terça-feira, 21 de junho de 2011

NATUREZA DA TRINDADE - JS Bach Gloria in Excelsis Deo BWV 191 Ton Koopman


Número de reprovações 0
Enviado por em 29/11/2010

Categoria:MúsicaLicença:Licença padrão do YouTube

Cantata 191: Gloria in excelsis Deo
Kantata 191: Gloria in excelsis Deo
Composta em Leipzig Cantata Religiosa

É esta a cantata de Bach apenas com texto diferente do alemão. Foi, aparentemente, pretende Dia de Natal 1733, embora teria sido executado em 21 de abril daquele ano, por ocasião da visita a Leipzig o novo rei Frederico Augusto III. Ele tem apenas três movimentos que incluem anos mais tarde Bach Missa em B menor. Ele é escrito para soprano, tenor, coro, três trompetes, tímpanos, duas flautas, dois oboés, cordas e contínuo. Os movimentos são: Duo Choir, para soprano e tenor, e coro.

Como a música da missa é idêntico aos movimentos correspondentes da cantata, será suficiente para dar os nomes latinos dos movimentos, "Gloria in excelsis Deo" (Glória a Deus nas alturas ")," Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto "(Glória ao Pai e Filho Espírito Santo), e" sicut erat em principio et nunc et semper et em toda a eternidade. Amém "(como era no princípio agora e sempre e sempre e sempre. Amém".
 Natureza da Trindade,
Papéis da Trindade e Natureza Humana de Cristo.
Uma breve exposição.

Mensagem por exegético em Qui Jan 21, 2010 9:21 pm
Muitos antitrinitarianos fazem uma tremenda confusão com a revelação Bíblica da Natureza dos membros da Trindade, dos Papéis dos membros da Trindade ou da Natureza humana de Cristo.

Eles fazem interpretação isolada de passagéns como a da frase de Cristo "o Pai é maior do que Eu" aplicando essas passagéns na Natureza ou essência Divina de Cristo, Dando a entender que Jesús é inferior ao Pai em natureza.

No entanto essa interpretação vai contra muitas passagéns da Bíblia que esclarecem que Cristo tem os mesmos atributos do Pai,inclusive o de não ter inicio nem fim(Isaias9:6,Miq. 5:2)

Na verdade Cristo é subordinado ao Pai 
em "Papéis" Divino e em "Natureza humana" 
mas não é Natureza ou essência Divina.

É isso que estarei abordando nesse tópico.

A Natureza Divina dos membros da Trindade:

não pretendo esgotar material sobre a verdade Bíblica de que O ´Paí ,o Filho e O Espírito tem iguais atributos e natureza Divina.Vou apenas considerar alguns textos que ja são suficientes para fechar essa questão.

Um Deles é S.Mateus 28:19,e ainda que não houvesse nenhum outro verso Bíblico que esclarecesse que Jesus e o Espirito Santo são exatamente iguais ao Pai em natureza Divina;S.Mat 28:19 já seria suficientemente claro para revelar que a Trindade é tão verdadeira quanto Deus,veja o final da passagém:
"batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"
Gr."baptizontes autous eis to onoma tou patros kai tou uiou kai tou agiou pneumatos"

A construção linguística de S.Mat 28:19,de acordo com a lingua original Grega revela com precisão que o Pai,o Filho e o Espírito Santo co-partilham de uma Unidade absoluta com base numa igualdade absoluta.
 
A expressão "to onoma" (em Nome) somente aparece uma vez( não é:em Nome do Pai,Em Nome do Filho e em Nome do Espiríto...) e a conjunção "kai"( e) seguida pela preposição "tou"(do) aparece entre o Pai e o Filho e entre o Filho e o Espírito( Não é em Nome do Pai,do Filho e do Espírito... é: em nome do Pai e do Filho e do Espírito...), "kai tou"( e do ) está entre o Pai e o Filho e entre o Filho e o Espírito, formando uma construção de linguagém de acordo com o Grego com próposito de revelar a Unidade com base na Igualdade dos três.

Somente quem não entende nada de Grego é capaz de dizer que esse texto não prova que o Espírito Santo é uma Pessoa, alegando que usamos o termo "em nome da lei" e a lei não é uma pessoa, e, somente quem não conhece Grego também poderia dizer que o Espírito Santo não é uma Pessoa distinta do Pai e de Cristo,defendendo que Ele é ora o Pai e ora o Filho.

O que essa passagém de S.Mat28:19 realmente revela é que aquilo que Pai é,o Filho também é , e, o Espírito Santo da mesma forma também é.Portanto se o Pai é todo poderoso,onipresente,onisciente,não tem início e nem fim e é um Deus pessoal;Jesus também tem esses mesmos atributos e o Espírito Santo também.E o termo "NOME" aparece somente uma vez para mostrar que apesar de serem 3 pessoas Divinas, são UM DEUS.Literalmente pela forma como nossa cabeça concebe,diríamos ser 3 Deuses,más a Bíblia não permite que usemos a expressão 3 deuses,apesar de cada Um ser Deus individualmente,a Biblia sempre coloca a terminologia Um só Deus ao se referir aos 3 juntos.

Apesar da Unidade composta de Deus já está claramente revelada em S.Mat 28:19;podemos ver muitas outras passagéns Bíblicas que confirmam isto.Por exemplo: o termo "então disse Deus"( vayyo'mer 'elohiym ) em Gen 1:26, O verbo "dizer" está no singular e Deus no plural, literalmente seria:"disse Deuses" não é "disseram Deuses".

O verbo está no singular para revelar que é "Um" Deus e o substantivo no plural revela que existe mais de uma pessoa Divina nessa Unidade.Também o shemá(Dt. 6:7). usa Echadd para dizer que ha "um único" Deus e Echadd é o mesmo termo para quando a Bíblia fala que no casamento os dois,homem e mulher se tornam "uma única" carne.

Echadd é "um composto" SE Deus fosse "um absoluto" a palavra seria "yachid" ou lebadd e não Echadd,como se encontra no Shemá.Portanto a Biblia revela Deus numa "Unidade composta".Que Cristo é igual ao Pai em essência não ha dúvidas veja por exemplo quando Ele disse:" antes que abraão existisse"(Jo 8,58).

Eu Sou(anyh hayah).Nenhum judeu diz anyh hayah porque esse verbo no hebraico significa literalmente "eu não tenho início e nem fim",é por isso que na lingua hebraica um ser Criado jamais diz eu sou..somente Deus conjuga o verbo SER em hebraico.

Se eu quero dizer em hebarico "eu sou exegético" digo apenas "eu exegético"(anyh exegético e não anyh hayah exegético),por isso um pouco depois os fariseus quiseram apedrejar a Cristo e disseram:"como tu sendo homem te fazes Deus!"(S.Jo10:33) Jesus é tão Divino quanto o Pai e também o Espírito Santo é tão Divino e Pessoal quanto os dois.veja em S.Jo 14:16,ao se referir ao Espirito Jesus o identifica como outro(allós) consolador(paracletus);E "allos"significa "outro da mesma espécie ou natureza" se fosse outro diferente seria"éteros",isto significa que em essência o Espírito é igual a Jesus é em relãção ao Pai,(onisciente,onipotente,onipresente,sem inicio ou fim e Pessoal),e assim como o Pai tem existência própria ,o Filho tem e o Espírito tem também.

Em S.João 14:26 aparece o pronome pessoal Ele(ekeinos) para se referir ao Espírito e "ekeinos"é pronome pessoal masculino Grego se O Espírito Santo fosse impessoal, o pronome para referí-lo seria "ekeino" que é o pronome impessoal Grego.

A biblia inglesa(king James) traduziu corretamente o texto do grego colocando o correspondente HE(pronome pessoal masculino inglês) ao invés de It(pronome impessoal neutro em inglês) São varias passagéns que identificam o Espirito Santo como Um Ser Pessoal através do pronome pessoal "ekeinos"(S.Jo15:26, 16:7, 8, 13 ,14,...). Que o Espírito Santo existe com personalidade própria e distinta do Pai e do Filho está claro em muitas passagéns da Biblia,além dessas de S.Mat 28:19 e de S.João que ja mencionei aqui e esclarece esse fato.

Podemos mencionar também Atos 19:2 Onde os Cristãos de éfeso disseram "nós não ouvimos falar que haja o Espírito Santo" o verbo Grego "estin"(existir) confirma que esses cristãos não sabia que o Espiríto Santo existia como uma Pessoa e com Individualide própria. Com certeza esses Cristão sabiam da existência de Deus e até sabiam que Deus é Espírito(onisciente,onipresente) e sabiam também da existência de Jesus,más não sabiam da existência do Espírito Santo.Isto implica que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina com individualidade própria.

Os Papéis dos membros da Trindade:
É muito óbvio na Bíblia que apesar de o Pai, o Filho e o Espírito Santo terem exata Igualdade em Natureza ou Essência Divina,o mesmo não o é em relação aos "papéis ou funções" de cada um dEles.existe muitos eventos Bíblicos que contaram com a atuação direta dos 3 membros da Dinvindades:a criação(Gen1:1-2 e Jo1:1),a encarnação de Cristo(Lc1:35), a ressurreição de Cristo,pois um texto diz o Pai o ressucitou(Gl1:1),outro diz o Espírito( Rm8:11) e e outro diz Ele auto-ressucitou(Jo2:19).

Más há fatos que somente Um dEles efetuou,por exemplos:Foi o Filho que morreu na cruz,foi o Pai quem bradou: este é meu filho amado e foi o Espírito quem trouxe o poder e muitos dons para a Igreja.Na verdade o acurado estudo da Bíblia vai nos revelar que existem papéis e atividades específicas de cada membro da Trindade.

Ao logo do estudo da Bíblia vamos encontrar que Pai é o soberano no governo do universo,Ele Reina e Julga, más concedeu ao Filho partilhar com Ele do Trono soberano,reinando e julgando no reino de Deus no Universo.Inclusive o Filho co partilhará o reino com os salvos no Milênio;e, Julgando o mundo, pelo menos nos assuntos que tem haver com a história do Plano da Redenção. 

Já o Espírito Santo na Biblia não aparece reinando e julgando,na verdade Ele nem aparece no Trono; Más Ele não é menos Deus por isso.Em Gen1:2 Ele aparece pairando sobre o abismo, e essa expressão pairar(Merahepet) é o mesmo verbo para se referir a uma ave que protege seus filhotes sob suas asas, então isso revela que o Espírito está intimamente envonvido na atividade de velar, cuidar e da manutenção ao Universo;e para fazer isso é preciso ser Deus também.

Dá para entender os papéis e atividades da Divindade com a seguinte analogia:Imagine 3 homens formados em Pedagogia,então eles abrem uma escola, e nessa escola um deles é Diretor, outro vice Diretor e o outro co-ordenador.Percebe-se que por papéis e encargos são atividades diferentes e um está subordinado ao outro;más;por "formação" os 3 são iguais,nenhum é menos pedagogo que o outro.

Assim é a Trindade,
Iguais em atributos Divinos,
essência e Natureza.Porém diferentes 
e subordinados em Papéis e atividades específicas.

A natureza Humana de Cristo:
No caso de Cristo Ele é igual ao Pai em Natureza Divina(S.Mat28:19),Porém subordinado ao Pai em Papéis Divinos, pois Ele é o Filho Eterno do Pai(S.Jo3:16,Deus o enviou),más,o Pai concedeu SEus Papéis ao Filho,partilhando com Ele do trono e soberania do Universo(S.Jo 17:5).Más apartir do Novo Testamente o eterno Filho de Deus tornou Filho de Deus de outro modo também. Ele que era Filho não criado(S.Jo3:16) com a idade do Pai(sem inicio nem fim:IS 9:6, Mq5:2) e agora foi concebido como ser humano sem pecado enviado pelo Pai e tecido pelo Espirito Santo no útero de maria(Lc1:35).Daí para cá Jesus além de ser Deus é Homem também(1Tm 2:5) ,esse é um mistério além da compreensão humana,pois no pensamento Bíblico não existe "meio Deus""mais ou menos Deus",é no paganismo que existe deus maior e deus menor em essência.

Na mentalidade hebraica 
ou se é Deus ou não é.

Não existe meio termo.Portanto Jesus é 100%Deus(todo poderoso,sem inicio nem fim,onisciente,onipresente....)e é 100% Homem,Criado dependente do pai para viver eternamente,Também Biblia revela que Jesus nessa terra ocultou sua Divindade e viveu como Homem(Fl2:5),inclusive quando Ele disse em S.Jo 14:28 "o Pai é maior do que Eu"o contexto é do ponto de vista Humano de Jesus pois aqui nessa terra passaria pela humilhação,e alí Ele ja estava se preparando para a maior de todas humilhações morrendo na Cruz.

Jesus é tão humano enquanto homem que até a vida eterna Dele enquanto homem é derivada do Pai(S.Jo5:26)más enquanto Deus Jesus não teve inicio nem terá fim(Is9:6,Mq5:2,S.Mat28:19,S.Jo 8:58,etc) essa verdade os antitrinitarianos não aceitam eles dizem "

Conclue se que quando o contexto é a Natureza Humana de Cristo,ele é tão dependente do Pai como qualquer outro Ser criado,quando o contexto é de Papéis,encargos ou atividades,Ele também é subordinado ao Pai ,enviado do Pai é o Filho que honra ao Pai,más o Pai concedeu ao Filho a partilha do Trono do Universo,Também o Espírito Santo é em Papéis e atividades subordinado ao Pai e ao Filho.

E finalmente em Natureza e essência Divina,
o Filho é Deus exatamente como o Pai é Deus,
por isso Ele é a exata e absoluta revelação do Pai.
E o Espírito Santo é Deus 
porque é também a exata representação
do Pai e do Filho eternos.

Por causa dessa igualdade 
de Natureza e essência é que são 3 Pessoas Divinas 
mas UM só Deus, ou seja, 
Deus é Trino,Triúno.
É uma Trindade.

Fontes:
 GIDEÕES DA CCB
http://gideoes-ccb.forumeiros.com/t114-o-dogma-da-trindade
Forumeiros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?