domingo, 17 de fevereiro de 2013

MUZIO CLEMENTI : Sonatas for Flute and Piano,Laura Pontecorvo & Andrea Coen - 1:05:43


Muzio Clementi Sonatas for Flute and Piano,

Laura Pontecorvo & Andrea Coen 

Foguinhos saltitantes
- sinto um gostinho de Mozart
alegrando o domingo.
Ade.

Muzio Clementi

 Muzio Clementi

 
Muzio Clementi 
(24 janeiro de 1752 - 10 de Março de 1832) 
foi um compositor , pianista , pedagogo , maestro
fabricante editora de música, editor e piano. 

 Nascido na Itália, ele passou a maior parte de sua vida na Inglaterra.
Clementi nasceu em Roma . Encorajados a estudar música por seu pai, ele foi patrocinado como um jovem compositor por Sir Peter Beckford que o levou para a Inglaterra para avançar seus estudos. Mais tarde, ele visitou várias vezes a Europa a partir de sua base de longo tempo em Londres

  Foi em uma dessas ocasiões, em 1781,
 que se envolveu em um concurso de piano com
 Wolfgang Amadeus Mozart .

 
Influenciado por Domenico Scarlatti 
escola cravo 's e escola clássica de Haydn
 e pelo galante stile de Johann Christian Bach e Cirri Ignazio ,
Clementi desenvolveu um fluente, estilo legato técnica 
que ele passou para toda uma geração de pianistas, 
incluindo John Field , Johann Baptist Cramer , Ignaz Moscheles , Giacomo Meyerbeer , Friedrich Kalkbrenner , Johann Nepomuk Hummel e Carl Czerny .

  Ele foi uma influência notável sobre
 Ludwig van Beethoven .
 
Clementi também produziu e promoveu 
a sua própria marca de pianos e foi um notável 
editor de música

Foi graças a esta atividade que muitas composições de artistas contemporâneos e anteriores estiveram no repertório. Embora a reputação Europeu de Muzio Clementi era apenas a segunda Joseph Haydn em sua época, sua reputação definhou por grande parte dos séculos 19 e 20. [1    

Vida

Infância

Muzio Filippo Vincenzo Francesco Saverio Clementi (batizado Mutius Philippus Franciscus Vincentius Xaverius), nasceu em Roma , Itália em 24 de janeiro de 1752, e no dia seguinte batizado na igreja local de S. Lorenzo em Dâmaso . Ele era o mais velho dos sete filhos de Nicolò Clementi (1720-1789), um famoso ourives, e Madalena, Caisar née (Magdalena Kaiser), que era suíço. Nicolo logo reconheceu o talento musical Muzio e dispostos para a instrução musical privada com um parente, Antonio Baroni , o maestro di cappella no St. Basílica de Pedro . [2]

Educação

Com a idade de sete Clementi iniciou estudos em baixo cifrado com o organista Cordicelli , seguido por aulas de voz de Giuseppe Santarelli . Alguns anos mais tarde, provavelmente em 11 ou 12, ele recebeu lições de contraponto por Gaetano Carpani . Aos 13 anos já havia composto Clementi um Oratório , gloriosi Martitio de 'Santi Giuliano, e uma massa . Quando ele tinha 14 anos, em janeiro de 1766, tornou-se organista da paróquia de San Lorenzo, em Dámaso. [2]

Mover para a Inglaterra

Em 1766, Sir Peter Beckford (1740-1811), um inglês rico e primo do romancista William Thomas Beckford , duas vezes prefeito de Londres, visitou Roma. Ele ficou impressionado com o talento musical Clementi jovem, e negociou com seu pai para levá-lo para a sua fazenda, Steepleton Iwerne , ao norte de Blandford Forum , em Dorset , Inglaterra . Beckford concordou em fornecer pagamentos trimestrais de patrocinar a educação musical do menino até que ele chegou aos 21 anos. Em troca, ele era esperado para proporcionar entretenimento musical. Para os próximos sete anos Clementi viveu, realizada, e estudou na propriedade em Dorset. Durante este período, ao que parece, Clementi passou oito horas por dia no cravo, praticando as obras de Johann Sebastian Bach , Carl Philipp Emanuel Bach , Handel George Frideric , Domenico Scarlatti , Alessandro Scarlatti e Bernardo Pasquini

  As composições datadas apenas a este período são o WO Sonatas 13 e 14 e Sonate Sei por clavicémbalo o piano, op. 1. [2]
Em 1770 Clementi fez sua primeira apresentação pública como um organista . A audiência foi relatada a ficar impressionado com seu jogo, começando assim uma das carreiras de concerto extraordinariamente bem sucedido pianista do período.
 
Em 1774, Clementi foi libertado de suas obrigações para com Peter Beckford. Durante o inverno de 1774-1775, ele mudou-se para Londres , fazendo sua primeira aparição como cravista em um concerto beneficente em 3 de abril de 1775. Lá, ele fez várias aparições públicas como um solo de cravo em concertos beneficentes para dois músicos locais, um cantor e um harpista, e serviu como condutor (a partir do teclado) no Teatro Rei (Teatro de Sua Majestade) , Haymarket , por pelo menos parte do este tempo.

Mozart

Clementi começou a três anos Europeia turnê em 1780, viajando para Paris , França (onde ele se apresentou para a rainha Maria Antonieta ), Munique , Alemanha , e Salzburg , Áustria . Em Viena , ele concordou em participar de um concurso musical com Mozart para o entretenimento de Sacro Imperador Joseph II e seus convidados em 24 de dezembro de 1781, na corte vienense. Os compositores foram chamados para improvisar e para realizar seleções de suas próprias composições. O Imperador declarou diplomaticamente um empate.
 
12 jan 1782, Mozart informou a seu pai:. ". Clementi joga bem, tanto quanto a execução com a mão direita Sua maior força está em suas passagens nas 3as Além disso, ele tem não vale um Kreuzer de gosto ou sensação - em suma, ele é um mero mechanicus ". Em carta posterior, ele escreveu: "Clementi é um charlatão, como todos os italianos Ele marca um pedaço presto mas joga apenas allegro.".
 
Impressões Clementi de Mozart, pelo contrário, estavam entusiasmados. Muito mais tarde, o pianista Ludwig Berger lembrou ele dizendo: ". Até então eu nunca tinha ouvido ninguém tocar com o espírito e graça Eu estava particularmente dominado por um adagio e por vários de seus variações improviso para o qual o imperador tinha escolhido o tema, e que estávamos a conceber alternadamente. "

Apesar de tentativas posteriores para retratar os dois como rivais, não há nenhuma evidência de que o encontro não foi cordial. Na época Clementi estava explorando um estilo mais virtuoso e extravagante, e isso pode explicar a atitude depreciativa de Mozart. Uma das peças que ele realizou foi a sua tocata Op.11, um pedaço de exibição cheia de terços paralelas. Parece que, mais tarde, opinião de Mozart pode ter sofrido algumas modificações. Como observado por Hermann Abert em seu "WA Mozart", o conjunto de variações K.500 de 1786 "inclui um punhado de novos efeitos pianísticos que são estranhos a estilo anterior de Mozart e que reflectem claramente a influência de Clementi". [3]

Curiosamente, Mozart usou o tema de abertura do B-flat de Clementi grande sonata (Op. 24, No. 2), em sua abertura de " A Flauta Mágica ". Não era incomum para os compositores de emprestar um do outro, e isso pode ser considerado um elogio. Apesar de Clementi observado em publicações posteriores de sua sonata que tinha sido escrito 10 anos antes de Mozart ópera-presumivelmente para deixar claro que foi emprestado de quem-Clementi manteve uma admiração por Mozart, como refletido no grande número de transcrições que ele fez da música de Mozart , entre os quais uma versão solo de piano da abertura "Flauta Mágica".

Ensino

A partir de 1783, e para os próximos 20 anos, Clementi ficou em Inglaterra a tocar piano, realização e ensino. Vários de seus alunos incluem: Johann Baptist Cramer , Ignaz Moscheles , Teresa Jansen Bartolozzi , Ludwig Berger (que passou a ensinar Felix Mendelssohn ), e John Field (que, por sua vez, se tornaria uma grande influência sobre Frédéric Chopin ).

Publishing e fabricação de piano

Em 1790, Clementi tomou a decisão de desistir de sua carreira realizando, possivelmente, a fim de reforçar sua reputação como compositor. [2] Em 1798, ele assumiu a empresa Longman e Broderip em 26 Cheapside , inicialmente com um Longman James , que deixou em 1801. Clementi também tinha escritórios em 195 Tottenham Court Road de 1806. A linha de publicação, 'Clementi & Co, e Clementi, Cheapside' aparece em uma litografia, 'W Music'by acentuada após J Madeira, por volta de 1830.

Ele também começou a pianos de fabricação, mas em março de 1807, o armazéns ocupados por sua nova empresa foram destruídos por um incêndio, resultando em uma perda de cerca de ₤ 40 mil. 

 No mesmo ano, ele fechou um acordo com Ludwig van Beethoven , um de seus maiores admiradores [ quem? ], que lhe deu os direitos de publicação total a todos a música de Beethoven, na Inglaterra. Ele editado e interpretado a música de Beethoven, mas ele tem sido criticado por algum trabalho editorial, como fazer harmônicas "correções" para algumas das notas de Beethoven.

Que Beethoven, em sua vida mais tarde, começou a compor música de câmara especificamente para o britânico mercado pode ter sido relacionado para o fato de que seu editor estava vivendo em Londres.

Em 1810, parou de Clementi concertizing para dedicar seu tempo à composição e tomada de piano. Em 24 de Janeiro de 1813, Clementi, juntamente com um grupo de proeminentes músicos profissionais na Inglaterra fundou a "Sociedade Filarmónica de Londres", que tornou-se a Royal Philharmonic Society em 1912. Em 1813 Clementi foi nomeado membro da Academia Real Sueca de Música.

Enquanto isso, seu negócio pianoforte tinha florescido, proporcionando-lhe um estilo de vida cada vez mais elegante. Como mecânico inventor e habilidoso, ele fez melhorias importantes na construção do piano, alguns dos quais tornaram-se padrão em instrumentos para este dia.

Anos finais

No final de 1816 Clementi fez outra viagem ao continente para apresentar seus novos trabalhos, particularmente nos Spirituels Concertos em Paris . Ele voltou para Londres em junho de 1818, após a parada em Frankfurt . Em 1821, mais uma vez voltou a Paris, a realização de suas sinfonias, em Munique e Leipzig . Em Londres, em 1824 suas sinfonias foram apresentados em cinco dos seis programas no 'Concertos de Música Antiga e Moderna "no Teatro do rei.

Em 1826 Clementi completou sua coleção de estudos de teclado, Gradus ad Parnassum , e partiu para Paris com a intenção de publicar o terceiro volume da obra simultaneamente em Paris, Londres e Leipzig. Depois de ficar em Baden e, provavelmente, fazer outra visita a Itália, ele voltou para Londres no outono de 1827.

Em 17 de dezembro de 1827, um grande banquete foi organizado por Johann Baptist Cramer e Moscheles Ignaz em sua honra no Albion Hotel . Moscheles, em seu diário, diz que naquela ocasião Clementi improvisou ao piano sobre um tema de George Frideric Handel . Em 1828, ele fez sua última aparição pública, no concerto de abertura da Sociedade Filarmónica. Em 1830 ele se aposentou da Sociedade.
Clementi movido fora Lichfield , Staffordshire , em 1830, e passou seus últimos anos em Evesham , Worcestershire , onde, em 10 de março de 1832, depois de uma curta doença, ele morreu. Ele era 80 anos de idade. Em 29 de março de 1832, ele foi enterrado em Westminster Abbey . Acompanhando seu corpo estavam três de seus alunos: Johann Baptist Cramer , John Field e Moscheles Ignaz . Ele tinha sido casado três vezes e diz-se que teve quatro filhos.

Música

Como compositor de sonatas de piano clássico, Clementi foi um dos primeiros a criar teclado funciona expressamente para as capacidades do piano.

De tocar de Clementi na sua juventude, Moscheles escreveu que foi "marcada por um legato mais bonita, um toque suave em passagens animadas, e uma técnica mais infalível." Domenico Scarlatti pode-se dizer que fechei a janela. Velho e Clementi ter fundado a mais nova escola de técnica no piano
Debussy 's peça "Doutor Gradus ad Parnassum" (o primeiro movimento de sua suíte de canto infantil ) faz alusão à coleção de Clementi de Etudes Gradus ad Parnassum .

Clementi compôs quase 110 sonatas para piano . Alguns dos mais antigos e mais fáceis foram posteriormente classificados como sonatinas após o sucesso de seu Op. Sonatinas. 36. Erik Satie , um contemporâneo de Debussy, mais tarde paródia estes sonatinas (especificamente a Sonatina Op.. 36, No. 1), em seu Sonatine bureaucratique . No entanto, a maioria das sonatas de Clementi são mais difíceis de jogar do que as de Mozart, que escreveu em uma carta a sua irmã que ele prefere ela para não jogar sonatas, devido às suas corridas saltou, e se estica toda e acordes de Clementi, que ele achava que poderia arruinar a leveza natural da mão [ carece de fontes ].

Além do repertório solo de piano, Clementi escreveu uma grande quantidade de outras músicas, incluindo vários recentemente reunido, trabalhou durante muito tempo em sinfonias, mas ligeiramente inacabadas. Uma razão provável que estes trabalhos posteriores não foram publicadas durante a vida de Clementi é que ele manteve sua revisão.

Clementi influência se estendeu até o século 19, com os compositores, utilizando suas sonatas como modelos para suas composições teclado. Ludwig van Beethoven , em particular, teve o maior respeito por Clementi. Beethoven muitas vezes jogado Clementi sonatas e muitas vezes um volume deles estava em sua estante de música. Beethoven recomendado estas obras para muitas pessoas, incluindo seu sobrinho Karl. 

  A descrição mais precisa da relação de Beethoven para a música de Clementi pode ser encontrado no testemunho de seu assistente, Anton Schindler , que escreveu "Ele (Beethoven) tinha a maior admiração por estas sonatas, considerando-o mais bonito, o mais pianística de obras, tanto para seus adoráveis ​​e agradáveis, melodias originais e para a forma, consistente facilmente seguido de cada movimento. 

A educação musical de seu sobrinho querido ficou confinado por muitos anos quase que exclusivamente para a reprodução de Clementi sonatas. " (Beethoven como eu o conhecia, ed. Donald M. McArdle, trans. Constance Jolly, Chapel Hill e Londres, 1966). Schindler continua com referência ao carinho de Beethoven para piano de Clementi sonatas: 

"Para estes, ele teve a maior preferência e os colocou na linha de frente das peças necessárias para o desenvolvimento de tocar piano muito bem, tanto para adoráveis ​​seus e agradáveis, melodias frescas como para os bem malha, formas fluentes em todos os movimentos. " 

  Em Moscheles edição da biografia de Schindler cita Schindler da seguinte forma: "Entre todos os mestres que escreveram para o piano, Beethoven atribuído a Clementi o posto muito mais importante ele considerava seus excelentes trabalhos como estudos para a prática, para a formação de um gosto puro. e assuntos. tão verdadeiramente bonitos para o desempenho de Beethoven costumava dizer ... "Os que estudar minuciosamente Clementi, ao mesmo tempo, tornar-se familiarizado com Mozart e outros compositores, mas o inverso não é o fato." "

Carl Czerny também teve a maior consideração para sonatas de piano de Clementi e os usou com sucesso em seu ensino de Franz Liszt . Czerny referido Clementi como "o pianista mais importante do seu tempo."
Vladimir Horowitz desenvolveu um gosto especial para o trabalho de Clementi depois que sua esposa, Wanda Toscanini , comprou-lhe as obras completas de Clementi. Ele gravou cinco de Sonatas de Clementi, juntamente com peças mais curtas.

Com o decreto ministerial de 20 de Março de 2008, o Omnia Opera do Muzio Clementi compositor foi promovido ao status de Edição Nacional italiano. O comité de direcção da Edição Nacional, composto pelos estudiosos Andrea Coen (Roma), Roberto De Caro (Bologna), Roberto Illiano (Lucca - presidente), Leon B. Plantinga (New Haven, CT), David Rowland (Milton Keynes, Reino Unido ), Luca Sala (Paris / Poitiers, Secretário e Tesoureiro), Massimiliano Sala (Pistoia, Vice-Presidente), Rohan H. Stewart-MacDonald (Cambridge, UK) e Valeria Tarsetti (Bologna).

Edição Crítica

A edição crítica das obras completas de Clementi, publicado pela Edizioni Ut Orfeu de Bolonha, será composta de 15 volumes: o primeiro irá conter duas músicas vocais e orquestrais, respectivamente, cinco volumes serão dedicados à música de câmara, dois volumes para o teclado obras, e dois volumes com as obras didáticas. Outros três volumes conterá: 1) as obras duvidosas, os arranjos e transcrições de Clementi, 2) a correspondência; 3) um catálogo temático de suas obras, juntamente com os documentos relativos a sua vida, a iconografia e uma bibliografia atualizada.... Cada volume vai conter uma introdução analítica histórica, uma edição crítica da música e um comentário crítico (que inclui uma lista, descrição e crítica das fontes, uma conta dos problemas de interpretação e uma lista de variantes).

Mídia

Leitura mais adicional

  • Tyson, Alan (1967). Catálogo temático das obras de Muzio Clementi. Tutzing: Schneider. OCLC 457741. [4]
  • Leon B. Plantinga: Clementi: Sua Vida e Música (Oxford University Press, Fevereiro 1977)
  • R. Illiano, L. Sala, M. Sala (eds.): Muzio Clementi. Estudos e perspectivas (Bolonha 2002)
  • M. Sala, R. Bösel (eds.): Muzio Clementi Cosmopolita della Musica (Bolonha 2004)
  • RH Stewart-MacDonald: Novas Perspectivas sobre as Sonatas Teclado de Muzio Clementi (Bolonha 2006)

Notas

  1. ^ http://www.theatlantic.com/past/docs/issues/96may/clementi/clementi.htm
  2. ^ um b c d MuzioClementi.com
  3. ^ WA Mozart, Hermann Abert, traduzido por Stewart Spencer, da Universidade de Yale, 2007
  4. ^ KD (1968). Música "Revisão do Catálogo Temático Alan Tyson das obras de Muzio Clementi" & Letters 49 (3):. 231-233. JSTOR 731755 .

externas


 Li-Sol-30
Fontes:

TheGravicembalo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?