quinta-feira, 14 de junho de 2012

Johann Gottlieb Goldberg Cembalo Concertos,Sofia Ensemble

Johann Gottlieb Goldberg  

(também Gollberg, Goltberg; batizados 14 março, 1727 - 13 Abril 1756) foi um alemão virtuoso cravista , organista e compositor do falecido barroco e início do clássico período. 

  Ele é mais famoso por emprestar seu nome, como o cantor provável original, às famosas Variações Goldberg de JS Bach .   

 Vida

Ele foi, provavelmente, do alemão ancestralidade, e nasceu em Gdansk (Danzig) na Polônia . Pouco se sabe ao certo sobre sua infância, que não era um intérprete excepcionalmente talentoso, atraindo a atenção de Hermann Karl von Keyserlingk , o russo embaixador na Saxônia , em torno de 1737.  

Goldberg foi relatado para ter estudado com ambos JS Bach e Friedemann Wilhelm Bach , filho mais velho de JS Bach, embora os períodos de estudo não são conhecidas; Goldberg pode ter estudado com JS Bach tão cedo quanto 1737, logo após Keyserlingk reconheceu o seu talento em Danzig, Goldberg e pode ter estudado com WF Bach em qualquer momento antes de 1745, uma vez que WF Bach estava em Dresden durante a posse Keyserlingk de lá como embaixador.
 
A parte mais famosa da vida de Goldberg é a parte, provavelmente em 1741, narrado pelo biógrafo de JS Bach, Johann Nikolaus Forkel , que envolveu a composição de um conjunto de variações de Bach como um soporífero para ajudar o insone queda Keyserlingk Conde dormindo. Cravista Keyserlingk de câmara favorito era o Goldberg 14-year-old, cujo técnico realizações foram tão espetacular que eles fizeram o possível para ele realizar uma obra de extraordinária dificuldade tal. Se a contagem realmente dormiu com os desempenhos de a peça não é gravado, mas ele fez indicam que as composições de Bach era um grande favorito dele. De acordo com Forkel, escrevendo em 1802, sessenta anos após o evento:
"... [O conde] ... muitas vezes parou em Leipzig e trouxe lá com ele a Goldberg acima mencionada, a fim de tê-lo dado a instrução musical de Bach. A contagem foi muitas vezes mal e teve noites sem dormir. Em tais ocasiões, Goldberg , que viveu em sua casa, teve que passar a noite em uma antecâmara, de modo a tocar para ele durante sua insônia .... 
 
Uma vez que a contagem mencionado na presença de Bach que ele gostaria de ter algumas peças clavier de Goldberg, que deveria ser de tal caráter suave e um pouco animado, que ele poderia estar um pouco animado por eles em suas noites insones. 
 
Bach pensou-se mais capazes de realizar este desejo por meio de variações, a escrita de que ele tinha até então considerado uma tarefa ingrata por conta da fundação repetidamente semelhante harmônica. Mas desde que neste momento todas as suas obras foram já os modelos de arte, como também tornou-se essas variações em sua mão. No entanto, ele produziu apenas um único trabalho deste tipo. 
 
A partir daí a contagem sempre chamou sua variações. Ele nunca cansado deles, e por um longo tempo noites sem dormir significava: 'Caro Goldberg, faça-me jogar uma das minhas variações. " Bach nunca foi, talvez, tão recompensado por uma de suas obras como por isso. A contagem presenteou-o com um cálice de ouro cheio com 100 louis-d'Or . No entanto, mesmo que tivesse o dom sido mil vezes maior, seu valor artístico não seria ainda ter sido pago. " (Tradução retirados de edição Ralph Kirkpatrick das Variações Goldberg, citado abaixo)
A precisão da história contada por Forkel tem sido muitas vezes questionada, e de fato pode ter sido embelezada pelo entusiasmado biógrafo de Bach. No entanto Goldberg era conhecido como um artista virtuoso, no momento, estava a serviço de Keyserlingk no momento certo, e foi também provavelmente em Leipzig , com base na similaridade do cantatas que ele compôs para os de Bach, uma relação professor-aluno Tem sido sugerido por muitos estudiosos sobre a semelhança do cantatas sozinho.
 
Goldberg manteve-se com o Conde Keyserlingk até por volta de 1745, e desaparece a partir do registro até por volta de 1750, quando ele foi incluído em um concerto descrito por WF Bach , numa carta de 1767. Em 1751, Goldberg foi contratado pelo conde Heinrich von Brühl , e ele permaneceu no emprego de Brühl para o resto de sua curta vida. Ele morreu de tuberculose em 29 anos de idade e foi sepultado em Dresden em 15 de Abril de 1756.

Obras

Obras de Goldberg, embora muito menos famoso do que a composição de Bach que usou seu nome, variam amplamente em grande estilo, mostrando influências da maioria das tendências musicais durante esse período de transição na história da música.  

Seus trabalhos anteriores são semelhantes aos de JS Bach, e sugerem que a história que ele estudou com o famoso compositor pode ser verdade; seus últimos trabalhos mostram que ele era sensível aos gostos populares da corte de Dresden, especialmente em seu uso do galant estilo.

 Alguns de seus últimos trabalhos, especialmente os concertos, use uma linguagem sofisticada harmônico semelhante ao do filho de Bach, Carl Philipp Emanuel , e provavelmente foram escritas para os músicos de Heinrich von Brühl . Syncopation , cromatismo e melodias com uma ampla gama são características de estes trabalhos posteriores.
 
Sua produção inclui cantatas , escritas provavelmente em Leipzig na década de 1740 anos; trio sonatas , música de teclado, incluindo 24 polonaises , um em cada uma das chaves principais e secundárias; concertos para cravo e um conjunto de prelúdios corais que foram perdidos.

Referências e leituras adicionais

  • Norman Rubin, "Johann Gottlieb Goldberg". O Dicionário Grove de Música Nova e músicos, ed. Stanley Sadie. 20 vol. . Londres, Macmillan Publishers Ltd., 1980 ISBN 1-56159-174-2 (Nota: este artigo é idêntico ao que, na versão on-line atual do New Grove )
  • Entrada em Johann Gottlieb Goldberg no The Concise Edição do Dicionário Biográfico de Músicos de Baker, 8 ed. Revisado por Nicolas Slonimsky. New York, Schirmer Books, 1993. ISBN 0-02-872416-X
  • Ralph Kirkpatrick . Pontuação Editado para o Variações Goldberg . New York / London: G. Schirmer, 1938. Contém um prefácio extenso pelo editor e um fac-símile da página título original.

Ligações externas

 por 
James Manheim
 
Este disco irá beneficiar de um factor de curiosidade forte, para a Goldberg que compôs a música aqui é realmente aquele para quem JS Bach diz ter composto suas Variações Goldberg monumentais para cravo, BWV 988. A história diz que o embaixador russo para a corte de Dresden, um conde von Keyserlingk, tinha insônia e queria um trabalho longo e delicado que pode ser desempenhado por seu tecladista casa, o então adolescente Goldberg, na sala ao lado.

  Os dois concertos para cravo aqui apresentados tendem a apoiar a idéia de contato entre Bach e Goldberg, que também estudou com Bach 's filho Wilhelm Friedemann . 

 O modelo principal estilística para concertos de Goldberg é Carl Philipp Emanuel Bach , mas há uma certa qualidade exaustiva a eles que parece ostentar a marca de "velho Bach ", como JS Bach era conhecido. 

  Ambos os concertos são surpreendentemente grande em suas dimensões. Considere o movimento central do Concerto em E plana grande, o que em mais de 15 minutos é quase tão longo como os outros dois movimentos do trabalho juntos. 

 É completamente uma parte de virada para o futuro, com cordas suaves e passagens pizzicato, e trota para fora incomuns movimentos harmônicos (como planos de seis e plana três acordes que lançar seqüências harmônicas) e explorar as suas implicações em detalhe discursiva.  

 O Concerto em D menor, em mais de 37 minutos, é quase beethoviano em tamanho, e mesmo tendo em conta a influência de CPE Bach sua linguagem expressiva é avançada e intensa. Infelizmente, esta gravação de 1986 do rótulo ODM não chega a fazer estas obras de justiça.  

O cravo (de origem não especificada) interpretada por Wardemar Doando falta o zing para enfrentar as passagens cordas mais vigorosas a escrita de Goldberg, eo acompanhamento pela Solistas Sofia sob Emil Tabakov é muitas vezes suficiente para que informe a música arrasta. 

 Finalmente, o som digital 
não é cedo para os padrões posteriores ODM, 
a música tem uma qualidade suave.
  Etiqueta e artistas, no entanto, merecem crédito por desenterrando algumas obras inusitadas de um nome de cada Bach amante sabe.
 
 
Publicado em 13/06/2012 por 
 
 

Um comentário:

  1. Amei o ritmo convidativo à emplogante dança de salões iluminados numa alegria deliciosa .

    Ai que vontade de deixar-me rodopiar, amando o lindo acontecer!

    ResponderExcluir

Que tal comentar agora?