terça-feira, 11 de outubro de 2011

A LIBERDADE INTERIOR - Krishnasmurti ao vivo



J.Krishnamurti
Palestra de Krishnamurti ao vivo
 SAUDADE !!!
Coletâneas - Grupo Sobreoeu


A MENTE SEM CONDICIONAMENTOS.

Estar livre dos pensamentos, da memória, dos conceitos, dos desejos,
 podem ser objetivos de muitos buscadores de si mesmos.

A mente é essencialmente pensamentos, memórias, conceitos e desejos.
Todos os pensamentos, memórias, conceitos e desejos
 são condicionados pelo passado.   

Não há pensamento, memória, conceito ou desejo,
 sem haver o passado como fator condicionador.
Como a mente é essencialmente pensamentos, memórias, conceitos e desejos,
 toda mente é condicionada.

Na verdade a busca por uma mente sem condicionamentos
 é ela mesma um tipo de condicionamento.

Um objetivo criado pelo pensamento baseado em memórias
e conceitos adquiridos no passado, e portanto um objetivo condicionado.

A mente é sempre condicionada e  todo desejo de ter uma mente
sem condicionamentos é parte inerente do condicionamento da mente.






De:  "Nirav Kanan"
Data:  Dom Abr 10, 2005  9:28 pm
Assunto:  A Natureza e o Sábio

A Natureza

A Natureza não é bondosa
Ela trata seus filhos como cães de palha para sacrifícios
O Sábio também não tem preferências
Como a Natureza, ele trata os homens de igual para igual
Como se parece com um fole o Universo!
É vazio, mas dá ar sem parar
Quanto mais é acionado, tanto mais produz
Esgota-se o Espírito por muitas palavras;
É pois preferível ater-se ao Silêncio.
Tao Teh Ching -  Salmo 5

Comentários:
O sábio perfeito é aquele que mais aproxima-se a Natureza. A Natureza não tem apego a nenhuma forma de vida. Você não vê a Natureza lamentando a destruição de uma criatura, nem regojizando-se com uma nova criação. Para a Natureza criação e destruição fazem parte da mesma música, da mesma melodia. Assim é o sábio que atingiu a perfeição. Para ele não há amor por criaturas, por indivíduos. Pois o sábio está constantemente alerta para o caráter sempre mutável da Natureza. Neste estado de consciência o sábio questiona-se como comunicar este entendimento? Num insight percebe que o melhor é ficar em silêncio e deixar o Tao agir em seu ritmo e passo.

Swami Nirav Kanan 
http://br.groups.yahoo.com/group/SatsangNirav   

De:  "rcarvalhoa"
Data:  Ter Abr 5, 2005  4:45 pm
Assunto:
  Metáfora

A metáfora pode fazer parecer plausível argumentos totalmente
equivocados, "provando" e "condenando" o que quer seja. Todo mundo
parece satisfeito com uma metáfora bem feita e sorriem alegremente,
como se com ela tivessem entendido o que não se compreendeu.

Um Abraço ,Ricardo

De:  "Swami Kavyan"
Data:  Sex Mar 25, 2005  2:54 pm
Assunto:  Re:
Admirável Cérebro Novo

Oi Ricardo,
O cérebro novo "neo-cortex", é uma peculiaridade do cérebro humano. É
importante levar em conta que o cérebro humano não é apenas o cérebro
novo, e sim o cérebro como um todo. Pessoas que por razões cirurgicas
ou acidentes tem o neo-cortex, separado do cérebro mais antigo,
perdem a capacidade de emocionar-se de tomar decisões simples e não
conseguem ter um desempenho normal no dia a dia.
Um abraço,
Kavyan.

--- Em sobreoeu@y..., "rcarvalhoa"
escreveu
> A parte superior do cérebro é a característica que mais fortementesepara os homens dos animais menos complexos. Os mais primitivos organismos da terra tinham apenas vestígios do cérebro superior, ou nem vestígios;descendo-se na escala evolutiva,a proporção, gradativamente, aumenta, razão pela qual o cérebro superior é chamado de "cérebro novo". Até os mais elevados
primatas, o chimpanzé e o gorila, têm no máximo um terço apenas do cérebro superior de um ser humano. Embora desenvolvido o nossso cérebro conservamos sem dúvida todas
as características do velho. 
 
Quando certas zonas no interior do crânio sofrem estímulos elétricos, somos capazes de morder e arranhar comoum animal. Até certo ponto, o cérebro velho representa o egoísmo implacável, ao passo que o novo é a sede de complexos conceitos abstratos.O espírito adulto representaa vitória do novo cérebro sobre o velho. Uma intensa emoção no cérebro velhopode bloquear os circuitos do novo cérebro que representam a razão e a previsão. O homem que comete um crime num acesso de raiva sabe, com seu cérebro novo, que será descoberto e punido, mas não pensa nessas coisassenão depois que suas paixões se abrandam.
 (trecho do livro corpo humano- suas maravilhas e seus cuidados)

                 "Celia HB"
Data:  Sáb Dez 4, 2004  11:03 pm

A CHAVE PARA A DIMENSÃO ESPIRITUAL
 
Em situações em que nossa vida está ameaçada pode ocorrer naturalmente essa mudança na consciência do tempo para o momento presente. A personalidade, que tem um passado e um futuro, retrocede e é substituída por uma presença consciente intensa, serena mas, ao mesmo tempo, alerta. Sempre que uma reação se faz necessária, ela surge desse estado de consciência.

Muitas pessoas, embora não percebam, gostam de se envolver em atividades perigosas, como escaladas de montanha, corridas de automóvel, vôos de asa-delta, pela simples razão de que suas atividades as trazem para o Agora, livre do tempo, dos problemas, dos pensamentos e das obrigações pessoais. Nesses casos, desviar a atenção do momento presente, nem que seja por um segundo, pode significar a morte.  Infelizmente, essas pessoas passam a depender de uma atividade em particular para ficarem nesse estado. Mas você não precisa escalar a face norte do Eiger. Você pode entrar nesse estado agora.

Desde a antiguidade, mestres espirituais de todas as tradições apontam o Agora como a chave para a dimensão espiritual. Mas parece que isso permaneceu como um segredo. Com certeza não é ensinado em igrejas ou em templos. Se voce vai a uma igreja, pode ouvir passagens do Evangelho como "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo", ou "Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus". A profundidade e a natureza radical desses ensinamentos não são reconhecidas. Parece que ninguém percebe que os ensinamentos foram formulados para serem vividos, e, dessa forma, provocarem uma profunda transformação interior.

Toda a essência do zen consiste em caminhar sobre o fio da navalha do Agora, em estar tão absolutamente presente que nenhum problema, nenhum sofrimento, nada que não seja quem somos em essência, possa permanecer em nós. No Agora, na ausência  do tempo, todos os problemas se dissolvem. O sofrimento precisa do tempo e não consegue sobreviver no Agora.

O grande mestre zen Rinzai, visando desviar a atenção de seus alunos do tempo, levantava o dedo com frequência e perguntava calmamente: "O que está faltando neste momento?". Uma pergunta poderosa, que não requer resposta no plano da mente. É formulada para conduzir uma atenção profunda para o Agora. Outra questão muito usada na tradição zen é: "Se não é agora, então quando?"

O Agora é também um ponto central no ensinamento do sufismo, o braço místico do islamismo. Os sufistas têm um ditado que diz: "O sufista é filho do momento presente." E Rumi, o grande poeta e mestre do sufismo, ensina: "Passado e futuro ocultam Deus de nossa vida, ponha fogo em ambos."

Mestre Eckhart, mestre espiritual do século treze, resumiu tudo isso com poucas e belas palavras, ao afirmar: "O que nos impede a luz de nos alcançar é o tempo. Não há maior obstáculo para Deus que o tempo."

"O PODER DO AGORA", Eckhart Tolle; editora Sextante

http://www.desmatamentozero.ig.com.br
             "Celia HB"
Data:  Dom Dez 5, 2004  3:09 pm
Assunto:  O EGO

http://www.desmatamentozero.ig.com.br/
----- Original Message -----
From:  sabedoriadivina@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, December 05, 2004 9:35 AM

Subject: [sabedoriadivina] POR QUE FICAMOS MAGOADOS?

POR QUE FICAMOS MAGOADOS?

"Em primeiro lugar, por que ficais magoados? Desde a infância, que parece ser um fator importante em nossas vidas: não se magoar, não ser ferido por outra pessoa, por uma palavra, por um gesto, por um olhar, por uma experiência. Por que nos magoamos? Porque somos sensíveis, ou porque temos uma imagem de nós mesmos que precisamos proteger, que sentimos ser importante para a nossa existência, uma imagem sem a qual nos sentimos perdidos, confusos? Existem as duas razões: a imagem e a sensibilidade. Compreendeis o que queremos dizer com o sermos sensíveis assim física como interiormente? 
 
Se fordes sensíveis e um tanto acanhado, recolhei-vos dentro de vós mesmo, ergueis um muro ao vosso redor, a fim de não serdes magoado. É o que fazeis, não é? Uma vez que tenhais sido magoado por uma palavra ou por uma crítica, que vos tenham ferido, passais a construir um muro de resistência. Não quereis continuar vulnerável. Podeis ter uma imagem, uma idéia de vós mesmo, de que sois importante, de que sois inteligente, de que vossa família é melhor do que as outras, de que disputais jogos melhor do que os outros. 
 
Tendes essa imagem de vós mesmos, não tendes? E quando a importância dela é posta em dúvida , abalada ou despedaçada, vós vos sentis muito magoado. Há autopiedade, ansiedade, medo. E se o fato se repetir, constituireis uma imagem ainda mais forte, mais afirmativa, mais agressiva, etc. Zelais por que ninguém vos perturbe, o que também significa erguer um muro contra qualquer invasão. De modo que tanto o sensível tanto o que faz a imagem produzem os muros de resistência. Sabeis o que acontece quando ergueis um muro à vossa volta?
 
O mesmo que acontece quando edificais um muro muito mais alto em torno de vossa casa. Não vedes os vizinhos, não recebeis a luz do sol em quantidade suficiente, viveis num espaço muito reduzido com todos os membros da vossa família. E, não tendo espaço bastante, começais a mexer com os nervos uns dos outros, brigais, ficais violentos, desejais ir embora e vos revoltais. E se tiverdes dinheiro suficiente e suficiente energia, construirei outra casa para vós com outro muro em torno dela, e assim por diante. A resistência implica falta de espaço e é fator de violência."

[ Krishnamurti; O COMEÇO DO APRENDIZADO; Cultrix]  

Abraços,Robespierre
                                                            LISTA SABEDORIADIVINA
                                   Para postar mensagens, envie e-mail para:
                                    sabedoriadivina@yahoogrupos.com.br
                    
            
                           "AdeirT.Reis"
Data:  Sex Nov 19, 2004  8:33 am
Assunto:  SER GIRASSOL

      O GIRASSOL

           Assim como um girassol escolhe sempre estar
voltadopara o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais
bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe
acontecem.

         Nossa percepção é seletiva, nós "focalizamos" o que
queremos ver e deixamos de perceber o restante.
Você já reparou como é fácil ficar de baixo
astral?
           - Uma conta para pagar...
           -Não ganhar todo o dinheiro de que se precisa...
           -Não ter a aparência que se gostaria de ter...
           -Não ser valorizada no trabalho...
           -Não ter encontrado o sucesso, ou um grande amor
...
     É por isso que freqüentemente não nos sentimos bem.
     Depositamos nossa atenção no que nos falta, no que nos
      magoa...E ocupamos nossa mente com pensamentos
      preocupantes sobre o futuro. Enfim, deixamos a nossa
     mente à deriva, torturada por pensamentos
     negativos que nos dominam.

             Na verdade a maior parte do tempo, estamos
   lutando com a vida, não aceitando o que ela nos traz...E
quando não aceitamos aquilo que é, e nos concentramos
   no que deveria ser, nos frustramos, sofremos cada vez
mais,ao ponto de perdemos o sentido da existência...

        É justamente quando estamos frustrados e
insatisfeitos, que precisamos lembrar que
possuímos uma antena interna - a atenção 
- capaz de captar o lado bom da vida.
Exatamente como, na natureza, faz o
girassol.

       O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que
este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está
sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza.

       Saber captar o lado luminoso da vida significa
aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e
também a sermos gratos por isso...

         Apreciar e agradecer o carinho, o afeto, os
gestos de  atenção e delicadeza oferecidos pelos amigos,
filhos,pais, namorados. Apreciar o sorriso luminoso de
alguém  que você gosta. Apreciar um gesto de gentileza,
uma palavra de estímulo do seu colega de trabalho, do
seu vizinho...

        Apreciar todo contato humano que lhe trouxe
 conforto,novo ânimo...Apreciar todo apoio que a vida lhe
deu, de tantas formas misteriosas, quando precisou...
       Apreciar e agradecer porque a Vida é Amor, e
sempre o protegeu, realizou seus desejos mais profundos,
tomou conta de seus interesses e suas verdadeiras
necessidades...

      Ser aprendiz de girassol,não é fácil! Infelizmente a maioria de nós, não foi preparada pra buscar o lado luz da vida, e vive se debatendo na obscura zona dos condicionamentos subconscientes e dos
pensamentos destrutivos

       Daqui pra frente, quando perceber que está desanimado,revoltado ou deprimido, que possa se lembrar de ser girassol.
      Selecione o melhor do seu mundo, valorize tudo o que
 de bonito e bom existe nele!

     Acredite no Poder da Luz para neutralizar
qualquer situação adversa e transformar sua Vida em uma
verdadeira obra-prima!
Assim, começará a reter Força, Vitalidade e Alegria
dentro de você.

      E como o girassol, estará de bem com a grande festa
colorida que é a VIDA!

(Desconheço o Autor)
===
Um grande abraço a todos,
Cláudio Lima - Terapeuta Naturalista
MSN: joshua_lima@hotmail.com

Shalom!!!
Um abraço
AdeirT.Reis
siertrieda@yahoo.com
http://adheir.net8.com.br
http;//adheir.cjb.net
Links Legais

"AdeirT.Reis"
Data:  Sáb Nov 20, 2004  2:37 pm
Assunto:  Re: Rítmo-Agora

--- Em sobreoeu@y..., marcelo ferrari
escreveu Ricardo,

> As coisas cairem no chão também é só uma curiosidade. O polo norte
atrair o polo sul também é só uma curiosidade. A laranja verde
amadurecer e a madura apodrecer também é só uma curiosidade. Creio
que para descobir as coisas é preciso dar atenção as curiosidades, ao
óbvio, está ai que vc apontou, o ritmo, é fundamental para se
entender o que é consciencia. Se vc for realmente curioso, investigue
esta curiosidade, com certeza ela tem algo para te mostrar.
 forte abraço marcelo ferrari

> CURIOSIDADE - O RITMO E A VIDA

Maravilhoso o que disse Henri Bergson,lá ,por volta de 1900:

' "Um filósofo,vindo das matemáticas,verá um pedaço de ferro como uma
continuidade melódica "

Pergunto:
- filósofo = pensador ?
- matemático = observador ?
- ferro = gente ?
- pedaço = indivíduo ?
- continuidade = memória imediata (no tempo) ?
- melódica = melodia,música - ritmo ?

Então somos cada um de nós uma partitura,uma música ou só um acorde que devemos decifrar e bela-mente entoar?

Há alguma verdade no que Bergson descobriu e afirmou?

Amigos,vamos refletir sobre isto?
Um grande abraço
Adheir
 
Lindéria,
Este é o padrão de todas as mentes.
Individualmente, se damos valor apenas ao que percebemos de nós, ao que sentimos como verdadeiro para nós, se acreditamos que só devemos seguir nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações, então veremos os outros como estranhos a nós mesmos, diremos que os outros não nos entendem.

A mente é assim, sempre auto-centrada. E a meu ver o ápice deste centramento é acreditar que só nós mesmos podemos nos compreender, que as percepções dos outros, as pesquisas científicas, os estudos da psicologia e da psiquiatria sobre a mente humana, são todos entraves ao auto-esclarecimento.

É interessante que um sujeito como Krishnamurti que teve insights muito interessantes sobre o eu, e suas caracterísitcas de funcionamento, não tenha se dado conta que a auto-conhecimento centrado apenas em nossas próprias percepções de nós mesmos, fatalmente nos levará, a criamos uma imagem de total autosuficiência e autoconhecimento, totalmente distorcida. E que este é na verdade o caminho para o auto-engano.

Eu particularmente não caio mais neste tipo de crença. Aprendi perfeitamente que a subjeitividade é um caminho de auto-engano frequente, e se queremos de fato "olhar para dentro", há que se olhar para fora primeiro, e ver o quanto nos enganamos sobre o mundo, quanto mais sobre nós mesmos, e por isto devemos ter sempre um pé atrás.

É padrão de todas as mentes, fazer afirmações assim:
 Se eu sinto/vejo/percebo assim, é porque é verdade! Pois quem melhor do que eu mesmo para validar o que sinto/vejo/percebo.
Para este tipo de afirmação, eu gosto de contestar, mostrando figuras como esta abaixo,
 

E perguntar:
Qual dos dois monstros é o maior, o de trás ou o da frente?

O que vemos/percebemos/sentimos é que o de trás é o maior. E não há nenhuma forma "dentro de nós" de percebermos de forma diferente. É muito óbvio, claro e evidente por si mesmo que o monstro de trás é maior.

 A imagem que vemos 
está dentro de nós, e sempre a veremos assim.

Mas estamos frente a frente com um auto-engano.

Só há uma forma de sairmos do nosso auto-engano.

Procurar algo fora de nós que possa corrigir o que "dentro de nós" parece uma verdade: O monstro de trás é maior.

Se porém abandonamos esta crença de que ninguém melhor do que nós mesmos para perceber/sentir o que é real, e procurarmos fora de nós, podemos pegar uma régua e ao medir os dois monstros perceber que ambos tem exatamente o mesmo tamanho!

E o mais interessante é que apesar disto, mesmo sabendo disto, ao olharmos a figura continuaremos com a impressão que o monstro de trás é maior!

Assim minha cara Lindéria, acreditar que somente nós mesmos poderemos descobrir a verdade, é o maior dos auto-enganos que nossa mente nos faz.

Somos todos 
prisioneiros de nossas mentes.
E negar a importância dos outros 
para nos conhecermos melhor, 
é estar fadado ao auto-engano.

Como escrevi recentemente em outro lugar: 
 
O pior cego 
não é aquele que não quer ver. 
O pior cego é aquele que acredita que já está vendo!
Um abraço, Kavyan. 

                                                                                                                07/11/04
O falso EU e o Verdadeiro EU.

Muitas vezes lemos em livros, ou até mesmo ouvimos de alguns “mestres espirituais”, ou “iluminados” que o EU com que nós habitualmente convivemos no nosso dia a dia não é um Verdadeiro EU, mas sim um falso EU ( o EU da mente), e que nós não somos este falso EU, mas sim o Verdadeiro EU, que é chamado por vários nomes: O EU Interior, O Atman, A Consciência, A Testemunha, O Observador, etc. Gostaria de fazer alguns comentários sobre este assunto.

Quem está realmente interessado nesta questão do EU, certamente já descartou a versão cartesiana do EU, que seria um homúnculo dentro do cérebro coordenando todas as funções do ser humano, tais como pensamento, memória, emoção, etc. Esta versão de EU é uma versão que supõe um EU separado do restante do mundo e que atua no mundo mais não faz parte do mundo.

De fato, não há este EU, pois o EU é produto do pensamento, ou seja, não é o EU que cria o pensamento, mas o pensamento que cria o EU. Mas então surge uma outra versão. Já que este EU do dia a dia está em mutação constante e portanto não tem uma existência fixa e independente, haveria por trás deste EU um outro EU , este sim o EU Verdadeiro, ás vezes chamado de Consciência ou de Observador. Supõe alguns que cada um de nós seria este Observador, esta Consciência e que portanto este seria o Verdadeiro EU.

A maioria das vezes as pessoas que tem esta concepção não percebem que esta forma de entender o EU ainda é uma forma dualista que continua dividindo o que somos em partes. Um verdadeiro EU em contraposição a um falso EU, o observador em contraposição ao observado. É preciso dizer que esta percepção pouco tem de diferente do pensamento cartesiano clássico, pois a dualidade continua presente.

Dividir o mundo e as coisas do mundo é uma das funções e atribuições do pensamento. O pensamento faz isto quando divide o EU do não EU, e certamente é ainda o pensamento que continua atuando quando divide o EU em verdadeiro EU e falso EU. Assim toda e qualquer divisão é fruto do movimento do pensamento. Coisas como pensamento de um lado e pensador de outro, matéria de um lado e espírito do outro, observador de um lado e observado do outro, verdadeiro EU de um lado e falso EU do outro, nirvana de um lado e sansara de outro, relativo de um lado e absoluto de outro, são todos modos de dizer e de viver do pensamento. Estes modos podem ser úteis em alguns contextos, mas continuam ainda como percepções parciais do Todo. Não há oposição real ou dualidade essencial entre estes termos. Tudo é UM. 

O Universo é impessoal e dentro de sua impessoalidade surgem personalidades de tempos em tempos que tem autoconsciência e devido a autoconsciência se iludem e se sentem separadas do Todo. E após esta separação lutam incessantemente para manter-se, pois para o EU (verdadeiro ou falso) é muito difícil assumir que ele não existe em essência, pois a ele parece muito óbvio que ele existe. Na verdade esta parece ser a única certeza do EU , ou seja, EU posso estar enganado em todas as outras opiniões, mas de uma coisa EU tenho certeza absoluta, EU existo. 

Descartes pensava assim também, e por isto sua frase famosa: Penso Logo Existo. Quando surge a percepção de que esta certeza, que é a única certeza absoluta que o EU tem, é na verdade a Grande Ilusão, então só resta uma grande gargalhada. É o Todo rindo de si mesmo, pois, todo este movimento e toda a angústia criada por ele, ocorre dentro do Todo e no Todo.

Kavyan
Sathya Sai Baba Jovem
Sathya Sai Baba - 16/07/1997
 
"Que todos os seres, de todos os mundos, sejam felizes e bem-aventurados."
 
 

Kavyan
ICQ: 158981217
a:sobreoeu@yahoogrupos.com.br, A_Busca@yahoogrupos.com.br
De:"Kavyan"   Ver detalhes do contato Ver detalhes do contato
Data: Sat, 30 Oct 2004 15:36:52 -0200 (Hor. de verão leste da Am. Sul)
Assunto: [sobreoeu] A mente sem condicionamentos   
 
 Li
  Fonte:
Enviado por em 14/07/2009
Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?