sábado, 1 de janeiro de 2011

HIPÁTIA ( HIPÁCIA )


Hipátia(Hipácia)

"Há cerca de 2000 anos, emergiu uma civilização científica esplêndida na nossa história, e sua base era em Alexandria. Apesar das grandes chances de florescer, ela decaiu. Sua última cientista foi uma mulher, considerada pagã. Seu nome era Hipácia. Com uma sociedade conservadora à respeito do trabalho da mulher e do seu papel, com o aumento progressivo do poder da Igreja, formadora de opiniões e conservadora quanto à ciência, e devido à Alexandria estar sob domínio romano, após o assassinato de Hipácia, em 415, essa biblioteca foi destruída. 
Milhares dos preciosos documentos dessa biblioteca foram em grande parte queimados e perdidos para sempre, e com ela todo o progresso científico e filosófico da época."
"Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja, representavam o paganismo. 
Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado.
 
Carl Sagan
A morte trágica de Hipátia foi determinante para o fim da gloriosa fase da matemática alexandrina, de toda matemática grega e da matemática na Europa Ocidental.
Após seu desaparecimento, nada mais seria produzido por um período mil anos e, por cerca de doze séculos, nenhum nome de mulher matemática foi registrado.

O Mensageiro das Estrelas
Astronomia Blog - (31°S 52°W)
http://mensageirodasestrelas.blogspot.com/2009/12/carl-sagan.html

2 comentários:

  1. Aqui temos registrado na hitoria mais um fato, que testemunha o quanto a Igreja Católica Romana, foi o principal mau que aconteceu a humanidade, que entravou o desenvolvimento intelectual e cientifico, por muitos séculos.
    Assassinou ao longo do tempo, os missionário que mergulharam na carne para trazer luz a humanidade e foram assassinados... Jesus não veio a este mundo para tirar pecado de ninguém, por causa de Adão ou de qualquer outro. Veio sim tirar o pecado da ignorância, veio trazer conhecimentos profundos a humanidade... A Igreja Romana veio destruir o que o Cristo veio construir, mantendo a humanidade na cegueira religiosa e ainda hoje continua, não sei se por corvadia, porque conhecedores da verdade se omitem de esclarecer. E porque não tranmitem a verdade? Porque sabem que rapdamente ficariam sem o seu rebanho e consequentemente perderiam alem de posições de destaques, a sua fonte de sustentação e iam ter que produzir...

    ResponderExcluir
  2. A história do homem aqui na Terra se fez numa rede bárbara,insana e caótica e não podia ser diferente,já que o despertar do animal para a grandeza de tudo que via e tocava, que sentia e desejava impunha-lhe ao mesmo tempo audácia e temor.

    A consciência humana era e é uma pedra preciosa escondida no âmago, no mais profundo da gente e ela só se deixa vislumbrar , só brilha e se faz nave potente depois que todo resquício da animalidade foi transmutado numa energia refinada,o combustível próprio para forjar com a inteligência a nescessidade de autoconhecimento.

    O homem nasce animal e vaga séculos e séculos incompleto tateando, experimentando,errando desvalido,mas sedento de acertar, se fazer e encontrar seu ligar no mundo.Pra isto,se valeu do imediato,do pouco que estava a seu alcance e nas inúmeras tentativas de se dar algo melhor,avançou no alheio,fez guerras,dizimou pseudos inimigos e foi se acostumando com a vilania,jogos de trapaças,única segurança de comandar as mentes mais simples, também carentes de comando.

    A Igreja Católica, que se assenhorou do poder divino ditado por Jesus,viu nisso o melhor modo de arrebanhar fiéis,domá-los e ao mesmo tempo sustentarem financeiramente esta empresa recém-nascida e que viria dar filhotes mundo afora,senão todos ,a maioria com o único objetivo de imperar e enriquecer.

    A história dos santos chega ser cômica em alguns casos. Este Cirilo, por exemplo, nem sabia de tal santidade, é de fato prova do quanto a Igreja deu os pés pelas mãos.Dá nausea só de pensar no mal que espalhou e que causou à humanidade, sendo capaz de condenar, descarnar uma cientista, linda e inteligente e conforme disse, retardou por mil anos a evolução da raça inteira. Pragas desse escalão não foram poucas nessa nossa geração, mas felizmente hoje estamos vivendo um tempo novo,como se o céu pousasse pra nos resgartar e realizar,possívelmente, o sonho de ver sua semente experenciar o divino - do mesmo que Jesus a custa de sacrifício,nos deixou de exemplo, vencendo a ignorância, o maior pecado que nos enlaçou.

    O mapa do céu espiritual e o da Astronomia já está em nossas mãos e quantos queiram podem escalar essas maravilhas . É tempo de renovação e mesmo oculto de nossos olhos carnais, a Grande Luz do Bem já desponta e abre para a humanidade uma novíssima página a nos estimular na prática do estudo, no autocnhecimento para que essa humanidade, cada um de nós encontre enfim sua verdadeira razão de existir.

    Isto é o que penso, talvez pela Páscoa próxima a nos lembrar do milagre da vida,ainda simbólico, mas fractal fiel do nosso destino celeste,a se repetir na gente aqui e agora.

    ResponderExcluir

Que tal comentar agora?