sexta-feira, 26 de junho de 2015

UM SÉCULO DE GUERRAS




10* Ciclo de conferências/ Um século de guerras - O Brasil em guerra...58 min

10* Ciclo de conferências/ Um século de guerras - Os poetas da guerra...60 min

10* Ciclo de conferências/ Um século de guerras - Tempestade de papel de aço...49 min


Um Século de Guerras - 1 - 51 min.

Um Século de Guerras - 2 - 51 min.

Um Século de Guerras - 3 - 51 min.

Um Século de Guerras - 4 - 51 min.


Um Século de Guerras - 5 - 51 min.

Um Século de Guerras - 6 - 51 min.


Um Século de Guerras - 7 - 51 min.


Um Século de Guerras - 8 - 51 min.


Um Século de Guerras - 9 - 51 min.


Um Século de Guerras - 10 - 51 min.


Um Século de Guerras - 11- 51 min.


Um Século de Guerras - 12 - 51 min.


Um Século de Guerras - 13 - 51 min.


Um Século de Guerras - 14 - 51 min.


Um Século de Guerras - 15 - 51 min.


Um Século de Guerras - 16 - 51 min.


Um Século de Guerras - 17- 51 min.

Um Século de Guerras - 18 - 51 min.


Um Século de Guerras - 19 - 14 min.


Um Século de Guerras -20 - 51 min.


Um Século de Guerras - 21 - 51 min.


Um Século de Guerras -22 - 51 min.

Um Século de Guerras - 23 - 51 min.


SINÓPSES DOS VCDS
UM SÉCULO DE GUERRA

Essa coleção capturada de fitas vhs

SG01 - UM SÉCULO VIOLENTO 1900-1992 51:23 MIN.
 No alvorecer do século XX, as nações do mundo guerrearam da mesma forma como haviam feito durante o último meio milênio. Mesmo com o surgimento da pólvora e do canhão, os exércitos do início do século ainda foram ao campo de batalha com tropas de cavalaria, munidos das tradicionais armas de guerra - a espada e a lança. No entanto, nas décadas mortalmente criativas que se seguiram, a guerra moderna chegaria ao auge, com toda sua terrível potência e fúria, transformando nossa era em uma época devidamente reconhecida como "O Século Violento”.

 Através dessa coleção de filmes militares e históricos sem precedentes, você entrará no redemoinho das batalhas, na linha de frente dos conflitos mais significativos do século XX - das guerras civis e regionais a conflagrações globais que consumiriam mais' de 70 milhões de vida, da ameaça nuclear da Guerra Fria à tecnologia inteligente da Guerra do Golfo. Você também verá as inovações que mudaram a própria face da guerra, das estratégias das guerras de trincheira até a arma mais letal- a bomba atômica. Elaborada a partir de um riquíssimo acervo visual das batalhas que aconteceram no mundo moderno, esta é uma crônica impressionante de um dos séculos mais violentos na história da humanidade.

SG02 - O MUNDO VAI A GUERRA 1900-1914 51:23 MIN.

SG03 - SANGUE E LAMA 1914-1918 51:24 MIN
 Após esmagar a Bélgica e abrir caminho para Paris;no outono de 1914, a corrida dos Impérios Centrais para o mar atolou na tenaz resistência aliada em Ypres e às margens do rio Marne. Este atordoante documentário das linhas de frente mergulha você no fogo de campanhas que mudaram o conceito de guerra. Aqui, o impasse das forças oponentes levou as linhas de defesa iniciais a uma prolongada batalha de trincheira  que se estendeu da Suíça ao mar do Norte. Você verá um mundo chocado com o uso inédito das armas da guerra moderna: a artilharia pesada, tanques, metralhadoras e granadas, grandes minas terrestres e o desconhecido e medonho gás venenoso. Você verá como, em meio às heroicas mas mortíferas cargas disparadas pela infantaria de ambos os lados em terra de ninguém, esses desoladores anos de "Sangue e Lama" tomaram o espírito selvagem das trincheiras uma imagem indestrutível da história das guerras.

SG04 - A GUERRA DAS ÁGUIAS 51:24 MIN.
 Enquanto a Europa Ocidental caía em um sangrento atoleiro na guerra de trincheiras, as vastas dimensões das linhas de combate no Leste forçaram os líderes imperiais de ambos os lados a travar a "Guerra das Águias" numa frente muito mais ampla. O kaiser Guilherme, da Alemanha, levou para o conflito um exército moderno, disciplinado e bem equipado. Mas a Rússia do czar Nicolau, ao mesmo tempo que podia dispor de uma aparentemente ilimitada quantidade de combatentes, vigorosos e determinados, não dispunha senão de armamento primitivo, e sua economia estava próxima da bancarrota. Acompanhe as tropas alemãs no Leste, em 1914, e as veja, após sofrer suas primeiras derrotas para a Rússia, reagrupar-se e abrir caminho pela' Polônia sob a brilhante liderança de generais como von Hindenburg. Testemunhe a entrada da Turquia na guerra e compreenda por que a estratégia de Winston Churchill para neutralizar este país transformou o episódio de GalIipoli num dos maiores. desastres dos aliados. Depois, encontre Lenin, o agitador revolucionário que, com a ajuda secreta da Alemanha, derrubou o governo czarista e tirou a Rússia da guerra,  deixando disponíveis largos contingentes militares do Império Germânico. Por fim, junte-se aos Aliados e veja-os preparar-se para o inevitável ataque unificado a cansadas tropas da frente ocidental, subitamente vulnerável.

SG05 - FROTAS DE GUERRA E SUBMARINOS 1914-1918 51:23 MIN.
 Enquanto a guerra terrestre se alastrava pela Europa, as vitais rotas comerciais marítimas tomaram-se palco de outra guerra, igualmente feroz. Em 1914, os atores principais a vasta Marinha Real britânica e a rapidamente crescente Marinha Imperial alemã já estavam envolvidos na Corrida dos Couraçados, uma precipitada corrida para construir navios de guerra cada vez maiores e equipados de . armamentos cada vez mais destrutivos. Enquanto isso, o surgimento de tecnologias e armas navais totalmente novas aumentava os perigos que rondavam as "Frotas de Guerra e Submarinos" em combate. Assuma seu posto na capitania do almirante inglês John Rushworth Jellicoe e assista à controversa batalha de Jutland, em que a superior frota britânica, frustrada em seu intento, consegue escapar, com sorte e furtivamente; da mira dos navios alemães. Veja o terrível estrago feito por armas de quinze polegadas de um grande couraçado, capazes de acertar em alvos a quinze quilômetros de distância. Junte-se às forças anffbias dos Aliados em operação no estreito dos Dardanelos e assista à sua heróica retirada de Gallipoli. Por fim, testemunhe o naufrágio infligido por um submarino alemão ao navio de passageiros Lusitania, e entenda por que a feroz eficiência dos submarinos germânicos acabou por fazer entrar na guerra, ao lado dos Aliados, uma ultrajada América.

SG06 - GUERREIROS DO AR 1914-1918 51:23 NIN.
 Ao explodirem as hostilidades em 1914, a recente invenção chamada "aeroplano" cumpria meras funções de apoio logístico às tropas terrestres. Os balões serviam de postos de observação para a artilharia, enquanto as aeronaves mais leves, equipadas de câmeras, ajudavam a mapear o traçado das trincheiras na frente ocidental. Logo, porém, necessidade e tecnologia combinaram-se para !>. surgimento de aviões de combate, e os "Guerreiros do Ar" que os pilotavam passaram à vanguarda da guerra. Agora percorra os céus na primeira aeronave de lona a entrar no conflito, e veja os pilotos lutar entre si com armas manuais, pistolas ou rilles. Testemunhe a mortal revolução dos Fokker, cujas metralhadoras eram capazes de disparar diretamente nas hélices sincronizadi1S de um aeroplano. Entre em legendários pássaros de guerra como os Spad, os Sopwith Camel e os Vickers Gunbus. E voe alto nos estonteantes dogfights, pequenos aviões de combate, ao lado de ninguém menos que von Richthofen, Boelcke, Maunock e Rickenbacker. Dos imensos e vagarosos zepelins da Alemanha aos apavorantes e crescentemente poderosos esquadrões de bombardeiros, você verá como a força aérea, a partir de origens modestas, se desenvolveu até tomar-se uma das mais poderosas tecnologias de guerra jamais criadas.

SG07 - GUERRA PARA ACABAR COM TODAS AS GUERRAS 51:23 MIN.
 O início de 1917, a irrestrita guerra de submarinos da Alemanha, e a ameaça de uma aliança germano-mexicana, finalmente arrastou a relutante América para a guerra na Europa. Inexperiente e mal equipada para os terrores da guerra de trincheiras, as forças norte-americanas chegaram à frente ocidental a tempo de enfrentar a furiosa investida das tropas alemãs, agora totalmente livres da frente oriental pelo fim da participação russa na guerra. E, no ano seguinte, o impressionante poderio industrial norte-americano e seu grande contingente militar é que seriam cruciais para a derrota das cada vez mais desorganizadas tropas dos Impérios Centrais.  Agora, por relatos de testemunhas oculares, filmes militares e documentários de cada principal teatro de guerra, você entrará nas trincheiras da frente ocidental no momento em que a ofensiva dos Aliados, no coração da Alemanha, chegava ao clímax. Testemunhará o fim da guerra na Itália, na Turquia e na Palestina. Juntar-se-á à exultante multidão que saiu às ruas de Londres, Paris e Nova Iorque assim que a notícia da vitória dos Aliados se espalhou pelo mundo. Mas, no momento mesmo em que o controvertido Tratado de Versalhes era assinado e a Liga das Nações se reunia em nome da nova paz, sementes de novas discórdias já estavam germinando entre as cinzas da "Guerra para Acabar com Todas as Guerras".

SG08 - A CHEGADA DOS DITADORES 1920-1935 51:24 MIN.
 No início da década de 1920. Ainda abalados pelas seqüelas da Primeira Guerra Mundial e seu quase incompreensível saldo de cerca de dez milhões de mortos, muitos países expressaram sua total aversão às guerras pela assinatura de acordos internacionais de desarmamento e pelo ingresso na recém-formada Ligadas Nações. Mas, enquanto alguns acalentavam o sonho da paz mundial, um grupo de líderes totalitários já estava preparando terreno para um conflito ainda mais catastrófico. Agora, percorra diversos cenários dos países no pós-guerra, quando intrigas políticas maquiavélicas e disputas homicidas levaram ao poder os mais cruéis ditadores de todos os tempos, Entre no Kremlin para ver a revolução comunista de Lenin cair sob a férrea direção de Stalin e redundar em expurgos sangrentos. Entenda por que o tratado que pôs fim. ' à guerra abriu caminho para a ascensão dos nazistas de Hitler e dos fascistas de Mussolini e levou a um pesado rearmamento da Europa, da Rússia e do Japão. E, por fim, testemunhe a resposta das transtornadas democracias ocidentais no momento em que as perspectivas de paz ruíam sob as belicosas ambições dos novos tiranos do mundo,

SG09 - A TEMPESTADE SE APROXIMA 1935-1939 51:23 MIN.
O início dos anos 30, as nascentes forças políticas e militares que por fim provocariam a Segunda Guerra Mundial começavam a transtornar a Europa e o Extremo Oriente. Estimulados então pelo imenso vazio deixado pelo Tratado de Versalhes e por uma vacilante e ineficiente Liga das Nações, os ditadores da Alemanha, Itália e Japão lançaram seus respectivos países em caminhos que iriam convergir para um inevitável resultado: a maior guerra da história. Em meio aos danos causados pela Primeira Guerra Mundial, a Alemanha e a Itália logo buscaram criar condições de infra-estrutura para a reconstrução de sua máquina militar. Aqui, neste impressionante documentário, você verá esses dois países transformar os conflitos na Espanha e na Etiópia em campos de prova de novas e mortíferas armas, como o tanque de guerra e o bombardeiro moderno. Em seguida irá ao Oriente, dilacerado por uma guerra brutal em que Chiang Kai-Shek e Mao Tsé- Tung lutam entre si e contra os invasores japoneses pelo controle da China. E, de volta à Europa, testemunhará o infame e derradeiro malogro de pacificação e a crescente voracidade do incipiente "Reich de Mil Anos", com Hitler lançando as sementes do apocalipse vindouro: a Segunda Guerra Mundial.

SG10 - BLITZKRIEG 1939-1942 51:22 MIN.
Setembro de 1939. Animado pelo fracasso das tentativas de deter a crescente agressividade alemã, Hitler sentiu-se à vontade para lançar uma forma totalmente nova de guerra contra seus vizinhos europeus. A "Blitzkrieg", dÜ;guerra-relâmpago, as.sim chamada devido ao assalto súbito e esmagador de divisões de tanques Panzer contra as defesas da linha de frente. Ao mesmo tempo, fortalezas voadoras operando como artilharia aérea isolavam as forças inimigas, até que as forças ultra-rápidas da infantaria alemã, precedidas pelos tanques, desfechassem o golpe de misericórdia. Acompanhe as primeiras forças alemãs a penetrar na fronteira polonesa, e tomar o caminho de Varsóvia. Assista a filmes militares e históricos, raros. e inéditos, das primeiras batalhas da guerra, desde a euforia de Hitler diante das vitórias...aparentemente inevitáveis de seu exército, até o desespero de um comandante militar polonês, conduzindo tropas de cavalaria contra tanques nazistas. Participe da vitória quase fortuita das tropas alemãs contra a obsoleta linha Maginot, antes considerada como uma defesa.... inexpugnável da França. Veja com seus próprios olhos as linhas de frente das batalhas históricas de Rotterdam e Dunquerque e assista a queda de Paris, que chocou o mundo. Vigorosamente eficiente e de sucesso fulminante, a brutal inovação da guerra-relâmpago descerrou a cortina apocalíptica do mais violento conflito global de toda a história da humanidade.

SG11 - BLITZKRIEG JAPONESA 1939-1942 51:23 MIN.
Com as atenções das potências ocidentais voltadas para a guerra que se travava na Europa, os sinais de alerta de um iminente "ataque-relâmpago" japonês no Extremo-Oriente passaram praticamente desapercebidos. Mas, levado pelas caracterís­ticas territoriais, a falta de matérias-primas e o desagrado pela influ­ência ocidental no Pacífico Asiático, o Japão aguardava ansiosamente a oportunidade de distender seu braço militar recentemente imobilizado. Em 7 de dezembro de 1941, a oportunidade apareceu. Veja um mundo pego de surpresa pelo fulminante e eficiente ataque­ surpresa do Japão sobre Pearl Harbor; um golpe estonteante que deixou em pânico toda a costa ocidental da América e foi decisivo para a entrada dos Estados Unidos na guerra. Voe com os fanáticos e indomáveis pilotos japoneses, que passam como um rolo compressor pelos postos avançados do Pacífico - a ilha de Wake, a Malásia e Hong­ Kong. Junte-se às tropas sitiadas de MacArthur isoladas nas Filipinas e testemunhe o destino dos prisioneiros de guerra aliados, como os que tiveram de suportar a infame marcha força,da através da península de Bataan. E depois assista a virada do jogo, com as 'vitórias americanas do mar de Coral, de Midway-e de Guadalcanal. Esse eletrizante documentário, pesquisado em arquivos filmográficos raros e inéditos mostra os principais eventos das primeiras e surpreendentes vitórias japonesas no estratégico cenário de guerra do Pacífico.

SG12 - GRÃ-BRETANHA A LUTA SOLITÁRIA 1939-1941 51:20 MIN.
s ataques-surpresa desencadeados por Hitler asseguraram surpreendentes vitórias contra a Polônia, os Países Baixos e a França e colocaram as tropas nazistas bem próximas de seu' próximo alvo: a Grã-Bretanha. Ainda recuperando-se de sua desastrosa retirada das praias de Dunquerque, as forças britânicas, sob intensa pressão, começaram a cavar trincheiras em seu território, preparando­ -se desesperadamente para um violento ataque alemão que sabiam estar para acontecer. Agora:embarque na cabine de um Spitfire britânico e veja da posição do piloto a decisiva Batalha da Grã Bretanha, quando 600 valentes aviões da Real Força Aérea Britânica rechaçaram uma força de mais de 2.400 caças da Luftwaffe. Desça aos abrigos subterrâneos como os moradores de Londres, enquanto os bombardeiros de Hitler despejam uma chuva de bombas sobre a cidade, em sucessivos ataques noturnos. Embarque com os navios de guerra britânicos da Armada Real para enfrentar o cerco apertado imposto pelo bloqueio naval alemão e testemunhe a ferocidade dos navios de guerra nazistas lançando seus ataques destruidores no Atlântico Norte. Vibre com o relato do legendário jornalista americano Edward R. MUIT w, no momento em que a Grã-Bretanha encontra-se à beira da derrota e veja Winston Churchill convocar um povo sitiado a lutar ao longo dos dias negros que se avizinham. ?           

SG13 - A GUERRA NO AR 1939-1945 51:22 MIN.
A partir do confronto épico entre a Força Aérea Real Britânica (RA.F.) e a Luftwaffe de Hitler na Batalha da Inglaterra, o poderio aéreo desempenharia papel vital em cada palco da Segunda Guerra Mundial. Desde as complexas coreografias dos ataques de longa distância dos esquadrões de bombardeiros aliados que escureciam os céus, até o heroísmo de uma fração de segundo dos combates individuais entre pilotos, a Segunda Guerra tornara-se o primeiro conflito em que a vitória final dependia da vitória na "Guerra no Ar". Acompanhe uma fuga britânica a bordo de um poderoso "Forte Voador" durante um bombardeio nos bem-defendidos céus do coração industrial da Alemanha. Voe com pilotos de combate das forças aéreas aliadas e do Eixo em missões que mergulham de ponta-cabeça na fúria das maiores batalhas aéreas da Europa, Ásia e do Pacífico. Presencie o impacto das inovações decisivas, como o porta- aviões e a primeira aparição dos aviões de combate a jato. Seja como apoio à invasão terrestre da Normandia, seja lançando a bomba atômica que varreu duas cidades japonesas da face da terra, a história do poderio aéreo na Segunda Guerra é a história da guerra em seu ponto máximo.

SG14 - A GUERRA NO MAR 1939-1945 51:22 MIN.
No começo da Segunda Guerra Mundial, as esquadras das marinhas dos Aliados encontravam-se na defensiva em duas arenas principais, no Atlântico e no Pacífico. Em costas britânicas, a Batalha.do Atlântico presenciou bandos de submarinos alemães dizimarem a frota aliada. No Pacífico, o domínio do ar e do mar permitiu ao Japão ocupar, virtualmente sem oposição, desde o Sudeste Asiático até a entrada da América, em Pearl Harbor. Conheça a "Guerra no Mar" em primeira mão ao juntar:se às tripulações dos comboios que navegavam as traiçoeiras águas do Atlântico Norte infestadas de submarinos alemães. Acompanhe os efeitos devastadores do rápido avanço das armas navais e a implacável competição para desenvolver navios maiores, m is rápidos e mais poderosos. Presencie o uso habilidoso das forças aliadas pelo Japão no palco 'do Pacífico e descubra como os Aliados finalmente inverteram a situação e iniciaram complexas campanhas ilha a ilha para rechaçar o front japonês. E, finalmente, suba ao convés com as forças marítimas de ambos os lados para testemunhar como o potencial letal estratégico do porta -aviões fez dessa terrível embarcação a mais decisiva tecnologia na disputa pela supremacia naval.

SG15 - HITLER VOLTA-SE PARA O LESTE 51:22 MIN.
Não conseguindo, como pretendiam, dobrar a Grã-Bretanha por meio de intensos bombardeios, as forças alemãs esbarraram em 1941 diante do obstáculo natural representado pelo Canal da Mancha. Agora "Hitler volta-se para o leste" em uma brutal investida em três frentes contra seus antigos aliados russos e cria um teatro de guerra dos mais selvagens, prolongados e sangrentos de toda a Segunda Guerra Mundial. Filmados nas múltiplas frentes da "Operação Barba-Ruiva" planejada por Hitler, documentários quase inéditos o levarão ao caos da guerra na frente leste, do cerco de Leningrado à fracassada tentativa alemã de invadir Moscou e à penosa luta palmo a palmo para defender Stalingrado. Você viajará com os comandantes dos recém-projetados e eficientes tanques Tigre e Pantera, de Hitler. Você assistirá a.um episódio de gelar o sangue nas veias: o choque das forças nazistas diante de uma arma secreta contra a qual hão estavam preparadas para lutar: o impiedoso inverno russo. Das primeiras e surpreendentes vitórias alemãs aos contra-ataques cada v z mais poderosos das tropas russas, você reviverá a luta pavorosa travada pelos soldados de ambos os lados para sobreviver à terrível disputa pelo controle da importante frente oriental.

SG16 - A GUERRA NO MEDITERRÂNEO 1941-1944 51:24 MIN.
Nos primeiros meses do ano de 1941, a prolongada luta pelo. controle do Mediterrâneo e de seus estratégicos territórios . costeiros estava apenas criando força. Das épicas campanhas no norte da África ao esforço lento'e penoso dos aliados para expulsar os alemães da Itália, essa "Guerra em terra e mar" registro!! alguns dos encontros mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial. Acompanhe o general alemão Rommel, a lendária "raposa do deserto", à frente de seu enfraquecido Afrikakorps, em sua vitória sobre as forças aliadas no norte da África. Junte se depois aos líderes aliados Montgomery, Eisenhower e Patton, no comando de sua contra-ofensiva maciça e apoiada por tanques que selaria o destino final de Rommel e seus homens. Do outro lado do Mediterrâneo, surpreenda-se com outro ataque mortal dos alemães, quando as divisões nazistas, em guerra-relâmpago, apossaram-se da península dos Balcãs. E junte-se aos aliados na cabeça de ponte de Anzio, onde começou a difícil penetração em território italiano. Com base em fantásticos documentários realizados no teatro de guerra do Mediterrâneo, essa é uma história que mostra algumas das principais batalhas e alguns dos mais famosos comandantes da história da guerra moderna.

SG17 - SELVA E MAR 1943-1945 51:22 MIN.
Na esteira das decisivas vitórias americanas contra o Japão, em batalhas como a do mar de Coral e a de Midway, os aliados puderam finalmente iniciar seu  formidável esforço no sentido,de levar a guerra para dentro do território japonês. Um processo lento, árduo cheio de contramarchas, com os japoneses resistindo aos seus inimigos em cada minuto desses batalhas" de selva e mar". Com essas cenas eletrizantes, filmadas nas várias frentes de batalha, você participará do dificultoso avanço dos marines americanos em sua penosa campanha de seis meses para desalojar as tropas japonesas entrincheiradas nas praias de Guadalcanal. Você desembarcará nas ilhas com as forças americanas para participar de confrontos infernais em Iwo Jima e Okinawa. Você acompanhará o general'Douglas MacArthur em sua volta triunfal às Filipinas, conforme prometera. Em seguida, presenciará o esforço americano para desenvolver a última palavra em armas de destruição em massa: a bomba atômica. E,esteja presente à decisão histórica do presidente Harry S. Truman de, em uma missão de alto risco, desencadear a fúria da bomba sobre o Japão, para obriga-Io à rendição - e levar assim a guerra mais cruel de toda a história da humanidade ao seu desfecho apocalíptico.

SG18 - DA NORMANDIA AO RENO 1944-1945 51:22 MIN.
Em meados de 1944, a invasão aliada da Europa ocupada pelos nazistas tomou-se uma necessidade inadiável; a única dúvida a decidir era onde se daria o ataque vital. Os americanos preferiam penetrar diretamente, através do canal da Mancha, no território francês ocupado; os britânicos aconselharam , atacar primeiro a costa do Mediterrâneo. Finalmente acabou prevalecendo a opção do ataque frontal, e logo começaram os preparativos para a mais fantástica mobilização de forças militares jamais vista no mundo. E assista, no cenário devastado pela guerra, cada etapa da preparação das forças aliadas para a Operação Overlord, o famoso "dia D", em que foi lançado o ataque de vida ou morte pelo litoral da Normandia. Voe com as tripulações dos bombardeiros americanos e ingleses em seus estratégicos ataques-surpresa às posições inimigas. Desembarque nas lendárias praias da França com os primeiros soldados aliados para enfrentar corajosamente o fogo cerrado das defesas de costa alemãs. E junte-se aos soldados aliados na eufórica libertação de Paris, antes da sensacional entrada vitoriosa na Alemanha. Através de impressionantes documentários de guerra, esse vídeo o transportará ao calor dessas batalhas decisivas, ao longo de campanhas militares executadas com grande brilhantismo pelas forças aliadas, em sua épica marcha "da Normandia ao Reno"

SG19 - O LONGO CAMINHO DE VOLTA 1943-1945 51:23 MIN.
Colocando em posição antagônica duas imensas formações de tanques e artilharia nas planícies russas em 1943, adecisiva batalha de Kursk reuniu o maior contingente de blindados jamais visto na Segunda Guerra Mundial. Mas ao dissipar-se a fumaça, a decisiva vitória da Rússia assinalou o começo do fim das ambições hitleristas na região e dispôs as tropas aliadas no "longo caminho de volta" para retomar a frente oriental. Sinta com as tropas russas o primeiro sabor inebriante de vitória contra as até então invencíveis divisões panzer em -Kursk e nos campos de batalha da Ucrânia. Participe das bem arquitetadas iniciativas dos guerrilheiros russos em suas missões de sabotagem contra os nazistas. Depois, desloque-se até os bastidores das forças alemãs para ver os terríveis efeitos da Solução Final de Hitler e( veja a terrível sensação experimentada pelos soldados ao liberar os primeiros campos de concentração, como o tristemente famoso Auschwitz. À medida que a Rússia vai engrossando seus contingentes de soldados e tanques, a vitória começa a sorrir para os aliados, numa guerra hoje considerada sem rivais em termos de crueldade e selvageria.

SG20 - O FINAL DA GUERRA NA EUROPA 1945 51:24 MIN.
Janeiro de 1945. Ao contrário das febris investidas de Hitler para retomar a iniciativa, o cerco aliado fechava-se em torno das cada ve mais desesperadas forças nazistas, detidas entre as tropas anglo ­americanas no oeste e os exércitos de Stalin no leste. Mas ainda que o fina da guerra estivesse nesse momento à vista, novas e aterrorizantes armas e estratégias fariam desses últimos meses um período de inesquecível destruição para os dois lados. Entre na guerra com a vanguarda das forças aliadas, tanto na frente oriental quanto na ocidental, abrindo caminho parà Berlim e enfrentando fanática resistência nazista a cada passo do caminho. Testemunhe a capacidade de devastação das novas super armas nazistas, como as bomba: voadoras V-I e V-2, e os valorosos esforços dos pilotos britânicos para derruba-Ias antes que pudessem fazer sentir sua carga mortal. Olhe para o céus estrelados de Dresden, quando bombardeiros aliados dão início a uma devastadora tempestade de fogo. E veja o horripilante final do "Reich de Mil Anos" hitlerista, em um bunker incendiado em Berlim, seguido da alegria das tropas aliadas e da população civil celebrando o tão esperado alvorecer da vitória.

SG21 - GUERRAS NO ORIENTE MÉDIO 1945-1989 51:22 MIN.
Ainda não secara a tinta com que os Aliados e os países do Eixo assinaram o armistício de 1945, que pôs fim aos sangrentos combates da Segunda Guerra Mundial, e já o Oriente Médio sentia os primeiros abalos sísmicos da violência interna. Com suas imensas reservas de petróleo, seus incendiários ardores religiosos e nacionalistas e sua estratégica posição geopolítica, a região logo faria reviver, em versão mais devastadora, as antigas "Guerras no Oriente Médio". Agora, através das lentes de câmeras colocadas nas cabines dos caças a jato, você verá como a paz na região passou a viver por um tênue fio, que pode romper-se a qualquer momento. Você assistirá ao violento nascimento do estado de Israel e as repetidas eclosões de guerras totais com os aguerridos vizinhos árabes. Você subirá  os ares para presenciar combates aéreos em parafuso, e depois marchará ombro a ombro com os comandantes dos tanques israelenses para adentrar o território egípcio, na maior batalha de blindados desde Kursk. Depois, das ruínas de Beirute à guerra química e aos conflitos entre Irã e Iraque, você verá por que essa área turbulenta continua a ser um dos mais perigosos e politicamente explosivos barris de pólvora do mundo.

SG22 - COMUNISMO ASIÁTICO CHINA INDOCHINA CORÉIA 51:22 MIN.
 Forjada no fogo da longa e violenta guerra civil da China,a revolução comunista no Extremo Oriente terminaria por infiltrar-se em cada canto da região, fazendo irromper aqui e ali violentos confrontos, dos ataques isolados da guerrilha às apocalípticas guerras totais. Agora, a partir de documentários raríssimos, rodados no campo de batalha e com eletrizantes depoimentos pessoais, veja com seus próprios olhos os verdadeiros fatos que transformara  a Ásia no pavio de um conflito entre o colonialismo ocidental e as Forças nacionalistas decididas a expulsa-lo. Assista na linha de frente a luta sangrenta pelo controle, da China, desde a inacreditável Longa Marcha, comandada por Mao, até à derrota final das tropas de Chiang  Kai-Shek, apoiadas pelo Ocidente, e sua retirada. para a ilha fortaleza de Formosa. Participe das lutas violentas na Coreia, quando as forças de paz da ONU tiveram de enfrentar a fúria dos fanáticos soldados da Coréia do Norte e do Exército Vermelho da China. E entre nas selvas da Indochina para presenciar o gigantesco esforço comunista, finalmente coroado de sucesso, para expulsar de um Vietnã devastado pela guerra, franceses e americanos. Explodindo aqui e ali, em toda essa minada região, as, "guerras de libertação" ocorridas nas últimas cinco décadas marcam um período de inigualável triunfo e também de tragédia para o "Comunismo Asiático".

SG23 - GUERRAS EM TEMPOS DE PAZ 51:22 MIN.
Os horrores da Segunda guerra Mundial haviam cessado  finalmente, mas a euforia da paz logo deu lugar à dura realidade do pós-guerra. Das antigas colônias do Velho Mundo, agora encorajadas a quebrar os grilhões do colonialismo, até às guerras civis, que dividiram as nações da África e da América Central, velhas inimizades e novos armamentos haveriam de juntar-se para desencadear uma série-mortal de "Guerras em Tempo de Paz". Documentados por recursos cada vez mais sofisticados dos noticiários de cinema e TV, os conflitos do pós-guerra cobrem todo o espectro .  das lutas armadas. As coberturas feitas na linha de frente o levarão diretamente para a zona de combate, desde as lutas selvagens da Indochina e Coréia até às invasões relativamente suaves dos Estados Unidos no Panamá e em Granada. Você acompanhará da cabine de comando as incursões dos lendários ja!os britânicos Harrier no calor da guerra das Malvínas e testemunhará o fogo do nacionalismo alastrar-se pelas antigas colônias européias, como Argélia, Indonésia e África. E irá juntar-se aos hoje tão familiares capacetes azuis da ONU, no momento em que essas forças de paz começaram a aparecer no cenário mundial, em meio ao fogo cerrado de grupos rivais em várias partes do mundo.

SG24 - CORTINA DE FERRA-A GUERRA FRIA 1946-1989 51:22 MIN.
 Corre o ano de 1946. Na esteira da Segunda Guerra Mundial, 55 milhões de mortos e a maior parte da Europa, da Rússia e do Japão em ruínas. No cenário político ainda fumegante, enquanto o mundo busca recuperar-se de seus' traumas, começa a formar.se um novo e perigoso equilíbrio de poder. Estados Unidos e União Soviética, que haviam lutado lado a lado contra a Alemanha nazista, agora enfrentam-se na Guerra Fria, um jogo feroz de manobras secretas, hostilidades localizadas e impasses nucleares que dominarão as relações mundiais na segunda metade I do século. Embarque nessa viagem de volta ao desfecho caótico da segunda Grande Guerra para testemunhar a construção da Cortina de Ferro, que separou o Ocidente do Oriente e criou uma zona de tensão potencialmente perigosa, à beira de um confronto entre dois rivais fortemente armados. Venha assistir de perto às terríveis "guerras por procuração", que eclodiram nos mais variados lugares do mundo todas as vezes em que o comunismo e a democracia lutaram pelo controle das forças físicas e psicológicas. Veja também como a luta final entre EUA e URSS evoluiu do pesadelo de uma guerra nuclear sem vencedores para a tecnologia futurista da "Guerra nas Estrelas".

SG25 - VIETNÃ 1955-1989 51:22 MIN.
 Pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o mesmo guerreiro das florestas que organizou a resistência da Indochina à ocupação japonesa declarou independência e soberania do Vietnã. A extraordinária  luta de Ho Chi Min para unificar um Vietnã dividido sob domínio comunista iria perdurar por décadas. Afinal, o seu supostamente primitivo exército de forças regulares e insurgentes conse­guiria o inimaginável: derrotar a França e os Estados Unidos, expulsando de seu país as duas potências militares mais poderosas do mundo. Conheça agora as raízes do conflito do Vietnã, desde a aniquilação das forças francesas em Dien Bien Phu em 1959, até o envolvimento de conselheiros militares americanos da presidência de Eisenhower três anos mais tarde. Nas fascinantes imagens de arquivo e de campo de batalha, acompanhe as primeiras levas de soldados americanos a desembarcar nas praias e a avançar pelos campos de arroz alagados do Vietnã , onde se depararam frente a um inimigo de ferocidade sem precedentes e com aparente capacidade de desaparecer. Desde as tentativas americanas de forçar os vietnamitas do norte a negociar por meio de bombardeios com B-52, passando pela luta brutal da ofensiva de Tet, até as inesquecíveis imagens de helicópteros evacuando a embaixada americana sitiada durante a queda de Saigon, este é um relato notável de uma luta que mudou para sempre o conceito de como e por que entrar em guerra.

SG26 - GUERRA DO GOLFO 51:23 MIN.
 Em 1990, as superpotências - Estados Unidos e URSS ­já haviam concluído a Guerra Fria que durou 45 anos.

Em agosto deste mesmo ano, o início da tão esperada nova ordem mundial receberia o seu batismo de fogo: a invasão iraquiana de seu vizinho indefeso, mas rico em petróleo o Kwait. Sob a liderança americana, com um mandato das Nações Unidas, uma coalizão sólida de nações aliadas preparou-se para lutar uma guerra de libertação high-tech,diferente de tudo que o mundo já testemunhara. A Guerra do Golfo, o conflito mais bem documentado da história é mostrada aqui em uma surpreendente riqueza de imagens do front, em várias coberturas jornalísticas e através de câmeras montadas na ponta de projéteis que, literalmente, mergulham no centro do conflito Esteja lá quando as forças da coalizão se preparam para liberar o poder de fogo esmagador da "Operação Tempestade do Deserto", Maravilhe-se com a precisão cirúrgica da nova geração de armas "inteligentes" e com a tecnologia “Stealth”, virtualmente invisível. Viaje também em zonas de combate por todo o planeta para testemunhar como o recente realinhamento de poder no mundo gerou violentos conflitos regionais e descubra como o próprio conceito de guerra alterou-se com o advento do terrorismo convencional e nuclear.

Guerra Fria - 1917 - 1945

Guerra Fria - Após Stalin - 1953 - 1956
Guerra Fria -Coréia - 1949 - 1953

Guerra Fria
-Plano Marshall  - 1947 - 1952


Guerra Fria
 - 
Primavera de Praga - 46 min.

 Guerra Fria - 25 min.



Fontes:
Licença padrão do YouTube
http://flaviorober.tripod.com/sinpsesdosvcds/id15.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?