sábado, 15 de setembro de 2012

AGNUS DEI ao som de Antonio Vivaldi Concertos for Lute and Mandolin,Il Giardino Armonico - 1:04:50 - (Mais vídeos da lista de reprodução)




1-3. Antonio Vivaldi - Concerto in C major, RV 558
4-6. Antonio Vivaldi - Concerto in D minor, RV 540
7-9. Antonio Vivaldi - Concerto in C major, RV 425
10-12. Antonio Vivaldi - Trio in G minor, RV 85
13-15. Antonio Vivaldi - Concerto in D major, RV 93
16-18. Antonio Vivaldi - Trio in C major, RV 82
19-21. Antonio Vivaldi - Concerto in G major, RV 532

     Antonio Vivaldi Concertos for Lute and Mandolin,Il Giardino Armonico Mais vídeos de TheGravicembalo (lista de reprodução)
Um bom andamento
para agitar meu sábado
- no Sol de Inverno.
ade.

94 - AGNUS DEI, I
IV Modo - Século X - Clave de DÓ na 3ª linha - Fonte: L.C. p.37.
Tradução:
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;

 Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; 
 Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.. 
Veja a partitura para acompanhamento por órgão - 
Score for organ accompaniment: Agnus Dei I
HISTÓRIA DO CANTO GREGORIANO
 
O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente e tem suas raízes nos cantos das antigas sinagogas, desde os tempos de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos e discípulos de Cristo foram judeus convertidos que, perseverantes na oração, continuaram a cantar os salmos e cânticos do Antigo Testamento como estavam acostumados, embora com outro sentido, à medida que os não judeus gregos e romanos foram também se tornando cristãos, elementos da música e da cultura greco-franco-romana foram sendo acrescentados às canções judaicas.

O período de formação do canto gregoriano vai dos séculos I ao VI, atingindo o seu auge nos séculos VII e VIII, quando foram feitas as mais lindas composições e, finalmente, nos séculos IX, X e XI, princípio da Idade Média; começa, então, sua decadência. Seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno (540-604) - veja o vídeo - que fez uma coletânea de peças, publicando-as em dois livros: o Antifonário, conjunto de melodias referentes às Horas Canônicas, e o Gradual Romano, contendo os cantos da Santa Missa. Ele também iniciou a "Schola Cantorum" que deu grande desenvolvimento ao canto gregoriano.

A partir da iniciativa de dom Mocquereau, no final do século XIX, o Mosteiro de São Pedro de Solesmes, na França, passou a ser o grande centro de estudos e prática do canto gregoriano. Seus monges, na época, deram início a um trabalho de paleografia (estudo dos manuscritos antigos) de canto gregoriano e de recuperação dos sinais escritos nos séculos VIII e IX.

Depois, surge a semiologia gregoriana, que é a interpretação dos sinais, com uma volta à fonte, estabelecendo uma interpretação mais autêntica do canto gregoriano; entre outros sobressai nesse trabalho dom Eugène Cardine, OSB.
No começo do século XX, o papa Pio X pede aos monges beneditinos para fazerem uma edição moderna à luz dos manuscritos, surgindo então a Edição Vaticana e em 1985 foi lançada uma outra edição chamada "Graduale Triplex" (Gradual Tríplice) com as três notações do canto gregoriano: a Vaticana, a de Laon (França) e a de Saint Gaal (Suíça).

Após a realização do Concílio Vaticano II (1965), o latim deixou de ser a língua oficial na liturgia da Igreja, e as celebrações litúrgicas passaram a ser realizadas na língua vernácula de cada país e a prática do canto gregoriano ficou restrita aos mosteiros e a grupos de admiradores e aficionados da beleza desta "palavra-cantada".

As principais características do canto gregoriano, também conhecido como canto chão, são: as melodias são cantadas em uníssono (monódico), sem predominância de vozes, ou seja, rigorosamente homofônico; de ritmo livre, sem compasso, baseado apenas na acentuação e no fraseado; cantado "a capella", isto é, sem acompanhamento de instrumentos musicais e suas letras são em latim, tiradas, em sua grande maioria, dos textos bíblicos, sobretudo os salmos.

Em 1994 houve um "renascimento" do canto gregoriano quando foi lançado pela EMI, em CD, um disco que havia sido gravado há mais de 20 anos pelos monges do Mosteiro de Santo Domingo de Silos, norte da Espanha – o disco alcançou o primeiro lugar em vendas em vários países, atingindo a marca de 5 milhões de cópias vendidas.  
 
Conheça nestes vídeos um pouco da história do Mosteiro de Solesmes:
Thousand yeares of grace - Solesmes`Abbey, 1000 years of prayers - Millénarie de Solesmes (parte 1) - Millénaire de Solesmes (parte 2).
Veja, também, estes vídeos:
História de los cantos gregorianos 1/2 - História de los cantos gregorianos 2/2

O conjunto alemão Enigma que gravou o disco MCMXC A.D. com músicas de rock (Sadness e outras) em estilo gregoriano e fez bastante sucesso em todo o mundo, além de outros grupos que lançaram os CDs: The Ultimate Compilation – Real Sadness & Other Gregorian Mysteries; Gregorian Dance e o Chantmania, gravado pelo The Benzedrine Monks of Santo Domonica.

Recentemente surgiram outros dois ótimos grupos que também lançaram músicas de rock em estilo gregoriano: The sound of silence, Tears in heaven, In the air tonight, Eden (Sarah Brightman), When a man loves a woman e outras. Vale a pena conhecê-los e visitar a página deles: Masters of Chant e Lesiëm
Você pode ouvir o canto gregoriano, inclusive o CD Rorate do Coral Gregoriano de Belo Horizonte, e músicas sacras na Radio Set
 
Partitura do Constitues, do Graduale Triplex
 
Partitura do Constitues, do Graduale Triplex

Veja nos slideshows abaixo as capas da minha coleção de CDs de canto gregoriano. Clicando em View all images você verá as imagens numa outra página e depois clique em Full para ver as capas em tela cheia.




 Li-Sol-30
http://gregoriano.org.br/gregoriano/historiacantogregoriano.htm
Fontes:
Publicado em 06/09/2012 por
 Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

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