quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DELPINO FILHO - La Jolla Symphony: Tchaikovsky's Fifth






A união faz a força
da beleza na hamonia
- e um cosmo se forma.
Ade

 
Radeir- ost- 1986


Alberto André DELPINO JUNIOR
 
Nasceu em Barbacena, MG. Pintor, desenhista, ilustrador e caricaturista. 

Freqüentou o ateliê de seu pai, Alberto André Delpino. Publicou sua primeira caricatura na revista carioca Fon-Fon antes de completar dez anos. Em 1916 participou do I Salão dos Humoristas. Seus desenhos tornaram-se capas das revistas O Cruzeiro e Semana Ilustrada.

Expôs em Juiz de Fora, Cataguases, Rio Branco, São João Nepomuceno e outras cidades mineiras. Atuou em jornais e revistas cariocas, como A Pátria, Jornal do Brasil, Para Todos, Ilustração Brasileira, O Papagaio, O Tico-Tico, O Malho e Fon-Fon, no período em que residiu no Rio de Janeiro (1927-1930). Sua primeira exposição em Belo Horizonte, tão logo inaugurada no saguão do Teatro Municipal, em outubro de 1930, foi violentamente fechada e invadida pelas forças militares que fizeram a Revolução de 1930. Coordenou a 1ª Exposição de Arte Moderna de Belo Horizonte, no Bar Brasil, em 1936. 

Foi um dos incentivadores da criação dos salões de arte da Prefeitura, que se instalaram na cidade a partir de 1937. Integrou a mostra comemorativa do centenário de Belo Horizonte, Emergência do Modernismo em Belo Horizonte, no Museu Mineiro (1996). 
 
Pindura Saia, óleo s/tela, 1947
Delpino - O Pindura-saia
cerca de 1936

 PabloPicasso
 Li-Sol-sou-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?