domingo, 10 de abril de 2011

A INQUISIÇÃO E AS BRUXAS



A Inquisição e as Bruxas Autor: Moon's tears 

"A religião não é culpada pelos maus atos de seus administradores"

"A pior heresia é não acreditar na bruxaria"

Vou agora falar agora, sobre o que talvez seja à parte da história da humanidade mais responsável por todo o preconceito que recai sobre a Bruxaria. Bem, como não é de se espantar, esse período é caracterizado pelos tribunais da Santa Inquisição, e se você dormiu nessa aula de história, vou explicar tudo novamente.
Quando Jesus Cristo morreu, o apóstolo Paulo saiu pelo mundo pregando os ensinamentos de amor ao próximo que o filho de Deus havia deixado, inclusive a 'Boa Nova' ou seja, redenção através da fé em Jesus. Por um certo tempo, a fé cristã foi proibida, mas em 313 D.C o Império Romano reconheceu o cristianismo como religião e em 380 ela se tornou oficial, e foi precisamente depois da queda do Império Romano, e de suas crenças pagãs, que a primeira ordem religiosa cristã foi formada 'Ordem dos Beneditinos', daí então a Igreja Católica entra com toda sua força no cenário histórico e inicia-se então a Idade Média. Nessa época, a maioria da população era muito ignorante e supersticiosa, pois a Igreja detinha todo o conhecimento nos mosteiros, e a filosofia base desse período era o 'Teocentrismo', ou seja, Deus no centro de tudo.
Mas entre os séculos XV e XVI as coisas começam a mudar, e o 'Teocentrismo' decaí, dando lugar ao 'Antropocentrismo', ou seja, homem como o centro de tudo. Daí então, a Arte, a Ciência, Filosofia, tudo, ia se desvinculando mais e mais da teologia cristã, e foi inclusive nessa época que se inventou a imprensa o que foi muito importante, pois tornava os livros mais acessíveis à população, sem contar que poderia se ter a Bíblia em casa, e não mais somente em latim, o que possibilitava a interpretação pessoal de Deus e da religião. Foi nesse cenário também, que Lutero questionou a religião dominante e criou seu próprio culto. Era natural que com todo esse fervilhar de acontecimentos, que descentralizavam mais e mais o poder da Igreja Católica, ela quisesse arranjar um jeito de acabar com tudo isso e ser novamente o centro das atenções, então adivinhem o que ela fez? 
Em 1231, a Igreja já havia decretado uma lei contra a bruxaria, mas suas atividades eram muito reduzidas, mas foi no século XVI que ela foi reavivada. Já deu para perceber por aí, que os Tribunais foram restaurados não pela Bruxa em si e sim para conter o avanço da perda de autoridade cristã.

Vejam agora como a fé Católica também usava a magia:

- São Jerônimo pregava que "Um amuleto de Safira consegue os favores de príncipes, pacifica os inimigos e obtém a liberdade do cativeiro" e não quis dizer com isso que a pedra poderia ser usada como dinheiro.- O Papa Urbano V incentivava o uso de um bolo de cera chamado Agnus Dei, que protegia contra o perigo de raios, fogo e água.- Existia também uma crença, que se a Missa dos Defuntos fosse rezada para alguém ainda vivo, essa pessoa morreria.- Autoridades civis e padres utilizavam bruxas para provocar tempestades contra seus inimigos e durante batalhas.- Ainda hoje temos resquícios da magia cristã, observe as medalhinhas, fitinhas para colocar nos automóveis, água benta e etc...

Esse clima todo de superstição e medo contribuiu para o surgimento de várias lendas, e vocês sabem por que o Demônio segundo a concepção cristã possui cifres? Isso é explicado, porque muitos povos tinham como Deus é usava chifres, que, aliás, eram símbolo de fertilidade, luz, sabedoria e conhecimento divino. Vejam essa citação: "Glória de Moisés é como o primogênito de seu novilho, e seus chifres são como chifres de unicórnio" (Deuteronômio).

Outra coisa que ajudou muito a prejudicar a imagem da Deusa Mãe, foi a visão de que se tinha da mulher, ou seja, que ela era origem de todo o Mal, começando por Eva que havia conspirado com a Serpente.
Os protestantes tiveram também sua parcela de culpa, e atribuíam o canto, a dança, o sexo e tudo mais que fosse motivo de alegria e prazer à intervenção direta do Demônio. Enquanto que na Bruxaria isso é uma forma de celebrar os Deuses "todos os atos de amor e prazer são os meus rituais".

Tudo era motivo para se acusar alguém (principalmente uma mulher) de bruxaria: clitóris grande, marcas de nascença, cabelos avermelhados, olhos azul pálidos, mamilos avantajados e etc... E o pior é que esses exames muitas vezes eram realizados em público, e muitos observadores estavam mais interessados em verem mulheres nuas que procurarem 'marcas do diabo'. As parteiras, as mulheres que utilizavam ervas, pessoas que tratavam de dores, muitas e muitas foram todas queimadas, pois a Inquisição era um grande negocio (bens confiscados). 
O pior de tudo é que bastavam boatos para que alguém fosse condenado, mas uma das piores partes era a tortura, que durava até 24h por dia. Os tornozelos eram quebrados, seios decapitados, enxofre entornado nos cabelos, tendões desfibrados, espáduas deslocadas, e muitas vezes as vítimas eram estupradas com objetos cortantes, e ainda por cima, na hora da execução, adicionava-se enxofre nas fogueiras para que a vítima não morresse sufocada e sim queimada.
À medida que o século XVII avançava, as pessoas ficavam mais céticas em relação à Bruxaria, e em 1712 a ultima pessoa foi morta pela Inquisição na Inglaterra, embora as leis foram até meados do século XX, deixando saldo de milhões de mortos, a maioria mulheres.E inclusive uma anciã foi espancada na Hungria por ser Bruxa e as pessoas envolvidas no caso foram absolvidas.

E assim se encerra um triste episódio da história da humanidade, mas apesar de não termos mais fogueiras temos o preconceito.

"Nohs somos os nossos genes" (1.pilar genista )
Fonte:
"GENISMO"
posted under bruxaria, Coletanea de artigos interessantes, espiritualidades |
Recent Activity:
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Um comentário:

Que tal comentar agora?