quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TEORIA DAS IDÉIAS EM PLATÃO - Marcio Soares

Construção e crítica da teoria das ideias na filosofia de Platão : dos diálogos intermediários à primeira parte do Parmênides

AUTOR

Marcio Soares

RESUMO

Platão é conhecido, sobretudo, entre outros aspectos de sua filosofia, pela sua teoria das Ideias. Tal teoria encontra-se, em sua melhor formulação, nos diálogos da fase intermediária da produção literária do Filósofo, sendo que os mais expoentes são: a República, o Fédon, o Fedro, o Banquete e o Timeu. 

Contudo, o Parmênides, diálogo que está no limiar entre as fases intermediária e tardia da obra de Platão, apresenta sérias críticas à teoria das Ideias, especialmente em sua primeira parte (127d6-135b4).

O problema que se levanta, a partir do Parmênides, e que divide intérpretes e estudiosos do pensamento de Platão, pode ser expresso em três questões: primeiro, as críticas, presentes na primeira parte do Parmênides, são internas ou externas à teoria das Ideias? 

Segundo, tais críticas são letais à teoria das Ideias, tal como ela se encontra formulada nos diálogos intermediários? Por fim, Platão teria ou não abandonado a teoria das Ideias após o Parmênides? 

No presente trabalho, partindo de uma reconstrução e análise da teoria das Ideias nos diálogos intermediários, especialmente no Fédon e na República (primeira parte de nosso texto), pretendemos demonstrar os princípios teóricos fundamentais que jazem na base da construção de tal teoria, a saber: a estrutura do um sobre o múltiplo, o princípio da homonímia, o dualismo ontológico e a hipótese da participação. 

Na segunda parte de nosso texto, reconstruímos e analisamos, detalhadamente, as seis objeções críticas apontadas à teoria das Ideias na primeira parte do Parmênides. Pretendemos demonstrar, assim, que as críticas almejam exatamente aqueles quatro princípios teóricos fundamentais, recém mencionados acima, presentes na base da construção da teoria das Ideias nos diálogos intermediários. Portanto, o escopo de nosso trabalho é a demonstração de que as críticas à teoria das Ideias, presentes na primeira parte do Parmênides, são internas à própria teoria, bem como letais à mesma, conforme sua formulação nos diálogos intermediários. 

Dessa forma, demonstrado que Platão é crítico de si mesmo no Parmênides (i.e., crítico de sua própria teoria das Ideias), abre-se a possibilidade de uma mudança substancial na ontologia platônica presente nos diálogos escritos posteriormente ao Parmênides, especialmente no Sofista e no Filebo frisamos que a demonstração positiva de uma nova ontologia platônica, nesses diálogos posteriores ao Parmênides, não será feita neste trabalho.

Dito de outra forma, é nossa hipótese que Platão abandona a teoria das Ideias tal como ela fora construída nos diálogos intermediários (especialmente no Fédon e na República), haja vista as aporias insolúveis que tal teoria comporta, sobretudo em relação à hipótese da participação e ao dualismo ontológico, conforme o próprio Filósofo nos faz ver na primeira parte do seu diálogo Parmênides. 

LINK PARA O TEXTO COMPLETO

http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2684

 

  Fonte:

Artigos,Teses e Dissertações 

 

http://www.radarciencia.org/doc/construcao-e-critica-da-teoria-das-ideias-na-filosofia-de-platao-dos-dialogos-intermediarios-a-primeira-parte-do-parmenides/o2ScYKO1L3WmYzWlYGV1ZGV=/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?