quarta-feira, 13 de junho de 2012

MEDITAÇÃO 02



“Ao longo do dia,
 nos vemos tendo que explicar muitas coisas 
para muitas pessoas. 

Ao fazer isso usamos muitas palavras.

 Nesse processo
 tendemos a perder muita energia
 e ficamos cansados. 

Não é o trabalho, 
mas as palavras 
que nos fazem ficar cansados.

 Para poupar energia e usar menos palavras eu preciso me assegurar de que mantenho o equilíbrio entre amor e disciplina enquanto explicando aos outros. Disciplina irá me capacitar a dar as instruções certas enquanto o amor tornará minhas instruções efetivas. 

Com o tempo eu perceberei 
que poucas palavras são suficientes 
para levar minha mensagem adiante.”

Dadi Janki

 “Sua mente vagueia? 
Pensando no que fazer hoje ou no que poderia ter feito ontem, na última semana ou no ano passado? Se você faz isso, você não está só. 

A maioria das mentes 
é como um trem desgovernado.

 Os seres humanos fazem o mundo funcionar e suas mentes subconscientes fazem os seres humanos funcionar. Para mudar essa tendência precisamos prestar atenção nos nossos pensamentos a cada segundo.

 Quanto tempo leva para um ladrão
roubar um anel de brilhantes? 

Um segundo de desatenção.

O negócio do ladrão é pegar, mas o nosso negócio deveria ser sempre o de proteger nossos valores, ou seja, nossos pensamentos e nossa energia mental. 

São os nossos pensamentos 
que fazem o nosso mundo.”

BK David

Introspecção

“Introspecção é o desejo de ser bom.
 É a virtude que nos faz olhar para dentro 
e ver o verdadeiro eu no espelho do coração. 

Ela faz com que todo o esforço seja feito para ativar essa bondade inerente, ou seja, a espiritualidade. E aos poucos descobre-se que aquele comportamento associado a traços negativos não se expressa mais, como se perdesse a força. 

O resultado desse processo 
é que fico satisfeito com o que sou, 
dou o melhor de mim, aprendo com todas as situações
 e experimento progresso.

 Introspecção é a virtude
 que me liberta de influências negativas, 
sejam elas internas ou externas.”

Brahma Kumaris

Paciência

“Quando fico muito ansioso
 pelos resultados de algo que está por vir
 é como se eu tentasse comer o fruto verde.

 Tudo acontece de acordo com o seu próprio tempo e estação. 

Eu não posso 
ter a esperança de colher mangas fora da estação,
quando a árvore nem sequer floresceu.

 Mas quando surgir a primeira fruta haverá muito prazer em saboreá-la.”

Brahma Kumaris

Sentimentos

“A principal razão de um obstáculo
é o conflito de sentimentos. 

Nosso estado de espírito se eleva ou cai a partir de duas coisas: sentimentos e intenções. Para mantermos o alto-astral, precisamos ter mais sentimentos de: 
(1) bondade; 
(2) amorosidade e cooperação;
(3) coragem e entusiasmo; 
(4) consciência de alma;
(5) pertencimento. 

Todos esses tipos de sentimentos são chamados de bons votos. 
 Quando temos bons votos em relação a nós e aos outros, nos sentimos mais próximos de todos. Como consequência disso, obstáculos e conflitos terminam.”

Brahma Kumaris

Contentamento

“Contentamento é o brilho de ser livre.

 É ter a clareza e a convicção para ver que, além do presente existe um bom futuro, não só para mim, mas para tudo. Sentir nos ossos que o movimento inteiro da vida é em direção ao que é bom, sentir que todas as montanhas têm seus vales, que todos os desertos têm seus oásis.

 Uma face contente 
segue a longa jornada de tornar tudo melhor.”

Brahma Kumaris
 
Aquisição

 “A mente é a base de tudo.
Ela pode transformar você em qualquer coisa.
Torná-lo como um oceano, se você pensou contínua
 e firmemente sobre coisas profundas.
Torná-lo como o céu, se você a esvaziou o bastante para ser livre. 
Torná-lo como um trecho de terra plana, se você renunciou à sofisticação.
 A aquisição é ser como a natureza, um recurso para a vida. 
Não interferindo, mas estando ali, disponível.”

Brahma Kumaris

Liberdade

 “A energia de uma pessoa livre 
é repleta de amor, coragem e determinação.

É uma energia concentrada que rege a mente e as emoções, que não perde de vista o que é importante e não se deixa aprisionar por nada e ninguém. Portanto, a energia de um ser livre é totalmente focada e tem grande poder. Não se trata de falso poder - que pode vir da adrenalina, orgulho e ego - mas sim do poder que nasce de um ser cuja consciência, decisões e ações estão alinhadas. De um ser que sabe que nada ou ninguém pode impedi-lo de ser livre e expressar o seu potencial.”

Brahma Kumaris

Liberdade 2

“Liberdade verdadeira começa comigo.
 Eu não preciso ficar olhando para as ações dos outros.
 Eu não preciso ficar chateado com o que vejo.

 Eu deveria apenas checar o que eu estou fazendo.
As outras pessoas são atores da ilimitada Peça da Vida. 
Elas farão o que quiserem fazer, mas eu posso escolher em que direção ir. 

Eu decido ser ou não ser influenciado, 
compelido ou usado pelos outros.

 O mais importante é saber 
que uma melhor forma de viver está em minhas mãos,
 não nas mãos dos outros. 
Eu sou livre.”

Brahma Kumaris

Liberdade 3

"Liberdade é essencialmente sobre fazer escolhas 
- o direito à dignidade humana.

É um presente precioso, 
 um sentimento sem limites, como se a terra, 
o céu e o mar estivessem a nosso serviço. 

Existe uma estrada para a liberdade, mas ela é interna. 
A chave para a libertação do medo é a transformação de nossas atitudes 

Ninguém pode nos impedir de fazer o que é certo.
 Então podemos construir um mundo bonito 
ao invés de uma prisão. 
Liberdade é o elixir da vida."

BK Bridget Menezes

Ação

"É através das ações que o mundo me acessa.
 É através das ações que eu determino a qualidade do meu destino. 
 Se elas são tão importantes assim, por que não investir em monitorá-las? 

Quando liberto minhas ações de motivos egoístas, 
quando faço coisas pelas quais não tenho que pedir desculpa
nem me arrepender, estou criando um futuro melhor
 não só para mim, mas para toda a humanidade."

Brahma Kumaris
 

Aceitação

"Aceitar que somos 
eternamente diferentes 
é o primeiro passo para construir a unidade.

 Harmonia entre iguais é tarefa fácil, entre opostos, um desafio.

 Opiniões diferentes podem criar discórdia ou enriquecer o produto final, depende da visão e do nível de altruísmo. Sustentar a unidade é apreciar o valor do conjunto e a singular contribuição de cada um, permanecendo leal, não apenas uns com os outros, mas também à meta estabelecida".

Brahma Kumaris
 



 

Pablo Picasso

Li
 Fonte:
 Organização Brahma Kumaris
 Sejam felizes todos os seres  Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres
Abençoando somos abençoados
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?