Autora: AUSONIA T.B. KLEIN
Após Mircea Eliade, Many P.Hall, Jean Letschert, James Paweel , Heinrich Zimmer, Oswald Wirth, entre tantos, se torna praticamente impossível falar sobre símbolos sem lhes fazer referências.
Para Mircea Eliade - "as imagens, os símbolos, os mitos, não são criações irresponsáveis da psique, elas respondem a uma necessidade e preenchem uma função: revelar as mais secretas modalidades do ser."
Visualizando, mentalizando, canalizando ou sentindo uma imagem que tenha uma qualidade própria, o ser humano é automaticamente induzido a gerar um tipo específico de energia, que o levará a entrar em ressonância com o Cosmos, atingindo assim o seu propósito.
Os símbolos, como libertadores de nossa consciência, produzem em nós uma maior concentração mental, orientando nossas energias, para alcançarmos o objetivo a que nos propomos. A partir de nossas energias mais íntimas, produzirão efeitos amplificados destas energias, que serão orientadas para alcançarmos os objetivos a que se destinam. Assim, o homem vai se descobrindo e evoluindo.
Os símbolos nos induzem à uma capacidade maior capacidade de percepcões, de transformacões.
Fazendo parte de nossa realidade, de nossa vida interior, de nossa vida mística, e religiosa, os símbolos nos fornecem inúmeras referências, quer no campo do conhecimento, quer no campo religioso. Eles Os símbolos nos conduzem à novas dimensões, a universos distantes, a passados remotos, a um futuro e ao silêncio onde a " Palavra ainda não se transformou em palavras."
A Natureza, com suas formas específicas, nos fornece informações, para os que têm ouvidos para ouvir e, olhos para ver. As plantas, por exemplo, que por suas formas semelhantes aos orgãos e vísceras do corpo humano, são utilizadas especificamente para a cura daqueles orgãos e vísceras.
Os inúmeros simbolismos, linguísticos, musicais, gráficos, religiosos, oníricos, geométricos, matemáticos, mitológicos, entre todos os existentes no Universo, disfarçam as verdades iniciáticas e formam, quando interligados, um único símbolo, o Uno.
As impressões mentais são poderosas e, a mentalização opera milagres conscientes e inconscientes, que irão gerar causas e efeitos correspondentes.
As energias bem trabalhadas pelo homem, são símbolos de vida, do pensamento, da sabedoria e o poder ativo dos símbolos, ao projetarem suas energias no Cosmos, nos devolvem o saber infinito. Como nos ensina Tomas de Kempis -" Bem aventurado aquele que ensina a sabedoria, não por simbolos e palavras perecíveis, senão por seu inerente poder, não pelo que parece ser, mas pelo que é".
Os símbolos são universais e difundidos bem semelhantes em todo o mundo. As transmissões de segredos ocultos, sempre foram e serão feitas através de símbolos.
Como nos diz Marc Saunier- " Símbolos são a cristalização de um passado distante."-
Os símbolos contém em si, mágicos suportes de emanações de energia, que nos revelam em uma linguagem velada, sem fronteiras, os segredos da matéria e do espírito,do físico e do metafísico.
Para Salustinano, o mundo é um objeto simbólico.
Para Yung os arquétipos são,"máquinas psicológicas que transformam oo simbolo em energia."
Juan a Lot - "toda interpretação físico-lógica é o termo médio entre a verdade objetiva do símbolo e a experiência situacional de quem vive esse símbolo."
Mircea Eliade - "os símbolos nos revelam certos aspectos da realidade - as mais profundas - que desafiam quaisquer outros meios de conhecimento."
Os segredos ocultos nos pelos símbolos, nos levam a uma viagem por infinitos caminhos. Simbolismo, um dos princípios de Hermes.
O VERMELHO -
Simboliza o fogo criador, o sangue interior, a chama da vida, as Salamandras, o deus Vulcano, o Espírito Santo, representa o Grau de Aprendiz das Ordens Místicas, simboliza o Evangelista Marcos, o planeta Marte, representa Melquisedck o Supremo Sacerdote do nosso universo, simboliza também O homem vermelho , o primeiro Adam Kadmon materializado, (para algumas correntes esotéricas seria o primeiro homem materializado no planeta terra e que teria a cor vermelha.) Simboliza o sangue- o calor- o manto vermelho dos reis - a face de Shiva-
Em alquimia seria a representação do fogo filosofal, do enxofre, do pássaro Fênix que renasce das cinzas.O vermelho do fogo é representado simbolicamente também pela estação verão, pelo dom da coragem-pelas salamandras-alquimicamente o fogo simboliza o agente da transformação, da transmutação, representa o Lucífero, simbolicamente é associado aos Templários…
Many P Hall, nos ensina que o poder vermelho é derivado da luz branca do sol, por meio do corpo de Samael, espírito de Marte..//
Todos os órgãos do corpo humano tem uma simbologia própria, vejamos algumas:
- O baço teria como representação os raios solares;
- A base da espinha seria o Senhor da Forma;
- O fígado, a vida - a boca, teria como representação o Espírito Santo;
- Os dois hemisférios do cérebro, representados por Caim e Abel;
- O crânio simbolizado pelo templo de Deus;
- A glândula pituitária simbolicamente representada pela Virgem Maria, pelo Graal , pela boca do dragão, e pelo o terceiro olho…
Os sentidos também possuem seu simbolismo próprio:
O Olfato (cheiro) simbolizado pela terra, o gosto (sabor) pela água, a visão (forma) pelo fogo, o tato representado pelo ar, o ouvido (espírito) pela quinta essência….
"O nosso corpo sutil é essencialmente constituído por símbolos, sua substância não é outra, que um tecido dinâmico de massas imperceptíveis - os símbolos".-Jean Letshert.
Para Paracelso os símbolos e os nomes dos signos influenciam sobre o corpo humano da seguinte forma:
Áries - a cabeça
Touro o pescoço,
Gêmeos os braços e ombros,
Câncer o estômago,
Leão o coração,
Virgem o ventre,
Libra os rins,
Escorpião os órgãos sexuais,
Sagitário os músculos,
Capricórnio os joelhos,
Aquário as pernas e
Peixes os pés.
Coração - Algumas representações são:
- A estrela Antares estrela conhecida como o coração do Escorpião.
- O chacra cardíaco.
- Encontramos inúmeras representações do coração como uma noz moscada
-O centro do coração, muitas vezes é simbolicamente representado por um nó, por um vaso, pelo Santo Graal, simboliza a sede da inteligência, teria também correspondências com a taça, o cofre, a caverna, simboliza o sol, o amor, a felicidade, representado pela flor de liz, simbolicamente também,o templo divino…….
Temos um belo trecho de um poema Sufi de hafiz:
"Oh Sufi vem ! Porque o espelho do vinho está muito claro. Venha então contemplar a pureza do rubro coração."
O fogo filosofal dos alquimistas - que é mantido pelo enxofre vermelho dos sábios cuja imagem é o pássaro Fênix que renasce das cinzas com seus infinitos e maravilhosos simbolismos.
O fogo corresponde simbologicamente ao evangelista Marcos, a estação verão, ao dom da coragem e as salamandras - alquimicamente é o agente da transformção, da transmutação..
O osso sacro- simbolicamente representado por Ganesha, pois suas formas são idênticas. Ganesha representa o muladhara que é o chacra básico da coluna vertebral, correspondente ao elemento terra. Ganesha, também é simbolicamente a representação do cromossoma, que permite a continuidade da vida, representa o código genético da humanidade.
O rato é o seu veículo simbólico da economia e parcimônia.
A testa de Ganesha também, morfologicamente representa o cromossoma…
O simbolismo da fisionomia do homem na astrologia divina grega.
O nariz representado pela lua e escorpião, a boca por mercúrio, a fronte por câncer e por marte, a face direita por virgem, a face esquerda por aquário, o olho direito por sagitário ou pelo Sol, o olho esquerdo por Vênus ou gêmeos , o queixo por capricórnio, a sombrancelha esquerda por peixes, e a direita por touro, a orelha esquerda por áries e por saturno, a orelha direita por Júpiter e por leão.
A inspiração pode ser representada pelo símbolo e a expiração por .
O cérebro, os chacras a aura humana e os joelhos, são simbolizados por processos giratórios e por esferas de energia.
Os joelhos também têm como símbolo os labirintos, que são corpos de onda denominados prana sahrira..
As roupas de Budha, em algumas imagens gregas, como em Jadhava, são feitas de ondas, lembrando a "a nulidade do corpo se confrontando com as ondas celestiais "
Nos joelhos de Cristo glorificado, de Veselary, encontram-se vibrações onduladas, que se enrolam para formar pequenas corôas energéticas. A corôa dos joelhos, simbolicamente é representada pelo planeta Saturno, senhor do signo de capricórnio.
O joelho sempre foi ligado à terra, à criança e seu nascimento, os pés significando o não realizado e os joelhos ao já realizado, pelo homem.
Dizem os mestres que a força do céu ancora-se na terra pelos joelhos…
O labirinto- sendo o corpo humano um grande labirinto que contém o universo, o micro e o macrocosmos, e sendo a causa primordial da grande obra, o labirinto em toda a história da humanidade é associado à memória ancestral em sua forma espiral. O labirinto representa também os caminhos tortuosos de nossos mecanismos psicológicos de defesa onde o centro do labirinto seria o nosso Eu.
O labirinto é considerado o paralelo da vida humana, onde o homem tem que escolher em cada momento de sua vida o seu caminho. Encontrando-o, ele encontra a sua porta de saída, a sua verdade interior.
Também simboliza , a peregrinação-o nó de Salomão - e o inconsciente.
As ostras, mariscos, caracóis e pérolas são símbolos sexuais, embriológicos, de fecundidade, e símbolos de iniciações. A semelhança das ostras, e os mariscos com os órgãos genitais femininos, nos levam à China,onde a poesia simbólica de Lu Shi Ch’ Un Ts’ Iu nos diz: "Quando a lua escurece ( termina o seu ciclo ), as ostras estão vazias, e todas as coisas yin começam a faltar." ( a lua simboliza a razão de tudo que é Yin ).
As pérolas possuem virtudes sagradas, valores religiosos, cosmológicos, representam também a realidade absoluta-o Cristo-Rei, simbolizam também o amor e o casamento…
Os triângulos entrelaçados simbolicamente representam- a união do espírito e da matéria,simbolizam a base de todos os yantras iniciáticos - sua forma representa o mantra sagrado Aum - simboliza o homem- a Estrela Resplandescente-a Fusão das virtudes do alto e do baixo- O Grão Mestre das ecolas esotéricas e iniciáticas, -o Tao - a Serpente entrelaçada, ………-
No código Cósmico do Universo, tudo é vida consciente e tudo se manifesta simbolicamente. O ser humano, descobrindo as chaves secretas dos símbolos, despertará seu inconsciente para a Unicidade.
Os triângulos entrelaçados simbolicamente são representados como "A Estrela do Macro cosmos - A União do Pai, da Mãe, de Deus, da Natureza, do Espírito único, da Alma universal, do Fogo procriador e a Água geradora." - Oswald Wirth - Simbolizam o Selo de Salomão, a alma humana a consciência e o inconsciente em união, o Azoth dos alquimistas
Octógono - simboliza o conhecimento espiritual do ser humano - o yantra de Ganesha - a harmonia e compaixão -a regeneração espiritual - é também o símbolo da totalidade…
O quadrado - simboliza a encarnação do espírito sobre a matéria - os quatro elementos da natureza - a realização - o universo - o indivíduo equilibrado -o companheiro - a organização - a construção, a energia materializada……
O cisne - o símbolo do hermafroditismo no plano da realidade e no plano místico o deus andrógino
Júpiter - simboliza o homem bissexuado de Platão
- O Princípio Universal - representa o Ar e a Água., consagrado a Apolo deus da música, símbolo também da realização suprema, e da paixão…….
.
A Águia - simboliza o sol, o princípio espiritual, a letra A ( )do alfabeto egípcio, a ave do Deus de Júpiter, simboliza a altura, símbolo da volatização em alquimia…….
A Cegonha - consagrada ao Deus Juno, simboliza a piedade, o nascimento material………….
O Galo - símbolo solar, representada como a ave da manhã, também foi um símbolo cristão da antiguidade…………
As catedrais - simbolizam os santuários da alta ciência, segundo Guy Tarade.
Simbolicamente são as chaves secretas dos Templários - " as chaves numéricas " que nos permitem abrir as portas dos segredos velado - simbolizam a oração , o encontro com o divino……
Simbolismo do Cavaleiro montado em seu cavalo branco- este símbolo é representado por Kalki Avatara - (o avatar do cavalo branco- última encarnação de Vishnu, de Maitreya Buddha……
No apocalipse - encontramos referência a esse simbolismo, "o seu cavaleiro se chama fiel e verdadeiro e julga e peleja com justiça, tem em seu manto e em sua coxa um nome inscrito - Rei dos reis e Senhor dos senhores".
Símbolo do Cristo da era de aquário - o cavaleiro que irá restabelecer a era da plenitude planetária - simboliza a idade de ouro dos homens - símbolo do Sr Maitreya,para os tibetanos- Iman Mahdi, para os muçulmanos - Sossioh para os persas e São Jorge para os católicos - simboliza o Logos - o esperto - a iluminação - o eleito - a morte - o cavalo branco seria o veículo corporal, a força interior do ser humano…
A simbologia infinita dos números, por exemplo, os números 1, 3, 5 e 8 representam os poderes dos metais e as 25 realidades do universo.
No I Ching o número 1 representa o céu, o 2 a terra…
Para Piobb o número 1 representa o homem, a vontade, a porta do templo- o 2, a boca, a ciência, o mestre dos arcanos - o 5, o sopro, a inspiração - o 6, o olho, a provação, os dois caminhos - o 20, a cabeça a renovação, o despertar dos mortos - o 22, o tórax, a recompensa, o crocodilo…
As pedras como :
A ágata, simboliza a vitória, e o temor ao Senhor,
O coral é a prudência,
A pérola é a castidade,
A esmeralda é a visão, a compaixão e compreensão…
O jade em alguns países simboliza a ressurreição dos mortos,simboliza também o jade a encarnação das cinco virtudes, a caridade, a modéstia, a coragem a justiça e a sabedoria.
O diamante a fortaleza humana,a ametista simboliza a castidade, a sobriedade;
O âmbar simboliza a proteção contra ama sorte para alguns estudiosos.
A safira simboliza a sabedoria;
O berilo simboliza a vontade,a harmonia, a totalidade da vida,
A lua rege a prata,
o planeta Mercúrio o metal mercúrio,
Vênus rege o cobre,
Saturno o chumbo …..
As árvores - o carvalho simboliza o sol , era o deus supremo dos gauleses pois é nos bosques de carvalho que os druidas tem os seus santuários principais,a oliveira mercúrio, o pinheiro,saturno, a palmeira simboliza a vitória, o cipreste a morte, a figueira a fecundidade, a acácia a imortalidade da alma., o louro árvore consagrada ao deus Apolo, a vitória, fecundidade.
A árvore cósmica-a árvore da felicidade, para James Powel- "ela é representada por um lótus invertido, uma cúpula de mil pétalas e mil sílabas, que faz chover mil regatos de esplendor espiritual de sua localização a quatro dedos acima do umbigo "…ela simboliza a união do céu com a terra, o cipreste é o símbolo da morte, a oliveira símbolo da paz, consagrada a Deusa Minerva, a Palmeira, símbolo do triunfo místico……….
Alguns dos elementos da natureza tem sua simbologia própria, e para Juan Cirlot.
A Água - representa a alma- Deus Netuno, em alquimia ao mercúrio em seu primeiro estágio, símbolo do inconsciente, o batismo, a ressurreição, fecundidade, a vida natural…
O Fogo- simbolizado pelo raio de Júpiter, o rito solar a renovação…
O Ar- simbolizado pelo Caduceu de Mercúrio ( vara entrelaçada com duas serpentes, que em sua parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado)., o hálito vital, o criador, a luz, o vôo
A terra - o corpo , a garganta de Saturno, a perfeição, …..
Conforme afirmou Mircea Eliade: " o símbolo é uma imagem que espera o cumprimento do seu sentido."
Para o Conde d’Áviella : "o simbolismo pode combinar com as mais místicas tendências, mas à semelhança do próprio misticismo, é um poderoso aliado ao sentimento religioso, contra a imobilidade do dogma e a tirania da palavra escrita."
Como nos diz James Powell : "compreendemos que toda atividade humana, todo Tao, toda senda ou caminho, seja ele o caminho da física, da oração, da poesia, da análise do sonho, da música, da pintura, da meditação, é um caminho de símbolos".
"Os Mestres,escondem em símbolos suas sabedorias para que os discípulos possam encontrá-las".
"Os símbolos são efetivamente Espíritos do Alto, mas eles se dissimulam em todos os recantos do nosso ser, esperando o instante propício onde possam surgir da nossa visão ou se impor à nossa vigilância,para nos transmitir a mensagem,as informações que nos darão os esclarecimentos suplementares sobre a natureza secreta de nossa identidade espiritual"
Jean Letschert
Necessitamos ter cuidado em nossa vida, para não nos tornarmos prisioneiros de nossos próprios símbolos e jamais esquecer, que o silêncio está além de todos os pensamentos, símbolos e palavras emanadas pelo homem. Este silêncio é o -Verbo.
Júpiter tem como guardião as Dominações que nos ligam energeticamente a este Sagrado Zeus (Júpiter).
Os povos latinos consideravam Júpiter/Zeus, com nomes de Deus pitar, Deospiter (luz do céu), soberano que dirige os homens e a maioria dos deuses. Zeus para os romanos representava Júpiter/Zeus que tudo vigia.
Fonte:
De: "Jeronimo"
: União do físico ao metafísico
: União do físico ao metafísico
http://www.levir.com.br/lista0015.php
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que tal comentar agora?