quarta-feira, 27 de julho de 2011

LIRA - CÍTARA - HARPA - ALAÚDE



LIRA (cítara*, harpa*, alaúde)
Escrito por Profecias   
A lira, inventada por Hermes*
ou por uma das nove Musas, Polímnia,
é o ins­trumento musical de Apoio e de Orfeu*,
de melodias prestigiosas, e o símbolo dos poetas.

De modo mais geral, é o símbolo e o instrumento da harmonia cósmica: ao som da lira, Anfião construiu os muros de Tebas. Na iconografia cristã, evoca a par­ticipação ativa na união beatífica. Esse papel é o da harpa de Davi. 

As sete cor­das da lira 
corresponderiam aos sete pla­netas:  

harmonizam-se em suas vibrações, como aqueles nas suas revoluções cósmi­cas; quando o número das cordas foi elevado a doze, quis-se ver nelas uma correspondência com os doze signos do Zodíaco. 

A noção de harmonia exprime-se também 
pelas harpas dos vencedores 
da besta do Apocalipse.  

O belíssimo apólogo de Chenwenn, relatado por Lie-tse, não é menos significativo a esse respeito: tocando as cordas, P'ao-pa fazia os pássaros e os peixes dançarem; mas Chen-wenn conseguiu produzir, com o som de cada uma das quatro cordas, o nascimento de cada uma das estações e, com a harmonia das quatro, a ordem perfeita de um mundo, que é o dos Imortais. 

O alaúde ou a cítara (vina) 
é o emblema de Sarasvati, xácti de Brama,
personificação da Palavra, do som criador
(também o dos kinnara, pássaros*).

O alaúde de cinco cordas primitivo dos chineses não tivera outro objetivo a não o de reduzir a atividade dos ventos e excesso de yang. Mas terá havido mau uso? O resultado foi imperfeito e teve de corrigido pela dança. O alaúde maravilhoso fabricado a partir do navio da ilha Ajahl, de que fala o Konjiki, tem certamente relação com a harmonia do império, reflexo da harmonia cósmica.

Na Roda da Existência tibetana, 
Avalokiteshvara aparece com um alaúde
no mun­do dos deva: a idéia é acordar os deuses
de suas ilusões ao som do Dharma.

Tomai como modelo o tocador de cítara, escreve Calisto II Xanthopoulos: a cítara é o coração, as cordas são os sentidos, o tocador a inteligência, e o arco a lem­brança de Deus. 

A lira é um dos atributos de Apolo e simboliza os poderes de divinação próprios do Deus. Enquanto atributo das Musas Urânia e Érato, a lira simboliza a inspira­ção poética e musical.

Baseando-se na narrativa mitológica da invenção da lira, Jean Servier considera-a como um altar simbólico a unir o céu e a terra. Tendo roubado bois de Apolo, Her­mes cobriu com a pele de um deles uma carapaça de tartaruga, fixou nesta um par de chifres e estendeu cordas de tripa sobre essa caixa de ressonância. 

Ora, nas civili­zações mediterrâneas,
o boi representa o Touro Celeste...
Fazer vibrar a lira é fa­zer vibrar o mundo. 

As núpcias cósmicas se cumprem, a terra é fecundada pelo céu; chove sobre os campos e os flancos das mulheres tornam-se pesados. Todos os ins­trumentos musicais parecem ter possuído iguais meios de chegar à harmonia secreta do mundo.
Fonte:
Profeciasnet
Ter, 23 de Fevereiro de 2010 00:45
http://www.profeciasnet.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=930:lira-citara-harpa-alaude&catid
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?