segunda-feira, 21 de maio de 2012

PODERES E VIRTUDES



"Quando alguém falar com você de forma rude, agressiva ou autoritária, teste o seu poder mental. Procure não responder da mesma forma, isto aumentaria a energia negativa. Tente, nesse momento, doar uma virtude através do seu pensamento. Algo que sua intuição diz que ela precise. Assim você permanecerá protegido das negatividades dela, como também estará ajudando-a no processo de transformação pessoal. Poder não é medido pela altura da voz, e sim pela atitude da mente."

Brahma Kumaris

"Poder é ser confiante de que mesmo que poucas batalhas possam ser perdidas, a grande guerra será vencida. Apesar do objetivo parecer muito alto e distante, seja determinado para alcançá-lo. Nada o ataca ou distrai. Não tenha medo, não tenha pensamentos fracos ou dúvidas. Tenha força e use-a para enfrentar. Não recue das impurezas de dentro e de fora. Não se afete pelos objetos no caminho, sejam eles obscuros ou resplandecentes. Seja incansável e a palavra obstáculo deixará de existir para você."

Brahma Kumaris


                                                                            
1 - Aceitação
 “Quando somos gentis com nós mesmos, quando desaceleramos e dançamos suavemente a música da vida, os relacionamentos conosco e com os outros mudam. Conseguimos acalmar a autocobrança e serenizar as exigências em relação às pessoas. Permitimos ser o que somos e também aceitamos os limites dos outros. Aceitação torna a face mais bonita, o corpo mais relaxado. Traz harmonia a todos ao redor, aquietando a atmosfera."

2- Amor
“O amor verdadeiro, por estar preenchido, transborda bons sentimentos. Ele não corrige, simplesmente perdoa. Ele não toma, simplesmente doa. Na sua pureza não espera o retorno para si. Seu único desejo é libertar o outro. Para fazer crescer seu coração seja generoso consigo e confie nos outros. O poder do amor torna possível o impossível.”
*
“O que vem primeiro: amor, lei ou disciplina? O objetivo não é se tornar lícito, obediente e depois amoroso, não. Com amor podemos nos tornar legítimos e disciplinados muito mais facilmente. Qual é a primeira coisa que uma mãe dá ao filho? Amor ou um livro de regras? Amor ou palavras severas? Precisamos colocar amor nas nossas vidas se queremos nos mover num caminho construtivo. Torne-se número um no amor e você poderá se tornar número um em tudo.”

3 - Autoconfiança
Ser virtuoso dá confiança ao eu. Autoconfiança inspira a confiança dos outros. Quando um grupo de indivíduos têm confiança em si mesmo, e uns nos outros, existe o potencial para aquisições significativas e duradouras. Autoconfiança não significa mergulhar em empreendimentos sem haver se precavido completamente e sem pensar nas conseqüências. Entusiasmo por si só pode ser perigoso, mas quando é acompanhado de equilíbrio mental e estado de alerta, mesmo tarefas que de outra forma seriam difíceis tornam-se fáceis de completar.

Posso ter autoconfiança quando experimento meu estado natural e original de consciência de alma. Sou o ser imperecível e luminoso localizado na testa deste corpo, o mestre dos órgãos dos sentidos, dos pensamentos, das emoções - o criador de minha própria personalidade.

Quando estou firmemente ancorado nesta consciência, sou naturalmente autoconfiante e ainda assim livre de arrogância. Minhas qualidades naturais de amor, paz, felicidade, pureza e conhecimento, bem como meus poderes originais de bom julgamento e clareza, estão prontamente disponíveis. Tenho poder para controlar minhas ações e, portanto, tenho a segurança de que posso contar comigo mesmo em qualquer situação.

Nesta percepção, também estou consciente de meu Pai, Professor e Guia Eterno. Suas instruções e conselhos estão disponíveis para manter-me livre de erros e me dão segurança para agir de uma forma pura e benéfica para todos. Minha autoconfiança é perdida quando me esqueço de quem sou, quando me esqueço Dele e quando não sigo o caminho fácil que Ele traçou para manter-me fora do caminho de prejuízo e dano. Estar em contato com minha própria bondade traz fé em mim mesmo, relembra-me de minha dignidade verdadeira, meu destino elevado e o alto valor de minha vida. Quando estou prestando atenção ao eu, empenhando-me para alcançar a perfeição e para preencher-me com Seu amor que me foi dado para servir aos outros, permaneço livre de insegurança. Autoconfiança é meu direito de nascimento.

4 - Benevolência

Benevolência significa que sou naturalmente disposto a fazer o bem. Sou naturalmente generoso. Todas as minhas ações, sejam em nível de pensamentos, palavras ou dos próprios atos, são motivadas por gentileza. Benevolência é a virtude que assegura minha boa fortuna, pois quando desejo e faço o bem aos outros, eles se tornam meus doadores de bons votos. Ser gentil e simpático com os outros traz gentileza e simpatia em retorno.

Para manifestar uma atitude de benevolência, minha visão precisa ser ampla e aguçada, além de pura. Devo renunciar a sentimentos de inimizade e maus votos e cultivar bons votos. Benevolência nasce do contentamento interno e de um estoque transbordante da riqueza das aquisições espirituais. A virtude da benevolência destrói egoísmo e atrai humildade. Benevolência é a virtude dos reis justos. Benevolência é próxima à misericórdia, mas exige uma dose maior de doçura.

Para desenvolver essa virtude necessito de poder para realizar e experimentar três pontos importantes da verdade: a) sou um ser imortal, e no meu estado natural sou completamente pacífico; b) sou filho do Pai Supremo de todas as almas, o Todo-Poderoso, e tenho direito à herança de Sua riqueza e sabedoria; c) sou capaz de reivindicar fortuna ilimitada para minhas vidas futuras através de autotransformação e serviço àhumanidade, neste período mais valioso, mas também o mais crítico da história humana.

No meu estado de consciência de alma sou naturalmente benevolente como o Pai. Ele é o oceano de benevolência e eu, a alma, estou me tornando a essência da benevolência. Deixe-me verificar quão ilimitada é minha benevolência. Deixe-me comparar a Você nesse aspecto e tentar tornar-me como Você, Aquele que é perfeito, constantemente benevolente, que está sempre doando, entregando os tesouros eternos do espírito.

5 - Contentamento
“Contentamento é o brilho de ser livre. É ter a clareza e a convicção para ver que além do presente existe um bom futuro, não só para mim mas para tudo. Sentir nos ossos que o movimento inteiro da vida é em direção ao que é bom, sentir que todas as montanhas têm seus vales, que todo o deserto tem seu oásis. Uma face contente segue a longa jornada de tornar tudo melhor”.
*
“A água de superfície tem sempre o risco de ficar poluída ou estagnada, de evaporar, de secar. Mas a água subterrânea, livre de intempéries, não pode ser estancada. Contentamento é o mesmo - um movimento invisível e constante para frente, um rio subterrâneo. E quando a superfície da vida mostra algum obstáculo, o rio responde, muda, flui para dentro e ao redor, mesmo que não seja visto. Ele simplesmente nunca se esgota”.

6 - Cooperação
“Cooperação é o entendimento de que cada ato de generosidade está contribuindo com a nova criação inteira: a criação da virtude nas mentes humanas. Um processo muito intrincado com uma grande oposição; mas diga uma palavra, tenha um pensamento cooperativo, faça algo para elevar a outra mente humana e você já terá colaborado com isso de forma significativa”.
*
“As conquistas humanas são como uma cadeia de montanhas com penhascos, encostas e vales. Almejar a excelência na aquisição coletiva é querer alcançar o ponto mais alto. O esforço requer que cada alpinista esteja equipado com habilidades, conhecimento e força de vontade. No entanto, nenhuma escalada jamais deveria ser empreendida sem o item de equipamento mais importante: a corda de segurança da cooperação. Ela provê o meio para que cada alpinista dê um passo e para que esses passos, coletivamente, atinjam o pico”.

7- Coragem
“Coragem é dar um passo em direção a uma área de dificuldade sem uma solução em mente, mas ainda sentindo que a vitória está adiante. É dizer o que você acredita, sem diluir, sem desejar aprovação, sabendo que um pensamento profundamente conectado com o ideal é forte o suficiente para resistir à oposição. Coragem é poder.”

*
“Para nadar no oceano preciso, antes de tudo, ultrapassar a zona de arrebentação. Ondas grandes e pequenas vêm ao meu encontro, criando resistência no avançar. Situações tensas, pensamentos negativos, relacionamentos competitivos, vêm para reduzir minha força e coragem. Mas com bravura sou capaz de vencer a zona de conflito e chegar às águas tranquilas para o mergulho desejado. E lá no fundo do oceano encontro, uma a uma, as pérolas preciosas: as virtudes que me tornam singular.”

8 - Desapego
A flor-de-lótus é aquela que tem as raízes na lama mas mantém suas pétalas impecavelmente brancas. Ela precisa dos nutrientes que estão na lama para florescer. Isto é desapego, estar perto do que você mais desejaria estar livre e usar isso para fazer você crescer. Aquela pessoa que agora está perto de nós é talvez o melhor professor que poderíamos ter, se fossemos capazes de ver o nutriente na sua presença.
*
Muitas vezes planejamos o dia de forma exemplar. Mas às vezes parece que existe uma conspiração para zombar dos nossos planos e da nossa eficiência. Temos que confrontar circunstâncias inesperadas que, além de demandar tempo e energia, nos afastam do que é importante. Ao permanecer muito perto ficamos confusos e intimidados; perdemos a calma e o equilíbrio. Ao dar um passo atrás conseguimos criar um estado de consciência desapegado que nos ajuda a lidar de forma mais efetiva com as situações.

9 - Despreocupação
“Às vezes o mundo todo parece ser um problema; às vezes eu preciso criar problemas para me manter ocupado. Temos a tendência de imaginar que os nossos problemas são maiores e mais importantes que os dos outros. Isto é uma forma sutil de ego; uma forma indireta de pedir atenção. Mas ao considerar as dificuldades como desafios pessoais, começamos a dar boas vindas a elas. Problemas são eventos naturais que nos capacitam a ampliar os limites da visão e alcançar a sabedoria.”

*
“Nunca veja uma situação como uma dificuldade. Nunca pergunte: Porque isso aconteceu? Seria como quebrar uma pedra, levaria meses para você conseguir. Mas se você der um pulo, leva só um segundo. Tenha a consciência de que é apenas uma cena de uma peça perfeita. Ela é o seu trampolim. Pare de tentar quebrar a pedra de seus problemas com um martelo dos pensamentos inúteis. Não se deixe tornar um escravo, seja soberano.”

10 - Determinação
Determinação é a virtude que me capacita a progredir. Não importa quais sejam as circunstâncias ou obstáculos, se existe determinação interna, então con-seqüentemente serei vitorioso. Se um erro é cometido, com determinação venço o engano. Sem esta virtude nunca poderei levar as coisas até o seu estado completo. A menos que possua esta virtude, como posso tornar minhas as outras virtudes ou livrar-me de negatividade e fraqueza?

Determinação dá força à alma. Determinação significa firmeza e perseverança. Mesmo que possa haver uma meta elevada e ideais grandiosos, sem determinação não posso trazê-los à manifestação prática. Determinação enfrenta todas as dúvidas e não as nutre. Determinação conquista a falta de esperança e traz autoconfiança. Determinação é a chave para o sucesso. Posso cultivar esta virtude percebendo que cada segundo de cada dia é uma chance única na vida para fazer esforços e alcançar purificação e para adquirir um caráter elevado por muitas vidas futuras. Se desperdiço os segundos inestimáveis desta vida, quando terei esta oportunidade preciosa novamente?

Ao longo da história, têm sido as pessoas de forte determinação que realizam grandes ações. Ações ainda mais grandiosas nos chamam agora, pois nada menor do que a transformação total do mundo trará a paz uma vez mais à Terra. Deixe que eu definitivamente tenha a determinação detransformar-me como uma contribuição para esta imensa tarefa. Deixe-me ver também como o pensamento determinado do Supremo, de que este velho mundo torne-se novo, finalmente triunfará. Sei que brevemente a paz reinará e este mundo será renovado.

11 - Discernimento
“Discernimento é o poder que ajuda a distinguir a verdade aparente da verdade real, o valor temporário do valor eterno, o superficial do sutil. Ele nos capacita a reconhecer armadilhas de ilusões, por mais docemente decoradas e sedutoras. Com ele conseguimos ver através dos disfarces e agir com segurança e sabedoria. Discernimento é a bússola interna que aponta sempre para o rumo correto”.
*
“Por que ficamos brincando com as pedras se existem diamantes brilhantes esperando calados por nossa atenção? Com as pedras nos machucamos, com os diamantes nos elevamos. Saber discernir o verdadeiro do falso em um segundo é uma arte. Para praticar essa arte preserve sua casa interior. Aceite tudo aquilo que o faz crescer, mas não deixe entrar o que poderá fazê-lo sofrer”.

12 - Disciplina
Disciplina significa conduta ordenada. Disciplina anda lado a lado com economia, limpeza e organização. Disciplina é uma arte. Disciplina significa não se enfraquecer diante dos sentidos, dos velhos sentimentos e tendências ao pensamento negativo e crítico.

Preciso dar-me o treinamento que corrige, molda e aperfeiçoa minhas faculdades mentais e caráter moral, e ainda assim não devo usar de força ou abuso. Disciplina requer a ajuda da paciência e da tolerância bem como do poder da perseverança. Sem disciplina muito pode ser começado, mas pouco pode ser concluído. As recompensas desta virtude aparecem no futuro.

Para tornar essa virtude uma parte firme de meu caráter, faz-se necessária a realização da meta e dos benefícios de uma prática, além de forte entusiasmo para obter aquisições. Caso me falte essa virtude, posso desenvolvê-la determinando metas realistas e progressivas para mim mesmo e diariamente exercitando minha força de vontade, o músculo de meu intelecto. Relembro-me de ser consciente da alma, isto é, de perceber-me como sendo o ser consciente localizado no centro da testa, o motorista do corpo. Gentilmente treino-me para permanecer constantemente nessa consciência. Percebo quão importante é o estado de consciência da alma para o meu bem-estar no presente assim como no futuro.

Vejo quão disciplinado Deus é. Ele faz tudo no momento predeterminado e da forma apropriada, não desperdiçando energia ou tempo desnecessariamente. Ele é preciso e pontual em tudo. Se tenho a virtude da disciplina e a aplico no estudo, na meditação, em cada pensamento, palavra ou ação, então o sucesso e vitória estão garantidos para mim.

13 - Estabilidade
“Quando você está fazendo o seu melhor e alguém o empurra, você cai. Quanto mais profunda a estabilidade, mais sutis são os desafios. Quando o louvor está no ar, você está no ar também livre, leve, além. Mas quando o insulto está no ar, você deve ficar ancorado na sabedoria, pensar profundamente, e então vir à superficie com uma solução que restaure a confiança e a determinação.”


“Estabilidade é o amor pela equanimidade no meio da aventura. É a pista reta que permite ao avião decolar para uma nova maneira de ver as coisas. Sem partidas precipitadas, saídas dramáticas, mas um gentil alçar ao brilhantismo.Tudo entendido, estocado, mas nada revelando descuido que possa ser apontado por dedos questionadores. É voar livre e, ainda assim, manter os dois pés firmes no chão, imune às supostas acusações de negligência e convicto no objetivo traçado”.

14 - Felicidade
“A estrada para a felicidade é pavimentada com oportunidades douradas. Diga sim a elas e cada passo terá a garantia de um retorno de multimilhões. As ações desempenhadas ao longo do caminho tornam-se a tinta para desenhar as linhas da fortuna. E quando encontramos companheiros para andar juntos sobre esse caminho, uma parcela maior de felicidade é gerada. Ações coletivas, precedidas de conquistas individuais, são os catalizadores das grandes transformações no mundo.”
*
“Existe uma estreita conexão entre pureza e felicidade. Não aquela felicidade efêmera que depende de eventos e circunstâncias favoráveis, mas a felicidade verdadeira, fruto de um profundo trabalho interior. Quando não consigo purificar as negatividades que se instalam na mente, fico descontente diante da minha incapacidade de mudar. Mas quando consigo promover uma limpeza nos meus pensamentos e sentimentos, fico satisfeito com a silenciosa vitória pessoal e experimento felicidade sem limites.”

15 - Flexibilidade
“Flexibilidade é a beleza de uma criança, cujos ossos ainda não se tornaram endurecidos, cujo corpo ainda não começou a estocar os efeitos e as tensões da vida. Aquele que consegue moldar-se pode ser considerado ouro; aquele que sabe como curvar-se torna-se inquebrável.”

*
“Aquele que é capaz de moldar-se vale seu peso em ouro. Seja elástico em sua natureza. Curve-se e você não se quebrará. Não permaneça apegado a sua velha natureza, evite o sofrimento. Abandone sua concha e abra-se para novas influências. Então uma nova forma real surgirá. Seu relacionamento com os outros se tornará fácil. Todos se sentirão confortáveis na sua companhia.”

16 - Flexibilidade
“Flexibilidade é a beleza de uma criança, cujos ossos ainda não se tornaram endurecidos, cujo corpo ainda não começou a estocar os efeitos e as tensões da vida. Aquele que consegue moldar-se pode ser considerado ouro; aquele que sabe como curvar-se torna-se inquebrável.”

*
“Aquele que é capaz de moldar-se vale seu peso em ouro. Seja elástico em sua natureza. Curve-se e você não se quebrará. Não permaneça apegado a sua velha natureza, evite o sofrimento. Abandone sua concha e abra-se para novas influências. Então uma nova forma real surgirá. Seu relacionamento com os outros se tornará fácil. Todos se sentirão confortáveis na sua companhia.”

17 - Honestidade
“Honestidade existe quando não há contradições nos pensamentos, palavras ou ações. Os pensamentos serão limpos. As palavras, ao refletirem a clareza da mente, serão preenchidas com o poder da verdade. O mérito será visível nas ações. Ter uma forma internamente e outra externamente cria barreiras, impede a proximidade nos relacionamentos, quebra o amor. A honestidade genuína cultivada dentro de você é o que tocará a todos.”

*
“Fale com honestidade e você terá uma chance de aprender. Aqueles que são honestos falarão primeiro sobre si mesmos, não sobre os outros. Os outros não ficarão impressionados por suas palavras ou mesmo pela sua face, mas pela sua verdade. Falar o que você pensa e fazer o que você fala, isto é honestidade.”

18 - Humildade
Humildade é a base para fazer as coisas acontecerem. Como não há expectativa de ser brilhante a realização vem mais naturalmente, não ameaçada pelo que será dito ou pensado pelos outros. A humildade é diferente do ego, não precisa de elogio para se manter altiva. Por estar distante da subserviência alcança a grandeza. Ela revela nada mais do que a sua verdade.

*
Humildade é pouco valorizada hoje em dia, talvez por ser pouco entendida. Ela não é passiva nem conivente. Não significa deixar ser pisado pelos outros. Humildade é realeza. Ela é a mãe de todas as virtudes, fruto silencioso do conhecimento vivido. Mesmo que tenhamos todas as outras virtudes, se nos falta humildade seremos arrogantes de nossas virtudes. Humildade é a fundação para construir uma vida de equilíbrio, um mundo de unidade.

19 - Incansabilidade
“Perceber a vida além das coisas que nos cercam, proporciona um saudável descanso. Ir além do imediato e dar uma olhada lá de cima. Acima das barreiras, acima dos relacionamentos, acima dos sentidos. Deixar a confusão e a limitação aqui, e lá encontrar ar fresco – o remédio que irá nos acordar do sono que nos torna inconscientes. Incansabilidade vem para aqueles que valorizam o tempo ao reconhecer que cada momento da vida traz consigo um significado muito maior do que o aparente”.
*
“Incansabilidade é nunca ficar desbotado, nunca permitir que nada remova a cor, a vivacidade, as variações, a beleza da vida. E mais do que isso, significa nunca matar o amor. Para isso você precisa de tal amor à vida para que não haja nem mesmo um recuo em direção ao passado ou anseio pelo futuro. O agora é belo e vale reunir energia para ele. Tudo é importante!”

20 - Introspecção
“Diariamente somos atingidos por muitos estímulos externos. Anúncios, vozes, sinais, cenas, sons, opiniões, imagens. Ao perder a capacidade de discriminá-los, passamos a absorver tudo que está ao redor. Quando sua mente estiver exausta procure desconectar-se dessas distrações. Assim como a tartaruga retrai a cabeça e os membros para dentro do casco quando ameaçada, através da sua consciência, procure recolher os sentidos para reencontrar o equilíbrio entre o mundo exterior e interior.”
*
“Na rotina diária somos arrastados pela corrente dos compromissos e tarefas. Estamos sempre fazendo ou falando alguma coisa. Nessa turbulência, não ouvimos a voz interior. Passamos a viver no piloto automático. Introspecção não é afastar-se da realidade, mas sim mudar o estado de consciência diante das exigências externas. É dar um tempo para si, restaurar a comunicação consigo mesmo, tomar conta da mente. Constatar que há reservas suficientes para assumir o comando da navegação.”

21 - Leveza
Para experimentar leveza considere-se apenas luz. Sem peso e além da atração da matéria a alma pode voar e tocar a liberdade verdadeira. Assim torna-se fácil ficar acima dos problemas e manter a mente clara, perspicaz e livre de escravidões. A descoberta da sua própria leveza atrai e eleva os outros. Sua boa companhia removerá as preocupações da mente e o peso do coração deles.
*
Quando o mergulhador necessita voltar rapidamente à superfície ele solta o seu lastro. Da mesma forma, identifique e abandone definitivamente todos os pesos que estão impedindo o seu vôo. Liberte a mente dos antigos padrões e permita a descoberta de novos paradigmas. Mantenha-se acima dos problemas e preocupações que tendem a puxar você para o chão, outra vez. Seja leve, desafie a lei da gravidade.

22 - Liderança
“Liderança é a habilidade de assegurar ações desejáveis em um grupo, de forma voluntária e sem uso de coerção. Um líder natural reconhece, aprecia e gratifica o talento das pessoas. É capaz de ganhar a confiança dos outros, motivando-os através da virtude de sua própria lealdade e honestidade. Seu comportamento radiante e fácil torna-se um fator de harmonia e coesão.”
*
“Uma vez que os barcos começam a aprender a navegar eles seguem a rota por si mesmos. O verdadeiro líder é aquele que nunca interfere no processo de aprendizagem das outras pessoas. Ele sabe que cada um tem o seu próprio tempo. Porque confia, ele não corrige. Deixa pequenos erros passarem, se o resto que está sendo feito é válido. Ao destacar os acertos ele ajuda a construir a auto-estima nos outros. E o objetivo é alcançado sem labuta.”

23 - Limpeza
“Não podemos evitar que a poeira da cidade entre em nossas casas sempre que abrimos as janelas para renovar o ar. Da mesma forma devemos ter um intelecto aberto às situações mas cauteloso em limpar, constantemente, as negatividades que possam entrar. Um intelecto limpo é leve e livre para ir além, ele reflete o certo. E assim as impressões do passado não conseguem mais deter a fruição do futuro”.
*
“Se o espelho não estiver completamente limpo ele não refletirá a imagem correta. Sentimentos obscuros, dúvidas, críticas, preocupações, são como nuvens que embaçam a visão real. Limpeza é uma constante checagem, uma vigilância contra os saqueadores da paz. Para experimentar conforto em qualquer situação é preciso investir no trabalho profundo. Polir o intelecto e revelar a forma perfeita. Esse desafio chama-se vida.”

24 - Maturidade
A alma com essa virtude terá a habilidade de conservar e não desperdiçar poder espiritual. Ela não cairá em extroversão, mas permanecerá introspectiva, estocando energia. Fazendo isso, ela será capaz de trazer elevação aos outros em vez de emaranhar-se na tendência de apenas “tomar”. Tais pessoas recebem o título de grandes doadoras.

Uma alma madura terá todos os relacionamentos com o Pai e haverá grande firmeza e força no relacionamento de companheiro. “Eu nunca estou sozinho, Ele sempre estará junto de mim!” Onde há essa grande fé Nele existe também o entendimento de que essa peça do mundo é benéfica. Maturidade na alma traz a percepção de que, seja qual for a cena que esteja surgindo no Drama, ela é a correta para o seu crescimento, auto-realização e profundo relacionamento com Deus. Contentamento também está imerso nisso. Maturidade traz completo desapego de atmosfera negativa, vibrações, palavras ou atividades dos outros. Ao contrário, a alma transforma a atmosfera através do poder do silêncio e não é atraída ou afetada por cenas mundanas. Uma alma madura tem auto-respeito e facilmente exercitará a flexibilidade e o poder de moldar-se e acomodar-se. Ela se adaptará confortavelmente em todas as situações e em todos os relacionamentos, lokik e alokik. Maturidade é realeza e autodisciplina.

Maturidade espiritual aumenta o valor da alma. Maturidade espiritual significa que a alma levará uma vida de equilíbrio entre o auto-serviço e o serviço para os outros. Tais almas são muito amadas por Deus.

25 - Misericórdia
A alma com esta virtude tem uma atitude de compaixão e tolerância. Ela está sempre disposta a mostrar gentileza e a ajudar mesmo aqueles que são os mais vis e não merecedores.

Aquele que é misericordioso, estando ele próprio preenchido com fortuna, não terá quaisquer desejos de primeiro tomar para então dar. Aquele que é misericordioso preenche o mendigo com tesouros. Enquanto vendo a fraqueza de cada alma, ele próprio não a absorve, ele nem sequer falará nisso. Ao contrário, ao ser a personificação de benevolência, ele sempre verá a imagem de virtude da alma, e desta forma destruirá os espinhos de fraqueza. Ele fará a doação de bons votos e misericórdia com a finalidade de tornar a outra alma virtuosa.

A alma que é misericordiosa é uma jóia sempre brilhante. A maravilha daquele que tem misericórdia é a de ser capaz de criar esperança mesmo num caso desesperançado.

Quando me vejo como fui uma vez, tão puro, tão amável, doce, verdadeiro, confiante e leal, então posso perceber quão longe me desviei da prisão da consciência do corpo. Percebo que eu deveria me ver com a misericórdia natural que sinto pelos outros que caíram devido à ignorância ou desilusão. Tenho bons votos para eles, eu os perdôo. Com o olho da minha mente vejo-os vencendo suas fraquezas e tornando-se dignos. Esta é a visão com a qual Ele me vê. Deixe que eume veja com a mesma visão. Esta é a visão que me eleva e também eleva os outros.

Querido Pai! Você é o oceano de misericórdia. Você está me liberando de todas as formas de tristeza e limitação e tornando-me divino. Que misericórdia maior poderia haver?

26 - Paciência
Paciência capacita-nos a pensar e julgar claramente e a tornar possível o domínio de ações nervosas ou reações de pânico. Paciência acalma a pressa ou o desespero que iniciam atividades precipitadas ou mal intencionadas e, assim, menos erros são cometidos. A causa principal da impaciência é o desejo e seu irmão é a ganância que demanda “tudo agora”. Com paciência é possível redescobrir as qualidades internas positivas de si e, desse modo, pode-se criar um relacionamento digno e gratificante com Deus. Este é por si só o preenchimento de todos os desejos. Paciência dá à alma a habilidade de apreciar o momento e não ter nenhum desejo ou ansiedade em relação ao futuro. Assim como leva tempo para uma criança aprender a caminhar, falar e comunicar-se, apesar de seus momentos como bebê serem lindos e únicos, da mesma forma, paciência ajuda a alma a apreciar o processo de descoberta e aprendizagem, o que torna as recompensas do crescimento mais valiosas e duradouras. Com paciência podemos obter tudo, nada está além de nossa capacidade. Todas as coisas vêm àquele que é paciente.

Se existir paciência consigo, então haverá paciência e paz com os outros. Paciência significa polidez. Permitir que os outros experimentem e recebam primeiro o que é precioso para mim é uma grande caridade e isto resulta em felicidade interna. Paciência verdadeira também ajuda os outros a acostumarem-se com situações novas e idéias e a ajustarem-se a elas.

Comece a pensar sobre paciência. Por que ela é uma virtude? Como pode ser cultivada? Quais são os meus pensamentos quando estou sendo paciente? Quais são os meus pensamentos quando estou sendo paciente? Quais são meus sentimentos? Quando é apropriado usar essa virtude? Se você tem tido dificuldade em exercitar a introversão e manter sua atenção em si mesmo, se você está sem sossego e acha difícil permanecer em silêncio, esta é uma oportunidade para praticar paciência com você mesmo. Reivindique a virtude da paciência como sua própria.

27 - Paz
O estado de paz não depende de onde estou, com quem estou, mas fundamentalmente de como estou. É possível manter a mesma tranquilidade tanto num congestionamento de trânsito quanto numa bela praia deserta porque a paz está dentro de mim. Ela é a saúde normal do ser. Mas quando me sinto ansioso, preocupado ou nervoso tenho a nítida percepção de que estou desalinhado. É a memória eterna sinalizando que saí da minha posição natural de paz.
*
Paz é energia. Uma força pura que penetra a casca do caos e coloca coisas e pessoas em uma ordem equilibrada. Exercer o poder da paz abarca o princípio fundamental da espiritualidade: olhar para dentro a fim de olhar para fora com coragem, propósito e significado. E de quem é essa responsabilidade? Pode aquele que permanece sem paz ser um instrumento para a paz? A autenticidade da ação depende da autenticidade da pessoa.

28 - Pureza
“Todos os seres humanos têm um espaço interior que é preenchido com virtude. Para alguns o espaço pode ser pequeno, para outros existe um palácio negligenciado em algum lugar dentro de si. No começo da vida o espaço está intacto, cheio de luz. Mas ao permitir que o santuário seja invadido, algo é perdido. Pode ser somente um declive na integridade, algo vai embora. Pureza significa um retorno às qualidades originais de um ser completo”.
*
“Corrupção, poluição, adulteração. Essas palavras são comuns no panorama atual. A impureza ganha status e a alma, sem perceber, se afasta de sua autenticidade. Artifícios são criados para maquiar o que já foi belo, mas o valor está naquilo que é original. Resgatar a beleza perdida é tarefa da pureza - a fundação da virtude. Poder e fruição são gerados ao cultivá-la. A pureza não se deixa poluir, ela opta pelo sagrado, mesmo que esteja cercada de falsidade”.

29 - Respeito
"Aquela pessoa não preencheu minhas expectativas, fiquei decepcionado com ela". Ao olhar para fora fico armadilhado nos lamentos e julgamentos dos outros. Ao olhar para dentro identifico meu próprio valor; permaneço inabalável diante da difamação e independente do louvor. Para receber respeito dos outros preciso cultivar o respeito por mim mesmo, reacender as realizações adormecidas.
*
Respeito pelos outros é reconhecer seus esforços para melhorar. Isto nos encoraja a focalizar mais a atenção no potencial deles do que em seus erros. De fato este é o método para ajudar as pessoas a ficarem livres de seus defeitos. Uma oportunidade para julgar a qualidade da nossa percepção espiritual. Ver quanta fé nós temos na transformação definitiva daqueles que convivem conosco. Esta fé é respeito verdadeiro.

30 - Responsabilidade
“Com a motivação de cumprir o dever designado, permanecendo fiel à meta, uma pessoa responsável persevera, porém nunca com teimosia. Quando existe a consciência de ser um instrumento ou um facilitador, há flexibilidade, há leveza no desempenho do papel. Quem está agindo não assume ou controla o resultado. Responsabilidade é ter a maturidade para saber quando uma responsabilidade deve ser passada para outro. Cooperação e humildade são seus pilares”.

31 - Simplicidade
“Aquele que é virtuoso e correto não precisa ser pomposo e ostentador. Simplicidade é o sinal da beleza interior - a beleza do espírito. Seria um erro identificar simplicidade com ‘pobreza’ ou ‘lugar comum’. Aquele que é simples é natural e honesto. Ele não tenta esconder o que é feio ou desperdício porque em sua pureza esses traços não existem. Há realeza nas maneiras e, graciosidade no comportamento, mas isto não rouba sua originalidade nem o compele à artificialidade.”
*
“Simplicidade é deixar o passado. Não as experiências acumuladas, mas deixar a dor. Aqueles que seguram a dor nunca podem ser simples. O fato de precisar passar por muitos estágios de aprendizagem, até chegar na simplicidade, é um paradoxo. Existe uma paisagem complexa antes de alcançar o calmo e simples mar. Esta é a virtude do espiritualmente velho e também a posse do fisicamente novo. A atmosfera criada por aqueles que têm simplicidade faz com que todos se sintam confortáveis.”

32 - Tolerância
A tolerância é a força interna que nos capacita a enfrentar e transformar mal-entendidos e dificuldades. Ela acalma os sentimentos exaltados dos outros. Se insultada, não deixa o mais leve sinal de aborrecimento. Conhecimento e insight automaticamente levantam o escudo protetor da tolerância. Uma pessoa tolerante é como uma árvore com abundância de frutos. Mesmo quando golpeada com varas e pedras continua a dar seus frutos em retorno.
*
Muitas vezes achamos que tolerância tem um limite. Dizemos: "eu já tolerei tanto, não posso tolerar mais!" No entanto na tolerância real não existe um limite. Pense sobre o oceano. Veja como ele aceita todos os rios e córregos que chegam até ele. Mesmo águas poluídas ele é capaz de dissolver, acomodando-as em sua vastidão. Quando conseguimos acomodar dentro de nós os altos e baixos dos outros, nossa capacidade de tolerar cresce infinitamente.

33 - Unidade
“Unidade é a harmonia dentro e entre indivíduos. Ela é construída através de visão compartilhada para o bem comum. É apreciar os valores de cada um e suas contribuições singulares. Quando existe a vontade interna de acomodar os outros a unidade floresce. Quando eu dou o primeiro passo para ultrapassar as barreiras nos relacionamentos outros também irão mudar.”
*
“Aceitar que somos eternamente diferentes é o primeiro passo para construir a unidade. Harmonia entre iguais é tarefa fácil, entre opostos, um desafio. Opiniões diferentes podem criar discórdia ou enriquecer o produto final, depende da visão e do nível de altruísmo. Sustentar a unidade é apreciar o valor do conjunto e a singular contribuição de cada um, permanecendo leal, não apenas uns com os outros, mas também à meta estabelecida.”

34 - Verdade
“Assim como ninguém pode esconder o sol, nenhuma razão pode esconder a verdade. Ela é sempre verdade. Não pode ser provada em se tentando comprová-la. Traz consigo a benção divina de ser auto-evidente. Não aceita ser misturada ou inventada. Ao contrário da falsidade, que é efêmera, tudo aquilo que tiver sua fundação na verdade terá a duração da eternidade. Mesmo que os ventos e as tempestades do oceano venham tentar balançá-lo, o barco da verdade nunca afundará.”
*
“As pessoas dizem que é difícil aos honestos sobreviver nesse mundo. Falam que é preciso mentir. Alguns podem até pensar que temos que agir de forma esperta com os outros. Contudo, não importa o quanto as pessoas se oponham a sua verdade, para mantê-la consigo é preciso o poder de tolerar. Você pode ter que se curvar e parecer aceitar a derrota. Porém isso não é derrota, é vitória eterna. No momento certo ela será revelada”.
                                                      
Meditações, Palestras e Artigos
 

Pablo Picasso

Li
 Fonte:
http://www.bkwsu.org/brazil/audio_e_textos/virtudes_e_poderes?set_language=pt
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?