quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BACH- CANTATAS BWV 27, 84, 95 & 161 - HERREWEGHE.wmv


BACH- CANTATAS BWV 27, 84, 95 & 161 

Cantatas sacras, 
BWV 27, 84, 95 y 161, 
de Johann Sebastian Bach
 interpretadas por el Collegium Vocale Gent, 
bajo la dirección de Philippe Herreweghe.

HERREWEGHE.wmv

  • Cantata 27: Quem sabe o quão perto meu ponto de vista
    Kantata 27: Wer Weiss wie mir mein nahe Ende?
    Composta em Leipzig Cantata Religiosa 

    Como a cantata 26, o 27 é baseada  no relato do Evangelho da ressurreição: a jovem cidade de Naim,  Lucas. A  idéia  desenvolvida pelo autor do texto, diz Alfred  Dürr, é basicamente a mesma que a cantata 26: Jesus levantou-me e, portanto, segue o libretista , meu medo da morte, que inspirou os dois primeiros movimentos, é infundada. O poema evita qualquer exagero doutrinário e barroco e é caracterizada, no entanto, por um calor do sentimento que o coloca entre os melhores textos com música de Bach.
    Escrito para o domingo dezesseis depois de Trindade, a cantata estreou 27 de outubro 6 de 1726. Ele consiste de seis movimentos: coro, recitativo para tenor ária contralto, recitativo, para soprano, baixo ária e coral. Entre as cantatas com órgão forçada, o 27 é notável por seu refrão de abertura, 

    "Quem sabe o quão perto
     do meu ponto de vista, o tempo voa,
    a morte de mentiras".
    "Para descrever a fuga do tempo, diz Schweitzer, a orquestra, durante o canto do hino, vamos ouvir um silêncio misterioso relógio. Dos violinos na terceira batida de medida é preocupante, dizem eles um homem que prende a respiração para ouvir se o pêndulo parou para sempre. " 

    Este movimento inclui Bach, excepcionalmente, três recitativos: para soprano, alto e tenor, em ordem, sem movimento orquestral assim interrompida. A ária para contralto, prescrevendo como instrumentos necessários o oboé da caccia e órgão, é uma canção popular radiante. A ária de baixo, "Goodbye tumulto, do mundo", é baseado no conflito de duas questões, a de paz e do tumulto. Como um movimento final Bach leva uma composição polifônica para cinco vozes de Johann Rosenmüller.


    Cantata 84: Estou satisfeito com a minha sorte
    Kantata 84: Ich bin mit meinem vergnügt Glucke
    Composta em Cantata Religiosa 

    Desde 1726, cerca de cantatas de Bach compôs algumas para sua família, seus filhos eram a orquestra, sua esposa e sua filha  cantou solos. O estilo destas  cantatas indicam que, originalmente escrito para uso privado, foram posteriormente adaptadas para a igreja. 

    A cantata 84, por exemplo, foi provavelmente composta  de Anna Magdalena  Bach. Depois de correr no círculo familiar,  St. Thomas Bach estreou em 9 de fevereiro de 1727, domingo Septuaginta. O Evangelho deste domingo é a história do proprietário que contratou  trabalhadores para a sua vinha em horas diferentes do dia, e quando a noite chegou, ele ordenou que cada um  receba o mesmo salário. 

    "Nos últimos serão os primeiros
    e os primeiros serão últimos."
    Devido, possivelmente, para o seu destino original, o trabalho não tem os contrastes usuais. É composto de cinco movimentos: duas árias recitativas  mais uma fileira de coral, e é escrito para soprano solo modestamente, oboé, cordas e contínuo. As árias e recitativos recordam a forma usual da cantata de câmara italiana. 

    "Apesar dos meios modestos empregados, a primeira ária alcança  notável riqueza de expressão através  de elaboradas  linhas de contraponto com sutis detalhes de doçura harmônica e rítmica. Sugerir  na  Música complacência e moderação  de que fala o texto: a linha de soprano expressa solenidade serena e felicidade, assim como a parte colorida do oboé

     A  segunda  ária é um tipo alegre de dança que Bach explora na dança por um personagem.. taxa de três para oito, vocalizações alegres, sugerindo exaltação em notas altas e um jogo entre o concerto de oboé e violino.

     O Coral mostra a simplicidade  habitual  
     conclusiva em terna  sobriedade.

    Cantata 95: Cristo, por quem eu vivo
    Kantata 95: Christus, der ist mein Leben
    Composta em Leipzig Cantata Religiosa 

    Pouco depois de sua chegada a Leipzig Bach teve a idéia de preencher a carência de corais adequados, ou seja, curta e significativa, compondo um trabalho que reuniu alguns hinos estróficos  bonitas. O resultado dessa  idéia é esta cantata cujos versos, tomadas de quatro funeral conhecido coral, expressando a expectativa sereno da morte, embora com nuances diferentes. E essas nuances  são precisamente aqueles música mostra persuasivamente. Música que, longe de ter um caráter sombrio, é quase popular. 

    A cantata 95 foi  escrito para o décimo segundo domingo depois da Trindade, 1723. O tema do desejo de morte, tão caro a Bach, é jogado com intensidade incomum. O coro de abertura combina os dois primeiros versos de hinos: "Cristo, por quem eu vivo" e "Com alegria eu sair", cada um com sua melodia  respectivo. E entre os dois stands, inesperadamente, um recitativo para tenor. 

    O primeiro hino, o que revela mais emoção, junta-se  o refrão de uma espécie de sarabanda que oboés d'amore apresentado. A segunda, em que os instrumentos de sopro são tratados  da maneira de a canzonas veneziano, adquire um pouco arcaica. Igualmente invulgar são as duas árias (movimentos III e V), cada  um  precedido por um recitativo que prepara e divulga. 

    Na primeira soprano canta, acompanhado por oboés, o hino "mundo de TI sem sentido, eu quero dizer adeus", é, portanto, um coral (e de fato o nome que), mas uma questão de ária. A segunda, a cargo do tenor, é o único movimento do trabalho, exceto para os recitativos, que não está relacionado a um coral. Neste movimento a nostalgia da morte atinge seus oboés expressão mais intensa expor uma melodia no estilo de uma canção de ninar, enquanto cordas pizzicato evocar uma sentença de morte. 
    O recitativo para baixo (VI)
     e coral conclusivo resume o conteúdo da cantata. 
    A idéia de ressurreição, agora em primeiro plano, toma as formas musicais: no recitativo, incluindo ascendentes que simbolizam a subida para o Pai, e do coral, através dos primeiros violinos cuja melodia volta em um vôo visionário acima do hino.


    Cantata 161: hora, venha doce da morte
    Kantata 161: Komm, du süße Todesstunde
    Composta em Weimar Cantata Religiosa 

    Quando Bach foi inspirado por questões de morte e vida após a morte, sua música assume uma determinada profundidade e charme. É como se obedecessem a sua necessidade imaginação criativa expressiva a mais cativante. E como se a idéia da morte, assustar, alimentado a sua serenidade e sua fé religiosa. Albert Schweitzer explica o fenômeno:

     "Este homem, a encarnação da energia e da atividade, que ainda teve um gosto pronunciado para o humor, sentida nas profundezas de sua alma o desejo intenso de descanso eterno sabia, como nunca o homem. Sabia que, a nostalgia da morte. nunca, seja, essa nostalgia é traduzida Minare música mais emocionante ". 

    Sob este signo representa 61 cantata escrita para o domingo dezesseis depois de Trindade e pela primeira vez em Weimar em 27 de setembro de 1716. O libreto, por Salomo Franck, tem ligações com as passagens em que Lucas conta como Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim. O trabalho consiste em seis movimentos: para ária de contralto, recitativo e ária para coro, tenor e coral conclusivo. 

    A primeira  edição, que marca o início de uma meditação profunda concurso ainda sereno sobre a morte, o que tem as flautas e repete Alto, enquanto o órgão toca a melodia do coral "Sinto falta do coração" de C. Knoll. A expressão é ainda mais enfático  no recitativo tenor, que traduz palavras, 

    "Mundo, suas alegrias são passageiras." 
    A ária tenor  expressa o mesmo desejo pela morte da ária de abertura, mas fá-lo mais gritante pela omissão da utilização de flautas e cordas sozinho. No entanto, o tom elegíaco finalmente se torna um raio de esperança. No recitativo alto, uma imagem maravilhosa colorida por flautas, órgãos e, em seguida, cordas pizzicato, e que inclui a imitação de sinos, evocando novamente o último minuto.

     O conhecimento de que a hora da morte é independente do homem, mas da vontade de Deus é expressa pelo coro (quinto movimento), onde figuram  suaves flautas que  adornam o canto  da comunidade  modesta. 

    O coral dos reaparece primeira ária no movimento final, agora cantada pelo coral, enquanto as duas flautas em uníssona  melodia feita de coral. Com esta reiteração simbólica termina a cantata, que contrasta  deliberadamente, Bach sempre evita as transições abruptas.
     Li-Sol-30
    Fontes:
    Unai Urigoiti-Irizabalbarrena 


    Enviado em 23/11/2011
    Licença padrão do YouTube 
    CantatasDeBach.com  : de Julio Sanchez Reyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?