segunda-feira, 16 de julho de 2012

FACE A FACE COM CARL GUSTAV JUNG - 2/4 - 10:03



Entrevista realizada pela BBC em 22 de Outubro de 1959




  • Arquetipos “o conceito de arquétipo... deriva da observaçãoreiterada de que os mitos e os contos da literatura universal encerram temas bem definidos quereaparecem sempre e por toda parte. Encontramos esses mesmos temas nas fantasias, nos sonhos,nas idéias delirantes e ilusões dos indivíduos que vivem atualmente. A essas imagens ecorrespondências típicas, denomino representações arquétipas. Quanto mais nítidas, mais sãoacompanhadas de tonalidades afetivas vívidas... Elas nos impressionam, nos influenciam, nosfascinam. Têm sua origem no arquétipo que, em si mesmo, escapa à representação, formapreexistente e inconsciente que parece fazer parte da estrutura psíquica herdade e pode, portanto,manifestar-se espontaneamente sempre e por toda a parte.
  • Incosnciente Coletivo
  “O inconsciente coletivo representa uma psique que, ao contráriodos fenômenos psíquicos conhecidos, escapa às imagens representativas. Por este motivo achamei psicóide.”

  • Sonhos
  •  
  • Memórias
  •  
  • Individuação “Uso a palavra ‘individuação’ para designar umprocesso através do qual um ser torna-se um ‘individuum’ psicológico, isto é, uma unidadeautônoma e indivisível, uma totalidade”.“A individuação significa tender a tornar-se um ser realmente individual; namedida em que entendemos por individualidade a forma de nossa unicidade, a mais íntima, nossaunicidade última e irrevogável; trata-se da realização de seu si-mesmo, no que tem de maispessoal e de mais rebelde a toda comparação. Poder-se-ia, pois, traduzir a palavra “individuação”por “realização de si-mesmo”.“Constato continuamente que o processo de individuação é confundido com atomada da consciência do eu, identificando-se, portanto, este último com o Si-mesmo, e daí,resultando uma desesperadora confusão de conceitos. A individuação não passaria, então, deegocentrismo e auto-erotismo. O si-mesmo, no entanto, compreende infinitamente mais do queum simples eu... A individuação não exclui o universo, ela o inclui...
Pablo Picasso

Li-Sol-30
 Fonte:
Enviado por em 26/02/2010
Licença padrão do YouTube
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?