quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BBC - THE BUDDHA'S LIFE (dublado em português)




BBC - A VIDA DE BUDDHA

Quinhentos anos antes de Cristo um jovem príncipe saiu numa jornada. Ele viajaria através da dor e sofrimento para alcançar a Iluminação ou Nirvana - estado desperto da mente em que cessam todos os karmas. Símbolo da paz, símbolo de compaixão, símbolo de não-violência. Ele foi o Buda. 

Ele cresceu em um palácio rodeado por luxúria. Na sua adolescência, seus direitos especiais lhe garantiram todo tipo de vícios. Mas ele desistiu de tudo isso para ganhar a sabedoria final. Ele viajaria pelos corredores escuros de sua mente para chegar cara a cara com seus demônios internos. 

Ele fundou a primeira(*) religião do mundo, seguida hoje por mais de 400 milhões de pessoas, uma religião onde a meditação é usada para alcançar um estado de completa paz e felicidade.

* - Buda não criou a primeira religião do mundo 
- Buda apenas realizou o que Rama e Khrisna-Krsna-Crisna
pregaram na aurora desta geração.

"A grandeza de Sáquia Muni está em sua caridade sublime,em sua reforma moral e na revolução social que ele suscitou pela oposição às castas ossificadas.


O Buda deu uma sacudidela no bramanismo envelhecido, uma sacudidela semelhante à que o protestantismo deu no catolicismo, há quase 500 anos. Forçou-o a preparar-se para a luta e a regenerar-se. Mas sáquia Muni nada acrescentou à doutrina esotérica dos brâmenes. Apenas divulgou algumas de suas partes. No fundo, sua psicologia é a mesma, embora seguindo um caminho diferente - à sua maneira. -(vide meu artigo sobre a "Legenda de Buda", Revue des Deux-Mondes, 1-7-1885).
      O Buda não se inclui neste livro por causa do plano especial desta obra. Reconhecemos o seu lugar na série dos grandes iniciados. Escolhemos reformadores ou filosofos para mostrar a doutrina dos mistérios, sob um novo aspecto,em outra fase da sua evolução. Sob este ponto de vista, haveria repetição por um lado com Pitágoras, através de quem desenvolvi a doutrina da reencarnação e da evolução das almas. Por outro lado com Jesus Cristo, que proclamou para o ocidente como para o Oriente a fraternidade e a caridade universais.


Quanto ao livro, aliás muito interessante, e digno de leitura, Esoteric Budhism,, de M. Sinnet cuja origem algumas pessoas atribuem a pretensos adeptos vivendo atualmente no Tibete, não posso ver nele, até nova ordem, mais do que uma compilação muito hábil de bramanismo e de budismo com algumas idéias da Cábala, de Paracelso, e alguns dados da ciência moderna."

 Citação de Édouard Schuré,  ao pé da página 110 do Livro - "LES GRANDES INITIÉS"- 1889 "Os Grandes Iniciados" - Primeira edição: 1889 - Publicado em Português pela LIVRARIA EDITORA CÁTEDRA LTDA -Rio de Janeiro -1980
 Tradução e Notas de RAUL S.VAVIER - Capa: LUIZ FALCÃO 

 http://www.entreirmaos.net/wp-content/uploads/2011/10/
Os-Grandes-Iniciados-Edouard-Schure.pdf
 Li-Sol-30
 Fontes:BBC

Enviado por em 11/07/2011
 Licença padrão do YouTube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?