terça-feira, 28 de maio de 2013

A ESCALA MUSICAL E O ESQUEMA DE EVOLUÇÃO


 Música nas Esferas (Arte e Matemática) - 24m

 
Música na Arte e Matemática - 26m
 

A ESCALA MUSICAL
E O
ESQUEMA DE EVOLUÇÃO

Capítulo 1
ASSIM COMO ERA NO PRINCÍPIO

Todo o sistema solar é um vasto instrumento musical, denominado na Mitologia Grega como "a lira de sete cordas de Apolo". Os signos do zodíaco podem ser considerados a caixa de ressonância da Harpa Cósmica, sendo os sete planetas suas cordas, que emitem sons diferentes à medida que passam pelos vários signos, influenciando a humanidade de diversas maneiras. Se a harmonia falhasse por um único momento, se houvesse a mínima dissonância na orquestra celestial, todo o universo poderia desintegrar-se.

Max Heindel
O método usado pelas Hierarquias Criadoras para ajudar o homem a desenvolver suas potencialidades, foi planejado de acordo com os veículos que necessitava para contatar as várias regiões,onde o trabalho ligado ao seu desenvolvimento devia ser realizado. Os veículos necessários eram um corpo denso, um corpo vital, um corpo de desejos e uma mente; e o método usado pelos grandes Seres para construir estes quatro veículos estava e está relacionado com os diferentes Períodos Terrestres, e cada um foi e continua sendo permeado por uma particular nota-chave.
 
A arquitetura, que se relaciona com a construção das formas, foi a primeira lição dada à humanidade. O homem iniciou essa tarefa no Período de Saturno, quando começou a reunir o material necessário para construir um corpo denso. Nesse período, sua consciência encontrava-se no mais profundo estado de transe e ele trabalhava automaticamente sob a direção dos Senhores da Chama, a onda de vida de Leo, cuja nota-chave é Lá# maior. A arquitetura está, portanto, correlacionada com o Período de Saturno da existência terrestre, e o corpo denso, que começou a se desenvolver no início daquele período, foi impregnado desse tom particular. Toda construção arquitetônica, da mais diminuta célula até Deus, está baseada na Lei Cósmica e é executada consoante certos modelos prescritos, e qualquer desvio do plano geral pode causar anomalias e incongruências. Tais anomalias produzem o mesmo efeito que tocar uma nota falsa em um acorde musical.

A escultura, que determina o contorno das formas, foi a segunda tarefa evolucionária dada à humanidade. Este trabalho teve seu início no Período Solar da existência do mundo, quando a formação do corpo vital se tornou necessária para dar forma ao corpo denso. A consciência do homem estava,
então, em um estado de sono profundo e ele desempenhava seu trabalho automaticamente sob a direção das seguintes ondas de vida: os Senhores da Chama (Leo), os Senhores da Sabedoria (Virgo), e os Querubins (Câncer).
 A escultura está correlacionada ao Período Solar e ao corpo vital. Esse veículo
sempre determina a direção em que uma certa força é usada e, portanto, ela procura dar o contorno correto para todas as formas. A nota-chave de Leo é Lá# maior, a de Virgo é Dó natural, e a nota-chave de Câncer é Sol# maior.
A pintura foi a terceira arte que o homem começou a desenvolver. Seu impulso deve-se à tentativa de reproduzir os quadros vistos no Período Lunar da existência da Terra, dos quais o homem se lembrava vagamente através da sua visão de consciência pictórica. O trabalho do Período Lunar era feito
automaticamente sob a direção das seguintes ondas de vida: os Senhores da Sabedoria (Virgo), os Senhores da Individualidade (Libra), e os Serafins (Gemini). A nota-chave de Virgo é DÓ natural, a de Libra é Ré maior, e a de Gemini é Fá-#_ maior.
 A pintura está correlacionada ao Período Lunar e ao corpo de desejos, e ambos começaram seu desenvolvimento naquela época.Pitágoras, um mestre ocultista, afirmou que o mundo surgiu do caos pelo som ou harmonia. Foi
construído de acordo com os princípios da escala musical, e os sete planetas, que regem o destino dos mortais, têm um movimento e intervalos harmoniosos que correspondem aos intervalos musicais,tornando os vários sons tão perfeitamente harmonizados que conseguem produzir a mais doce melodia.Essa melodia é de tal grandeza sonora que se torna inaudível para o homem, pois a audição humana é incapaz de percebê-la. 


Pitágoras representou a distância da Terra à Lua por um tom inteiro; da Lua a
Mercúrio um semitom; de Mercúrio a Vênus um semitom; de Vênus ao Sol um tom inteiro e um semitom; do Sol a Marte um tom inteiro; de Marte a Júpiter um semitom; de Júpiter a Saturno um semitom; de Saturno ao zodíaco um tom inteiro e um semitom. Isso forma um intervalo de sete tons, base
da harmonia universal.
... Perfazendo 12 notas, 7 das quais são brancas e 5 escuras. Sete Irmãos
da Ordem da Rosacruz saem pelo mundo e trabalham entre a humanidade. Cinco não são vistos no  mundo.

Antes dos seres humanos perderem contato com a Região Espiritual do Pensamento Concreto, eles sabiam que essa era uma região de sons musicais e que esses sons permearam e construíram todos os arquétipos de todas as coisas existentes nos mundos inferiores, incluindo eles próprios, portanto, tinham esses sons dentro de si mesmos. Sabiam que eram instrumentos musicais vivos, cujos sons eram ouvidos por eles próprios através de um tipo de percepção sensorial interna. A super consciência do homem sabe
tudo isto, como também conhece o poder tremendo contido nesses sons musicais. Tendo perdido o poder de controle desta força interior e também de contatá-la verdadeiramente dentro de si, o homem tem procurado, por me
io de instrumentos musicais, reproduzir externamente os sons vagamente percebido sem sua memória meio submersa.
 No lugar do homem-
um instrumento musical internamente consciente 
- temos agora instrumentos musicais criados pelo homem,
 os quais expressam alguma fase de sua natureza interna.
Os instrumentos de sopro estão correlacionados à melodia-vontade, intelecto, cabeça,pensamento e o ar ou entonação que emitem é facilmente memorizada. Os instrumentos de corda estão correlacionados à harmonia-emoções, imaginação, coração e despertam sentimentos de felicidade,alegria, prazer, dor, tristeza, saudade e arrependimento. Os instrumentos de percussão estão correlacionados ao ritmo-movimento, músculos, ação dos membros superiores e inferiores e despertam em seus ouvintes o desejo de ação, tais como marchar, dançar, bater palmas, bater os pés em tempo rítmico.

O próprio homem é realmente um tríplice instrumento musical, mas, em seu estado atual de consciência, ele perdeu temporariamente contato com o 
conhecimento de seus poderes internos. Ele irá,no futuro, restabelecer esse contato, primeiro pelo sentido, depois por uma percepção interna, ouvindo
realmente a nota-chave de seu próprio corpo denso soando atrás, na parte inferior de sua cabeça. Este som o ligará à lira de sete cordas localizada no cérebro. Então, quando ele for capaz de criar pelo poder musical da palavra falada, seu próprio desenvolvimento será apenas uma questão de tempo. 
Além do mais, será capaz de contatar os tons musicais usados na construção dos seus corpos vital e de desejos e,através de uma objetiva e desperta consciência de seus trabalhos, tornar-se-á tão consciente destes veículos e de como eles funcionam, como agora o é de seu corpo denso.

É o Espírito que vê, ouve, cheira, saboreia e sente, e não os próprios órgãos dos sentidos. Na verdade, eles são totalmente inúteis para tais propósitos quando o Espírito é dotado de todas estas faculdades, e também quando está funcionando nos planos invisíveis durante o tempo em que o corpo está
dormindo, ou ainda quando, como um Iniciado, deixa o corpo conscientemente e funciona nas regiões mais elevadas.

Quando a consciência de vigília diária contatar conscientemente os sentidos do Espírito, o homem estará preparado para iniciar o trabalho referente à Iniciação, pois os sentidos de seu Espírito vão revelar-lhe, passo a passo, conscientemente, tudo o que se passou desde o começo de seu trabalho de desenvolvimento no Período de Saturno. Isto será realizado através do poder da palavra falada sommusical. Então, o homem aprenderá, conscientemente, através da visão, como os grandes Anjos Estelares,dirigidos e ajudados pelo Deus do sistema solar, criaram tudo o que existe. Verá como, pelo poder do som musical, as várias ondas de vida foram criadas e trazidas até seu atual estado de evolução. Ele não deve parar aqui, pois, por seus próprios esforços, poderá progredir e aprender sobre o desenvolvimento futuro e sobre futuras revoluções e períodos.

Todo o sistema solar
 é um vasto instrumento musical, 
que é Deus.

 No Período de Saturno, os tons emitidos por Ele e Seus auxiliares são representados pelos tons produzidos pela oitava mais baixa da escala musical. Foram estes tons, começando com o mais baixo, que construíram sucessivamente os sete globos nos quais toda a vida existia, iniciando assim seu lento desenvolvimento. As teclas brancas de todas as oitavas musicais produzem os tons construtores, positivos; e as teclas pretas produzem os tons assimilativos, negativos. Ambos os tons são necessários para produzir resultados (vontade, amor,atividade-pai, mãe, filho; assim como é em cima, assim é embaixo).

As ondas de vida que trabalharam conosco durante o período de Saturno foram Áries, Taurus e Leo. A nota-chave de Áries é Réb maior. A nota-chave de Taurus é MV maior e a nota-chave de Leo é Lá# maior. Note que as teclas pretas no piano são assimilativas, e foi durante a primeira revolução deste
Período de Saturno que os Leoninos, Senhores da Chama, conseguiram implantar na estrutura evoluinte do homem, o germe do corpo denso. Nesta época, o homem era Espírito diferenciado puro, colocado na Região do Espírito Divino, que é a região da vontade pura.

São os sentidos internos do homem tomados coletivamente que, no tempo devido, o capacitarão a manifestar-se em qualquer plano, sem ajuda de órgãos especializados que tenham relação com esse plano, e o farão compreender a consciência de vigília. Quando este estado de desenvolvimento for alcançado, homem poderá ver, ouvir, cheirar, degustar e sentir o tato com todo o seu corpo denso. Mais tarde, ele será capaz de exercitar os mesmos sentidos pela mesma maneira (controle pela vontade) em relação ao seu corpo vital, depois em relação ao seu corpo de desejos e, ainda mais tarde, em relação ao seu corpo mental. Todo este desenvolvimento se manifestará através do poder da palavra falada de Deus, o Criador do nosso sistema solar.

O primeiro sentido interno ou espiritual
 a ser contatado pela consciência de vigília do homem será a audição (som)
 em seguida o tato, depois o paladar, o olfato, e finalmente a visão.


O método usado para fazer este contato com os sentidos internos ou espirituais, é a concentração. Concentração é uma manifestação unidirecional, realizada pelo Espírito através do poder de sua vontade, pelo qual o Espírito é  capaz de excluir todas as condições físicas da consciência de vigília e de fazer esta consciência ciente de seus (do Espírito) poderes espirituais internos enquanto o Espírito ainda está dentro de seus quádruplo veículos interpenetrados - os corpos denso, vital, de desejos e mental.


FRATERNIDADE ROSACRUZ
           Sede Central do Brasil
 Sejam felizes todos seres Vivam em paz todos os seres
Sejam  abençoados  todos os seres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?