quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VIVAS AO MAESTRO JORGE ANTUNES EM PORTUGAL!!!



Maestro Jorge Antunes em Portugal  

  O Maestro
Jorge Antunes 
viajará para Portugal no próximo dia 8.
 
Ele é convidado especial do Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, que acontecerá em Lisboa de 9 a 11 de fevereiro na UNL (Universidade Nova de Lisboa). Algumas de suas canções serão interpretadas por cantores líricos portugueses, nos concertos que se realizarão nas noites do Congresso.

       No dia 10 ele ministrará uma conferência intitulada 
“Qualquer texto em Português pode ser musicado?”.
Antunes demonstrará como podem ser encontradas técnicas especiais para que qualquer texto, mesmo não poético, possa servir como letra de música. Para tanto ele analisará sua obra “Seis Missivas BB”, para barítono e piano.

Nessa obra Jorge Antunes 
utiliza textos burocráticos de cartas oficiais.
A obra, composta em 1997, 
criou grande polêmica na época.

O Centro Cultural Banco do Brasil havia encomendado obras de câmara a 34 compositores brasileiros, para uma série de concertos. Antunes foi um dos compositores convidados.
Como durante anos o CCBB e o Banco do Brasil negaram apoio aos projetos do maestro, ele resolveu se vingar escrevendo seis canções utilizando, como letras das músicas, os textos das cartas que aquelas instituições lhe enviaram comunicando a não aprovação de suas propostas.
A história acabou como longa pendenga nos tribunais, porque o CCBB censurou a composição e se negou a pagar a encomenda.

       Após o Congresso, o maestro Antunes seguirá para as cidades de Évora, Aveiro e Guimarães, onde também dará concertos e ministrará conferências.

Picasso
Li

Fonte:
        sistrum@sistrum.com.br
 sistrum brasília
23:48 (10 horas atrás)


                       para mim e a todos amantes 
da Música Brasileira
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?