sábado, 16 de fevereiro de 2013

METEORO CAIDO NA RÚSSIA NÃO TEM RELAÇÃO COM ASTERÓIDE 2012 DA14



Posted: 15 Feb 2013 07:51 AM PST
Observatório Nacional
15/02/2013

Na madrugada desta sexta-feira, dia 15, horário de Brasília, um meteoro rompeu o céu da Rússia. Coincidentemente, nas próximas horas, passará próximo da Terra o asteroide 2012 DA14. Em princípio, os dois objetos não tem relação, como explica a astrônoma Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional: “Ao que tudo indica, não existe qualquer relação entre eles, pois as duas órbitas são bastante distintas”.

O meteoro que caiu na Rússia não foi previsto, provavelmente, devido ao seu tamanho pequeno e sua cor escura, características que dificultam sua identificação pelos instrumentos de monitoramento que, como em qualquer ciência, tem suas limitações tecnológicas. Ocorrências como esta não são tão raras, mas em boa parte das vezes acontece em áreas não urbanas e desabitadas, como nos oceanos, desertos e florestas, não causando qualquer problema.

Já o asteroide 2012 DA14 foi descoberto no ano passado, por astrônomos do observatório de La Sagra, no sul da Espanha. Desde então a trajetória do objeto vem sendo monitorada e estudada. Nesta noite, ele estará bastante próximo da Terra, a 28 mil quilômetros. “Essa distância parece grande, mas em termos astronômicos, é bastante próximo”, informa Daniela.

De acordo com a pesquisadora, este asteroide já teve várias aproximações com o planeta, mas nenhuma tão grande quanto a de agora, a maior registrada entre objetos de tamanhos similares. Devido ao seu brilho, o asteroide, apesar de pequeno, poderá ser visto com binóculos e pequenos telescópios, mas não no Brasil. Os melhores lugares para observá-lo são a Indonésia e Ásia. A maior aproximação do astro será entre 17 e 18 horas, horário de Brasília. “Mas o objeto só será visto por um intervalo de tempo muito curto, já que passará próximo da Terra a uma velocidade de cerca de 8 quilômetros por segundo”, explica a pesquisadora. O site da Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, fará a transmissão ao vivo, no endereço www.nasa.gov/.

Existem muitos asteroides nas proximidades da Terra, sendo a maior parte ainda desconhecida, em particular os com até 150 metros de tamanho. Por esse motivo, no mundo todo estão em andamento programas que visam descobrir e estudar as características físicas desta população denominada como “objetos potencialmente perigosos”. No Brasil, o Observatório Nacional lidera as pesquisas nesta área com o projeto IMPACTON (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional). Sediado no Observatório do Sertão de Itaparica, em Itacuruba, PE, o projeto conta com um telescópio com espelho de um metro e tem como objetivo exatamente o monitoramento e estudo das propriedades físicas desses objetos.
 
O que é um asteroide
Asteroides são pequenos corpos rochosos e metálicos espalhados na região interna do Sistema Solar, situados entre 1 e 5 Unidades Astronômicas – cada UA equivale a 150 milhões de quilômetros, que representa a distância média entre a Terra e o Sol. São chamados de objetos primordiais porque preservam materiais dos estágios finais de formação do Sistema Solar. Atualmente estão catalogados mais de 500 mil deles, mas há um elevado número de asteroides que ainda não foram descobertos, inclusive em órbitas que chegam a cruzar ou se aproximar muito da Terra.
 
 
O que é um meteoro

É um pequeno corpo celeste que entra na atmosfera da Terra e queima completamente, ou não. Essa queima resulta do atrito com a atmosfera terrestre e do contato com o oxigênio. Em geral o meteoro deixa um rápido rastro (ou fino traço) de luz que é visto no céu. A sua origem pode ser de fragmentos de asteroides ou de restos de cometas. Os meteoros são conhecidos popularmente como estrelas cadentes, embora não tenham, absolutamente, qualquer tipo de relação com as estrelas. 
 
A grande maioria dos meteoros
 é destruída antes de atingirem a superfície da Terra. 
Quando não é completamente destruído
 e chega à superfície terrestre, é denominado meteorito.

Saiba mais sobre o assunto na Revista Asteroide, do Observatório Nacional. 

Posted: 15 Feb 2013 05:26 AM PST
BandNews 15/02/2013 10:53
Meteoro deixa mais de 500 feridos na RússiaA queda de um meteorito deixa mais de 500 feridos – 22 em estado grave - na Rússia. A maioria foi hospitalizada após ser atingida por estilhaços de vidro que caíram das janelas de edifícios na capital de “Satiki”. O astrônomo Fernando Roig do Observatório Nacional afirma que o objeto era provavelmente formado de ferro e teria cerca de dois metros.

Posted: 15 Feb 2013 05:01 AM PST

INFO Online

São Paulo - Um meteorito de pelo menos 50 metros e várias toneladas caiu na região de Tcheliabinsk, nos montes Urais, na Rússia, nesta sexta-feira (14). Cerca de 500 pessoas ficaram feridas, segundo os últimos dados do Ministério do Interior da Rússia.

Segundo um porta-voz do ministério, ao menos 474 pessoas precisam de atendimento médico, das quais 14 estão hospitalizadas. Vladimir Stepánov, chefe do Centro Nacional de Situações de Crise do Ministério de Emergências russo, também anunciou que pelo menos cinco pessoas foram hospitalizadas com cortes profundos de vidro. Até o momento, não foram relatadas mortes em consequência do meteorito.


O meteorito caiu a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, por volta das 09h20 pelo horário local (01h20 de Brasília). Mas os fragmentos do corpo celeste causaram danos em pelo menos em seis cidades da região onde o asteroide caiu.

O corpo celeste atravessou o céu e lançou bolas de fogo em direção à Terra, deixando um longo rastro branco em seu caminho, que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância. Como consequência, alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.


Segundo depoimentos de testemunhas citadas pela rádio "Eco" de Moscou, a queda do meteorito foi acompanhada de fortes explosões. Elas foram acompanhadas de uma luz intensa e de uma onda de tremor. Inclusive, muitas pessoas acreditaram que, na verdade, um avião havia explodido durante o voo.

A polícia começou uma avaliação para determinar se outros núcleos de população foram afetados pela queda. Além disso, patrulhas vigiam os edifícios que tiveram danos e perderam portas e janelas de vidro.

O Ministério de Emergência da Rússia pediu aos moradores para manter a calma. Todos foram orientados a voltar para casa e a buscar as crianças nas escolas, que foram fechadas por orientação do governo.

O meteorito - As proporções exatas do asteroide ainda são desconhecidas. Cientistas acreditam que ele pesava muitas toneladas e poderia ter várias dezenas de metros de comprimento. Isso porque corpos de menos de 50 metros se desintegram quando entram na atmosfera. Então, chegam à Terra apenas pequenos fragmentos, disse Nikolai Zheleznov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada.

Sergei Smirnov, cientista do Observatório astronômico de Pulkovo, afirmou que o objeto tem uma massa de várias dezenas de toneladas, que se pôde ver com clareza no céu. Ele se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera.

A porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij disse à agência "Interfax" que a queda do meteorito não influiu nos níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros de normalidade para a região. Além disso, a Rosatom, agência russa para a energia atômica, informou que suas instalações nos Urais não foram atingidas pela queda do meteorito.

Vale lembrar que incidentes desse tipo são raros. Um dos casos mais conhecidos aconteceu quando um meteorito devastou uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908.

Em sua conta no Twitter, a Agência Espacial Europeia (ESA) disse que até o momento não há qualquer relação do incidente com a passagem de um asteroide de 45 metros pela Terra nesta sexta.

*Com agências EFE e Reuters

You are subscribed to email updates from  

Pablo Picasso
 Fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal comentar agora?