terça-feira, 13 de setembro de 2011

Heidegger por Abujamra.flv


Enviado por em 17/06/2011
Poema de Heidegger recitado por Abujamra no programa Provocações de número 510.

Palavras-chave:

Tecnologia;Capitalismo; Decadência;Heidegger

 O problema da singularidade do tempo em Heidegger

Victor Hugo Oliveira Marques

Resumo


Um estudo filosófico do tempo é possível a partir da pergunta pela singularidade do tempo. 

 Nesse sentido, John Sallis, em seu artigo “Another time”, apresenta Heidegger como aquele que forçou a pergunta pelo tempo em termos de uma possível singularidade. Heidegger, em sua obra O conceito de tempo, aludindo a Agostinho recoloca a questão do tempo a partir do Dasein, identificando-os. 

Contudo, é na intenção primeira de Ser e tempo, isto é, intentando-se uma compreensão para Temporalität, o sentido do ser, conceito este não concretizado neste tratado, é que se torna possível problematizar a singularidade do tempo. Para tanto, apresenta-se uma compreensão de Sallis da Temporalität como outro tempo. 

 Em contraposição, pode-se pensá-la de modo imanente à temporalidade do Dasein na sua ocorrência do tempo da ocupação, isto é, do tempo presente ontologicamente compreendido.

 O tempo de ocupação é pensado por Heidegger como abertura ao mundo que tem seu sentido na autocompreensão enquanto cura. É na compreensão do modo do abrir-se da abertura ontológica que se pensa um tempo enquanto tal.

    Licença padrão do YouTube 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Que tal comentar agora?