terça-feira, 12 de outubro de 2010

ASTRONOMIA NA ARTE - O SOL DE VAN GOGH



janeiro / 2004
                        

                                                            
Vinvent aos 19 anos


No dia 30 de março de 1853 nasceu, na aldeia holandesa Groot Zundert no sul da Holanda, um menino a quem deram o nome de Vincent Willem van Gogh. Seus pais eram Theodorus van Gogh (1822-1885), um severo pároco protestante da Igreja Reformada Holandesa, e Anna Cornelia (Carbentus) van Gogh (1819-1907).

Durante toda a sua vida Vincent van Gogh foi apoiado e sustentado financeiramente pelo seu irmão mais jovem Theo van Gogh, um comerciante de arte. Um acordo entre eles fazia com que o auxílio de 150 francos mensais enviados por Theo fossem pagos com quadros pintados por van Gogh. No entanto, durante toda a sua vida de pintor, que durou 10 anos dos quais podemos dizer que seis foram de aprendizado, van Gogh vendeu apenas um quadro, "A Vinha Vermelha", de 1890.

No ano de 1888 van Gogh passou a apresentar sintomas de degradação mental. Alucinações e ataques psicóticos passaram a dificultar ainda mais a sua vida. Na noite de 23 de dezembro de 1888 van Gogh, mostrando seu deplorável estado mental, após ter discutido violentamente com seu amigo e pintor Paul Gauguin, num acesso de fúria decepou a parte inferior de sua orelha esquerda com uma navalha, embrulhando-a num lenço e levando-a a uma prostituta chamada Raquel.

Os últimos anos da vida de van Gogh foram de intenso sofrimento, levando-o a contínuas internações em instituições para doentes mentais. Mesmo assim, ele continuava a criar intensamente tendo, próximo ao fim de sua vida, produzido 70 quadros em apenas alguns dias. Como resultado da rápida deterioração de sua saúde mental, na tarde de 27 de julho de 1890 van Gogh decide por um fim à sua "solidão imensa". Dois dias após disparar um tiro de revólver contra si próprio, no peito, van Gogh morreu na presença de seu irmão Theo que veio de Paris para assisti-lo em seus últimos momentos. O jornal local "L'Écho Pontoisien" de 7 de agosto de 1890 publicou simplesmente que:
"Domingo, 27 de julho, um certo van Gogh, com 37 anos de idade, súdito holandês, pintor, de passagem em Auvers, disparou sobre si próprio um tiro de revólver em campo aberto; dado que ficou apenas ferido, voltou para o quarto, onde faleceu dois dias depois".

Terminava assim a vida de um homem extremamente sensível, apaixonado, e com uma alma intensamente atormentada. A beleza vista por seus olhos era o legado que nos deixava, beleza essa que gritava nas cores vibrantes de seus quadros e que o colocava entre os mais amados e influentes artistas da pintura.


O artista van Gogh

Van Gogh via o artista como um criador de quadros que não se destinavam a um público elitista, frequentador dos esnobes salões de exposições. Para ele as pinturas deveriam servir de modelos para reproduções que "trouxessem um pouco de luz às casas dos pobres". O artista van Gogh, que só consegui vender um quadro enquanto estava vivo e padeceu numa quase miséria sustentado financeiramente pelo seu irmão Theo, hoje se assustaria ao ver suas obras de arte sendo vendidas em leilões por valores fabulosos. Em 1987, a pintura "Lírio" foi leiloada por 49 milhões de dólares. Em 1990, o "Retrato do Dr. Gachet" foi leiloado por 75 milhões de dólares, o maior valor já atingido por uma pintura em um leilão. Em 1995, "Quatorze Girassóis em uma Jarra" alcançou 36 milhões e 225 mil dólares e em 1998, um "Auto-retrato" foi vendido por 71 milhões de dólares. Possivelmente Van Gogh morreria de vergonha ao ver a que se resume a arte hoje: investimento financeiro.

Ao contrário de outros pintores de sua época van Gogh não retratou a burguesia e sim trabalhadores, camponeses, fossem eles homens ou mulheres. Suas mulheres são pobres e solitárias. Mulheres varrendo, mulheres tecendo, mulheres fiando, mulheres colhendo. Seus homens também estão tristes e sozinhos. Seus desenhos retratam principalmente homens velhos. Curiosamente, embora a Holanda seja um pais com tradição de pesca, van Gogh retrata mais o trabalhador do campo (catadores de batatas, colheita de trigo, etc.) e o trabalhador braçal (homens pegando areia, etc.) do que o pescador.

A solidão é uma constante nos seus quadros. Mesmo as pessoas caminhando não o fazem em grandes grupos mas em duplas, casais ou pequenas famílias, onde sempre o elemento solitário aparece. Não há alegria nas personagens de Van Gogh, que sempre parecem estar engolidos por seus próprios pensamentos. Eles mostram no rosto a tristeza dos que não têm mais esperança na vida e nada mais esperam dela. O olhar perdido, o rosto sofrido e cansado, a expressão de uma tristeza cujo motivo se esconde fora dos domínios da sua pintura ou desenho. Seus rostos sombrios, tristes refletem a tristeza do autor. Não há sorrisos nos quadros e desenhos de van Gogh. A expressão de tristeza no rosto dos personagens de van Gogh é contagiante.

Ao contrário dos quadros mundanos de Toulouse-Lautrec não há sensualidade dos nús de van Gogh. Suas mulheres não seguem o padrão de beleza daquela época: são mulheres comuns, do povo. Um de seus principais modelos para nús foi Clasina Maria Hoornik, uma prostituta que ainda grávida de seu segundo filho, foi viver com van Gogh a partir de fevereiro de 1882. Esta mulher, mais conhecida como "Sien", viveu 19 meses com van Gogh, na mais extrema pobreza, tendo ela e seus filhos pequenos servido como modelos para dezenas de desenhos do artista.

A religião convencional não está presente em van Gogh. Embora ele fosse muito religioso não há quadros de madonas ou Cristos. Sua fé se revela nas pessoas ajoelhadas em oração mas não em imagens religiosas.


O Sol, a Lua, o céu e as estrelas de van Gogh

Van Gogh era um pintor apaixonado pelas pessoas e por paisagens. Em muitos de seus quadros surgem repetidos elementos celestes, a Lua, o Sol, as estrelas emoldurando belíssimos campos de colheita. Certamente van Gogh foi o pintor que mais apresentou elementos astronômicos em sua pintura. O Sol é o elemento mais usado, aparecendo em muitas de suas paisagens, mas incontestavelmente suas pinturas retratando o céu estrelado são as mais famosas.




Apaixonado pela natureza, 
van Gogh retratou o Sol nas mais diversas maneiras. 
Esteja ele nascendo ou se pondo, em um céu nublado
 ou com todo o seu esplendor, o Sol faz parte de inúmeras pinturas, 
desenhos e esboços de van Gogh.

O Sol nascendo nos quadros de van Gogh

Em uns poucos quadros van Gogh representou o nascer do Sol. Abaixo mostramos uma dessas obras.

Campo de trigo com ceifeiro e Sol



















Esta pintura foi realizada no final de junho de 1889, quando van Gogh estava internado em um sanatório em Saint-Rémy.

Campos de trigo com ceifeiro ao nascer do Sol

Esta pintura foi realizada por van Gogh no início de setembro de 1889, quando estava internado em um sanatório em Saint-Rémy.

Campo de trigo atrás do hospital Saint-Paul com um ceifeiro


















Pintado durante a estadia de van Gogh no Hospital Saint-Paul, em Saint-Rémy, em setembro de 1889.


O Sol brilhante de van Gogh

Oliveiras com o céu amarelo e o Sol
















Pintado em novembro de 1889, durante uma das várias internações de van Gogh no sanatório de Saint-Rémy.

Vários desenhos de van Gogh 
também retratam o Sol brilhante da região de Arles, 
na França, onde ele vivia.

Campo com casas sob um céu com o disco solar

Este desenho foi feito em Arles na segunda metade de março de 1888.

Paisagem com salgueiros e Sol brilhando através das nuvens
Desenho feito em Nuenen, em meados de março de 1884.

Disco do Sol acima de um caminho entre arbustos
Este desenho foi feito em abril de 1890 enquanto van Gogh
 estava internado em um sanatório em Saint Rémy.

Sol sobre campo de trigo murado
Desenho feito no sanatório situado em Saint-Rémy, 
em março-abril de 1890.

Vista de Saintes-Maries com igreja

Este desenho foi feito em Arles, em junho de 1888.

Barragem do Rhone em Arles
Desenho feito em julho de 1888 em Arles.

Blocos de apartamentos e vários estudos
Desenho realizado em junho-setembro de 1887. Este é um dos poucos estudos urbanos de van Gogh.

Fila de cabanas em Saintes-Maries
Desenho feito em Arles, entre 31 de maio e 4 de junho de 1888.

A estrada para Tarascon
Desenho feito em Arles, entre 31 de julho e 6 de agosto de 1888.

Campo murado atrás do hospital Saint-Paul
Desenho feito em Saint-Rémy, em novembro-dezembro de 1889.

O Sol se pondo nas imagens de van Gogh

O vinhedo vermelho
Essa pintura foi feita em novembro de 1888, em Arles.

Pinheiros com um céu vermelho e o Sol se pondo
Pintado no sanatório de Saint-Rémy em novembro de 1889.

Salgueiros ao por do Sol
Belíssimo!
Pintado em Arles, no outono de 1888.

Por do Sol: campos de trigo próximos a Arles
Pintado em Arles em junho de 1888.

O semeador
Pintura feita em junho de 1888, em Arles.

O semeador
Pintura feita em Arles, em novembro de 1888.

O semeador
Pintura feita em Arles, em novembro de 1888.

DESENHOS 
Os desenhos mostrados a seguir tratam o mesmo tema, o trabalho do camponês até o por do Sol. Podemos notar as variações do traço de van Gogh.

Semeador com o Sol se pondo
Desenho feito em Arles, em 17 de julho de 1888.

Semeador com o Sol se pondo
Desenho feito em Arles no período de 6 a 8 de agosto de 1888.

Campo de trigo com o Sol se pondo
Desenho feito em Arles em junho de 1888.

Casal passeando
Desenho feito entre agosto e setembro de 1887, em Paris.

Campo de trigo com ceifeiro

Desenho feito em Saint-Rémy no final de junho de 1889.

Esboços de cartas van Gogh,várias mostrava sua atração pelo por do Sol. Abaixo vemos algumas destas cartas onde o tema é colocado.

Semeador com o Sol se pondo

Carta de 17 de junho de 1888, escrita em Arles.

Semeador com o Sol se pondo
Carta escrita em 18 de junho de 1888, em Arles.

Campo de Trigo com o Sol se pondo
Carta escrita em 18 de junho de 1888, em Arles.

Semeador com o Sol se pondo
Carta escrita em 25 de novembro de 1888, em Arles.

Por do Sol sobre um prado
Carta escrita em 14 de agosto de 1882, em Hague.

Campo cercado com lavrador


Esboço em uma carta escrita em Saint-Rémy, no dia 3 ou 4 de setembro de 1889.


 Fonte
Revista Café Orbital
Astronomia na Arte
janeiro / 2004 
Observatório Nacional
Rio de Janeiro - Brasil
http://www.on.br/revista_ed_anterior/janeiro_2004/
conteudo/astro_arte/pinturas/sol.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?