sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MOZART- Missa Longa in C, K. 262 / K. 246a -30:27 e ENTRE DEUS E O MUNDO - Agostinho de Hipona




Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Composed June/July 1775 in Salzburg.

 CONFISSÕES - CAPÍTULO XI
Entre Deus e o mundo
Era com admiração que me recordava diligentemente do longo tempo decorrido desde
meus dezenove anos, quando comecei a arder no desejo da sabedoria, propondo-me, quando a achasse, abandonar todas as vãs esperanças e enganosas loucuras das paixões.
Chegado porém aos trinta anos, ainda continuava preso ao mesmo lodaçal, ávido de gozar
dos bens presentes, que me fugiam e me dissipavam. Entretanto, dizia: “Amanhã hei de encontrá- la; a verdade aparecerá clara, e a abraçarei. Fausto virá, e dará todas as explicações. 
Ó grandes varões da Academia: 
é verdade que não podemos compreender nenhuma coisa com certeza 
para a conduto de nossa vida?
“Mas não! Procuremos com mais diligencia, sem desesperarmos. Já não me parecem
absurdas nas Escrituras as coisas que antes me pareciam tais: posso compreendê-las de modo diferente, mais razoável. Fixarei, pois, os pés naquele degrau em que me colocaram meus pais quando criança, até que encontres a verdade em sua evidência.

“Mas onde e quando buscá-la? Ambrósio não tem tempo livre para me ouvir, e a mim falta
tempo para ler. 
E além do mais, onde encontrar os livros? 
E onde ou quando poderei comprá-los?

A quem hei de pedi-los?

“Repartamos o tempo, reservemos algumas horas para a salvação da alma. nasceu uma grande esperança: a fé católica não ensina o que eu pensava, e eu a criticava levianamente. Seus doutores têm como crime limitar Deus à figura humana; e eu ainda hesito em bater para que nos sejam reveladas as outras verdades! As horas da manhã eu dedico aos alunos; mas que faço das outras? 
Por que não as consagro a essa busca?
  

“Mas quando então, visitar os amigos poderosos, de cujos favores necessito? Quando
preparar as lições que os alunos me pagam? Quando reparar as forças do espírito, descansando
em algo aprazível?

“Perca-se tudo! Deixemos essas coisas vãs e fúteis. Entreguemo-nos por completo à
busca da verdade. A vida é miserável, e a hora da morte, incerta. Se esta me surpreender de
repente, em que estado sairei do mundo? E onde aprenderei o que deixei de aprender aqui? Não serei antes castigado por essa negligência? Mas, e se a própria morte cortar e for o fim a todo cuidado e sentimento? 

Também seria conveniente investigar este ponto. Mas afastemos tais
pensamentos! Não é por acaso nem é em vão que se difunde por todo o mundo a fé cristã, com grande prestígio. Deus jamais teria criado tantas e tais coisas por nós, se com a morte do corpo terminasse também a vida da alma. porque hesitar, pois, em abandonar as esperanças do mundo para me consagrar à busca de Deus e da bem aventurança?

Mas espere um pouco! Os bens mundanos também têm seus deleites, que não são
pequenos. Não devo deixá-los sem pensar; seria feio ter de voltar a eles. Eis-me prestes a
conseguir um cargo de honra. Que mais posso desejar? Tenho uma multidão de amigos
poderosos. Sem me apressar muito poderia obter, no mínimo, uma presidência. Poderia então
casar-me com uma mulher de alguma fortuna, para que meus gastos não fossem muito pesados. Aqui estariam os limites de meus desejos. Muitos homens grandes e dignos de imitação, apesar de casados, dedicaram-se ao estudo da sabedoria.

Enquanto assim pensava, e os ventos cambiantes impeliam meu coração de um lado para outro, o tempo passava, e eu retardava minha conversão ao Senhor. Adiava de dia para dia o viver em ti, morrendo todavia todos os dias em mim mesmo.

 Amando a vida feliz, temia busca-la
em sua morada; procurava-a fugindo dela! 
Pensava que seria mui desgraçado se me visse privado das carícias da mulher. 
Não pensava ainda no remédio de tua misericórdia, que cura esta enfermidade, 
porque nunca o havia experimentado. Julgava que a continência fosse obra 
de nossa própria força, que eu pensava não ter. 
Eu era bastante néscio para ignorar que ninguém,
como está escrito, é casto sem que tu lhes dê a força. 
 
Essa força certamente ma darias
 se eu ferisse teus ouvidos com os gemidos de minha alma,
 e com fé firme lançasse em ti meus cuidados.

FREE .mp3 and .wav files of all Mozart's music at:
 http://www.mozart-archiv.de/
FREE sheet music scores of any Mozart piece at: 
http://dme.mozarteum.at/DME/nma/start.php?l=2
ALSO check out these cool sites: http://musopen.org/
and http://imslp.org/wiki/

NOTE: I do not know who the performers of this are, 
nor the place and date of recording!!! Any suggestions are welcome.
-
ENJOY!!!! :D
 Fontes:
Enviado por em 28/12/2011
http://sumateologica.files.wordpress.com/2009/07/santo_agostinho_-_confissoes.pdf
 
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?