Pierre Teilhard de Chardin
E o Progresso da Noosfera no futuro?
Assim, sob que forma, seguindo quais linhas, poderíamos conceber o progresso dos efeitos "noosféricos" no futuro ?
Eis a visão otimista de Teilhard, há mais de cinquenta anos (A Sobrevida, PH IV pp. 279-280, p. 287) :
(p.279) "Sob que forma e seguindo quais linhas, --- na única hipótese aceitável de um sucesso, --- podemos imaginar que... irá se desenvolver o Progresso ?
Antes de tudo, sob uma forma coletiva e espiritual - Desde a aparição do Homem, pudemos observar um certo retardamento de transformações passivas e somáticas do organismo, em benefício de metamorfoses conscientes e ativas do indivíduo quando em sociedade. O artificial alternando com o natural. A transmissão oral ou escrita sobrepondo-se às formas genéticas (ou cromossômicas) da hereditariedade..."
(p.280) "Pode ser que, em sua capacidade e em sua penetração individuais, nosso cérebro tenha atingido seus limites orgânicos. Mas o movimento não cessa por causa disso. Do Ocidente ao Oriente, a Evolução está ocupada, daquí por diante, em toda parte, em um campo mais rico e mais complexo, construindo, com todos os espíritos reunidos, --- o Espírito --- acima das nações e das raças, como um todo inevitável e já se formando, da Humanidade."
(p.287) "A Humanidade possui, diante de si, possibilidades imensas... Depois do Passo da Reflexão, graças às surprendentes propriedades do 'artificial' que, separando o instrumento do órgão, permite ao mesmo indivíduo intensificar e variar indefinidamente as modalidades de sua ação, sem perder nada de sua liberdade, - graças, ao mesmo tempo, ao poder prodigioso do Pensamento de aproximar e de combinar, em um mesmo esforço consciente, todas as partículas humanas, nós entramos em um campo absolutamente novo de Evolução. ...
Nós ainda não temos idéia
da grandeza possível dos efeitos "noosféricos."
A ressonância das vibrações humanas de milhões !
... O produto coletivo e aditivo
de um milhão de anos de Pensamento !"
Como testemunham estas palavras de Jean-Pierre Luminet, astrofísico, diretor de pesquisas no CNRS , esse "produto coletivo e aditivo" da Consciência planetária é bem evidente com a Internet neste fim de segundo milênio ; o que dá realidade ao Progresso atual dos efeitos "noosféricos" :
"Com a Internet, essa consciência planetária, tão decantada por precursores como Teilhard de Chardin, torna-se palpável. No cybermundo, a noção de estrangeiro não existe."
E O PROGRESSO NOOSFÉRICO NO PRÓXIMO MILÊNIO ?
CABERÁ A NÓS !
CABERÁ A NÓS !
Fonte:
Maria Luiza Glycerio
colaboração de Janice B. Paulsen.
http://www.dailymotion.com/video/x6c9ll_pierre-teilhard-de-chardin/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que tal comentar agora?