segunda-feira, 28 de março de 2011

TÚNEIS : DE MINHOCA E INTERGALÁCTICO


Túnel intergaláctico de matéria

2011-03-18

Crédito: NASA, William C. Keel (University of Alabama, Tuscaloosa). Telescópio: Hubble Space Telescope.

Um túnel de matéria estende-se desde a galáxia NGC 1410 (à esquerda na imagem) até à galáxia NGC 1409 (à direita), cruzando mais de 20000 anos-luz de espaço intergaláctico. 
Este é um exemplo magnífico sobre a forma como a colisão de galáxias propicía a troca de matéria entre elas.
Os centros destas duas galáxias estão a apenas 23000 anos-luz de distância um do outro, pouco menos do que a distãncia do Sol ao centro da Via Láctea. 
Eles estão ligados um ao outro devido à força da gravidade, orbitando em torno de um centro comum a mais de 1 milhão de kilómetros por hora. 
Estas galáxias encontram-se a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra na constelação do Touro.



Imagine um transporte para qualquer parte do Universo, não se trata de espaçonaves, e sim por um passeio por um Buraco de Minhoca, um túnel teórico que forma buracos no espaço e no tempo. Em teoria, um Buraco de Minhoca é formado por uma garganta conectada a duas bocas, que se situam em locais diferentes no espaço, o que é espantoso pois, vamos tirar como exemplo a galáxia de Andrômeda, nunca chegaríamos lá mesmo viajando na velocidade da Luz em menos de 600 mil anos, o que poderia ser feito por um buraco de minhoca em segundos.


Muitos pensam que se um Buraco de minhoca existe ou se é mais um contructo matemático imaginado por Einstein, porém, a Teoria da Relatividade Geral permite a existência de Buracos de Minhoca, em 1930, Einstein e Nathan Rosen calcularam as equações de um túnel intergaláctico conhecido por A Ponte Einstein Rosen, portanto, um Buraco de Minhoca é uma solução das equações de Einstein para a Relatividade Geral que dizem como a gravidade funciona, ele é hipotético e o que ele faz é conectar diferentes partes do espaço e do tempo. 

O Buraco de Minhoca matemático surgiu do estudo de Buracos Negros.

Einstein não imaginou um Buraco de minhoca como um meio para viagens espaciais, um Buraco de Minhoca é criado teoricamente em algum momento no tempo, ele se abre e depois se fecha, se algo tentar atravessa-lo será esmagado quando ele se fechar.

Um Buraco de Minhoca típico que descrevemos nas equações, que estudamos, é instável, desaparece em um tempo incrivelmente curto, então é preciso ter um modo de mantê-lo aberto, essa instabilidade foi descoberta nos anos 60, e o conceito deixou de ser pesquisado, após o livro lançado por Carl Sagan nos anos 90, chamado Contato. 

Os físicos teóricos que estudavam a Teoria da relatividade Geral começaram a investigar se poderia existir um buraco de minhoca que ao contrário do descrito por Einstein pudesse ser atravessado, mas antes, teriam de impedir que o buraco se fechasse, teriam de mantê-lo aberto, isso requer algo chamado de Matéria Negativa, ou Matéria Exótica.

Nunca vimos a Matéria Negativa, ela teria propriedades anti-gravitacionais, e se um dia viermos a encontrar tal Matéria Negativa, essa poderia ser usada para estabilizar um Buraco de Minhoca.

A terminologia “ Buraco de Minhoca “ nasceu da analogia de uma maça, uma minhoca querendo ir de um lado da maça para uma outra extremidade, se você fosse um bicho poderia abrir caminho por dentro da maçã e assim chegar ao outro lado por um caminho bem mais curto.

Os Físicos não sabem se um buraco de minhoca acontece naturalmente no Universo,mas uma possibilidade que os Físicos imaginam, poderia permitir a construção de buracos de minhoca seria explodi-los do que se considera o Tecido do Espaço Tempo, onde poderia mesmo conter pequenos Buracos de Minhoca, surgindo e desaparecendo por causa das leis da Mecânica Quântica.

Esses Cientistas pensam que talvez, buracos de minhoca atravessáveis possam ser esculpidos na Espuma Quântica, uma estrutura sub-atômica similar a bolhas, que possam existir por todo o Universo numa escala um bilhão de trilhões de vezes menor que o núcleo de um átomo. É óbvio que o leitor esta coçando a cabeça e pensando que isso é inviável, realmente é, considerando qualquer tecnologia que conhecemos, mais ao menos, é algo que podemos imaginar.

Re-intero ainda que as leis da Física permitem a existência de Buracos de Minhoca e falamos até agora quanto a viagens no espaço, mas e quanto as viagens no tempo? A Teoria da Relatividade Geral de Einstein revela que é possível viajar no tempo para o futuro, o tempo é percebido de modo diferente dependendo de onde estamos no Universo e de como nos movemos.

Por exemplo, objetos que se movem quase a velocidade da luz envelhecem menos que objetos parados e objetos próximos a um corpo gravitacional envelhecem mais lentamente que os objetos distantes, relógios funcionam diferentes em campos gravitacionais diferentes.

Relógios na superfície da Terra andam um pouco mais devagar do que relógios nos céus, um exemplo disso é que os relógios num GPS num sistemas de satélite andam um pouco mais de pressa que os relógios aqui na terra porque estão em um campo gravitacional mais fraco. Os cientistas e engenheiros que planejam os GPS tem que levar em conta essa diferença nos relógios, por que  todos os GPS em todo o mundo não funcionariam, você sairia do Rio de Janeiro em direção a São Paulo e acabaria em Minas Gerais

Os Físicos estudaram a possibilidade de um Buraco de Minhoca tornar possível não só a viagem para o futuro como também para o passado,. Se houvesse um buraco de minhoca com uma boca perto para  aTerra, e a outra no centro da Galáxia, a velocidade do Fluxo de Tempo seria diferente em cada boca, e também no universo externo, mas se olhássemos diretamente para um buraco de minhoca, essas diferenças nas velocidades relativas vistas externamente e no interior do buraco, é que poderia converte-lo em uma máquina do tempo.

Só que ao passo de a física corroborar com essa hipótese, a viajem ao passado cria paradóxos perturbadores, como por exemplo, se eu voltar no tempo e matar meu avô, ele não seria pai do meu pai, que por sua vez não me teria, isso significa que eu não teria conseguido ir ao passado para começar.

Fontes: Teoria Especial da Relatividade / Teoria Geral da Relatividade - Albert Einstein , Contact - Carl Sagan,
 Fonte:
NUCLIO - Portal do Astrónomo
 
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=3092

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?