segunda-feira, 26 de março de 2012

SUDÃO ,COMO ENTENDER?



Opinion: Besieged in Sudan's Nuba Mountains - nytimes.com/video

 http://youtu.be/epSAfUjmjWA

O Sudão

 

O Sudão

O Sudão é o maior país da África, com cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, localizado na região nordeste do continente. A ONU estima atualmente uma população de cerca de 40 milhões de habitantes.

O que vemos no Sudão hoje deixa-nos sem fala e em lágrimas, conseqüência de vinte anos de guerra entre irmãos sudaneses com religiões opostas. 

O norte do país é muçulmano, enquanto o sul é cristão e animista. Nos anos cinqüenta, quando os ingleses deixaram de colonizar o país, uniram dois territórios absolutamente diferentes em uma única nação. Árabes habitantes do norte do país contra cristãos e animistas do sul. Assim a religião e o petróleo instigaram o início da guerra pelo governo, pois no sul estão localizadas as reservas petrolíferas.

Um genocídio se iniciou: pessoas assassinadas, mulheres estupradas, crianças escravizadas. O governo muçulmano do norte marchou impiedosamente contra a população do sul, procurando matar todos os não muçulmanos. 

O Sudão do Sul está severamente ferido. 75% das crianças estão órfãs, 25% da população está com AIDS. A pobreza e a fome estão em todos os lados. Pessoas mendigam água.
Em 2005, governantes dos territórios divididos assinaram um acordo de paz em Nairóbi sancionando a repartição do Sudão em duas áreas geopolíticas distintas, Norte e Sul, que terão cada uma governos e exércitos próprios, mas continuarão a fazer parte de uma mesma nação. 

Hoje,  a situação do país é esta:

1. Educação: Mais da metade das crianças não pode ir à escola por falta de vagas (são poucas as escolas e as classes tem em média 80 alunos); as poucas crianças que conseguem estudar, acabam tendo que sentar-se no chão debaixo de um telhado de zinco (chapa) e o calor aqui chega até os 49 graus. 

2. Saúde: Há hospitais e clínicas, mas com as mínimas condições de atendimento. Algumas organizações internacionais como Unicef, OMS, etc, ajudam em algumas campanhas contra a malária e a AIDS (25% da população tem HIV).

3. Infraestrura: Não há luz pública e a maioria das casas tem luz por meio de geradores a gasolina. Nã há sistema de  esgoto, água tratada e nem coleta de lixo. Não existem ruas asfaltadas, praças, lojas, shoppings, cinema, etc, etc... nada mesmo...

4. Alimentação: O comércio existente abre as 10:00 am e fecha bem cedo devido a falta de energia elétrica. Tudo é trazido do Quênia ou da Uganda, pois aqui não se produz absolutamente nada. Inúmeros tipos de alimentos não estão disponíveis e os que tem são extremamente caros. Os pequenos comércios estão espalhados e parecem muito com os barracos das favelas mais pobres da América Latina.

6. Economia: Apesar de todos os desenvolvimentos econômicos mais recentes derivados da produção petrolífera, a agricultura continua a ser o sector econômico mais importante do Sudão. Emprega 80% da força de trabalho e contribui com 39% para o PIB. Este aparente bem estar económico é quase irrelevante; a população vive abaixo da linha de pobreza muito por causa da guerra civil e do clima muito seco.

7. Religião: 75% da população são muçulmanos, 20% animistas e 5% são cristãos, contudo não se vê tantas mesquitas como em outros lugares e, neste momento, os grupos que vivem nesta região estão se respeitando.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?