domingo, 15 de agosto de 2010

BARUCH SPINOZA - VIDA E OBRA




Baruch ou Bento de Spinoza ( em hebraico : ברוך שפינוזה Baruch Shpinoza, Português : Bento de Espinosa, latim : Benedictus de Spinoza) (24 de novembro de 1632 - 21 fev 1677) era um holandês filósofo Português de origem judaica. [1] Revelando aptidão científica considerável, a amplitude ea importância do trabalho de Espinosa não foi plenamente realizado, até anos depois de sua morte.  

Hoje, ele é considerado um dos grandes racionalistas [2] da filosofia do século 17 , que estabelece as bases para o século 18 Enlightenment [2] e moderna crítica bíblica . [2] Em virtude de seu opus magnum , o póstumo de Ética , em que ele se opôs Descartes dualismo corpo-mente, Spinoza é considerada uma das filosofia ocidental filósofos mais importantes. Filósofo e historiador Georg Wilhelm Friedrich Hegel disse de todos os filósofos modernos, "Você é qualquer um espinosista ou não um filósofo." . Embora Spinoza era ativo na comunidade judaica holandesa e extremamente bem versado em textos judaicos, suas idéias controversas levou os líderes da comunidade a emissão de um Cherem (em hebraico: חרם, uma espécie de excomunhão ) contra ele, efetivamente demiti-lo da sociedade judaica na idade 23.  Spinoza viveu discretamente como lente moinho, virando para baixo recompensas e honrarias ao longo de sua vida, incluindo cargos de ensino de prestígio, e deu a sua herança familiar para sua irmã. caráter moral de Spinoza e realizações filosóficas solicitado século 20 o filósofo Gilles Deleuze para chamá-lo de "o 'príncipe dos filósofos." [4] Spinoza morreu na idade de 44 aledgedly de uma doença pulmonar, talvez, a tuberculose ou a silicose agravada por multa de vidro poeira inalada enquanto que dobram seu comércio, mas desde que seu corpo nunca foi exumed só podemos especular. Spinoza is buried in the churchyard of the christian Nieuwe Kerk on Spui in The Hague . 

 Spinoza é enterrado no adro da igreja dos cristãos Nieuwe Kerk em Spui em The Hague .

Biografia

Família origens

Os ancestrais  de Spinoza eram de judaica sefardita de descida, e faziam parte da comunidade de Português judeus que cresceram na cidade de Amsterdam , após o decreto de Alhambra , em Espanha (1492) ea Inquisição Português (1536) levaram a conversões forçadas e expulsões do Península Ibérica . [5]
  Alguns historiadores afirmam que a família Spinoza ("Espinosa", em Português) teve suas origens em Espinosa de los Monteros , perto de Burgos , Espanha . [6] Outros afirmam que eles foram Português judeus que haviam se mudado para a Espanha e, em seguida, expulsos de volta para seu país de origem 1492, apenas para ser convertidos à força ao catolicismo em 1498.  O pai de Spinoza, nasceu cerca de um século após a conversão forçada em Português pequena cidade de Vidigueira , perto de Beja no Alentejo .  

Quando o pai de Spinoza era ainda uma criança, o avô de Spinoza, Isaac de Spinoza (que era de Lisboa ), levou sua família para Nantes na França . . Eles foram expulsos em 1615 e mudou-se para Roterdão , onde Isaac morreu em 1627.  O pai de Spinoza, Miguel, e seu tio, Manuel, em seguida, mudou-se para Amesterdão, onde reassumiu seu judaísmo. Manuel mudou seu nome para Abraão de Spinoza, embora o seu nome "comercial ainda era o mesmo. [ carece de fontes? ]

Vida e carreira

Baruch Spinoza was born in Amsterdam , in the Netherlands . Baruch Spinoza nasceu em Amsterdam , na Holanda . His mother Ana Débora, Miguel's second wife, died when Baruch was only six years old. Sua mãe Ana Débora, a segunda esposa de Miguel, morreu quando Baruch tinha apenas seis anos de idade.  Miguel era um importador de sucesso / comerciante e Baruque teve uma educação judaica tradicional, no entanto, sua natureza crítica, curiosa logo entram em conflito com a comunidade judaica. . As guerras com a Inglaterra e França [ vagas ] tirou a vida de seu pai e sua família dizimada a sua fortuna, mas ele acabou por ser capaz de renunciar a responsabilidade para a empresa e suas dívidas com seu irmão, Gabriel, e dedicar-se à filosofia e à óptica.

Idéias controversas -  judeus e reação 

. Em 27 de julho de 1656, a comunidade judaica atribuiu-lhe o mandado de Cherem (em hebraico: חרם, uma espécie de excomunhão ). Embora a língua do Cherem foi invulgarmente dura, exatamente o motivo da expulsão de Spinoza não é indicado. [7] Righteous indignação por parte dos anciãos da sinagoga no alegado Spinoza heresias foi a causa da excomunhão. The terms of his cherem were severe. [ 8 ] He was, in Bertrand Russell 's words, "cursed with all the curses in Deuteronomy and with the curse that Elisha pronounced on the children who, in consequence, were torn to pieces by the she-bears." [ 9 ] The cherem was, atypically, never revoked. Os termos de sua Cherem foram graves. [8] Ele foi, na Bertrand Russell s palavras ", amaldiçoado com todas as maldições em Deuteronômio e com a maldição que Eliseu pronunciado sobre as crianças que, em conseqüência, foram despedaçados pelo she-ursos. "Após a sua excomunhão adotou o nome cristão Benedictus, um latino- equivalente de seu nome próprio, Baruch, que tanto significa "abençoado". In his native Amsterdam he was also known as Bento (Portuguese for Benedict or blessed) de Spinoza, which was his informal "de facto" name. Em seu Amsterdam nativa era também conhecido como Bento (Português para Bento ou abençoado) de Spinoza, que era a sua informal "de facto o nome".
 
The Ban O Ban
 
The ban, written in Portuguese, is still preserved in the archives of the Amsterdam community. A proibição, escritos em Português, ainda está preservado nos arquivos da comunidade de Amsterdã. Os chefes do Conselho dar a conhecer a você que, tendo sabido por muito tempo mal de opiniões e actos de Baruch de Spinoza, que se esforçaram por diversos meios e promete transformá-lo de maus caminhos.  Não ser capaz de encontrar uma solução, mas, ao contrário recebendo a cada dia mais informações sobre as heresias abomináveis praticada e ensinada por ele, e sobre os atos monstruosos cometidos por ele, tendo este a partir de muitas testemunhas confiáveis que tenham deposto e testemunho em todos os este, na presença do referido Spinoza, que foi condenado, tudo isso tendo sido examinado na presença dos rabinos, o Conselho decidiu, com o conselho do rabino, que o disse Spinoza devem ser excomungados e cortado da Nação Israel.
 
Tem sido argumentado que, em vista da oposição cristã às opiniões de Spinoza, a comunidade judaica tinha outra opção senão a dissociar-se de "Espinosa heresias.",

A alegação de que não se sustenta ao fato de que a Igreja Católica Romana só orientado ele depois ele estava morto, e nós também devemos ter em mente a influência da Igreja Católica Romana tinha frio no século XVII Suíça radicaly protestante. Após sua Cherem, é relatado que Spinoza viveu e trabalhou na escola de Franciscus van den Enden , que lhe ensinou latim em sua juventude e pode ter introduzido ele a filosofia moderna, apesar de nunca Spinoza menciona Van den Enden lugar em seus livros ou cartas .  Durante este período, Spinoza também se familiarizou com vários Colegiantes , membros de uma eclética seita com tendências para o racionalismo .   Muitos de seus amigos pertencia a grupos dissidentes cristãos que se reunia regularmente como grupos de discussão e que normalmente rejeita a autoridade das igrejas estabelecidas, bem como dogmas tradicionais. [1] 

Livros didáticos e enciclopédias, muitas vezes retratam Spinoza como uma alma solitária que levavam uma vida como um moedor de lente; na realidade, ele tinha muitos amigos, mas manteve suas necessidades a um mínimo.  Stuart Phelps observou que "Ninguém jamais conseguiu aproximar-se da vida ideal do filósofo de Spinoza." [10] Outro crítico, Harold Bloom , escreveu: "Como um professor de verdade, ele exerceu a sua própria sabedoria, e foi certamente um dos o mais exemplar dos seres humanos que já viveu. " [11] De acordo com o New York Times "Na aparência, ele era modesto, mas não descuidado. Sua maneira de viver era extremamente modesto e aposentados, muitas vezes ele não deixar o espaço para muitos dias juntos. Ele também foi incrivelmente simples, suas despesas, por vezes, ascendiam apenas a alguns tostões por dia. " [12] De acordo com Harold Bloom eo Chicago Tribune "Parece que ele não tinha vida sexual."  

Spinoza também se correspondia com Peter Serrarius , um radical protestante e milenaristas comerciante.  Spinoza corresponded with Oldenburg for the rest of his short life. Serrarius se acredita ter sido o patrono de Spinoza, em algum momento depois de sua conversão. [ carece de fontes? ] No início da década de 1660, o nome de Espinosa se tornou mais conhecido e, eventualmente, Gottfried Leibniz  e Henry Oldenburg pagou-lhe visitas, como declarou em Mateus Stewart O cortesão e Heretic.  Spinoza se correspondia com Oldenburg para o resto de sua curta vida.
  
Os escritos de René Descartes tem sido descrito como "ponto de partida de Spinoza." [11], primeira publicação de Spinoza foi sua exposição geométrica (provas de matemática formal) de Descartes, partes I e II de "Princípios da Filosofia Descartes (1663). Spinoza has been associated with Leibniz and Descartes as "rationalists" in contrast to "empiricists". . Spinoza tem sido associada a Leibniz e Descartes como "racionalistas", em contraste com a "empiristas". [15] De dezembro 1664 a junho de 1665, Spinoza trocaram correspondência com Blyenbergh , um amador calvinista teólogo, que questionou Spinoza sobre a definição do mal . Later in 1665, Spinoza notified Oldenburg that he had started to work on a new book, the Theologico-Political Treatise , published in 1670. Mais tarde, em 1665, Spinoza notificado Oldenburg que tinha começado a trabalhar num novo livro, o Tratado Teológico-Político , publicado em 1670.(see: Monadology ). Leibniz discordava duramente com Espinosa em seu próprio Leibniz publicou Refutação de Espinosa , mas ele também é conhecido por ter encontrado com Spinoza, em pelo menos uma vez  (como mencionado acima), e sua obra apresenta algumas semelhanças marcantes específicos partes importantes da filosofia de Spinoza (ver: Monadologia ).
  
Quando as reações do público aos publicado anonimamente Tratado Teológico-Politico foram extremamente desfavoráveis à sua marca do cartesianismo, Espinosa foi obrigado a se abster de publicar mais de suas obras. Desconfie e independente, ele usava um anel gravado com as suas iniciais, uma rosa [ carece de fontes? ], ea palavra caute "(latim para" cautela ").. A Ética e todos os outros trabalhos, além de Descartes "Princípios da Filosofia e das Tratado Teológico-Político, foram publicados após sua morte, na Opera Posthuma editada por seus amigos em sigilo para evitar o confisco ea destruição dos manuscritos.A Ética contém muitos ainda não resolvidos obscuridades e é escrito com uma estrutura matemática proibindo inspirado no da geometria de Euclides [1] e tem sido descrito como "enigmática obra-prima magnífica." [11]

Depois da vida e carreira

a casa de Spinoza em Rijnsburg 1661-3, agora um museu
 
  Study room of Spinoza Estudo sala de Espinosa
 
Spinoza passou seus últimos 21 anos escrevendo e estudando como um estudioso.  Ele pregou uma filosofia da tolerância e da benevolência. Gottlieb Anthony descreveu-o como viver "uma vida santa."
Spinoza mudou-se de Amsterdã para Rijnsburg (perto de Leiden ) em torno de 1661 e mais tarde viveu em Voorburg e Haia , respectivamente.  Embora o aspecto de lente de moagem de trabalho de Espinosa não é contestada, o tipo de lentes que ele fez está em questão.  Muitos disseram que ele produziu excelentes lupa, e alguns historiadores creditam a ele a ser um oftalmologista (no sentido de fazer lentes para óculos).  Ele também era apoiado pela pequena, mas regular, de doações de amigos próximos. [1]
Sua morte prematura foi  devido a uma doença pulmonar, possivelmente, o resultado da respiração de pó de vidro das lentes.

Ou também, possivelmente devido a uma síndrome, conhecida como Febre Familiar do Mediterrâneo (FMF), que é um distúrbio hereditário inflamatória que afeta grupos de pessoas originárias de todo o Mar Mediterrâneo (daí seu nome). É visível presente no povo arménio, judeus sefarditas (e, em menor medida muito, os judeus ashkenazim), os povos da Turquia, e os países árabes. [ carece de fontes? ] Ambas as explicações são, porém, duvidosa, uma vez que não há relatos de afliction especial amoungst moedores de vidro e FMF é uma desordem Benigno.  Ele morreu provavelmente a partir de veneno.  Posteriormente, foi feito um santuário de sua casa em Haia. [16]
Apenas um ano mais cedo, Spinoza se reuniram com  Esta reunião foi descrita em Mateus Stewart O cortesão e Heretic. [14] Spinoza nunca se casou, não foi nem pai, não teve filhos. Quando ele morreu, ele era considerado um santo pela população cristã em geral, e foi enterrado em solo sagrado.

Porto holandês Cidades como sites de pensamento livre

Amesterdão e Roterdão foram importantes cosmopolita centros onde os navios mercantes de diversas partes do mundo trouxeram pessoas de vários costumes e crenças.Foi esta azáfama que assegurou, como na região do Mediterrâneo durante o Renascimento, há alguma possibilidade de pensamento livre e proteção contra o esmagamento da mão da autoridade eclesiástica.  Assim, Spinoza, sem dúvida, teve acesso a um círculo de amigos que eram basicamente os hereges aos olhos da tradição.  Uma das pessoas que ele deve ter conhecido era Niels Stensen , um dinamarquês brilhante estudante em Leiden, outros foram Coenraad van Beuningen e seu primo Albert Burgh , com quem Spinoza é conhecido por ter correspondido [ carece de fontes? ].

Filosofia

  The opening page of Spinoza's magnum opus , Ethics A página de abertura do opus magnum de Espinosa, Ética

Quanto ao mérito, os atributos e os modos

" Estes são os conceitos fundamentais com os quais Spinoza apresenta uma visão do ser, iluminado pela sua consciência de Deus. . Eles podem parecer estranhas à primeira vista.. ele responde: "Quanto ao mérito, seus atributos e modos". "

Spinoza acreditava que Deus só existe filosoficamente e que Deus era abstrata e impessoal.  do sistema de Espinosa, transmitiu a ordem ea unidade com a tradição radical de pensamento , oferecendo armas poderosas existentes contra a "autoridade recebida." . Na juventude ele subscritos pela primeira vez para Descartes dualista crença de que corpo e mente são duas substâncias distintas, mas depois mudou de opinião e afirmou que eles não eram separados, sendo uma única identidade.  Ele afirmou que tudo o que existe na natureza (ou seja, tudo, no Universo) é uma realidade (substância) e há apenas um conjunto de regras que regem toda a realidade que nos rodeia e do qual fazemos parte. 

Spinoza vê Deus e a Natureza como dois nomes para a mesma realidade, [11], ou seja, a única substância (que significa "o que está embaixo" ao invés de "matéria"), que é a base do universo e do qual todas as entidades menores "são na verdade, modos ou modificações, que todas as coisas são determinadas pela natureza para existir e causar efeitos, e que a complexa cadeia de causa e efeito só é entendido em parte. Que os seres humanos presume-se ter o livre arbítrio , ele argumenta, é o resultado de sua consciência dos apetites ao ser incapaz de compreender as razões pelas quais eles querem e agir como eles.  Spinoza tem sido descrita por um escritor como um epicurista materialista. " 





Spinoza afirma que " Deus sive Natura ("Deus ou Natureza") é um ser de infinitos atributos, dos quais o pensamento ea extensão são dois. Sua conta a natureza da realidade, então, parece tratar os mundos físico e mental como um eo mesmo. . A substância universal é composto de corpo e mente, não havendo diferença entre estes aspectos. Esta formulação é uma solução importante historicamente para o problema corpo-mente conhecida como o monismo neutro .. As conseqüências do sistema de Espinosa também prevê um Deus que não tem poder sobre o universo da providência, mas um Deus que é o próprio sistema determinista de que tudo na natureza é uma parte. Assim, de acordo com este entendimento do sistema de Spinoza, Deus seria o mundo natural e não tem personalidade.
Além disso, a substância, os outros dois conceitos fundamentais Spinoza apresenta e desenvolve na Ética são atributo - o que o intelecto percebe como constituindo a essência da substância, e modo - as alterações de substância, ou que existe dentro, e é concebida através, algo distinto de si mesmo.
 
Spinoza foi de um completo determinismo , que propunha que absolutamente tudo o que acontece ocorre através da operação de necessidade .  

Para ele, o comportamento humano é mesmo totalmente determinado, com a liberdade de ser e a nossa capacidade de saber que somos determinados no compreender como e por que nós agimos.

. Assim, a liberdade não é a possibilidade de dizer "não" ao que acontece conosco, mas a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer dessa maneira.. 

Ao formar as  mais "adequadas" idéias sobre o que fazemos e nossas emoções e afetos , nos tornamos a causa adequada de nossos efeitos (internos ou externos), o que implica um aumento na atividade (passividade versus atividade,em suma, efetiva e consciente realização do ser).. 

Isto significa que se tornam mais livres e mais como Deus, como Spinoza argumenta no escólio de Prop 49,. No entanto, Espinosa também afirmou que tudo tem de acontecer necessariamente da maneira que ele faz. Portanto, os seres humanos não têm livre-arbítrio.  Eles acreditam, no entanto, que sua vontade é livre.  Em sua carta ao GH Schaller (Carta 62), ele escreveu:  

"Os homens estão conscientes do seu próprio desejo, mas são ignorantes das causas pela qual desejo que tenha sido determinada.


A filosofia de Spinoza tem muito em comum com o estoicismo na medida em que ambas as filosofias procuraram cumprir um papel terapêutico, instruindo as pessoas a atingir a felicidade (ou eudaimonia , para os estóicos).  No entanto, Espinosa foi nitidamente diferente dos estoicos num aspecto importante: ele rejeitou sua tese de que a razão pode dominar a emoção Pelo contrário, defendeu que uma emoção só pode ser ultrapassada por uma forte emoção.  Para ele, a distinção fundamental foi entre as emoções activas e passivas, sendo as primeiras aquelas que são compreendidas racionalmente e as outras as que não são. Ele também declarou que o conhecimento das verdadeiras causas da emoção passiva pode transformá-lo em uma emoção ativa, antecipando assim uma das ideias-chave de Sigmund Freud é a psicanálise


: 
Algumas das posições filosóficas de Spinoza são:
  •  O mundo natural é infinito.
  • O bem eo mal estão relacionadas ao prazer e da dor humana.
  •   Tudo feito por seres humanos e outros animais é excelente e divina.
  • . Todos os direitos são derivadas do Estado.
  • Os animais podem ser utilizados de qualquer forma por pessoas em benefício da raça humana, de acordo com uma análise racional do benefício, bem como o estatuto do animal na natureza. 

Filosofia Ética

Encapsulado no início de seu tratado sobre a Melhoria do (Tractatus de intellectus emendatione) é compreender o núcleo da ética da filosofia de Espinosa, o que ele considerou ser o último e verdadeiro bem. . Espinosa declarou o bem eo mal a ser parente conceitos, afirmando que nada é intrinsecamente bom ou ruim, exceto em relação a um indivíduo em particular. Coisas que classicamente tinham sido visto como bom ou mau, Spinoza argumentou, eram simplesmente bom ou mau para os humanos.  Spinoza acredita que num universo determinista em que "Todas as coisas na natureza procedem de necessidades corretamente definidas e com a máxima perfeição."  

. Nada acontece por acaso no mundo de Spinoza,
e nada é contingente .
 
No universo tudo que acontece vem da natureza essencial dos objetos, ou de Deus / Natureza. According to Spinoza, reality is perfection. De acordo com Espinosa, a realidade é a perfeição. . Se as circunstâncias são vistos como infeliz é apenas por causa da nossa concepção inadequada da realidade. . Embora os componentes da cadeia de causa e efeito não estão além da compreensão da razão humana, compreensão humana do todo infinitamente complexo é limitada devido aos limites da ciência empírica para tomar conta de toda a seqüência.  

Espinosa também afirmou que a percepção sensorial, embora prática e útil para a retórica, não é suficiente para descobrir a verdade universal; lógica de abordagem matemática e Spinoza a metafísica e, portanto, ética, concluiu que a emoção é formado a partir de uma compreensão inadequada.  Seu conceito de " conatus ", afirma que" os seres humanos é natural inclinação a se esforçar no sentido de preservar a ser um elemento essencial e uma afirmação de que o homem / energia virtude é definida pelo sucesso na preservação de estar presente pela orientação da razão como uma doutrina ética é central.  De acordo com Espinosa, a maior virtude é o amor intelectual ou o conhecimento de Deus / Natureza / Universo.
Na parte final da " Ética "a sua preocupação com o significado de" felicidade verdadeira ", e sua abordagem única e à explicação de como, as emoções devem ser destacados por causas externas e assim dominá-los, dá uma previsão de técnicas psicológicas desenvolvidas na 1900. Seu conceito de três tipos de conhecimento - opinião, a razão, a intuição - ea afirmação de que o conhecimento intuitivo proporciona a maior satisfação da mente, leva à sua proposição de que quanto mais nós somos conscientes de nós mesmos e / Natureza Universo, o mais perfeito e somos abençoados (na realidade) e que só o conhecimento intuitivo é eterno. Sua única contribuição para a compreensão do funcionamento da mente é extraordinário, mesmo durante este tempo de evolução filosófica radical, na medida em que seus pontos de vista estabelecer uma ponte entre o passado religiões "místico e psicologia dos dias de hoje.
Dada a insistência Spinoza em um mundo completamente ordenada onde a necessidade "reina, o bem eo mal não têm significado absoluto. As catástrofes humanas, as injustiças sociais, etc, são apenas aparentes.
  O mundo tal como ele existe parece imperfeito só por causa da nossa percepção limitada.

História do agir Spinoza

Panenteísta, panteísta, ou ateu?

É uma crença generalizada de que Spinoza equiparado a Deus com o universo material. . No entanto, em uma carta a Henry Oldenburg, ele afirma que: "como a visão de algumas pessoas que me identifico com a natureza de Deus (tomada como uma espécie de massa corpórea ou assunto), eles são completamente equivocado" . Para Spinoza, o nosso universo (cosmos) é uma modalidade com dois atributos de pensamento e extensão . . Deus tem infinitamente muitos outros atributos que não estão presentes em nosso mundo.  

De acordo com o filósofo alemão Karl Jaspers , quando Spinoza escreveu: "Deus sive Natura" (Deus ou a Natureza) Spinoza significa Deus estava natura Natura não Natura natura e Jaspers acredita que Spinoza, em seu sistema filosófico, não significa dizer que Deus ea Natureza são termos intercambiáveis, mas sim que a transcendência de Deus foi atestada pelos seus infinitos atributos, e que dois atributos conhecidos pelos seres humanos, ou seja, Pensamento e Extensão , significou a imanência de Deus.  Mesmo Deus sob os atributos de pensamento e de extensão não pode ser identificado estritamente com o nosso mundo. . Mas Spinoza insiste que "nenhum atributo de uma substância pode ser verdadeiramente concebido a partir da qual segue-se que a substância pode ser dividido" (que significa que não se pode conceber um atributo em um caminho que leva à divisão da substância), e que "uma substância o que é absolutamente infinita é indivisível "(Ética, Parte I, as proposições 12 e 13).  Seguindo esta lógica, o nosso mundo deve ser considerada como um modo em dois atributos de pensamento e extensão.  

Portanto, a fórmula panteísta "One e All" se aplica a Spinoza somente se o "One" preserva a sua transcendência e "Todos" não foram interpretados como a totalidade das coisas finitas. 
. Martial Guéroult sugeriu o termo " Panenteísmo ", ao invés de" Panteísmo "para descrever a visão de Spinoza da relação entre Deus eo mundo. Não só as coisas finitas têm Deus como sua causa, não pode ser concebido sem Deus. [24] Em outras palavras, o mundo é um subconjunto de Deus.
 
. Em 1785, Friedrich Heinrich Jacobi publicou uma condenação de Espinosa panteísmo , depois de Lessing foi pensado para ter confessou em seu leito de morte para ser um "spinozista", que era o equivalente, em seu tempo de ser chamado de ateu. Jacobi claimed that Spinoza's doctrine was pure materialism, because all Nature and God are said to be nothing but extended substance . Jacobi alegou que a doutrina de Spinoza foi puro materialismo, porque toda a Natureza e Deus estão a ser dito nada, mas alargada substância .
Isso, para Jacobi, foi o resultado do racionalismo iluminista e finalmente terminar em absoluto o ateísmo . Moses Mendelssohn discordou Jacobi, dizendo que não há diferença real entre o teísmo eo panteísmo.  
. A questão toda se tornou um intelectual e religiosa das principais preocupações da civilização européia, no momento, o que Immanuel Kant rejeitou, como ele pensou que tenta conceber a realidade transcendente levaria a antinomias (declarações que poderiam ser comprovado tanto o certo eo errado) no pensamento.
A atração da filosofia de Espinosa para o final do século XVIII, os europeus era que forneceu uma alternativa para o materialismo, o ateísmo, e deísmo. Three of Spinoza's ideas strongly appealed to them: Três das idéias de Spinoza recorreu fortemente a eles:
  •   Aunidade de tudo o que existe;
  •   A regularidade de tudo o que acontece, e
  • . A identidade do espírito e da natureza.
Deus de "Spinoza : Deus ou a Natureza" [Deus sive Natura] forneceu um Deus vivo e natural, em contraste com a mecânica newtoniana " Primeira Causa "ou o mecanismo de morte do "Homem Máquina francês . "Coleridge e Shelley viu na filosofia de Espinosa, uma religião de natureza , e chamou o Deus-intoxicados Man ".  Spinoza inspirou o poeta Shelley a escrever seu ensaio "A Necessidade do Ateísmo". 
Spinoza foi considerado ser um ateu, porque ele usou a palavra "Deus" [Deus] para significar um conceito que foi diferente do monoteísmo judaico-cristã tradicional.  "Spinoza nega expressamente a personalidade e a consciência de Deus, ele não tem nem a inteligência, sentimento, nem vontade, não age de acordo com a finalidade, mas tudo segue necessariamente de sua natureza, de acordo com a lei ...."  Assim, Espinosa frio, indiferente a Deus é a antítese do conceito de antropomórfico, Deus paternal que se preocupa com a humanidade. 

Teoria política de Espinosa

Notáveis filósofos ,tais como Louis Althusser , Gilles Deleuze , Antonio Negri , Étienne Balibar and Marilena Chauí  demonstraram um maior interesse filosófico de Spinoza, muitas vezes a partir de um de esquerda ou marxista perspectiva. Karl Marx gostava de sua explicação materialista do universo. filósofos notáveis Louis Althusser , Gilles Deleuze , Antonio Negri , Étienne Balibar e Marilena Chauí que cada desenhada sobre a filosofia de Spinoza. Deleuze's doctoral thesis,  Tese de Doutorado de Deleuze, publicado em 1968, refere-se a ele como "o príncipe dos filósofos." Outros filósofos fortemente influenciado por Spinoza incluem Constantin Brunner e John David Garcia . Stuart Hampshire escreveu uma linguagem de estudar Inglês principais de Spinoza, embora HH Joachim trabalhos são igualmente valiosas.  . Diferentemente da maioria dos filósofos, Spinoza e seu trabalho era altamente considerado por Nietzsche .
Spinoza was an important philosophical inspiration for George Santayana . Espinosa foi uma inspiração filosófica importante para George Santayana .  

  Quando Santayana formou na faculdade, ele publicou um ensaio, "A doutrina ética de Spinoza," no. Harvard Mensal  Mais tarde, ele escreveu uma introdução para a Ética de Espinosa e 'De emendatione intellectus.  Em 1932, Santayana foi convidada a apresentar um ensaio (publicado como "Ultimate Religião",  em um encontro na The Hague comemorar o tricentenário do nascimento de Espinosa.  Na autobiografia de Santayana, ele caracterizou Espinosa como seu "mestre e modelo" no entendimento da base naturalista da moralidade. 

Critica religiosa  de Espinosa e sua influência sobre a filosofia da linguagem

Tractatus Teológico-Político
 
. O filósofo Ludwig Wittgenstein evocava Spinoza com o título (sugeriu-lhe por GE Moore ) da tradução em Inglês de sua primeira obra filosófica definitiva, Tractatus Logico-Philosophicus , uma alusão ao Espinosa Tractatus Teológico-Político . Elsewhere, Wittgenstein deliberately borrowed the expression sub specie aeternitatis from Spinoza ( Notebooks, 1914-16 , p. 83). Em outros lugares, Wittgenstein deliberadamente emprestado a expressão sub specie aeternitatis de Spinoza  A estrutura de seu Tractatus Logico-Philosophicus tem algumas afinidades estruturais com a Ética de Espinosa (embora, evidentemente, não com seu próprio Tractatus o último) na montagem complexa argumentos filosóficos sobre a base afirmações lógicas e princípios.

Além disso, as proposições , ele faz alusão a um entendimento espinosista da eternidade e da interpretação do conceito religioso da vida eterna, afirmando que "Se a eternidade não é compreendido duração eterna temporal, mas intemporalidade, então vive eternamente quem vive no presente (6,4311) "A contemplação do mundo sub specie aeterni é a sua contemplação como um todo limitado".  Além disso, a interpretação de Wittgenstein sobre a linguagem religiosa, tanto no seu início de carreira e, mais tarde, pode-se dizer que têm uma semelhança com o panteísmo de Espinosa.
 
. Leo Strauss dedicou seu primeiro livro ("Crítica de Spinoza da Religião") para uma análise da idéias do último.  No livro, Strauss Spinoza identificados como parte da tradição do racionalismo iluminista, que produziu a modernidade. Além disso, ele identifica Spinoza e suas obras, como o início da Modernidade Judaica. 
Os acontecimentos que levaram à excomunhão de Espinosa são a base para um jogo de 2010 por David  A peça "Nova Jerusalém: O interrogatório de Baruch Spinoza De Talmuc na Torah Congregação: Amerstdam, 27 de julho de 1656" foi realizada pela primeira vez no Teatro J, em Washington, DC [33]

Ética de Espinosa

. Espinosa teve influência para além dos limites da filosofia. O romancista do século XIX, George Eliot , produziu a sua própria tradução da Ética, a primeira tradução para o Inglês conhecido seu. , W. Eliot gostava veementes ataques de Spinoza na superstição. 

Goethe não poderia dizer exatamente o que ele gostava de Ética, mas foi profundamente tocado por ela, no entanto, (Goethe admitiu que não podia entender muito o pensar de Spinoza.)  O romancista do século XX, W. Somerset Maugham , Somerset Maugham , alusão a um dos conceitos centrais de Spinoza com o título de seu romance, Of Human Bondage . Albert Einstein nomeado como o filósofo Spinoza, que exerceu a maior influência na sua visão de mundo ( Weltanschauung ).. Spinoza equiparado a Deus (substância infinita) com a Natureza, consistente com a crença de Einstein em uma divindade impessoal. In 1929, Einstein was asked in a telegram by Rabbi Herbert S. Goldstein whether he believed in God. Em 1929, Einstein foi questionado em um telegrama pelo rabino Herbert S. Goldstein se ele acreditava em Deus.  Einstein respondeu por telegrama: "Eu acredito no Deus de Spinoza que se revela na harmonia ordenada do que existe, e não em um Deus que se preocupa com os destinos e as ações dos seres humanos."  do panteísmo de Espinosa também influenciou teoria ambiental; Arne Næss , o pai da ecologia profunda movimento, Spinoza reconheceu como uma inspiração é importante.
  
Moreover, the Argentinian writer Jorge Luis Borges was greatly influenced by Spinoza's world view. Além disso, o escritor argentino Jorge Luis Borges foi grandemente influenciado pelo mundo de vista Spinoza.   Borges faz alusões ao filósofo o trabalho em muitos dos seus poemas e histórias curtas, assim como Isaac Bashevis Singer em seu conto O Spinoza da Rua do Mercado.  Spinoza tem sido objecto de numerosas biografias e tratados acadêmicos. 





Spinoza é uma importante figura histórica na Holanda , onde seu  retrato foi constado proeminentemente em nota holandêsa de 1000 - Florim de notas , de curso legal até que o euro foi introduzido em 2002. . O maior e mais prestigioso prêmio científico da Holanda é nomeado o prijs Spinoza (prêmio Spinoza) .  Spinoza foi incluída em um tema cânone 50, que tenta resumir a história da Holanda. [40]
  Otrabalho de Espinosa é também mencionado como o material de leitura preferida de Bertie Wooster 's  A .vida de Spinoza tem sido objecto de execuções e foi homenageado pelos educadores. [2] [41]

Ver também

 
  • para uma visão baseada na ética.
  •  Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Baruch_Spinoza
  •  

Um comentário:

Que tal comentar agora?