quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DROGA, ,PRA QUE TE QUERO !



É preciso retomar o caminho certo, revalorizar a vida e recompor o mundo para que o seu exemplo mereça ser seguido


Drogas N%C3%A3o Para jovens e adolescentes 230x250 Drogas Não! Para jovens e adolescentes
Bioquimicamente, a dependência resulta da adaptação dos neurônios à ação das drogas, no sentido de alterar os níveis normais de liberação dos neurotransmissores

Adotando a marginalidade como meio de vida, o jovem cada vez mais se embrutece com o passar dos anos, o que proporciona, na idade adulta, a explosão de uma repulsa e a manifestação de uma revolta contra a sociedade. Neste estágio, muitas vezes o jovem já conheceu o mundo do vício, tendo se embrenhado na bebida e nas drogas. 

Os pequenos vícios, que eram uma leviandade, adquirem a contextura de couraça impermeável, tendo, como consequência, a deformação da personalidade. Rejeitados, os jovens buscam no vício o conforto e a afeição a eles negados, numa fuga ilusória da solidão, marchando para a destruição moral e para o crime.


A maconha, o álcool, a cocaína, a heroína, a anfetamina e os solventes são oferecidos aos ingênuos e aos desavisados como uma poção mágica, capaz de provocar emoções novas, numa fantástica libertação do espírito, numa eufórica viagem ao reino desconhecido dos sonhos. 

Drogado, no vício terrível dos alucinógenos, o dependente é vítima dócil dos miseráveis, que se enriquecem nesse comércio criminoso e repugnante. Para adquirir a droga, caríssima, ele se escraviza como traficante desse veneno, fazendo outras vítimas, disseminando a desgraça, o vício e o crime, que são elos dessa corrente monstruosa do tráfico.


Em pouco tempo, o viciado torna-se um trapo humano, sem saúde, sem vontade própria, sem caráter, sem dignidade, sem escrúpulos, sem nada, pois, no estágio final do vício, não pode trabalhar, nem mesmo para os traficantes, uma vez que seu corpo já está arrasado, tornando-se propaganda negativa para o negócio.

Assim, só nos hospitais, nos hospícios ou na prisão é que será possível encontrá-lo, no depauperamento terminal da ruína humana. Nessa decadência gradual do viciado, até os remédios são usados para substituir a droga que não pode mais adquirir. Paradoxalmente, os remédios deixam de ser uma poção curativa para serem transformados em veículo de morte.


Bioquimicamente, a dependência resulta da adaptação dos neurônios à ação das drogas, no sentido de alterar os níveis normais de liberação dos neurotransmissores. 

Tanto as substâncias químicas produzidas pelo organismo humano, como as endorfinas, quanto as drogas, como o álcool ou a heroína, bloqueiam os receptores dos neurônios que regulam a liberação dos neurotransmissores. Quanto maior o número de receptores ocupados, menor o número de neurotransmissores liberados nas sinapses. 

A morte por overdose 
é consequência da interferência 
das drogas na neurotransmissão.

Quando há considerável decréscimo na quantidade de moléculas neurotransmissoras liberadas nas sinapses, os impulsos neurônicos tornam-se insuficientes para assegurar a continuidade dos processos biológicos vitais, como a respiração, o batimento cardíaco e a pressão sanguínea. Para classificá-las do ponto de vista de ação tóxica ou farmacológica e considerando as alterações que exercem sobre o corpo humano, elas foram agrupadas em duas categorias: drogas que produzem dependência psíquica (psicológica) e drogas que produzem dependência física ou química. Na psíquica, as drogas afetam a mente, mas não produzem tolerância, nem compulsão, nem síndrome de abstinência.

Na dependência física, interferem em todo o funcionamento do sistema nervoso central, produzindo tolerância, compulsão e síndrome de abstinência.


O professor Cid Martins Batista, coordenador do Curso Drogas Não! Para Jovens e Adolescentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá a dica “É preciso retomar o caminho certo, revalorizar a vida, recompor o mundo, para que o seu exemplo mereça ser seguido. 

É este o nosso dever, o dever de todo homem de bem. Não basta, entretanto, identificar os erros ou criticar os desmandos e nada fazer para corrigi-los. 

O mundo será melhor quando o homem se conscientizar de que a decência, a honestidade e o caráter são traços marcantes de sua personalidade”.


Li
Fonte
Treinamento e Tecnologia
CPT – Centro de Produções Técnicas,
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?