sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O VERBO E O OM






O Verbo e o OM




















OM
 
" O espiríto em perfeita harmonia
com o OM é o cântico de Deus "

V\ T. E. M.


As religiões judaicas cristãs são unânimes na afirmação de que no princípio era o Verbo, e isto aporta nos que diziam os vedas: "No princípio era Brahmâ, com que estava o Verbo. E o Verbo é Brahmâ".

Compare-se: "No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" - Bíblia Sagrada - Evangelho de São João.

As religiões são concordes na afirmação de que Deus creou o Universo, e o fez por intermédio de uma emanação expressa por diferentes palavras, mas cujo sentido de todas ela conduz ao Princípio da Vibração. A essa vibração sagrada os textos cristãos primitivos chamavam "O VERBO" e o hinduísmo de OM, mas ambos os termos indicando a mesmíssima coisa. Na verdade existe uma relação de termos equivalentes pertinentes a diferentes culturas e épocas para indicar o Som Cósmico Primordial sendo os mais conhecidos: O VERBO, OM, AUM, AMN, AMEN, AMEEN, OMEN, OMON, A AM, HU, YAHUVAH, O LOGOS, O VERBO PERDIDO, e outros.

      No ocidente, embora a ciência reconheçao efeito de ressonância, mesmo assim as pessoas em geral, e as religiões em particular, dão pouca importância à natureza dos sons e até mesmo as que dizem haver o mundo sido criado pelo Verbo, não dão qualquer importância ao poder dos sons; quando muito aceitam a música pelo seu lado estético ou quando muito, simplesmente como uma forma de expressão de louvores a Jesus e a Deus.

Podemos dizer por experiência própria que os certos sons vocálicos em geral, e as palavras mencionados em especial, influem de forma marcante sobre o campo energético da pessoa. Chegamos a essa afirmativa com base em dados obtidos através da kirliangrafia. Durante 3 anos realizamos mais de mil experiências usando o processo kirliangráfico[1] para evidenciar possíveis alterçoes provocados por determinados sons sobre o organismo. Testamos um número estatisticamente representativo de canticos ritualísticos e os sons vocálicos usados na AMORC, e também sons musicais comuns, sobre pessoas, assim como sobre vegetais. Constatamos a ocorrência de interferência, não deixando quaisquer dúvidas sobre as alterações do campo energético dos seres vivos.

No estudo que efetivamos por meio da kirliangrafia vimos que os sons vocálicos alteram os padrões energéticos do corpo bioplasmático. Testamos uma quantidade apreciável de sons, entre eles os relacionados a diversas organizações. Na realidade quase todos os sons provocam alterações no campo, sendo deveras intenso as silabas consideradas sagradas por diversas doutrinas e pelos mantras. Há sons que somente por escuta-los já ocorrem modificações na aura e outros que só há efeitos apreciáveis quando são emitidos pela própria pessoa.

Já que nesta palestra estamos falando do som OM podemos dizer que observamos em nossas experiências que esta palavra amplia de forma marcante a aura energética, igualmente o AUM. O som de RA amplia o campo energético masculino, enquanto que MA amplia o feminino. Evidenciamos também que ocorrem variações conforme a entonação, a intensidade, e o ritmo.

Hoje existe à venda equipamentos para fotografias Kirlian por preço razoável permitindo que, sem necessidade de grandes investimentos, pessoas interessadas possam fazer pesquisas pessoais e evidenciar o quanto de efeitos os sons provocam no campo energético. Vale salientar que os mais diversos trabalhos efetivadas por inúmeros pesquisadores mostram que ocorrem alterações acentuadamente significativas no que diz respeito às emoções, existindo padrões correspondentes à dor física, à tristeza, ao ciúme, à alegria e assim por diante, enfim existe o padrão característico de cada tipo de emoção. Também verificamos que o campo energético afetado por um tipo de emoção pode ser modificado, um determinado padrão pode ser anulado, ampliando, ou atenuado por sons, e isto está em concordância com o que dizem as religiões sobre as influências dos sons sobre as emoções e sentimentos em geral.

 Sabendo-se do papel que os sons em geral, e a música em particular, exerce sobre os seres, em especial sobre a pessoa humana, é de grande importância se ter um mínimo de conhecimento a respeito do assunto a fim de que evitem-se danos e colham-se benefícios. Valem as palavras do grande musicólogo Mazilli:


 "A música é a voz harmoniosa da criação; um eco do mundo invisível; uma nota de divina concórdia que o universo inteiro, um dia, está destinado a soar ".






A Escola Pitagórica, atualmente ainda representada por alguns ramos autênticos, ensina os meios necessários para a pessoa sintonizar e se harmonizar com a " Música das Esferas". O conceito de Música das Esferas, ou Harmonia das Esferas foi introduzido no ocidente por Pitágoras, possivelmente incorporado da Tradição do antigo Egito. Sabe-se que o Grande Mestre Pitágoras esteve viajando e estudando no Egito e em outras regiões do Oriente Médio antes de dar início à sua Escola em Crotona.

As organizações pitagóricas preparam os seus discípulos a fim de melhor compreenderem o universo através dos números, da geometria e da música. O discípulo pitagórico aprende o valor vibratório de cada som, de cada harmonia, e de todos os elementos que integram a arte musical, e assim ele desenvolve habilidades para que a pessoa venha saber sentir e assim trabalhar a música da maneira que lhe convier.


Autor: José Laércio do Egito - F.R.C.

 

 "Alelluia" de Radeir - 2008

 Li-Sol-30
Fonte:

Autor: José Laércio do Egito - F.R.C.
email: thot@hotlink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?