segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A DEUSA ISIS E SÍRIUS



Em honra da Deusa Ísis
 Isidora - 21 jul 2012Isis, Sirius, e os dias de cão do verão
Se você já viu a estrela de Isis, Sirius, através de um telescópio, você nunca vai esquecer. Ela cintila. Ela brilha. Ela dispara raios de azul, verde, rosa e branco. Sim, realmente. Sirius é a estrela mais brilhante do céu noturno, segundo única iluminação do sol. Não é de admirar que percebemos esta estrela brilhante e bonito. E a partir de pelo menos o tempo dos Textos da Pirâmide, se não antes, Sirius está conectado com Isis.
Para localizar Sirius, olhar para a esquerda do cinturão de Órion

No céu, Sirius é o canto inferior esquerdo da extremamente fácil de ponto-constelação de Orion, que sempre olhou para os seres humanos como um torso humano. Orion tem sido visualizado como um Grande Pastor, Hunter, Warrior, ou simplesmente um gigante. E já que todo pastor ou caçador deve ter seu cão de caça, Sirius si, bem como a constelação em que é a estrela principal, tem sido vista como um grande cão. Curiosamente, isso é verdade em culturas de todo o mundo, da antiga Mesopotâmia para a China (onde Sirius é um lobo) a tribos indígenas norte-americanas, como o Blackfoot, que o chamou de cão-Caras, e os inuit, que a chamou de Moon Dog. (O artigo da Wikipedia sobre Sirius parece ser muito boa e inclui referências.) Certamente estava imaginando Orion como um pastor, caçador ou guerreiro que levou tantos povos antigos para ver Sirius e sua constelação como cão de companhia.
Sirius não pode ser visto durante um período de cerca de 70 dias, de maio a algum tempo depois de verão. Neste momento, Sirius e do sol são em conjunto para que bloqueia o sol luz maior visibilidade da Sirius. O nascer helíaco de Sirius é quando a estrela eo sol estão suficientemente separados de modo que, pela primeira vez em 70 dias, Sirius pode ser vista no horizonte pouco antes do amanhecer. No hemisfério norte, isso ocorre em meio-de-final do verão, a parte mais quente do ano. Desde os tempos clássicos, este período foi conhecido como o "Dog Days" desde a Estrela do Cão de Sirius está novamente visível. Como aqueles que sofrem com a seca deste ano pode atestar, esta época mais quente do ano pode ser miserável. Homer sabia que como um tempo de febres e sofrimento. Os romanos pensavam que fez cães ato louco. Pensamos nisso como um momento em que estamos ofegante como um cão por causa do calor.

                                     Uma imagem egípcia de Sopdet Quem é Isis

Em contraste, o antigo Egito, originalmente, não ligar Sirius com cães ou lobos. Ele, no entanto, a estrela se conectar com algo de importância vital, a inundação, o alagamento anual que os agricultores habilitados para fazer crescer as colheitas necessárias para o Egito para se alimentar. O levante heliacal de Sirius era o arauto da enchente do Nilo e sua ascensão marcou o início do Ano Novo, assim Sirius (Sopdet em egípcio) foi chamado a estrela Feira das Águas e do Opener do ano. Nos primeiros Egito registros escritos, os textos da pirâmide, Sopdet é Isis: "Sua irmã Ísis vem a você [Osiris] regozijo por amor a você. Você colocou em seu falo e seus problemas de sementes dentro dela, sendo ela de pronto Sopdet, e Hor Sopd veio adiante de você como Horus que está nos Sothis [a versão helenizada do Sopdet egípcia]. "Reconhecer a" Deusa ligação antiga com Sua estrela, alguns santuários e templos de Isis, incluindo o templo de Isis no pequeno-ptolomaico era Denderah, foram orientados para Sopdet.
Quando o Egito ficou sob grega e, em seguida, o domínio romano, Isis teve sua conexão canina. Em um aretalogy período posterior (auto-declaração) de Kyme na Turquia moderna, Isis diz de si mesma: "Eu sou aquela que se levanta no Estrela do Cão".
Assim como Orion, o caçador é inseparável do seu cão, por isso os egípcios viam uma conexão entre a constelação que chamaram Sah (Orion) e a estrela mais brilhante no céu, Sopdet. Sah poderia ser identificado com o próprio Osíris ou considerados de Sua alma. Sopdet, identificaram como Ísis (como no texto acima) ou como sua alma. Como Orion sobe antes de Sirius, você pode ver o antigo mito de Ísis procurando seu marido perdeu jogado fora antes de você, como a constelação de Orion parece mover-se através do céu à frente da bela estrela.

Osíris em Sua volta (observe a posição das três estrelas correia) com Isis-Sopdet abaixo (emoldurado pelas árvores), upraising Ele
No entanto, há uma outra interpretação do movimento das estrelas através do céu que nos leva a um ponto ainda mais importante no mito Isis-Osiris. Você vê, quando a constelação de Orion aparece pela primeira vez no horizonte, Osíris parece ser de costas, com Isis-Sopdet subindo debaixo dele. Como a noite passa ea constelação sobe mais alto no céu, Ele "se levanta", com Isis em sua volta o tempo todo, empurrando para cima até que o Deus é gerado. 

 Ainda mais do que o mito de Ísis seguindo Osíris para pegar as peças, podemos ver o nascer do Orion e Sirius como Isis Osiris levantar dos mortos, o modelo estelar do ritual de elevar a Coluna Djed, que o faraó, com a ajuda de Isis, realizado na terra.

Estrela Sírius
Pablo Picasso

Li-30. 離 - Sol
 Fonte:
iopolis
 Postado por: Isidora | 21 jul 2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?