sábado, 13 de abril de 2013

AKHENATON O FARAÓ - Egito - Mistérios


 
Tutancâmon - o Faraó  - Documentário - Egito - Mistério- 47'
Tutancâmon ou Tutancámon, também conhecido pela grafia Tutankhamon,
 foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. 
Era filho e genro de Akhenaton e filho de Kiya,
 uma esposa secundária de seu pai. Wikipédia
Altura: 1,80 m

Tutankamon
 
tutankamon - múmia  
Múmia de Tutankamon e máscara mortuária de ouro
 
tutankamon - máscara
Introdução 

Tutankamon, também conhecido como o “Faraó Menino”, nasceu em 1346 a.C e morreu, aos 19 anos de idade, em 1327 a.C. Foi faraó do Egito Antigo entre os anos de 1336 e 1327 a.C. Era filho do faraó Akhenaton.  

Vida e morte 
Ainda existem muitas dúvidas sobre a vida de Tutankamon. Foi o último faraó da 18ª dinastia. Durante seu curto período de governo, levou a capital do Egito para Memphis e retomou o politeísmo, que havia sido abandonado pelo pai Akhenaton.  
Sabe-se que morreu de forma traumática ainda na adolescência. Alguns pesquisadores acreditam que ele tenha sido vítima de uma conspiração na corte e, possivelmente, tenha sido assassinado com um golpe na cabeça. Esta hipótese é sustentava, pois o crânio da múmia do faraó apresenta uma perfuração.
Porém, estudos mais recentes e avançados (inclusive de DNA) efetuados na múmia do faraó menino revelaram que a causa mais provável de sua morte tenha sido a malária. Estes estudos mostraram também que Tutankamon era portador de uma doença conhecida como Köhler-Freiberg, que provoca inflamação em cartilagens e ossos dos pés. Um dos pés da múmia do faráo apresenta necrose, provavelmente causada pela má circulação sanguínea provocada pela doença. Logo, essa conjugação de doenças pode ter levado o faraó a morte.

Tesouros de Tutankamon 
A importância atribuída para este faraó está relacionada ao fato de sua tumba, situada no Vale dos Reis, ter sido encontrada intacta. Nela, o arqueólogo inglês Howard Carter encontrou, em 1922, uma grande quantidade de tesouros. O corpo mumificado de Tutankamon também estava na tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de ouro. O caixão onde estava a múmia do faraó também é de ouro maciço. 

Na tumba de Tutankamon foram encontradas mais de cinco mil peças (tesouros). Entre os objetos estavam jóias, objetos pessoais, ornamentos, vasos, esculturas, armas, etc.

A maldição de Tutankamon
Durante a escavação da tumba de Tutankamon, alguns trabalhadores da equipe morreram de forma inesperada. Criou-se então a lenda da Maldição do Faraó. Na parede da pirâmide foi encontrada uma inscrição que dizia que morreria aquele que perturbasse o sono eterno do faraó. Porém, verificou-se depois que algumas pessoas haviam morrido após ter respirado fungos mortais que estavam concentrados dentro da pirâmide. 




 Akhenaton 
Palestra: Hélio Couto - 156'

Akhenaton o Faraó Rebelde - 14'

 Museu Egípcio - 3'
Música das Esferas - 8'
 

Akhenaton é um faraó adorado
 dentro da religião New Age, ele é tido 
dentro da ordem Rosa Cruz como o "fundador" dessa ordem.  

Em outras sociedades pseudo-ocultistas, ele é adorado como o fundador da primeira religião monoteísta do mundo [isto é, adora apenas um deus] e a idéia que temos ao ler os escritos deles, os livros e monografias, é de que Akhenaton foi um ser iluminado, divino, maravilhoso, um visionário além do seu tempo, que merece toda a nossa admiração e devoção.


 Alguns ousam até mesmo a especular que ele seria uma encarnação anterior de Jesus, que depois do fracasso dele no Egito, ele resolveu retornar como o humilde pastor da palestina, quando então teve sucesso... Mas ao analisar os dados puramente arqueológicos e históricos, sem contar com nenhuma fonte mística e folclórica, o quadro que notamos é bem diferente. O Faraó Akhenaton, tão adorado e reverenciado atualmente, na verdade foi o pior faraó de todos os tempos do Egito. 


Por causa dele, o Egito quase foi varrido da face da Terra, isto por que cego por sua devoção ao Deus Aton [mais sobre por que disso abaixo] ele esqueceu as suas obrigações básicas de governante, desviou recursos preciosos para construir uma nova e dispendiosa capital a pedido de Aton, e começou uma guerra civil sem precedentes para estabelecer o culto ao deus Aton como o único, num país que já tinha uma tradição de milhares de anos de culto a vários deuses. Mas o mais grave de tudo isso, foi o seu total desprezo pelo restante da população egípcia que resistiu um pouco a suas radicais mudanças, o povo foi abandonado a fome, a violência e sem proteção do exercito. 


 As fronteiras egípcias, tão cuidadosamente expandidas e conservadas por dezenas de faraós antes dele, foram negligenciadas por Akhenaton que só tinha olhos e ouvidos para o seu Deus novo, que lhe apareceu no formato de 'disco dourado', e a partir dali passou a li ditar ordens. Por causa disso o Egito perdeu boa parte de suas terras para povos estrangeiros que se aproveitaram da loucura do faraó, e se não fosse pelo golpe de estado que se seguiu, o Egito poderia ter sido varrido da face da Terra, pois os Hititas, inimigos mortais do Egito, estavam rumando para tomar de vez a nação, e destruir todas as cidades egípcias, e monumentos em nome de seus deuses.


 O povo hitita parece ter surgido apenas para destruir o Egito, mas graças a ação dos generais egípcios Akhenaton foi morto, os seguidores leais também, sua cidade foi demolida, e o exercito correu para parar os ataques do Hititas e outros inimigos. As guerras para retomar as terras perdidas perdurou por mais de 100 anos, até que finalmente Ramsés II conseguiu destruir de vez os hititas e as fronteiras egípcias foram restabelecidas como eram antes de Akhenaton.
 Espírito Santo -Radeir -ost 60x60cm- 2006
 Akhenaton -Sitar Musical 
Sitar Raag Melody Akhenaton - Dhaivat Raj - 4'
 
 Esfinge -Mistérios Fantásticos - 15'


 Esfinge - A Capsula do Tempo Athante - 3'
 Cairo Subterrâneo do Antigo Egito - 1de3 - 15'
Pirâmides do Egito (Revelação) 2de8 - 14'
O Livro Egípcio dos Mortos -90' (completo) 1:29:46
Veja como foi achado o único exemplar intacto
 e totalmente preservado desta obra, e que foi salva
 graças às habilidades de um contrabandista de antiguidades.
 Porque para todo egípcio era importante ser enterrado com um exemplar deste livro. Segundo pesquisadores, foi do Livro Egípcio dos Mortos que o suposto Moisés (se existiu),
 copiou os 10 mandamentos.
 Escritos de um Louco -Akhenaton o Faraó- Ensaio No.1 -2'
 A Vida Privada dos Poderosos Faraós - 46'
O Livro Tibetano dos Mortos - 45'
Fontes:
SeteAntigos  

Publicado em 05/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?