segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

QUEM É O PAPA BENTO XVI NO MUNDO DE HOJE





“Cheguei à conclusão
 de que as minhas forças,
 por causa da idade avançada,
 já não são adequadas para exercer 
de forma apropriada o ministério petrino”

 JOSEPH RATZINGER

11/02/2013 - 11h07



JOSEPH RATZINGER
Sucessão Papal 
Leia abaixo texto de Joseph Ratzinger 
publicado originalmente na Folha em 24 de abril de 2005: 


O homem desceu até o fundo do poço do poder,
 até a fonte de sua própria existência

Na aceleração do ritmo dos desenvolvimentos históricos na qual nos encontramos, parece-me que destacam-se, sobretudo, dois fatores como marcas de um desenvolvimento que antes começara a mover-se somente lentamente: de um lado temos a formação de uma sociedade mundial, na qual os poderes políticos, econômicos e culturais singulares têm sua atenção voltada uns para os outros sempre mais e, nos seus espaços diversos, tocam-se e interpenetram-se mutuamente. 

Por outro lado, temos o desenvolvimento das possibilidades do homem, do poder, de fazer e destruir, que -para muito além de tudo com que se estava acostumado até agora- levanta a pergunta pelo controle jurídico e moral do poder. Assim, é altamente urgente a pergunta acerca de como as culturas que entram em contato podem encontrar fundamentos éticos que possam conduzir sua comunhão ao caminho justo e construir uma configuração comum, responsável juridicamente, que dome e ordene o poder. 

ÉTICAS E CULTURAS
Que o projeto "Etos Mundial", exposto por Hans Küng [teólogo suíço], encontre uma tal procura, indica, no mínimo, que a questão está em debate. Isso também vale quando se aceita a perspicaz crítica que [o professor de filosofia na Universidade de Munique e na Universidade de Salzburg] Robert Spaemann ensaiou contra esse projeto. 

Pois, aos dois fatores mencionados, pode-se adicionar um terceiro: no processo de contato e interpenetração das culturas, as certeza éticas, que até aquele momento eram sustentadas, encontram-se amplamente despedaçadas. A pergunta, especialmente no contexto dado, acerca do que é, afinal, o bem e por que, mesmo que com prejuízo para nós próprios, devemos fazê-lo, permanece sem resposta. 

Parece-me evidente que a ciência como tal não pode gerar etos, que, portanto, uma consciência ética renovada não pode surgir como produto de debates científicos. Por outro lado, é certamente também indiscutível que a alteração fundamental da imagem humana e mundial, a qual se deu a partir da evolução dos conhecimentos científicos, está essencialmente ocupada com a ruptura de velhas certezas morais. 

De forma concreta, a função da política é colocar o poder sob a medida do direito e assim ordenar seu uso razoável. Deve valer não o direito do mais forte, mas a força do direito. O poder na ordenação e no emprego do direito é o pólo oposto à violência, pela qual nós entendemos o poder sem o direito e contra o direito. Por isso é importante para cada sociedade superar a desconfiança em relação ao direito e suas ordenações, pois apenas assim a arbitrariedade pode ser proscrita e a liberdade pode ser vivida como uma liberdade comumente compartilhada. A liberdade sem direito é a anarquia e, por isso, é a destruição da liberdade. 

INTERESSE COMUM
A tarefa de colocar o poder sob a medida do direito remete, portanto, à pergunta seguinte: como se forma o direito e como o direito deve ser constituído a fim de que seja veículo da justiça, e não um privilégio daqueles que têm o poder de estabelecer o direito?
A questão de que o direito não deve ser um instrumento de poder de poucos, mas a expressão do interesse comum a todos, parece resolvido, pelo menos pelos instrumentos de formação democrática da vontade. Apesar disso, me parece, permanece ainda uma pergunta. 

Já que dificilmente há unanimidade entre os homens, somente às vezes permanece a delegação como instrumento imprescindível da formação democrática da vontade, outras vezes, a decisão da maioria, com o que, segundo a importância da pergunta, ordens de grandeza distintas podem ser empregadas para a maioria mas também as maiorias podem ser cegas ou injustas.

A história o mostra de maneira claríssima. Quando uma maioria, por maior que seja, reprime, com leis opressoras, uma minoria, por exemplo, religiosa ou racial, pode-se, nesse caso, ainda falar de justiça, de direito de modo geral?
Assim, o princípio da maioria continua a deixar em aberto a pergunta acerca dos princípios éticos do direito, portanto, daquilo que, em si, sempre permanece injusto ou também, de maneira inversa, aquilo que, de acordo com sua natureza, é um direito imutável, que antecede qualquer decisão pela maioria e que deve ser respeitado por ela.

Os tempos modernos formularam um acervo de tais elementos normativos em diversas declarações de direitos humanos e os retiraram do jogo das maiorias. Agora, com a consciência presente, podemos nos dar por satisfeitos com a evidência interna desses valores. Há em vigor, portanto, valores em si, os quais decorrem da essência do ser humano e por isso são intocáveis por todos os portadores dessa essência.


À extensão de uma tal idéia devemos voltar novamente mais adiante, ainda mais que essa evidência é, atualmente, de alguma maneira admitida em todas as culturas. O islã tem um catálogo de direitos humanos próprio, diverso do ocidental.


A China é, com efeito, atualmente marcada por uma forma cultural, o marxismo, originada no Ocidente, mas ainda coloca, até onde me foi informado, a pergunta se não se trata, no caso dos direitos humanos, de uma típica invenção ocidental, a qual deveria ser questionada. 


A NATUREZA DO PODER
Eu não gostaria de tentar definir a natureza do poder em si, mas de esboçar os desafios que resultam das novas formas de poder que se desenvolveram na última metade do século passado. No primeiro período do pós-guerra era dominante o pavor diante do novo poder de destruição, o qual cicatrizou nos homens com a invenção da bomba atômica. O homem se viu, de repente, capaz de destruir a si próprio e a seu mundo. 

Surgia então a pergunta: quais mecanismos políticos são necessários para afastar essa destruição? Como podem tais mecanismos ser criados e tornados eficazes? Como podem ser mobilizadas potências éticas que moldam tais formas políticas e lhes conferem efetividade? 

Na prática, por um longo período, foram a concorrência entre os blocos de poder reciprocamente opostos e o medo de iniciar a própria destruição com a destruição do outro que nos protegeram dos horrores da guerra nuclear. A demarcação recíproca do poder e o medo em torno da própria sobrevivência revelaram-se as forças salvadoras. 

Nesse meio tempo, não nos assombra mais tão intensamente o medo diante de uma grande guerra, mas o medo diante do onipresente terror que pode atacar e mostrar-se efetivo em qualquer local. Assim, a pergunta pelo direito e pelo etos se deslocou: de que fontes se alimenta o terror? Como é possível ter êxito na missão de banir essa nova doença da humanidade a partir do seu interior? 

TUTELA DA RAZÃO?
Ao mesmo tempo, é assustador que, ao menos em parte, o terror se legitime moralmente. As mensagens de Osama bin Laden apresentam o terror como a resposta que os povos sem força e oprimidos dão à arrogância dos poderosos, como a justa punição à sua presunção e às suas arbitrariedade e crueldade blasfemas. Para os homens em determinadas situações políticas e sociais, tais motivações são evidentemente persuasivas. Em parte, o comportamento terrorista é apresentado como uma defesa de uma tradição religiosa contra o ateísmo da sociedade ocidental. 

Nesse ponto, impõe-se uma pergunta à qual nós igualmente devemos retornar: se o terrorismo é também alimentado por meio do fanatismo religioso (e ele o é), a religião é então um poder capaz de curar e salvar ou então, antes, um poder arcaico e perigoso que edifica falsos universalismos e, dessa forma, instiga a intolerância e o terror?

 A religião não deve, nesse caso, ser colocada sob a tutela da razão e ser cuidadosamente restringida?

 Com isso surge então a pergunta: quem pode fazer isso?
 Como se faz isso? 

Mas a pergunta geral permanece: a gradual extinção da religião, sua superação, deve ser encarada como um progresso necessário da humanidade, a fim de que ela alcance o caminho da liberdade e da tolerância universal, ou não? 

Nesse meio tempo, uma outra forma de poder foi deslocada para o primeiro plano, a qual, num primeiro momento, parece ser puramente benéfica e merecedora da aprovação de todos, mas, na realidade, pode se tornar um novo tipo de ameaça aos homens. O homem é agora capaz de fabricar homens, produzi-los, por assim dizer, em um vidro com reagente. O homem se torna produto, e com isso se altera a relação dos homens consigo mesmos no seu fundamento mesmo. Ele não é mais um presente da natureza ou do Deus criador; ele é seu próprio produto. 

O homem desceu até o fundo do poço do poder, até a fonte de sua própria existência. A tentação de agora finalmente construir o homem direito, a tentação de fazer experimentos com humanos, a tentação de encarar os homens como lixo e eliminá-los não é uma fantasia de moralistas inimigos do progresso. 

Quando antes se nos impôs a pergunta se a religião é realmente uma potência moral positiva, então agora deve emergir a incerteza acerca da confiabilidade da razão. Afinal de contas, a bomba atômica também é um produto da razão; afinal de contas, a criação e a seleção de seres humanos foram inventadas pela razão. 

TUTELA DA RELIGIÃO?
Portanto, agora a razão, inversamente, não deveria ser colocada sob supervisão? Mas por meio de quem ou de quê? Ou talvez a religião e a razão deveriam se demarcar mutuamente e cada uma deveria indicar os nichos da outra e a levar a seu caminho positivo? 

Nesse ponto coloca-se outra vez a pergunta: como em uma sociedade mundial, com seus mecanismos de poder e suas forças incontroláveis -assim como com os diversos pontos de vista do que seja direito e moral- pode ser encontrada uma evidência ética válida que tenha força de motivação e realização suficientes para responder aos desafios mencionados e ajudar a resistir-lhes? 

Primeiramente, é natural lançar-se um olhar nas situações históricas que são comparáveis às nossas, tanto quanto for possível verificar elementos de comparação. Em todo caso, vale a pena lançar um breve olhar sobre o fato de que a Grécia conheceu suas "Luzes", que o direito legitimado pelos deuses perdeu sua certeza e de que se precisou indagar acerca dos mais profundos fundamentos do direito. 

Assim nasceu o pensamento: do lado oposto ao direito legal, que pode ser injusto, deve haver um direito, deve certamente existir um direito que vem da natureza, que vem do ser do próprio homem. Esse direito deve ser encontrado e compõe, então, o corretivo para o direito positivo. 

Mais próximo de nós, o olhar recai sobre uma dupla ruptura, que no começo dos tempos modernos se colocou a favor da consciência européia e forçou o caminho para os fundamentos de uma uma nova reflexão acerca do conteúdo e da fonte do direito. Temos, inicialmente, o rompimento das fronteiras do mundo europeu, cristão, que se dá com o descobrimento da América.
Agora o homem se depara com povos que não tomaram contato com a estrutura cristã de crença e de direito, que até então fora a fonte do direito para todos e a ele dava sua forma. Não há nenhuma comunhão jurídica com esses povos. 

Mas são eles então desprovidos de direito, como alguns afirmaram naquele tempo e como foi amplamente praticado por muito tempo, ou há um direito que perpassa todos os sistemas jurídicos, que aponta para homens como homens no seu ser um para o outro e os une? A segunda ruptura no mundo cristão ocorre dentro da própria cristandade pela fragmentação da fé, pela qual a comunidade de cristãos foi dividida -comunidades que se confrontaram reciprocamente em parte de maneira hostil. 

Novamente, trata-se de desenvolver um direito comum que antecede o dogma, ao menos um direito mínimo, cujos fundamentos não devem mais repousar na fé, mas na natureza, na razão do homem. 

O direito natural permaneceu sobretudo na Igreja Católica a figura de argumentação com a qual ela recorre -nas discussões com a sociedade secular e com as comunidades de outras crenças- à razão comum e busca os fundamentos para o entendimento acerca dos princípios éticos do direito em uma sociedade secular plural. 

Mas esse instrumento, infelizmente, se tornou gasto, e eu não gostaria, por isso, de me apoiar nele nesta discussão. A idéia do direito natural pressupôs uma noção de natureza na qual a natureza e a razão vão uma à outra. Essa visão da natureza, com a vitória da teoria da evolução, despedaçou-se. 

INTERCULTURALIDADE
Como último elemento do direito natural, o qual desejava ser, em um nível mais profundo, um direito racional, pelo menos nos tempos modernos, permaneceram os direitos humanos. Eles não são compreensíveis sem o pressuposto de que o homem como homem, simplesmente por sua filiação à espécie humana, é um sujeito de direitos, que sua existência carrega em si valores e normas que devem ser descobertos, mas não inventados.
Talvez à doutrina dos direitos humanos devesse hoje em dia ser acrescida uma doutrina acerca dos deveres humanos e dos limites do homem, e isso poderia ajudar a atualizar a pergunta se não pode haver uma razão da natureza e, portanto, um direito racional para os homens e sua posição no mundo. 

Uma tal discussão deveria hoje ser constituída e exposta de maneira intercultural. Para os cristãos, tratar-se-ia da criação e do criador. No mundo indiano, a isso corresponderia o conceito de darma, a legitimidade interna do ser; na tradição chinesa, a idéia das ordenações do céu.
Para mim, a interculturalidade compõe hoje uma dimensão indispensável para a discussão acerca dos fundamentos do ato de ser humano, que não pode ser conduzida nem unicamente dentro do universo cristão nem totalmente dentro de uma tradição racional ocidental. 

Ambas parecem, de acordo com o modo como se compreendem, universais e pretendem sê-lo também de direito. Na realidade, elas precisam reconhecer que atingem somente partes da humanidade e também somente são inteligíveis a partes da humanidade. O número de culturas concorrentes é, de fato, muito mais limitado do que quer parecer em um primeiro olhar.
É importante, sobretudo, notar que dentro dos espaços culturais não há mais unidade, mas que todos os espaços culturais são moldados por tensões profundamente arraigadas em sua própria tradição cultural. No Ocidente, isso é bem evidente. 

Mesmo quando a cultura secular de uma racionalidade restrita, acerca da qual Habermas nos deu um impressionante retrato, é amplamente dominante e entende a si mesma como elo, o entendimento cristão da realidade é, como tem sido até o momento, uma força efetiva. Ambos os pólos encontram-se em proximidade ou tensão diversas, em uma disposição de aprendizagem recíproca ou em uma recusa, mais ou menos enfática, de um em relação ao outro. 

O espaço cultural islâmico também é moldado por semelhantes tensões; do absolutismo fanático de um Bin Laden até as posturas que estão abertas a uma racionalidade tolerante estende-se um vasto arco. 

O terceiro grande espaço cultural, a cultura indiana, ou melhor, os espaços culturais do hinduísmo e do budismo, são, por sua vez, moldados por tensões semelhantes, mesmo que elas, ao menos para o nosso olhar, distingam-se de maneira menos dramática. Também essas culturas se vêem sujeitas tanto à reivindicação da racionalidade ocidental quanto às interpelações da fé cristã, estando ambas presentes ali. 

As culturas tribais da África e as culturas tribais da América Latina, novamente lembradas por certas teologias cristãs, completam esse quadro. Elas se mostram, de uma maneira ampla, como alicerces de uma racionalidade ocidental mas também como alicerce da reivindicação universal da revelação cristã. 

O que decorre de tudo isso? Primeiramente, assim me parece, a não-universalidade factual das duas grandes culturas do Ocidente -a cultura da fé cristã assim como a cultura da racionalidade secular-, por mais que as duas, em todo o mundo e em todas as culturas, cada uma do seu modo, contribuam em sua configuração. 

Nossa racionalização secular, por mais que ilumine nossa razão formada no Ocidente, não é sensata para qualquer "ratio"; ela, como racionalidade, em sua tentativa de se fazer evidente, se depara com limites. Sua evidência está factualmente vinculada a determinados contextos culturais e precisa reconhecer que, como tal, não pode ser compreendida por toda a humanidade e, por isso, nela, não pode operar nem mesmo de modo geral. 

Em outras palavras, a fórmula mundial, seja ela racional, ética ou religiosa, com a qual todos concordam e que poderia então sustentar o todo, não existe. Em todo caso, ela é atualmente inalcançável. Por isso, o assim chamado etos mundial permanece também uma abstração. 

O que há então para ser feito? Em relação às conseqüências práticas, eu concordo amplamente com o que Habermas expôs acerca de uma sociedade pós-secular, acerca da disposição de aprendizagem e da autolimitação de ambos os lados. Eu gostaria então de resumir minha própria visão em duas teses e concluir com isso. 

DUPLOS LIMITES
1) Nós vimos que há patologias na religião que são extremamente perigosas e que tornam necessário encarar a luz divina da razão como um, por assim dizer, órgão de controle, a partir do qual a religião sempre deve se deixar purificar e organizar novamente, o que foi, aliás, também a noção dos padres da igreja. 

Em nossa reflexão, porém, mostrou-se que também há patologias da razão (do que, hoje em dia, a humanidade em geral não tem exatamente consciência), uma hybris da razão, a qual não é menos perigosa, ao contrário, devido à sua potencial eficiência, muito mais ameaçadora: a bomba atômica, o homem como produto. Por isso, por outro lado, a razão também deve ser lembrada em seus limites e aprender a disposição de ouvir as grandes tradições religiosas da humanidade. Quando ela se emancipa completamente e coloca de lado essa disposição de ouvir, essa capacidade de correlação, ela se torna destruidora. 

Eu falaria de uma necessária correlação entre razão e fé, entre razão e religião, as quais são convocadas para uma purificação e salvação recíproca, que se carecem mutuamente e que precisam reconhecer isso.
2) Essa regra fundamental deve ser então concretizada, no contexto intercultural de nossa atualidade, de forma prática. Sem dúvida, são a fé cristã e o racionalismo secular ocidental as duas partes principais dessa correlação. Pode e deve-se dizer isso sem falso eurocentrismo. 

Ambas as partes determinam a situação mundial em uma medida tal como nenhuma outra dentre as forças culturais. Mas isso certamente não significa que dever-se-ia colocar de lado as outras culturas como uma espécie de "quantité négligeable" [em francês no original: "quantidade negligenciável"]. Isso seria com certeza uma hybris ocidental, pela qual nós pagaríamos caro e, em parte, já pagamos. 

É importante para esses dois grandes componentes da cultura ocidental deixarem-se comprometer com um ouvir, com uma verdadeira correlação com essas culturas. É importante levá-las para dentro na tentativa de uma correlação polifônica, na qual elas próprias se abram para uma complementaridade essencial entre razão e fé, de modo que um processo universal de purificação possa se desenvolver, no qual as normas e os valores essenciais de alguma forma conhecidos ou pressentidos por todos os homens possam adquirir uma nova intensidade luminosa, de sorte que novamente possa vigorar na humanidade aquilo que segura o mundo. 


Traduzido por
 ERIKA WERNER

Alemanha

Resignação do Papa 

recebida com compreensão e respeito na Alemanha

De lideres políticos a personalidades religiosas, louvores são unânimes. Brilho de Ratzinger como teólogo e intelectual é colocado em primeiro plano. Mas também há críticas isoladas a seu conservadorismo ferrenho. 

A notícia da renúncia do papa Bento 16, nesta segunda-feira (11/02), foi recebida em seu país natal com consternação, compreensão, mas também com críticas isoladas. Políticos e prelados da Alemanha louvaram o atual líder da Igreja Católica como importante teólogo, que demonstra coragem e soberania de espírito resignando ao posto.

O presidente federal, Joachim Gauck, lembrou que "um alemão assumir a sucessão de João Paulo 2º foi de significado histórico para o nosso país". Em Joseph Ratzinger unem-se "alta formação teológica e filosófica com linguagem simples e afabilidade", apontou o chefe de Estado.

A chefe de governo Angela Merkel manifestou "o mais profundo respeito" pelo Sumo Pontífice, elogiando seu diálogo, tanto com as demais Igrejas cristãs, quanto com judeus e muçulmanos. Bento 16 "é e permanecerá um dos mais importantes pensadores religiosos de nosso tempo", comentou a premiê democrata-cristã.

O presidente da Conferência dos Bispos Alemães, Robert Zollitsch, mencionou seus "grandes gestos humanos e religiosos". O papa estaria dando "um luminoso exemplo de verdadeira consciência de responsabilidade". Seu desejo de conciliar fé e razão atravessaria toda sua atuação "como um fio de Ariadne", declarou o arcebispo.

Para Nikolaus Schneider, presidente do conselho da Igreja Luterana da Alemanha (EKD), a renúncia é "comovente". Faz parte "da medida do humano" que cargos só sejam exercidos por prazo limitado, e é um bom sinal Bento 16 estar expressando esse fato, através de sua resignação.

Bento 16 em Aparecida, Brasil, 2007


Crítica ao conservadorismo
Joseph Ratzinger, nascido na Baviera em 1927, é o principal representante do 1 bilhão de católicos de todo o mundo desde 2005. Consta que ele passará seus anos de descanso em Roma. Segundo suas próprias palavras, ele abandona o pontificado em 28 de fevereiro próximo "para exercer o serviço de Pedro de forma adequada", já que, devido à idade, suas forças não mais lhe permitem permanecer no cargo. No entanto, segundo seu irmão, o padre e músico Georg Ratzinger, trata-se fundamentalmente de uma decisão de consciência, reforçada pelas considerações de saúde.

Após a divulgação da decisão do Papa, ele também recebeu louvores e reconhecimento por parte de entidades judaicas e islâmicas da Alemanha. 

Segundo o Conselho Central dos Judeus, seguindo os passos de seu antecessor, João Paulo 2º, Bento 16 deu "novos impulsos" à relação judaico-cristã e "a preencheu de cordialidade". Para a associação islâmica DITIB, ele deixou claro que os muçulmanos são uma parte inalienável da Alemanha.

Já o teólogo católico suíço Hans Küng, de 84 anos, manifestou respeito, mas também a esperança de que Ratzinger não tenha qualquer influência sobre a escolha do futuro pontífice, que terá como missão tirar a Igreja "de sua múltipla crise". No entanto, "será difícil encontrar uma pessoa no consistório, que é altamente conservador devido à fatal política de pessoal dos últimos dois papas". Radicado em Tübingen, Alemanha, Küng foi punido em 1979 pelo Vaticano por questionar a infalibilidade do Papa.

O diretor do Instituto de Pesquisa Ecumênica de Estrasburgo, Theodor Dieter, observou: 

"Apesar de todas as críticas, 
nenhum papa conhecia a teologia e religião luterana
 tão bem quanto Bento 16, e ele sempre foi 
 um bom interlocutor em questões ecumênicas".

 Assim, sua renúncia poderá vir a ter consequências negativas para o relacionamento entre as Igrejas católica e luterana.
AV/kna/epd/afp

DW.DE

Papa Bento 16 anuncia que vai deixar o cargo

Durante um consistório no Vaticano, Sumo Pontífice anunciou, surpreendentemente, que deixará a liderança da Igreja Católica em 28 de fevereiro. Joseph Razinger diz não ter mais "força" para o posto. (11.02.2013) 

Vaticano:

 Prior de Taizé recorda confiança de Bento XVI

 no trabalho da comunidade ecuménica

Irmão Alois esteve há seis semanas com Bento XVI 

no Encontro Europeu de Taizé


Lisboa, 11 fev 2013 (Ecclesia) – O prior de Taizé manifestou hoje o seu “reconhecimento pela confiança” que Bento XVI “sempre demonstrou para com a comunidade ecuménica” numa reação à resignação do Papa enviada à Agência ECCLESIA.

 “Há apenas seis semanas, no dia 29 de Dezembro, acolheu-nos calorosamente, com as dezenas de milhares de jovens do nosso Encontro Europeu, para uma oração na Praça de São Pedro. Quinze dias depois, qualificava esta oração de «um momento de graça em que pudemos experienciar a beleza de ser um em Cristo”, recorda.

Num tempo de “profundas mudanças” Bento XVI centrou o seu ministério nos “fundamentos da fé”, como fica explícito nas suas “cartas encíclicas e no seu ensinamento” e será aí, acredita o prior de Taizé, que “a Igreja poderá encontrar como viver no mundo contemporâneo”.

O irmão Alois recorda as audiências privadas entre os dois desde 2005, altura em que Bento XVI foi eleito e sublinha o apreço que o Papa tinha por tantos jovens serem orientados em Taizé para o essencial.
“Quando lhe perguntei o que é o essencial, respondeu: uma relação pessoal com Deus”.

Esta manhã, durante um Consistório público para a promulgação de três novos santos da Igreja Católica, o Papa transmitiu aos membros do colégio cardinalício a sua intenção de abdicar do cargo a partir do dia 28 de fevereiro, abrindo assim caminho para a eleição de um novo Papa.

“Cheguei à conclusão de que as minhas forças, por causa da idade avançada, já não são adequadas para exercer de forma apropriada o ministério petrino”, disse Bento XVI aos seus colaboradores.
LS

Papa Bento XVI: 

aposentadoria de atleta é na vitória

11/02/2013
Papa

Nunca um verbete da Wikipedia foi atualizado tão rapidamente como dessa vez. O Vaticano tem a mídia mais eficiente do mundo, de modo que a biografia de Bento XVI na Wikipedia apareceu já com os motivos oficiais da renúncia no momento exato que esta estava sendo anunciada pelo Papa. Sim, o Papa atual vai deixar o poder. Já faz um ano que sua morte foi prevista exatamente para agora, pois havia vazado para a imprensa, na época, um documento secreto sobre a sua saúde. 

Mas o que ocorre
 quando um Papa deixar a Cadeira de São Pedro?
 A melhor pergunta não é esta, e sim: 
o que é o poder papal hoje?
Quando o Papa foi coroar Napoleão, este tomou delicadamente a coroa das mãos do religioso e coloco-a na sua própria cabeça. Napoleão não foi coroado, coroou-se. Hegel tinha mesmo de elegê-lo como “a História a cavalo”. Nenhum outro político ou militar, ao sinalizar ao mundo o que seriam “os novos tempos”, acabou por mostrar o que era, enfim, o próprio tempo, em termos filosóficos. 

O tempo é o campo das possibilidades. 

Napoleão fez com que uma possibilidade se definisse de vez: a Igreja Católica teria de se submeter aos Estados Nacionais, definitivamente, sem criar problemas.

A elite da Igreja não era menos culta que Hegel e sabia que este falava lá alguma coisa de verdade ao dizer que “a filosofia é a apreensão de uma época em pensamento”. Boa parte da Igreja estudava filosofia de modo assíduo e, após o século XIX e até mais ou menos os anos setenta, mantiveram tal prática em um crescendo. Eles, os padres, tinham de compreender o que estava ocorrendo com a Igreja no mundo contemporâneo. Era necessário encontrar uma nova narrativa sobre o mundo em mudança, de preferência uma narrativa que não excluísse a Igreja, mas que lhe desse, nos novos tempos, uma função ainda digna e necessária.

 A Igreja Católica entrou o século XX tentando assim agir, oscilando entre dois pólos: realmente criar condições de compreensão de sua nova missão e apenas seguir determinações políticas conjunturais. 

Nesse trabalho,
 somente dois Papas puderam agir 
segundo o que Hegel lhes havia ensinado. 
João XXIII e João Paulo II. Eles apreenderam “o tempo em pensamento” e souberam narrar, inclusive se fazendo heróis, uma história do mundo na qual a Igreja ainda dava algumas cartas importantes, talvez decisivas.

João XXIII trouxe a Igreja para o campo da preocupação com os problemas sociais classistas para além de uma mera aderência aos princípios da social democracia.  João Paulo II colocou a questão do “fim do comunismo” como uma meta quase que transcendental. Ambos foram vitoriosos, ainda que hoje isso já pareça não importar mais para uma leva de fieis que se aglutinam em casas de shows de padres cantores, padres completamente analfabetos em relação à teologia, filosofia e até mesmo história da Igreja.

Ratzinger 
vem de outras paragens.
 Nada tem de inculto. 
Sabe a história toda de cor e salteada. 
Quando se transformou em Bento XVI, não tinha nas costas o peso de séculos, mas o maior peso de todos para um homem como ele, o peso do século XX. Na sua cabeça fervilhava uma só missão: tornar a Igreja Católica competitiva diante de outras igrejas, principalmente as igrejas evangélicas, em especial as caça-níqueis, formadas “por qualquer um”. Sua aposta: fazer da Igreja uma incentivadora da tradição, das práticas menos reflexivas, das ideias mais conservadoras que, de certo modo, era o que ele via nos adeptos dessas novas igrejas.

 Ele tinha uma tarefa ingrata: dar abrigo ao fiel e ao padre incultos, justamente as pessoas que ele, pessoalmente, desprezava. Ele colocou essa tarefa como uma missão tão grande quanto a de João XXIII e João Paulo II.

 Mas, muito mais consciente que os dois anteriores a respeito de suas próprias forças, Bento XVI sabia perfeitamente que teria de agir rápido e sob um clima áspero, interno e externo. O tempo contava contra ele.

Todavia, como todo Papa, Ratzinger entendia que ter conseguido ser Papa não era só uma façanha produzida pela habilidade política, mas seria, sim, a graça de poder executar uma missão realmente divina, um propósito do destino ou de Deus. 
Ao contrário do que os críticos meio que irreflexivos falam por aí, os Papas não são ateus disfarçados. Eles realmente se acham capazes de levar uma vida santa e, se enfrentam o pecado do passado, acreditam piamente que podem conseguir o perdão de Deus. 

Ratzinger 
nunca teve dúvidas disso e,
 se teve, nem mesmo a mais íntima célula neural
 dele próprio soube de tal coisa 
a ponto de poder comunicar algo.

 Visto de fora,
que é o único lugar de onde podemos vê-lo, 
Ratzinger foi um intelectual católico conservador inquebrantável,
 de uma tenacidade jamais vista na Igreja. 
Depois, como Papa, com a saúde completamente destroçada já nos primeiros dias de nomeação, tirou energias dessa sua fé para dar sua última contribuição ao projeto que, na cabeça dele, tinha de se rivalizar com o de João XXIII e João Paulo II.

Os projetos de João XXIII e João Paulo II tiveram momentos mais espetaculares, mais próprios para um tempo como o nosso, que é a Era da Mídia. É claro que ver a Igreja criar uma doutrina social e vê-la por isso em prática ou ver “o fim do comunismo” foram coisas mais televisivas que aquilo que Bento XVI conseguiu fazer. Mas engana-se quem imagina que o que ele fez teve menos importância para a sobrevivência da Igreja.

 Engana-se quem imagina que hoje,
 ao falar em renúncia do cargo, Bento XVI se sinta
 menos vitorioso do que qualquer outro Papa. 
Posso imaginá-lo agora, ao falar em renúncia, abrindo um vinho italiano da adega histórica do Vaticano e pedindo licença para Deus para oferecer-lhe um gole profano. O homem Ratzinger conseguiu ser Papa, contra tudo e todos. Também duvido que Deus não esteja orgulhoso dele. Pois Deus sabe muito bem que antes ter sua casa terrena meio que capenga que não ter nenhuma. O Bem triunfante não é o Reino de Deus, se executado na Terra. 

O Bem triunfante é o Reino dos Céus.
 Aqui na Terra, não importa o Bem,
 e sim atos aqui e acolá louváveis. 
Desse modo, Bento XVI jamais será julgado por ter favorecido crueldades ao exercer o papado do modo conservador, ele será julgado, ao menos por Deus, como quem fez a Igreja durar mais tempo do que ela poderia durar sem Ratzinger.

Dia 28 de fevereiro às 20 horas, na hora de Roma, Bento XVI poderá encontrar Ratzinger e lhe dizer: “vá, homem pequeno, vá embora, você não existe mais, agora só há entre Deus e eu Jesus e o Papa Bento XVI”. Eu aposto minhas calças que ele, Ratzinger, irá embora, e essa será a verdade de Bento XVI, para sempre.
2013 
Paulo Ghiraldelli, 
filósofo, escritor e professor da UFRRJ

Pablo Picasso
 Fontes:
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=94356

DW:
 http://www.dw.de/resigna%C3%A7%C3%A3o-do-papa-recebida-com-compreens%C3%A3o-e-respeito-na-alemanha/a-16592380?maca=bra-newsletter_br_Destaques-2362-html-newsletter
Fb-Button
 Paulo Ghiraldelli,



 http://ghiraldelli.pro.br/2013/02/papa-bento-xvi-aposentadoria-de-atleta-e-na-vitoria/comment-page-1/#comment-30234

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