quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ciência versus Religião (1/3) - 3a1



O 3a1 traz um filósofo, um teólogo e um físico para tratar de um assunto pouco comum na televisão brasileira: as grandes questões existenciais sobre a origem da vida no Planeta Terra.

O grande embate entre os adeptos do criacionismo, que professam interpretações do texto bíblico para explicar os mistérios da criação humana; versus o pensamento científico, que se apoia na seleção natural da teoria do evolucionismo de Charles Darwin para defender o Big Bang como princípio da formação do universo.

Assuntos como ateísmo, fanatismo, determinismo e liberdade de credo foram temas tratados no debate com clareza e desenvoltura. Tudo isso com o objetivo de aproximar o telespectador de questionamentos filosóficos que fazem parte do dia a dia, principalmente quando se trata de religião, devoção e fé.

A grande busca do homem em toda sua existência por respostas maiores foram apresentadas como dúvidas que permeiam também a vida dos debatedores -- especialistas em suas áreas, mas não detentores de respostas definitivas. Eles analisam as grandes contradições deste embate secular, na perspectiva da história, da diversidade cultural e do avanço do conhecimento.

Para falar do assunto, o 3a1 recebe a filósofa Nelma Medeiros, professora de filosofia da UFRRJ e integrante do NovaMente (clínica, pesquisa e estudo em psicanálise); o biofísico Henrique Gomes de Paiva Lins de Barros, professor do Instituto Carlos Chagas e ex- Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins; e o filósofo e teólogo Luiz Correa Lima, professor do Departamento de Teologia/PUC-RJ.

A apresentação é de Luiz Carlos Azedo.
Fonte
3a1: toda quarta, às 22h00, na TV BRASIL.
Enviado por em 31/08/2011
Para mais edições, acesse: http://tvbrasil.org.br/3a1/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?