domingo, 18 de março de 2012

HIROSHIMA E NAGASAKI 2/5 Documentário Original de 1945



HIROXIMA E NAGASAKI

VIDEO   Enviado por xr31000 em 16/04/2009
 
As 8:15 da manhã de 6 de agosto de 1945, quando os moradores de Hiroshima estavam começando o dia, um avião americano B-29, chamado Enola Gay, soltou uma bomba atômica chamada "Little Boy", com 12,500 toneladas de TNT, que detonou 580 metros acima do Hospital Shima próximo ao centro da cidade.
Como resultado do ataque, calor e incêndios, a cidade de Hiroshima foi destruída e 90 mil pessoas morreram naquele dia. Três dias após destruir Hiroshima, outro avião B-29 atacou a cidade de Nagasaki com a terceira arma atômica mundial. O ataque resultou em mortes imediatas de 40 mil pessoas.

Até o final de 1945, 145 mil pessoas tinham morrido em Hiroshima e 75 mil em Nagasaki. Mais dezenas de milhares de pessoas sofreram ferimentos sérios. Mortes entre os sobreviventes continuaram nos próximos anos devido aos efeitos da radiação que também causou o nascimento de bebês com má formação.

Na concepção de muitos, se não da maioria dos cidadãos americanos, as bombas atômicas salvaram a vida de talvez 1 milhão de soldados americanos e a destruição de Hiroshima e Nagasaki é vista como um pequeno preço a ser pago por salvar tantas vidas e levar a guerra terrível ao final. Esta visão dá a impressão que o ataque nestas cidades com armas atômicas foi útil, rendeu frutos e é uma ocasião a ser celebrada.

Más a necessidade de se jogar as bombas para terminar a guerra tem sido amplamente discutido pelos historiadores. Muitos intelectuais, incluindo Lifton e Michell, mostram que o Japão estava com intenções de se render quando as bombas foram jogadas, que a estratégia militar americana havia calculado muito menos baixas de uma invasão do Japão e finalmente que havia outras maneiras de se terminar a guerra sem utilizar bombas atômicas nas duas cidades japonesas.

Entre os críticos do uso das armas nucleares em Hiroshima e Nagasaki estão líderes militares americanos. Em uma entrevista após guerra o General Dwight Eisenhower, que mais tarde viria a ser presidente dos EUA, disse a um jornalista: " ... os japoneses estavam prontos para se renderem e não era necessário atacá-los com aquela coisa terrível."

O Almirante William D. Leahy, chefe do grupo de trabalho de Truman, escreveu:
" Na minha opinião o uso desta arma bárbara em Hiroshima e Nagasaki não ajudou em nada na nossa guerra contra o Japão. Os japoneses já estavam vencidos prontos a se renderem ... Sinto que sendo os primeiros a usá-la, nós adotamos o mesmo código de ética dos bárbaros na Idade Média (...) Guerras não podem ser ganhas destruindo mulheres e crianças ..."

Não há reconhecimento suficiente no mundo e nem nos EUA de que as vítimas das bombas eram na maioria civis, que aqueles mais próximos do epicentro das explosões foram incenerados enquanto os mais distantes receberam a radiação, que muitos tiveram mortes dolorosas e que mesmo hoje, mais de cinco décadas após o ataque com bombas nucleares, os sobreviventes ainda sofrem os efeitos da radiação.

As bombas de Hiroshima e Nagasaki fazem parte do passado. Mas elas ensinem umas das lições mais importantes da humanidade: existe a possibilidade de sermos exterminados como espécie, não simplesmente mortes individuais, mas o fim dos seres humanos.

Cada dia em que as armas nucleares continuem a existir na Terra é um dia que se festeja uma catástrofe como aquelas de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945.

Mais de 30 mil armas nucleares existem no mundo hoje. Tudo isto apesar de que os maiores e mais antigos portadores de armas nucleares, EUA, Russia, China, França e Reino Unido, terem prometido, há mais de 30 anos, eliminar suas armas nucleares. A proliferação de armas nucleares para Israel , India , Paquistão e Korea do Norte e a possível aquisição e produção de armas nucleares por organizações não estatais, tem aumentado o perigo de uma guerra nuclear intencional ou por acidente mais cedo ou mais tarde.

Categoria: Educação

 HIROXIMA E NAGASAKI  HOJE:

COMENTÁRIOS; 102
Pablo Picasso - Paz?
   
·         os eua merecem a extinção. um genocídio em massa, como dizia hitler, uma "solução final" pra essa raça maldita. e ainda esses pau no cu tem coragem de dizer que o 11 de setembro foi o pior ataque da história..... como os estadounidenses são HIPÓCRITAS!!!!!!!!
  • É facil falar '' Covardes '' '' Ratos '' '' EUA lixo '', hoje, o japones, na minha opinião, é um dos povos mais humildes e bacanas que eu conheço, mas naquela época ,cara, eram arrogantes, maldosos, e tudo de que existe de pior. Por isso lutaram ao lado de Hitler. De qualquer jeito, não apoio ambas as ações, o ataque frio a Pearl Harbor e a apelação das B.Atomicas.
    De qualquer jeito, o Japão não era o que é hoje, humildes, gentis e disciplinados.
  • nel dicembre 1941 mentre il govero U.S.A estava em trattativa de paz com governo de tokyo os japones traidor atacar os americano a PEARL HARBOR 2403 morti
  • sim é verdade isso @lupi0080! eu estava estudando sobre a 2ª GM eu concordo com voce em não apoiar os 2 lados mas acho que muitas pessoas inocentes dos 2 paises sofreram o que nao deviam e os verdadeiros culpados nao sofreram como mereciam
  • pobres japoneses
  • @lupi0080 Os japoneses lutaram ao lado dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Então naquela época, eles eram bonzinhos, durante a Segunda Guerra ficaram ruins e agora são bonzinhos????Estude um pouquinho de História ein...
  • @JReisFilho ppffs, PM n aguenta nem traficante armado com pistolinha.
  • os eua merecem a extinção. um genocídio em massa, como dizia hitler, uma "solução final" pra essa raça maldita. e ainda esses pau no cu tem coragem de dizer que o 11 de setembro foi o pior ataque da história..... como os estadounidenses são HIPÓCRITAS!!!!!!!!
George Braque - Pomba da Paz

No ranking mundial de responsáveis por genocídios, holocaustos, enfim, o inferno na Terra, o primeiro lugar é dos Estados Unidos da América do Norte. São peritos, desde o meticuloso trabalho de desenvolver uma bomba capaz de arrasar em segundos milhares de vidas, até ocupar países e matar milhares de vidas a médio e longo prazos, dependendo do tempo da ocupação. Mas eles são os eternos mocinhos... Malditos sejam os líderes deste país
concordo com todos, EUA, quem eles pensam que são donos do mundo, que pode tudo. WTC e um exemplo que os EUA não e soberano. E sim quando vao ser julgado o BUch em Haia por matar milhares de pessoas, claro isso nunca, pq e uma americano. e tudo uma vergonha este mundo. da nojo so de pensar nesses merdas de politicos.
  • No ranking mundial de responsáveis por genocídios, holocaustos, enfim, o inferno na Terra, o primeiro lugar é dos Estados Unidos da América do Norte. São peritos, desde o meticuloso trabalho de desenvolver uma bomba capaz de arrasar em segundos milhares de vidas, até ocupar países e matar milhares de vidas a médio e longo prazos, dependendo do tempo da ocupação. Mas eles são os eternos mocinhos... Malditos sejam os líderes deste país
  • Infelizmente essa raça de víboras ainda farão muitas vítimas pelo mundo.
  • se existe inferno o cara que autorizou esta covardia deve estar ardendo la é muinta covardia nada se justifica uma mostrousidade desta ,covardes 
É facil falar '' Covardes '' '' Ratos '' '' EUA lixo '', hoje, o japones, na minha opinião, é um dos povos mais humildes e bacanas que eu conheço, mas naquela época ,cara, eram arrogantes, maldosos, e tudo de que existe de pior. Por isso lutaram ao lado de Hitler. De qualquer jeito, não apoio ambas as ações, o ataque frio a Pearl Harbor e a apelação das B.Atomicas.
De qualquer jeito, o Japão não era o que é hoje, humildes, gentis e disciplinados.
  • Alguns aqui falam pelos cotovelos... Todos os países Tem seus motivo,Vence o Mais forte, como já demonstra a Historia...
  • pvtos yankis estadounidenses genocidas
  • bemfeito um krl morrer pessoas inocentes por uma causa inutil

@lupi0080 É exatamente isso que eu penso, o Japão também fez uma ação completamente covarde, e ainda por cima traidora contra os EUA. Eu achei muito apelativo ter usado as bombas de um modo surpresa, pelo menos deveriam dar um alerta explodindo uma um pouco mais fraca em uma ilha vazia, mas assim como o Japão fez eles decidiram assim fazer. Não os culpo.
os americanos matas centenas de pessoas e nao acontecem nada com eles e ainda pagam de inocentes, japão, iraque e afeganistão devia dar o troco neles, mas o foda mesmo é que todo mundo paga pau pra eles, a europa, e mais ainda o brasil !!!
E.U.A VAI PAGAR POR TODAS AS ATROCIDADES QUE FIZERAM E FAZEM NA HISTORIA DA HUMANIDADE... COVARDIA É POUCO!!! DEUS É JUSTO GRINGOS... E JÁ ESTÃO SENTIDO O COMEÇO COM A ECONOMIA, OUTRAS COISAS VIRAM É SÓ QUESTÂO DE TEMPO... IDIOTAS, SELVAGENS, DESGRAÇADOS!!! FUCK USA..........
  • e a perspectiva de uma provável investida direta as ilhas japonesas( Operação Downfall) que estava nos planos dos aliados na segunda guerra mundial desde o início das hostilidades havia gerado muita controvérsia a respeito da invasão, pois tendo em vista a combatividade dos soldados japoneses, esperava-se um "banho de sangue", com um número expressivo de baixas.Dessa maneira a solução mais inteligente era o bombardeio atômico.FIM.
  • durante esta guerra:''A flor das cerejeiras é a primeira entre as flores,assim como o guerreiro é o primeiro entre os homens''.,os cidadãos do império japonês eram doutrinados desde a infância a seguir essa conduta de militarismo,nacionalismo,fanat­­ismo e disciplina exacerbados,sendo assim era urgentemente necessário dar um fim abrupto e devastador a Guerra Do Pacifico,os norte-americanos estavam cada perplexos com o número cada vez maior de baixas de suas forças e aliados...continua.
  • demonstrava estar disposto a resistir mais. Entretanto, a última chance de interlocução diplomática (a União Soivética) havia declarado guerra e iniciado uma mega-ofensiva terrestre contra suas forças instaladas no continente asiático.Após o ataque a Nagasaki em 06/08/1945 os jornais de todo o mundo ocidental direcionaram sua atenção para o feito da nova arma americana, praticamente ignorando a invasão soviética dois dias depois.Assim foi,em parte uma diplomacia e propaganda de guerra.continua.
  • entre mortos, feridos e prisioneiros, e ocupado toda a Manchúria e a Coréia.Os EUA lançaram a segunda arma nuclear contra o Japão em 09 de agosto, na cidade de Nagasaki (três dias depois da primeira em Hiroshima), fortalecendo o que viria a ser uma massiva operação de propaganda de guerra para minimizar o significado da ofensiva terrestre por parte da União Soviética na "Operação Tempestade de Agosto". O Japão não sabia quantas outras armas nucleares os EUA possuiam, mas o governo..continua.
  • ...o término dos combates no continente europeu,a URSS invadiria a Manchúria,a Coréia, as Ilhas Sakhalinas e as Ilhas Curilas,regiões em disputa desde a Guerra russo-japonesa de 1904-1905.Na A "Ofensiva Estratégica na Manchúria", também conhecida como "Operação da Manchúria", teve início na madrugada de (com o uso de 1,1,577 milhão de homens) 08 para 09/08/1945 e se estendeu até 02/09/1945, quando as tropas soviéticas já haviam desmobilizado um contingente de 1 milhão de soldados...continua.
  • com a rendição incondicional das forças armadas alemãs em toda a Europa,que ocorreu entre os dias 7 e 9,do mês em questão,as forças aliadas se voltaram diretamente para o aguerrido e disciplinado Império do sol nascente e seus domínios restantes na China,Indochina, Península Malaia,Taiwan,Coréia,Arquipéla­­go da Indonésia,Manchúria e etc,defendidos por mais de 5 milhões e meio de soldados nipônicos.Durante a Conferência de Yalta em fevereiro do mesmo ano,ficou decidido que,após...continua.
  • Há duas grandes questões que causaram o lançamento de duas bombas nucleares sobre Hiroshima e Nagasaki,em 6 e 9 de Agosto,respectivamente,e elas estão inseridas no contexto do esforço conjunto dos Aliados para derrotar o Japão Imperial e o próprio código moral dos militares e da população japonesa em geral.Em primeiro lugar o bombardeio nuclear,foi em parte,uma propaganda do poderio bélico dos USA,um prenúncio assombroso das mais de 4 décadas de Guerra Fria,no final de maio de 1945,...continua.
 
Fonte:
VIDEO   Enviado por xr31000 em 16/04/2009
Licença padrão do YouTube 
 
 Sejam felizes todos os seres  Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?