e enviou um escorpião gigante para matar Órion. 

O caçador e o escorpião travaram uma violenta batalha, até que Zeus resolveu intervir e colocou os dois no céu como constelações. Para evitar que continuassem lutando, foram postos em lados opostos. Assim, quando um deles está nascendo no Leste, o outro esconde-se no Oeste.

No céu, Órion é visto rodeado por animais. Ele parece estar em batalha com o Touro. 
Os dois estão frente a frente e parece que estão prestes a colidirem violentamente.  Aos pés de Órion está  a lebre, Lepus. Ao lado, os dois cães de caça que o acompanhavam: o Cão Maior e o Cão Menor. É na constelação do Cão Maior que está a estrela Sírius, a mais brilhante do céu. Sírius seria também, o nome do cão.

Órion teria se casado com Merope, uma das Plêiades, ou perseguido Pleyone, mãe destas, até Zeus intervir e colocá-las no céu.  As Plêiades são um pequeno grupo na constelação do Touro, representando seu dorso. Outro grupo presente no Touro são as Hyades, que formam sua cabeça.
Na Eneida, Virgílio fala das constelações que rodeiam Órion:
"Nem inda a noite as horas conduziam:
Da cama esperta Palinuro; explora,
Cata os ventos, fareja e escuta os ares;
Fita as constelações que resvalavam
535
No mudo espaço; as Híadas chuvosas,
Os gêminos Triões, o Arcturo observa,
E Orion de alfanje de ouro. O céu sereno
Acha; e ao claro sinal que fez da popa,
Tentando a via, os arraiais movemos"
 
De fato, as Plêiades e as Hyades são aglomerados abertos, grupos de estrelas irmãs que se formaram numa mesma região do espaço, a partir da mesma nebulosa.
As constelações, no entanto, são figuras imaginárias que formamos usando regiões escuras ou ainda, ligando estrelas que, aparentemente, estão próximas no céu, mas que de fato, estão em regiões distantes entre si. Todas as estrelas parecem estar à mesma distância de nós, mas isso deve-se ao fato de que todas estão muito distantes, mesmo as mais próximas. Cada astro que vemos (ou não) no céu está a  distâncias diferentes de nós.

Notas:
gigantes: O autor Junito Brandão escreveu entre outros, três volumes sobre mitologia grega. No volume sobre os heróis, Brandão fala sobre o conceito de "gigantismo" para os gregos. Eles consideravam Héracles (Hércules para os romanos)  um gigante. Para nós, hoje, Héracles seria um homem comum. Possivelmente, um jogador de basquete atual fosse chamado de gigante pelos gregos antigos.
A Eneida é a obra escrita pelo poeta latino Virgilio (70 AC-19 AC) sobre os vencidos na guerra de Tróia. Depois da guerra, os troianos juntaram o que sobrou de seu povo e partiram em busca de uma nova terra para viver até chegar onde hoje é a Itália. A saga dos troianos é uma "outra Odisséia" assim como a de Ulisses / Odisseu  narrada por Homero.




 PabloPicasso
 Li-Sol-30
 Fonte: Desconheço - Você sabe?
Agradeço a informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?