domingo, 19 de fevereiro de 2012

OS MISTÉRIOS DE ELÊUSIS



Elêusis,
 cidade  situada 
a alguns quilômetros de Athenas, na Grécia.
Ali se celebravam os maiores mistérios da civilização helênica,
 foram ali iniciados seus pensadores, 
seus sábios e seus escritores.

Os iniciados nos mistérios não eram sacerdotes comuns, o que explica a regra rigorosa do segredo absoluto. Comportavam muitos graus, pequenos e grandes mistérios (uma diferença marcante que foi preservada pelos primeiros maçons, como da aprendizagem ao mestrado).

Para serem aceitos na cerimônia dos pequenos mistérios, os postulantes deveriam ser apresentados à confraria, pelos iniciados. Os neófitos são reunidos num local fechado e interrogados por um  certo número de membros da confraria Eleusina ( Essa prática  foi provavelmente comum à totalidade dos segredos antigos; ela continua sendo observada na maçonaria contemporânea, através da sindicância).

Que exigiam do candidato? 
Primeiramente uma conduta moral irreprovável.

 Depois, um juramento em que promete nada revelar do que lhe ensinarem. Finalmente pedem-lhe para abandonar sua fortuna e seus bens materiais. (Essas três condições subsistem na maçonaria atual, o abandono dos bens sendo simbolizado pelo despojamento dos metais. O Neófito retira todos os objetos metálicos, para enfrentar as provas em estado de pureza).

As provas rituais ocupam um grande lugar nas cerimônias de Elêusis. Encontram-se as purificações pelos quatro elementos, o fogo, o ar, a água e a terra.

 O neófito  passava a noite sob  uma tenda para meditar sobre si mesmo a preparar-se para a iniciação ( os maçons fizeram dessa tenda a câmara de reflexões, no qual o postulante retorna ao seio da Mãe Terra de onde renascerá. 

Em Elêusis a purificação pelo ar era efetuada pela música, os sons liberando a alma de suas escórias ( os maçons procuram fazer o máximo ruído  entrechocando espadas). Quanto à prova da água, parece ter sido muito simples: entornava-se um pouco d'água sobre a cabeça do neófito, para lavá-lo definitivamente de suas imperfeições e fazer com que nascesse um novo homem (na maçonaria. . . ).

Sem dúvida alguma a maçonaria recolheu uma parte da mensagem de Elêusis.



Pablo Picasso
Li-sol-30
Fonte:

Colaboração: Irmão(maçom) Jaime Balbino de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?